Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Análises
  3. Power Grid
  4. A feiura eletrizante em Power Grid

A feiura eletrizante em Power Grid

Power Grid
  • avatar
    Lidi Nunes27/06/20 19:15
    avatar
    Lidi Nunes
    27/06/20 19:15
    91 mensagens MD

    Pense num jogo feio. Ele precisa ter o tabuleiro feio, cartas feias, componentes feios e o dinheirinho de papel igualmente feio, parecido com aquela folha áspera e rosa de papel higiênico de rodoviária. Até aquele carinha desenhado na caixa, que deveria ser o galã do jogo, tem que ser tremendamente feio. Imaginou este jogo? Power Grid!

    https://www.invasionbg.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/06/capa.jpg

    Calma, calma lá! Eu quero justamente explicar para vocês como é que um jogo conseguiu, de tão feio, dar choque (era este o seu objetivo)! Um choque de feiura para lá de real, como tentarei explicar no decorrer deste texto.

    Em Power Grid, os jogadores figuram como empresários da indústria energética, participando de leilões de usinas, comprando os insumos necessários para a geração de energia, construindo suas redes de distribuição e obtendo os seus lucros proporcionais à quantidade de cidades que conseguirem iluminar. Parece simples, mas não é. Os leilões são disputadíssimos e gastar dinheiro demais nestes leilões pode te deixar sem recursos para comprar os insumos necessários à produção de energia ao fim de seu turno.

    https://www.invasionbg.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/06/leilao.jpg

    Estes insumos, que podem ser carvão, lixo, petróleo ou urânio, têm os seus valores de mercado constantemente alterados conforme a sua disponibilidade. Quanto mais o carvão fica escasso, mais caro ele fica. Logo, além de exigir um gerenciamento perspicaz de seus recursos e economias, uma análise constante da flutuação do mercado é fundamental. Conforme sua rede elétrica vai expandindo, você também precisará se desfazer de suas antigas usinas menos eficientes para investir em tecnologias que sustentem o avanço de sua rede, apelando, por exemplo, para usinas nucleares ou, quem sabe, buscando tecnologias limpas (geram energia sem necessidade de insumos).

    https://www.invasionbg.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/06/material.jpg

    Outra coisa extremamente genial em Power Grid é a disputa da ordem do turno. Ser o primeiro jogador é maravilhoso caso o seu interesse naquele momento seja fazer parte da vanguarda nos leilões, buscando comprar, antes de seus adversários, aquela mega usina dos sonhos que, finalmente, ficou disponível no mercado. Porém, a ordem de compra de insumos vai à revés da ordem de turno! Se você correu para ser o primeiro do turno e conseguiu adquirir, às mil felicidades, a usina dos seus sonhos, agora poderá chorar baixinho, pois verá todo o carvão necessário para o seu funcionamento ser comprado pelos seus coleguinhas antes de chegar sua vez!

    Tem coleguinha que compra todos os insumos que você precisava só para te atrapalhar, sendo que talvez nem fosse a prioridade para a sua própria rede elétrica? Tem! Tem coleguinha que cria pontos de distribuição numa cidade qualquer só para te fazer pagar por quilômetros de linhas de transmissão para iluminar aquela cidadezinha de nome estranho quase esquecida no canto do tabuleiro? Tem! Tem de tudo, pois o jogo é de mercado, lucros, expansão de negócios, capitalismo selvagem. Aqui, a bondade é aquilo que jamais se espera!

    No mundo dos negócios da eletricidade, outra coisa que não pode faltar é… feiura! Quem já teve a oportunidade de vivenciar a construção de qualquer empreendimento da indústria energética sabe do que estou falando. A feiura é sempre presente! No caso de uma hidrelétrica, por exemplo, o enorme rio que antes corria saudável, alimentando milhares de famílias ribeirinhas, proporcionava lazer, turismo e renda, passa a dar lugar a um ambiente morto, estéril, que às vezes chega a cheirar a morte, como o Lago Uatumã e as suas “cacaias” (um gigantesco cemitério de árvores inundadas), formado após a construção da Usina Hidrelétrica de Balbina, no Amazonas.

    https://www.invasionbg.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/06/foto1.jpg

    A paisagem, antes cativante ao cair da tarde, agora é agredida por um enorme paredão de concreto, tubulações coloridas, válvulas, turbinas, maquinários, barulho (muito barulho) e mais um monte de gente estranha e alóctone, como na caixa do Power Grid, zanzando de um lado para o outro nas proximidades. Hoje, a vida no Rio Uatumã é como a arte de Power Grid, e precisa ser criada em tanques artificiais para ser reintroduzida ao seu ambiente natural, para que o Uatumã continue respirando, ao menos “por aparelhos”.

    https://www.invasionbg.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/06/foto2.jpg

    As intermináveis filas de “cataventos” da energia eólica, tidas como “limpas”, também trazem um ar de feiura assustadora. As pequenas roças, de gente humilde e trabalhadora, que andava calmamente pelos lavrados trazendo comida à nossa mesa, desaparecem dando lugar a um deserto morto ocupado por gigantes torres que nunca saem do lugar (deixando conflitos fundiários e remoções forçadas, engrossando as fileiras de famintos nas cidades). Somem os muitos trabalhadores rurais e ficam um ou outro engenheiro de jaleco branco girando qualquer botão vermelho.

    Às vezes, também tanto faz se aquela usina gera ou não gera energia suficiente para iluminar mais que uma pequeniníssima cidade. Se a sua compra der vantagens contra as concorrentes no mercado, independente da feiura gerada, da fome imposta, da esterilidade do ambiente e do risco de rompimento, o imperativo são os pontos de vitória. Vejamos a Usina de Pedra do Cavalo, no Recôncavo Baiano, local histórico por ter sido o berço econômico do Brasil. A usina deixou 20 mil famílias de pescadores e pescadoras artesanais passando fome, sem água doce, ao lado de uma barragem que abastece a capital, num estuário hoje morto, antes rico e abundante, alimentado pelo Rio Paraguaçu. De uma das pontes de ferro mais bonitas do Brasil, vemos um rio sem água e uma enorme muralha, como os muros de uma prisão. A sensação é nauseante, como encarar pela primeira vez o tabuleiro de Power Grid, principalmente por saber que à jusante da usina, padece de fome um caldeirão riquíssimo de cultura e comunidades tradicionais que têm em seus modos de vida a beleza e a leveza, ao contrário da feiura da indústria energética. Exemplos, temos aos milhões, de Itaipu, ao Sul, a Belo Monte, ao Norte do Brasil.

    https://www.invasionbg.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/06/foto3.jpg

    Por isto, não canso de dizer: Power Grid é feio, torturantemente feio, poluído de tubos, cidades amontoadas, redes caóticas de linhas de distribuição, lixo, carvão, petróleo, radioatividade, como não poderia deixar de ser…

    https://www.invasionbg.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/06/foto4-e1593291580467.png

    Em Power Grid, a única coisa viva que se pode ver é o insosso engenheiro de sua capa, e nada mais! Em Power Grid, não se trabalha a descentralização da produção ou a pulverização de pequenas unidades de baixo impacto, estimulando pequenos negócios para a necessária produção energética. Em Power Grid, é a feiura dos grandes negócios, da voracidade do mercado e da concentração da grande produção em poucas usinas que dá a tônica do jogo. Milhões de reverências a Friedmann Friese que, sem querer ou não, nos deu um choque de realidade com tamanha feiura!

    Em Power Grid, não fosse a sua feiura, alguma coisa errada teria com o tema. O jogo seria um esculachado embuste, uma infeliz impostura. Se Power Grid fosse lindo, não seria eletrizante, muito menos um dos melhores jogos que joguei na vida!

    P.S.: Que venha o Feierabend (ou Finishing Time, como queira)!

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/01cff_idb13s.png

    Bruno Marchena é biólogo com atuação na área de ecologia de comunidades, apaixonado por pedagogia libertária e saberes de comunidades tradicionais. Fã de jogos infantis, jogos experts, de controle de área e alocação de trabalhadores.

    • Este e outros textos sobre Board Games também podem ser lidos no nosso blog, clicando aqui.
    • Caso queira ser avisado quando postarmos novos textos, basta clicar aqui.

    8
    0
    40

  • Canal

    Veja Também

    Invasion BG

    Veja Também

    TYROS OU COMO OS FENÍCIOS CRIARAM O COMÉRCIO MARÍTIMO
    JOGOS DE AVIAÇÃO (parte 1): PAN AM E OUTROS
    O duelo de pontos
    Tokaido ou A proeza do pouco
    Stone Age e a cabaninha do amor

    Compre agora o jogo Power Grid na LUDOSTORE
    R$ 145,50 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer

    Comentários:

  • Helton Leite
    274 mensagens MD
    avatar
    Helton Leite27/06/20 19:31
    Helton Leite » 27/06/20 19:31

    Ótimo texto! Um dos melhores jogos que eu tenho.  O mais feio, com certeza. As informações sobre os impactos ambientais, culturais e econômicos das grandes usinas é a cereja do bolo de sua análise. Parabéns!

    5
  • Bruno Marchena
    406 mensagens MD
    avatar
    Bruno Marchena27/06/20 19:33
    Bruno Marchena » 27/06/20 19:33

    Obrigado, Helton! É um jogo que dá pra trazer também questões pedagógicas interessantes. Muito obrigado pelo retorno!

    4
  • Nicolas Steele
    17 mensagens MD
    avatar
    Nicolas Steele28/06/20 02:16
    Nicolas Steele » 28/06/20 02:16

    Perfeito seu texto, muito salutar falar da feiúra real que ocorre na briga das grandes corporações e como o designer conseguiu implementar isto em seu jogo, mesmo que não tenha sido intencional.

    4
  • Mayrant Gallo
    289 mensagens MD
    avatar
    Mayrant Gallo28/06/20 09:11
    Mayrant Gallo » 28/06/20 09:11

    Bom texto, Bruno! Discordo quanto à feiura da arte de PG, embora você lhe atribua um motivo. Eu a acho belíssima, porque nos reconduz ao período que compreende os anos 1930 e 1960, quando a energia elétrica nos lares se tornou fundamental, para fazer funcionar eletrodomésticos e brinquedos. Nesse sentido, a arte é retrô e referencial, tanto na caixa e no tabuleiro quanto nas cartas, sem esquecer o dinheiro, do tipo que vinha nos jogos de tabuleiro desse período, como o Monopoly. Ou seja, tudo em PG é racional e nostálgico. Uma criação exemplar!

    12
  • Linauro
    346 mensagens MD
    avatar
    Linauro28/06/20 09:45
    Linauro » 28/06/20 09:45

    Excelente texto, Bruno! Adorei a forma como você trabalhou com o conceito de "feio", trazendo-o do abstrato para o real, sem perder a relação com o tema do jogo. Muito bom!

    2
  • Coelho
    118 mensagens MD
    avatar
    Coelho28/06/20 10:58
    Coelho » 28/06/20 10:58

    Gosto da estética do jogo. A única coisa que não desce é o dinheiro de papel não entendo porque não muda. Ninguém gosta.
    Ótimo texto.

    4
  • arthurtakel
    1887 mensagens MD
    avatar
    arthurtakel28/06/20 11:01
    arthurtakel » 28/06/20 11:01

    De fato a arte dos tabuleiros e a arte dos componentes não é tão boa quanto outros jogos do gênero. Mas, o jogo é tão bom que já fica parecendo bonito. Não é igual aquela mulher feia que você tem que beber para achá-la bonita, esse aqui logo na primeira vez já se apaixona.

    1
  • Doidera
    1000 mensagens MD
    avatar
    Doidera29/06/20 02:21
    Doidera » 29/06/20 02:21

    Tirando o lance do dinheiro de papel (facilmente solucionável com um substituto, em moedas ou outros componentes), o resto é tematicamente coerente.

    Acredito que esse é a primeira análise do Power Grid aqui na Ludopedia em que a suposta “feiura” do jogo é apresentada como totalmente de acordo com o ambiente caracterizado, que é o da disputa de companhias energéticas pela melhor rede de distribuição.

    Excelente ponto de vista, expresso num belo texto.

    Adicionei o blog nos meus favoritos.

    6
  • isR34L
    1166 mensagens MD
    avatar
    isR34L29/06/20 08:34
    isR34L » 29/06/20 08:34

    Excelente crítica-paralelo com a "Feiura do Jogo" e a Feiura do Impacto da criação de tais usinas. Muito bem escrito!

    Mas sou da turma tb que do ponto de vista estético, não acha feio. Até acho bonito mesmo, visual retro, arte coerente. :D

    4
Responder
  • 1(current)
  • 2
  • 3
Power Grid - A feiura eletrizante em Power Grid
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.