Cansado de resenhas longas e chatas como essa ? Seus problemas acabaram!
Chegou resenha-minuto! Agora você pode saber TUDO* sobre um jogo em apenas 1 minuto**.
*Talvez não seja exatamente tudo
** Tempo determinado em testes de laboratório
Resenha-Minuto: AGRICOLA

Epítome dos worker placements (junto com Caylus). Esse pode ser chamado de “grande jogo”, em todos os sentidos. Ocupa um baita espaço de mesa, vem com trilhões de componentes de madeira, tabuleiros de papelão, trocentas cartas, custa uma pequena fortuna e, sim, é muito bom!
Para o meu gosto EURO, esse jogo caiu como uma luva. Ou seja, ele não tem vergonha de ser feio, esquisito e tematicamente raso. Raso na temática, profundo na árvore de decisões.
Não é um jogo divertido, se por divertido você entende pessoas ao redor da mesa rindo e conversando alegremente umas com as outras. Pelo contrário, aqui você verá agonia, choro e ranger de dentes. É um jogo muito punitivo, no final você perde pontos por coisas que você não tenha na sua fazenda. Vocês, fãs de Feld, acostumados a rolar dois dados e ganhar 7 pontos só por isso, vão ficar depressivos ao final de uma partida de Agrícola.
Setup, chato. Manutenção em cada round, enjoada. Ele não tem nada de elegante, aliás é um jogo espalhado, bem bagunçado.
Apesar de tudo isso, estranhamente, o jogo funciona. Todas as pequenas partes tão díspares, se combinam de forma linda. Dá vontade de explorar as ações e os combos interessantes que são possíveis usando as cartas de ocupação/pequenas melhorias.
Para cada número de jogadores, as ações iniciais mudam, o que eu penso ser uma característica fantástica desse jogo. Você realmente sente que o jogo muda. Gosto muito!
5 PALAVRAS: pesadinho, punitivo, rejogável, deselegante, clássico
ESTABILIDADE DA RESENHA: alta. Já joguei várias vezes e é isso mesmo.
VOLTO OU NÃO VOLTO: volto. É um dos preferidos da casa.