Cinco finalistas foram anunciados na mais recente edição do prêmio de Designer de Jogos de Tabuleiro do Ano, promovido pela Lucca Comics & Games, um dos maiores festivais de quadrinhos e jogos de mesa da Europa.
Matthew Dunstan,
Grégory Grard,
Tomáš Holek,
Ryan Laukat e
Paolo Mori estão concorrendo ao prêmio de 2025, que será julgado por nomes ilustres do setor, incluindo
Harald Schrapers, presidente do Spiel des Jahres,
Simone Luciani, vencedor da primeira edição do prêmio, e
Flaminia Brasini, coautora de
Lorenzo il Magnifico e
Coimbra, e delegada da associação italiana de designers de jogos SAZ.
O prêmio, que estreou no ano passado, tem como objetivo reconhecer a excelência criativa de autores italianos e internacionais de jogos, focando em “originalidade e inovação, sensibilidade e timing, e prolificidade e ecletismo”.
Os jurados apresentaram os seguintes comentários sobre a escolha dos cinco finalistas:
Matthew Dunstan: “Com sua abordagem rigorosa e analítica de design, Dunstan se consolidou como uma figura importante no mundo dos jogos de tabuleiro, graças a seus projetos elegantes e bem estruturados, que combinam mecânicas inovadoras com notável profundidade estratégica. Um designer versátil e eclético, demonstrou capacidade de trabalhar com diversos gêneros e níveis de complexidade, usando com inteligência, ritmo e inspiração a linguagem dos jogos.”
Jogos de destaque no período de referência:
52 Realms: Adventures (2024);
Next Station: Paris (2024);
Happy Home (2024);
Waypoints (2023);
Pioneer Rails (2023);
Perspectives (2023);
Prey Another Day (2023).
Grégory Grard: “Membro ativo do Bureau des Auteurs Rouennais, Grard demonstrou grande aptidão para colaborações frutíferas, oferecendo uma perspectiva criativa fresca e surpreendentemente madura no cenário atual de design de jogos. Seus jogos apresentam um equilíbrio sutil entre simplicidade e profundidade, sendo acessíveis e, ao mesmo tempo, constantemente surpreendentes. Foi elogiado por sua capacidade de inovar sem adicionar complexidade desnecessária, permitindo que suas obras alcancem um público amplo.”
Jogos de destaque no período de referência:
Zenith (2025);
Castle Combo (2024);
Festival (2024);
In the Footsteps of Darwin (2023);
Entre Linhas (2023).
Tomáš Holek: “Um talento emergente no mundo dos jogos de tabuleiro, [Tomáš] se destacou por sua habilidade em criar jogos que combinam profundidade estratégica, interação entre jogadores e alta rejogabilidade. Conseguiu integrar mecânicas bem estabelecidas com uma narrativa coerente e bem desenvolvida, demonstrando domínio das estruturas de jogos no estilo euro. Em um período particularmente produtivo, emergiu como uma das vozes mais promissoras de uma nova geração de designers, capaz de criar experiências envolventes com escolhas significativas.”
Jogos de destaque no período de referência:
Tea Garden (2024);
SETI: Busca por Inteligência Extraterrestre (2024);
Galileo Galilei (2024).
Ryan Laukat: “Um designer visionário que, nos últimos anos, criou mundos de jogo originais e coesos, demonstrando uma sensibilidade narrativa que cativa e envolve os jogadores. Suas aventuras épicas contam com mecânicas intuitivas e elegantes, complementadas por sua própria arte distinta. Como designer, ilustrador e desenvolvedor de seus jogos, Laukat encarna uma visão completa do que significa ser um autor de jogos, oferecendo experiências evocativas, acessíveis e memoráveis.”
Jogos de destaque no período de referência:
Creature Caravan (2024);
Sleeping Gods: Distant Skies (2023).
Paolo Mori: “Nome já consagrado na indústria dos jogos de tabuleiro, Mori reafirma sua versatilidade, transitando com naturalidade entre títulos acessíveis e jogos mais complexos. Demonstrou excelência em originalidade e inovação, com mecanismos ousados e forte coerência temática, frequentemente acompanhados de precisão histórica. Destacam-se também seu senso de mercado, capacidade de identificar tendências estratégicas e espírito colaborativo, o que faz dele um parceiro criativo confiável e estimulante, enriquecendo cada projeto com ideias claras e soluções brilhantes.”
Jogos de destaque no período de referência:
Battlefields of the Napoleonic Wars (2025);
Battalion: War of the Ancients (2024);
Captain Flip (2024);
Altay: Dawn of Civilization (2024);
Match of the Century (2023);
Archeos Society (2023).
A organização do evento informou que o vencedor será anunciado durante a feira deste ano, que acontece de 29 de outubro a 2 de novembro.
Fonte:
https://boardgamewire.com/index.php/2025/07/01/five-of-board-gamings-most-active-and-prolific-designers-up-for-this-years-lucca-comics-games-designer-of-the-year-award/