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Chronicles of Crimes e o medo do futuro dos jogos

Chronicles of Crime
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal14/08/19 10:01
    Ovatsug Rednal » 14/08/19 10:01

    andrekohn::Bom, eu discordo fortemente da análise. Dizer que não passa de um "aplicativo de luxo" é, pra mim, detrair bastante do trabalho dos profissionais que estiveram no desenvolvimento do jogo. Dito isso, muita gente - inclusive eu - gosta de experiência tátil que acompanha qualquer jogo de tabuleiro: pegar as cartas, montar o tabuleiro, e no caso do Chronicles, escanear o QR code. Poderia ser apenas um app? Talvez. Mas se fosse apenas um app eu jamais teria reunido quatro ou 5 pessoas como já fiz para jogar o jogo. São os componentes físicos que incentivam isso, reunir todo mundo, colocar o jogo na mesa e usufruir do mesmo (ainda que muito do jogo seja no aplicativo).

    Também não concordo quando disse que fica "estranho" jogar com mais de 2 pessoas. Realmente, não é como um boardgame comum onde você tem um personagem ou tabuleiro próprio e faz ações individuais, mas a interação, a discussão para deduzir o mistério e quais decisões tomar não tornaram, pra mim, o jogo ruim com mais de 2 jogadores.

    Entendo o sentimento, mas discordo bastante. Chronicles é um boardgame levíssimo que cumpre a sua proposta e faz uso do aplicativo para trazer uma experiência diferente pras jogatinas. Sinceramente valorizo muito mais isso do que ver no mercado mais um worker placement igual aos outros milhares com a única "diferença" de tema aqui ou ali.

    Cara, juro que eu entendo o que você disse e concordo. afinal análises e sentimentos são sempre subjetivos. hehehe
    eu digo que pra mim funciona em 1 ou 2, por que não dá pra cada um fazer sua ação. é tipo um alfa player, ou a maioria decidindo o que vale a pena fazer e pronto. jogando em várias pessoas uma fica com o celular na mão e as outras fazendo nada até aparecer alguma pista ou algo pra ligar a história. Confesso que só joguei no máximo em 3, mas o primo da minha noiva ficou bem boiando grande parte do jogo. Acredito que isso depende fortemente do grupo e usei mais o exemplo pelas minhas experiências com o Exit, que quando tinha 3 pessoas invariavelmente só duas tentavam adivinhar e duas ficavam sem fazer nada, depois trocávamos os papéis.

    quanto a experiência tátil, é algo completamente pessoal, concordo. mas pra mim (deixando claro que é minha opinião pessoal), jogar um jogo de tabuleiro inclui mexer peças, seguir regras, ter turnos ou rodadas, ou coisa que o valha. Como eu disse, adorei jogar, mas não tive a sensação de estar jogando um jogo de tabuleiro e sim de ser conduzido (ou conduzir) cartas através de um aplicativo, e que nesse caso, não precisaria das cartas. Como disse, parece apenas uma forma de atrair um público de boardgame para um aplicativo digital, já que todas as ações estão lá, todas as tomadas de decisões estão lá... no "mundo físico" só resta separar as cartas e colocar no lugar certo. De verdade, se você se sentiu jogando um board, acho ótimo. Eu particularmente me senti jogando um joguinho, muito bom, de celular. Tipo, se tirasse um dia para jogar boards e jogasse esse, minha vontade de jogar boards não ia passar =P

    mas sério, é apenas minha opinião embasada em nada. e gostei da sua e de ver que tem gente que pensa bem diferente. abçs

    ps: não acredito que esteja desdenhando do trabalho de profissionais envolvidos. as histórias são ótimas. eles fizeram um belo trabalho. só acredito que não seja um jogo de tabuleiro.

    0
  • Ricardo_SP
    101 mensagens MD
    avatar
    Ricardo_SP14/08/19 12:01
    Ricardo_SP » 14/08/19 12:01

    E2EK1EL::Parabéns pela excelente resenha.

    Tai um jogo que queria em pt-br, mas o custo das traduções seria muito alto.


    Está anunciado pela Galápagos, não?...

    2
  • serial killer
    104 mensagens MD
    avatar
    serial killer14/08/19 12:20
    serial killer » 14/08/19 12:20

    adorei o texto, muito bem escrito

    mas, se depender de mim a idustria de app em jogos de tabuleiro vai falir, nunca vão ver 1 centavo do meu bolso

    pra mim jogo é fisico.

    3
  • Sobral
    160 mensagens MD
    avatar
    Sobral14/08/19 12:42
    Sobral » 14/08/19 12:42

    sambaecerveja::Pode parecer purismo, mas utilizar aplicativos em bg pode ser bacana até a página 2. Imagine na próxima geração de smartphones, caso não haja atualizações do app por conta de um baixo número de venda de cópias, como faremos com o bg  que necessita deste aplicativo? Deixamos na estante? Bgs atualmente estão muito caros! 


    Vc nunca jogou Alquimistas? :)

    0
  • Sobral
    160 mensagens MD
    avatar
    Sobral14/08/19 12:43
    Sobral » 14/08/19 12:43

    serial killer::adorei o texto, muito bem escrito

    mas, se depender de mim a idustria de app em jogos de tabuleiro vai falir, nunca vão ver 1 centavo do meu bolso

    pra mim jogo é fisico.


    Vc nunca jogou Alquimistas? 


    Jogão! E muitas pessoas deixa m de jogar por bobagem! :)

    0
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
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    Ovatsug Rednal14/08/19 13:57
    Ovatsug Rednal » 14/08/19 13:57

    alquimistas é bom demais.

    e tem um uso mínimo de APP. é basicamente um jogo de tabuleiro mesmo.

    mesmo o mansions, é um jogo de tabuleiro, ainda que controlado em grande parte por um aplicativo.

    o problema de CoC é que ele é apenas um aplicativo, não dá o feeling de ser um jogo de tabuleiro.

    Mas até entendo o receio do colega ali em cima quanto aos aplicativos ficarem obsoletos.

    Por exemplo, eu joguei beyond two souls em PS3 e depois quis jogar com meu sobrinho, agora no ps4. Tem um aplicativo que deixa um jogador controlar o Aiden pelo celular. Porém esse App não foi atualizado pra rodar em ps4 nas versões mais novas do android e portanto, eu fiquei impossibilitado de jogar.

    Infelizmente as empresas largarem de mão aplicativos é um receio real de coisas que podem acontecer.

    0
  • Mclovin
    247 mensagens MD
    avatar
    Mclovin14/08/19 13:58
    Mclovin » 14/08/19 13:58

    Discordo com alguns dos pontos, mas não necessariamente em todos, vamos lá...text wall incoming...
    De fato não se trata de um jogo, mas de um adventure, ou até uma experiencia, assim como varios outros que estão ai no mercado, alguns com mais componentes de jogo JOGO, outros menos, uns usam aplicativos, outros não. Nesse balaio de gato entram Time Stories, Detective a Modern Day crime , 7th Continent, Sherlock Holmes: Consulting Detective e de certa forma até Mansions of Madness. Levei um tempo para aceitar isso...esses jogos se desviam do olhar usual que temos para os board games, abraçar essa diferença ajuda a aceitar a linguagem desses jogos, e do fato de que eles vão sim custar caro e não oferecer rejogabilidade  como jogos tradicionais. Eles vão necessitar de expansões caso você tenha curtido o game e acaba rolando quase um contrato entre vc e a publisher " enquanto meu grupo ainda curtir isso aqui vou jogar grana no colo de vocês". No caso de alguns como 7th continent ele compensa isso te dando muitas e muitas horas no jogo base. Ter isso claro na cabeça me ajudou a curtir esses jogos pelo que eles são e muitos deles me deram experiências incriveis com meus amigos que não encontraria em outros jogos.
     Portanto eles são um pouco jogos com "dlcs" sim, mas não vejo isso como algo ruim, expecialmente quando isso é feito de forma digital, expandir os jogos sem necessidade de material fisico é uma das vantagens que a plataforma digital possui e deve ser explorada. Mas claro que já exceções, eu adoraria que a Fantasy FLight tivesse me dado muitas expansões para Mansions of Madness por via de dlcs e realmente se aproveitado da plataforma que criou para suportar o game e que pudesse me ajudar a aproveitar o monte de lixo que ela me fez acumular investindo no jogo. Acho a quantidade de coisas com pouca utilidade em MOM um problema muito mais sério que Dlcs, ainda mais quando se é cobrado o preço de jogos grandes por eles....para efeito comparativo Horrific Journeys do MOM custa em média 300 reais, o preço de digamos Teotihuacan, um grande jogo pesado, com grande rejogabilidade. Abraçar a natureza expansiva que requer Dlcs é uma coisa, mas no caso do MOM, Horrific e Streets of Arkham possuem 3 missões e um monte de tiles inuteis. que nunca mais serão usados fora das missões do Trem, dirigivel, barco, Etc, as criaturas raramente são usadas em missões diferentes, mas toda essa tralha ocupa um espaço monumental, nunca foi lançado dlcs para se aproveitar das expansões e mesmo com os custos embutidos no design e tradução a conta não fecha, um cenario dlc custa 10 reais na steam e acho que 15 ou 18 na App store, cada caixa grande vem com 3 deles, você estaria essencialmente pagando 250-270 reais em umas 5-7 miniaturas de baixa qualidade, algumas cartas e uns tiles bonitos...isso realmente enxergo como um problema. A não existência de uma plataforma de criação de cenários é outra coisa que não consigo entender e no caso do Chronicles of Crime ela traz soluções pra ambos problemas, as caixas de expansão trazem 4 fases, cartas e  um ou outro componente que podem ser usados para se criar cenários criados pelos usuários, como as ferramentas disponibilizada pela Lucky Duck games. Alem disso as expansões vão possuir cenários oficiais vendidos por dlc.

    Como as tendencias mostram hj em dia, quase qqr jogo poderia ser um App, no caso do Chronicles e de alguns desses que citei não é diferente, mas seriam apps ruins ou no máximo mediocres, já existem adventures criados para se aproveitar da interface digital ha pelo menos  30 anos. Maniac Mansion e Day of the Tentacle, Secret of the Monkey Island e Myst não me deixam mentir, mas com os board games posso jogar com meus amigos e me dar uma experiência que n teria sozinho, agora isso é muito dependente do seu grupo, como qualquer jogo. Não adianta vc querer que uma pessoa que ama Coup, ZOmbicide e Codenames jogue de uma hora pra outra Lisboa, 1830 e Brass. Tenho um grupo que AMA jogos adventure com narrativa e todos se engajam bastante em Mansions, Chonicles, Time Stories e afins e o pessoal n perde engajamento mesmo em 4 players.
    Discordo muito sobre o board ser inútil tb, de fato ele pode ser printado e jogado, assim como inúmeros outros board games, mas  a graça do design dele é a integração e a interação social do seu grupo, exige uma quebra de paradigma de não enxergar o seu celular como um celular, ele é só mais um componente do jogo, vc estaria fazendo a mesma coisa com cartas, 
    mas seria muito mais moroso. De novo no caso do MOM, prefiro escanar uma carta em 3 segundos  muito mais do que procurar qual mini deck, tem a mini variante da mini carta que o aplicativo me instruiu a pegar. Existe para mim um engajamento na dedução dos mistérios e de tudo que o cerca, uma itneração melhor e mais veloz do que no Mansions, aonde as missões investigativas são minoria, são mais simples e levam muito tempo. Algumas muitas vezes eu me forçava no MOM a olhar o tabuleiro mas que a tela, mas quando estava jogando as ultimas fases de Horrific Journeys tendo jogado todo resto, percebi que já estou de saco cheio do jogo e da forma como  a FF tem gerido seus jogos com Apps (achei Journeys at Middle Earth chatissimo), acho que a interação de componentes fisicos deveria trazer pensamentos fora da caixa em termos de design e novos tipos de interações entre o material fisico e digital, acho que a Lucky Duck faz isso muito bem , mesmo não funcionando para todo mundo. As expasões Noir e Red View são exemplos claros disso, alias se você esta tendo dificuldade de jogar com mais de 2 players recomendo muito a Red View, ela traz alem do setting Stranger Things, uma campanha realmente co op, quanto mais melhor. Tanto ela quanto noir trazem algumas dificuldades e elementos de gameplay mais jogo e menos adventure, talvez vc se interesse.
    Desses games narrativos, acho os menos morosos nessa parte de vasculhar componentes necessários, acho Time Stories e 7th Continent, coincidentemente 2 games que não possuem apps. 

    1
  • Johnnymaxx
    59 mensagens MD
    avatar
    Johnnymaxx14/08/19 17:02
    Johnnymaxx » 14/08/19 17:02

    sambaecerveja::Pode parecer purismo, mas utilizar aplicativos em bg pode ser bacana até a página 2. Imagine na próxima geração de smartphones, caso não haja atualizações do app por conta de um baixo número de venda de cópias, como faremos com o bg  que necessita deste aplicativo? Deixamos na estante? Bgs atualmente estão muito caros! 

    Até hoje as pessoas conseguem jogar os jogos dos computadores Amiga, do Atari, do Playstation 1...

    Num futuro muito distante onde um aplicativo perdesse o suporte pela empresa que a fez por algum motivo, os emuladores darão conta de continuar o trabalho. Esse é um medo infundado. 

    0
  • sambaecerveja
    30 mensagens MD
    avatar
    sambaecerveja14/08/19 21:15
    sambaecerveja » 14/08/19 21:15

    Sobral::
    sambaecerveja:::Pode parecer purismo, mas utilizar aplicativos em bg pode ser bacana até a página 2. Imagine na próxima geração de smartphones, caso não haja atualizações do app por conta de um baixo número de venda de cópias, como faremos com o bg  que necessita deste aplicativo? Deixamos na estante? Bgs atualmente estão muito caros! 



    Vc nunca jogou Alquimistas? https://www.ludopedia.com.br/images/emoticons/smile.png


    Ainda não tive a oportunidade! 

    0
  • sambaecerveja
    30 mensagens MD
    avatar
    sambaecerveja14/08/19 21:20
    sambaecerveja » 14/08/19 21:20

    Johnnymaxx::
    sambaecerveja:::Pode parecer purismo, mas utilizar aplicativos em bg pode ser bacana até a página 2. Imagine na próxima geração de smartphones, caso não haja atualizações do app por conta de um baixo número de venda de cópias, como faremos com o bg  que necessita deste aplicativo? Deixamos na estante? Bgs atualmente estão muito caros! 


    Até hoje as pessoas conseguem jogar os jogos dos computadores Amiga, do Atari, do Playstation 1...

    Num futuro muito distante onde um aplicativo perdesse o suporte pela empresa que a fez por algum motivo, os emuladores darão conta de continuar o trabalho. Esse é um medo infundado. 


    Faço votos que sim, contudo não dá para contar com essa situação, como disse, caso o jogo acabe tendo uma tiragem baixa, teríamos de esperar por uma alma caridosa para realizar esse trabalho.

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