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  4. U-Boot: Primeiras Impressões

U-Boot: Primeiras Impressões

U-BOOT: The Board Game
  • avatar
    Ricardo Gama22/09/19 13:04
    avatar
    Ricardo Gama
    22/09/19 13:04
    4575 mensagens MD

    Estas são minhas impressões iniciais e não uma análise detalhada completa.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/9b89c_ffzbj6.jpg


    Jogamos o U-BOOT: The Board Game em duas pessoas, na missão simples de treinamento. Utilizamos a configuração recomendada no manual para 2 jogadores: 1 com Capitão de Bordo e Navegador e o outro com Imediato e Engenheiro-Chefe.

    Nós jogamos apenas a missão de treinamento para sentir o jogo e nos divertimos bastante durante a partida, desde as ordens mais simples de cozinhar até a navegação (que assustou no começo mas depois pegamos o jeito). O jogo realmente faz um ótimo trabalho de ambientação, dando uma sensação precisa de submarino com manutenção, alimentação, gerenciamento de tripulação, etc. Tudo te leva a uma experiência incrível e gostamos da ativação da tripulação e mobilização para mover as pessoas com as habilidades certas para os lugares certos. A jogabilidade é fenomenal!

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/aadd6_ffzbj6.jpg


    Durante a missão, tivemos que fazer por várias vezes a manutenção, e o engenheiro-chefe teve bastante trabalho em mover os seus mecânicos pelo submarino para manter tudo funcionando. O Navegador usou o gráfico e as ferramentas para identificar um curso em direção ao nosso objetivo. Tínhamos duas abordagens simples com navios mercantes, uma abordagem com mercante com escolta, e uma abordagem com mercante e aviões. Uma vez definida nossa rota, fomos a velocidade máxima na superfície com motor a diesel, utilizando observadores na ponte caso identificássemos um navio não previsto.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/d84cc_ffzbj6.jpg


    Foi bem legal entender o funcionamento básico de um submarino na Segunda Guerra Mundial. Até a troca de turnos dos marinheiros, onde há uma pequena correria de lá para cá, nos remete ao dia-a-dia de uma missão no mar.

    A navegação e as manobras táticas foram ficando fáceis durante o jogo, mas nos perdemos na quantidade de horas para chegada ao primeiro objetivo. Ele apareceu antes do que havíamos previsto com a régua e achamos que era um navio qualquer, e passamos direto. Depois pegamos o jeito. 

    Nosso primeiro sucesso foi a interceptação de um navio mercante, e atacamos ele da superfície, com a 88 mm. Foi fácil e nos empolgamos para os próximos desafios.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/33054_ffzbj6.jpg


    Quando achamos o navio mercante com escolta, e nos aproximamos para o combate, submergimos para 10 metros com o uso do periscópio para não perdermos nosso alvo. Foi nesse ponto onde o jogo acabou frustrante para nós. Nos perdemos na hora de lançar os torpedos... alvo travado e simplesmente o botão de lançamento não habilitava, mesmo após encher de água o compartimento dos torpedos. Depois de apanhar com o aplicativo, descobrimos que a distância deveria ser menor que 2 mn. Mesmo assim, não foi fácil pois os navios mudavam seu curso e precisávamos acompanhar. Quando mudávamos a profundidade, a velocidade e depois o curso para o alvo, com manobras rápidas, perdíamos imediatamente as ordens dos marinheiros. Então, se precisássemos manobrar novamente e / ou mudar de velocidade para o ataque final, precisamos de mais 2-3 ordens levando os marinheiros a exaustão e sem espaço de ativação até que a próxima equipe assumisse o cargo em 6 horas de jogo. 

    Os desenvolvedores estão fornecendo regras adicionais sobre essas ativações que corrigem esse problema e parece funcionar muito bem. Experimentaremos em nossa próxima sessão. Você basicamente transforma profundidade, velocidade, curso, periscópio e hidrofone em ordens contínuas. Você ainda está pagando na trilha de ordens, mas eles estão ocupando apenas um espaço de ativação. É realmente interessante e deve ajudar muito a manobrar o submarino.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/e2786_ffzbj6.jpg


    No fim, gostamos muito da experiência. O jogo combina muito bem a sensação de um verdadeiro jogo de tabuleiro com um aplicativo complementar. Parece um jogo de tabuleiro e um simulador juntos. Mas ele é demorado, com muita informação acontecendo ao mesmo tempo, e não deve agradar jogadores casuais ou que gostem de jogos leves. Mas para aqueles que não se importam com a duração e gostam de jogos cooperativos e desafiadores, é um prato cheio!

    E se você gosta do tema e está disposto a aprender sobre táticas submarinas da Segunda Guerra Mundial um tanto realistas e navegação muito básica, acho que você vai adorar. Há também um guia tático separado para aqueles que não estão familiarizados com a guerra submarina da Segunda Guerra Mundial. Mas é mais uma simulação cooperativa do que um jogo de tabuleiro padrão. No entanto, se você tiver pelo menos uma pessoa disposta a se sentir confortável com a navegação e as táticas básicas, todos poderão se divertir trabalhando juntos, mesmo que você não seja um fã de história. É um ótimo jogo e uma experiência histórica!

    Recomendo fortemente jogar em 4 jogadores. Menos do que isso, você está acumulando funções e requer um maior esforço e atenção dos jogadores.

    Valeu!

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    Comentários:

  • storum
    1087 mensagens MD
    avatar
    storum22/09/19 14:18
    storum » 22/09/19 14:18

    Excelente Review Ricardo. Esse jogo é o top dos top. Muito bem elaborado e ao meu ver é um dos melhores em cooperação e estratégia.

    Abraços.

    1
  • PilotoBR
    68 mensagens MD
    avatar
    PilotoBR22/09/19 17:53
    PilotoBR » 22/09/19 17:53

    Bastante empolgado pra estreiar este jogo.

    Ricardo, saberia informar o link pra essas regras atualizadas?

    É com o intuito de facilitar, ou é um mecanismo quebrado do jogo?

    Valeu.

    0
  • acarpinelli
    827 mensagens MD
    avatar
    acarpinelli22/09/19 17:56
    acarpinelli » 22/09/19 17:56



     Peguei o jogo com mais 3 amigos mas ainda não jogamos.. Já demos uma olhada no APP .. Jogaço

    1
  • Ricardo Gama
    4575 mensagens MD
    avatar
    Ricardo Gama22/09/19 18:47
    Ricardo Gama » 22/09/19 18:47

    PilotoBR::Bastante empolgado pra estreiar este jogo.

    Ricardo, saberia informar o link pra essas regras atualizadas?

    É com o intuito de facilitar, ou é um mecanismo quebrado do jogo?

    Valeu.

    Não tenho aqui agora... mas foi no Facebook do designer. Nem são "regras", são só estas variantes que traduzi. 

    0
  • PilotoBR
    68 mensagens MD
    avatar
    PilotoBR23/09/19 14:39
    PilotoBR » 23/09/19 14:39

    Ricardo Gama::
    PilotoBR::Bastante empolgado pra estreiar este jogo.

    Ricardo, saberia informar o link pra essas regras atualizadas?

    É com o intuito de facilitar, ou é um mecanismo quebrado do jogo?

    Valeu.

    Não tenho aqui agora... mas foi no Facebook do designer. Nem são "regras", são só estas variantes que traduzi. 


    Perfeito, dei uma pesquisada aqui, e uma mecânica pra contornar isso foi inserida na nova versão do manual, que não está presente na versão nacional. Seria colocar a tripulação em "alerta máximo" (tradução livre minha).
    Segue o trecho:

    "• The Captain can also adjust the Order Track to space VIII by declaring high alert. To declare high alert, adjust the order token on the Order Track to space VIII and place one activation token in the rightmost empty space of the Order Track - the space is now blocked until the token is removed. Please see 6.13. ‘Cigarettes’ for details. High alert can be declared at any time, but the number of times it can be done during a watch depends on the chosen difficulty level (please read the difficulty level rules in the app carefully!)."

    Basicamente, isto permite que você volte na trilha de ordens , com a penalidade de bloquear o último espaço no fim da trilha pra cada vez que você faz isso. Este bloqueio seria removido com o uso dos cigarros.

    A Galápagos poderia atualizar o próprio manual e seus consumidores quanto a isso.

    Um pequeno detalhe em relação a uma informação no seu post. Os torpedos devem ser disparados a uma distância menor que 2 MN, e não mm. Provavelmente um mero erro de digitação que pode causar confusão, ja que estamos considerando o uso de uma régua, que não está no sistema métrico. No jogo, se refere a 2 "quadrados" de distância.

    0
  • Ricardo Gama
    4575 mensagens MD
    avatar
    Ricardo Gama23/09/19 18:18
    Ricardo Gama » 23/09/19 18:18

    PilotoBR, obrigado pelo aviso. Corrigida a informação de MM para MN.
    A regra do "alerta máximo" apareceu na descrição da missão no APP, mesmo não estando no manual.

    0
  • Horvaths
    149 mensagens MD
    avatar
    Horvaths24/09/19 08:59
    Horvaths » 24/09/19 08:59

    Parabéns pela descrição. Parece um jogo incrível. Eu só não entendi uma coisa, as missões são já fechadas tipo Mansions of madness, ou todas as missões são aleatórias?

    0
  • chicommota
    169 mensagens MD
    avatar
    chicommota24/09/19 10:59
    chicommota » 24/09/19 10:59

    PilotoBR::
    Ricardo Gama::
    PilotoBR::Bastante empolgado pra estreiar este jogo.

    Ricardo, saberia informar o link pra essas regras atualizadas?

    É com o intuito de facilitar, ou é um mecanismo quebrado do jogo?

    Valeu.

    Não tenho aqui agora... mas foi no Facebook do designer. Nem são "regras", são só estas variantes que traduzi. 


    Perfeito, dei uma pesquisada aqui, e uma mecânica pra contornar isso foi inserida na nova versão do manual, que não está presente na versão nacional. Seria colocar a tripulação em "alerta máximo" (tradução livre minha).
    Segue o trecho:

    "• The Captain can also adjust the Order Track to space VIII by declaring high alert. To declare high alert, adjust the order token on the Order Track to space VIII and place one activation token in the rightmost empty space of the Order Track - the space is now blocked until the token is removed. Please see 6.13. ‘Cigarettes’ for details. High alert can be declared at any time, but the number of times it can be done during a watch depends on the chosen difficulty level (please read the difficulty level rules in the app carefully!)."

    Basicamente, isto permite que você volte na trilha de ordens , com a penalidade de bloquear o último espaço no fim da trilha pra cada vez que você faz isso. Este bloqueio seria removido com o uso dos cigarros.

    A Galápagos poderia atualizar o próprio manual e seus consumidores quanto a isso.

    Um pequeno detalhe em relação a uma informação no seu post. Os torpedos devem ser disparados a uma distância menor que 2 MN, e não mm. Provavelmente um mero erro de digitação que pode causar confusão, ja que estamos considerando o uso de uma régua, que não está no sistema métrico. No jogo, se refere a 2 "quadrados" de distância.

    O app tem essas regras traduzidas - quando vc joga no fácil para o Capitão, essa regra aparece. 

    0
  • chicommota
    169 mensagens MD
    avatar
    chicommota24/09/19 11:00
    chicommota » 24/09/19 11:00

    O UBoot brilha mesmo em 4 jogadores. Em 2 a experiência fica bem prejudicada porque o acúmulo de funções tira o foco dos jogadores.

    Esse tem que ter mesa cheia.

    0
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