Estas são minhas impressões iniciais e não uma análise detalhada completa.
Jogamos o
U-BOOT: The Board Game em duas pessoas, na missão simples de treinamento. Utilizamos a configuração recomendada no manual para 2 jogadores: 1 com Capitão de Bordo e Navegador e o outro com Imediato e Engenheiro-Chefe.
Nós jogamos apenas a missão de treinamento para sentir o jogo e nos divertimos bastante durante a partida, desde as ordens mais simples de cozinhar até a navegação (que assustou no começo mas depois pegamos o jeito). O jogo realmente faz um ótimo trabalho de ambientação, dando uma sensação precisa de submarino com manutenção, alimentação, gerenciamento de tripulação, etc. Tudo te leva a uma experiência incrível e gostamos da ativação da tripulação e mobilização para mover as pessoas com as habilidades certas para os lugares certos. A jogabilidade é fenomenal!

Durante a missão, tivemos que fazer por várias vezes a manutenção, e o engenheiro-chefe teve bastante trabalho em mover os seus mecânicos pelo submarino para manter tudo funcionando. O Navegador usou o gráfico e as ferramentas para identificar um curso em direção ao nosso objetivo. Tínhamos duas abordagens simples com navios mercantes, uma abordagem com mercante com escolta, e uma abordagem com mercante e aviões. Uma vez definida nossa rota, fomos a velocidade máxima na superfície com motor a diesel, utilizando observadores na ponte caso identificássemos um navio não previsto.
Foi bem legal entender o funcionamento básico de um submarino na Segunda Guerra Mundial. Até a troca de turnos dos marinheiros, onde há uma pequena correria de lá para cá, nos remete ao dia-a-dia de uma missão no mar.
A navegação e as manobras táticas foram ficando fáceis durante o jogo, mas nos perdemos na quantidade de horas para chegada ao primeiro objetivo. Ele apareceu antes do que havíamos previsto com a régua e achamos que era um navio qualquer, e passamos direto. Depois pegamos o jeito.
Nosso primeiro sucesso foi a interceptação de um navio mercante, e atacamos ele da superfície, com a 88 mm. Foi fácil e nos empolgamos para os próximos desafios.

Quando achamos o navio mercante com escolta, e nos aproximamos para o combate, submergimos para 10 metros com o uso do periscópio para não perdermos nosso alvo. Foi nesse ponto onde o jogo acabou frustrante para nós. Nos perdemos na hora de lançar os torpedos... alvo travado e simplesmente o botão de lançamento não habilitava, mesmo após encher de água o compartimento dos torpedos. Depois de apanhar com o aplicativo, descobrimos que a distância deveria ser menor que 2 mn. Mesmo assim, não foi fácil pois os navios mudavam seu curso e precisávamos acompanhar. Quando mudávamos a profundidade, a velocidade e depois o curso para o alvo, com manobras rápidas, perdíamos imediatamente as ordens dos marinheiros. Então, se precisássemos manobrar novamente e / ou mudar de velocidade para o ataque final, precisamos de mais 2-3 ordens levando os marinheiros a exaustão e sem espaço de ativação até que a próxima equipe assumisse o cargo em 6 horas de jogo.
Os desenvolvedores estão fornecendo regras adicionais sobre essas ativações que corrigem esse problema e parece funcionar muito bem. Experimentaremos em nossa próxima sessão. Você basicamente transforma profundidade, velocidade, curso, periscópio e hidrofone em ordens contínuas. Você ainda está pagando na trilha de ordens, mas eles estão ocupando apenas um espaço de ativação. É realmente interessante e deve ajudar muito a manobrar o submarino.
No fim, gostamos muito da experiência. O jogo combina muito bem a sensação de um verdadeiro jogo de tabuleiro com um aplicativo complementar. Parece um jogo de tabuleiro e um simulador juntos. Mas ele é demorado, com muita informação acontecendo ao mesmo tempo, e não deve agradar jogadores casuais ou que gostem de jogos leves. Mas para aqueles que não se importam com a duração e gostam de jogos cooperativos e desafiadores, é um prato cheio!
E se você gosta do tema e está disposto a aprender sobre táticas submarinas da Segunda Guerra Mundial um tanto realistas e navegação muito básica, acho que você vai adorar. Há também um guia tático separado para aqueles que não estão familiarizados com a guerra submarina da Segunda Guerra Mundial. Mas é mais uma simulação cooperativa do que um jogo de tabuleiro padrão. No entanto, se você tiver pelo menos uma pessoa disposta a se sentir confortável com a navegação e as táticas básicas, todos poderão se divertir trabalhando juntos, mesmo que você não seja um fã de história. É um ótimo jogo e uma experiência histórica!
Recomendo fortemente jogar em 4 jogadores. Menos do que isso, você está acumulando funções e requer um maior esforço e atenção dos jogadores.
Valeu!