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  3. Arquitetos do Reino Ocidental
  4. Tabulices #37 - Mecânicas de A a Z: Alocação de Trabalhadores

Tabulices #37 - Mecânicas de A a Z: Alocação de Trabalhadores

Arquitetos do Reino Ocidental
Podcast
Tabulices
Episódio
Tabulices #37 - Mecânicas de A a Z: Alocação de Trabalhadores
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https://ludopedia.com.br/podcast/30/tabulices/feed
Duração
01:35:41
  • avatar
    DaniloSilvestre10/04/19 23:44
    avatar
    DaniloSilvestre
    10/04/19 23:44
    111 mensagens MD

    O que é "alocação de trabalhadores"? Neste episódio PH Mazzilli e Danilo Silvestre inauguram a série "Mecânicas de A a Z", em que discutem as principais mecânicas dos jogos de tabuleiro. Para começar discutem o termo "alocação", quais os conceitos essenciais dessa mecânica, a tensão inevitável que seu uso cria, os motivos de ser uma mecânica tão comum e como, apesar de sua popularidade, ela ainda contém espaço para inovação e pode aparecer em temas inusitados e de maneiras nunca antes vistas.

    Jogos citados nesse episódio:
    - The Gallerist
    - Carcassonne
    - Race for the Galaxy
    - Puerto Rico
    - Arquitetos do Reino Ocidental
    - Dominion 
    - Star Realms
    - Clank!
    - Cry Havoc
    - The Manhattan Project
    - Um Banquete a Odin
    - Agricola
    - Viticulture
    - Invasores do Mar do Norte
    - Robinson Crusoe
    - Caylus
    - Atlantis Rising
    - Keyforge
    - Patchwork
    - Pandemic
    - Suburbia
    - Coup
    - Resistance
    - Eldritch Horror
    - Jamaica
    - King of Tokyo
    - Scythe
    - A Guerra dos Tronos: Board Game
    - Battlestar Galactica
    - Deception
    - Mysterium
    - Star Wars: X-Wing
    - Legend of the Five Rings

    Músicas desse episódio:
    - Sonic Mania - Studiopolis Zone (Act 1)
    - Oz Noy - Twice in a While

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    Comentários:

  • zabuzagxb
    1340 mensagens MD
    avatar
    zabuzagxb12/04/19 09:02
    zabuzagxb » 12/04/19 09:02

    Fico feliz da ideia do bingo ter sido abraçada :D

    Sobre o podcast, excelente produção e discussão - como de costume.

    Queria acrescentar aqui que há diversos jogos de WP (bj PH) que tem variante solo, tais como Agricola, Um Banquete a Odin e muitos outros, onde normalmente você concentra em buscar melhores pontuações, e conforme o resultado você se classifica num patamar e tals, tem outros casos com a possibilidade de ter o "automa", onde vc joga contra uma inteligência artificial concorrendo contigo, mas dando essa volta toda eu queria apresentar um jogo que está (ou estava) em financiamento no KS chamado Maquis (https://boardgamegeek.com/boardgame/148729/maquis) que é destinado apenas para 1 jogador e usa a mecânica de WP como o grande atrativo - o jogo é sobre a ocupação nazista na France, e você controla agente da resistência em meio a todo esse caos. Achei que valesse a citação aqui. :)

    Abraços.
    Você vão ao DOFF?? (Estarei por lá)

    1
  • E2EK1EL
    2393 mensagens MD
    avatar
    E2EK1EL12/04/19 10:09
    E2EK1EL » 12/04/19 10:09

    zabuzagxb::Fico feliz da ideia do bingo ter sido abraçada :D

    Sobre o podcast, excelente produção e discussão - como de costume.

    Queria acrescentar aqui que há diversos jogos de WP (bj PH) que tem variante solo, tais como Agricola, Um Banquete a Odin e muitos outros, onde normalmente você concentra em buscar melhores pontuações, e conforme o resultado você se classifica num patamar e tals, tem outros casos com a possibilidade de ter o "automa", onde vc joga contra uma inteligência artificial concorrendo contigo, mas dando essa volta toda eu queria apresentar um jogo que está (ou estava) em financiamento no KS chamado Maquis (https://boardgamegeek.com/boardgame/148729/maquis) que é destinado apenas para 1 jogador e usa a mecânica de WP como o grande atrativo - o jogo é sobre a ocupação nazista na France, e você controla agente da resistência em meio a todo esse caos. Achei que valesse a citação aqui. :)

    Abraços.
    Você vão ao DOFF?? (Estarei por lá)

    Joguei esse Maquis no Android e achei bem bacana.
    Eu tenho algumas teorias, e após muita pesquisa e discussão no BGG, acredito que não exista um jogo de WP "solo", nem coop.

    Alguns jogos citados nem são nem de longe parecido com WP (não escutei ainda, vou escutar em casa)

    0
  • Luizifusp
    61 mensagens MD
    avatar
    Luizifusp12/04/19 15:07
    Luizifusp » 12/04/19 15:07

    Olá pessoal do Tabulices.
    Adoro o programa, excelente qualidade.
    Aqui vou dar uma opinião sobre o The Gallerist: eu considero que ele é sim um work placement. Não por causa do pino que você tem que alocar para escolher a ação, mas por causa do gerenciamento que você tem que fazer com os assistentes. Você tem um número limite deles e precisa escolher entre alocar fixamente (controle de área) ou alocar para ganhar um ação extra, por meio de um ação de expulsão. Outro ponto muito interessante são os bilhetes e os visitantes, você tem que gerenciar (ou alocar) esses visitantes em diferentes regiões do tabuleiro para maximizar seus pontos, esse ponto também é uma alocação de trabalhadores, muito inovadora por sinal, já que todos os jogadores (sob certas condições) podem controlar esses trabalhadores ao longo do jogo.

    Abraços e parabéns pelo programa
    Luiz Alberto

    1
  • Clauber
    476 mensagens MD
    avatar
    Clauber15/04/19 08:07
    Clauber » 15/04/19 08:07

    Parabéns por mais esse podcast, continuem com o excelente trabalho!

    Achei bem produtiva a  discussão e acabei me interessando pelos Arquitetos que foi um jogo que nunca tinha me chamado a atenção e me parecia (por puro preconceito) um euro bem genérico...  

    É assunto recorrente nos podcasts a composição da mesa, se os membros se repetem, se sempre tem alguém novo no hobby na mesa, enfim, acredito que a mesa muda muito a dinâmica e como conseguimos apreciar o jogo, em minha modesta opinião as melhores experiências com boardgames ocorrerem com a mesma mesa, como o mesmo nível de experiência com o jogo, repetindo o mesmo por diversas partidas... bom, sem querer me alongar aqui, acho que o tema pode render um podcast.

    Grande Abraço.

    1
  • DWilliam
    650 mensagens MD
    avatar
    DWilliam15/04/19 10:17
    DWilliam » 15/04/19 10:17

    Gostei da nova série, pessoal. Seguem alguns rápidos comentários sobre o episódio:
    - Penso Alocação de trabalhadores como um draft de ações como Puerto Rico, mas que é feito por meio de um ou vários marcadores (os chamados, "trabalhadores"). Estes marcadores, não apenas determinariam a escolha da ação, como limitariam e/ou modificariam o acesso futuro às mesmas. Exemplo de modificação de acesso: Necessidade de pagar um custo adicional (com moedas ou outros marcadores) para usar ação que já tenha marcador.
    - Senti falta de um maior aprofundamento nos jogos onde dados são os trabalhadores/marcadores a serem alocados, por exemplo: As Viagens de Marco Polo, Kingsburg, Alien Frontiers, Bora Bora. Quem sabe até citar o debate sobre os motivos de "The Castles of Burgundy" não ser um desses exemplos, visto os dados não modificarem o acesso às ações previamente escolhidas.
    - Sobre a possibilidade de se ampliar o número de trabalhadores como uma característica importante, vale lembrar que "Le havre" e "Fabled Fruit" utilizam apenas um trabalhador o jogo inteiro.
    - Parece mesmo raro jogos com mecânica de Alocação de trabalhadores não terem esta como sua mecânica principal. As exceções que consigo lembrar são apenas Mombasa e Keyflower (Este último possui no mínimo o leilão como mecânica tão importante quanto).
    - Caylus parece um jogão, mas confesso que não gosto da possibilidade de deixar jogadores sem ação alguma. Quando jogamos, queremos ter ações a fazer. Negar isso a alguém é transformá-lo em expectador. Só não é frustração maior do que ser eliminado prematuramente de um jogo.

    Abraços!

    1
  • Johnnycury
    470 mensagens MD
    avatar
    Johnnycury15/04/19 20:49
    Johnnycury » 15/04/19 20:49

    Só pontuando em relação à palavra "alocação".
     
    Em engenharia, mais especificamente em programação, é comum o conceito de "alocação de memória", que, como na alocação de trabalhadores, serve para reservar um espaço determinado da memória para uma variável, fazendo com que aquele espaço da memória não possa ser usado por outras funções.
    Sei que a informação foi vaga e desnecessária, mas foi informação, e AQUI TEM INFORMAÇÃO!
     
    No mais, parabéns pelo excelente trabalho, e PRÊMIO LUDOPÉDIA SEM TABULICES É GOLPE! #prontofalei

    3
  • HU3Brutus
    1008 mensagens MD
    avatar
    HU3Brutus17/04/19 10:18
    HU3Brutus » 17/04/19 10:18

    Olá galera, voltei a ouvir vocês e fico feliz que estejam mantendo o alto nível. Ouvi recentemente o episódio de rejogabilidade e senti novamente aquela felicidade de entender melhor o funcionamento dos jogos. A leitura de vocês sobre como jogos  táticos são mais rejogáveis que os estratégicos eu achei genial. Nunca tinha pensado nisso e faz todo o sentido.

    Sobre alocação de trabalhadores já vinha pensando a um tempo (e vocês pontuam muito bem essa questão) que essa mecânica está mais ligada a uma ideia de seleção de ações com exclusividade (o famoso block do WP) do que a ideia mais metafórica de uma classe de trabalhadores que você bota para trabalhar. 

    Pensando no conceito físico de trabalho como esforço contínuo no tempo, creio que poucos jogos realmente aplicam a ideia de alocar trabalhadores e com certeza Tzolk'in: O Calendário Maia é um deles, ali não só o tempo está presente como principalmente quanto mais tempo empregado maior o benefício resultante do trabalho. Não me recordo de outros, mas sei que existem. Perto dele os outros WP viram meramente jogos de "seleção de ações exclusivas".

    Acho interessante como essa mecânica é popular e creio que isso tenha a ver com nossa sociedade já acostumado aos conceitos do fordismo e da produção em massa, bem parecidos com as situações geradas nessa mecânica.

    Outra coisa que acho interessante é o endgame dos jogos de alocação de trabalhadores. Há praticamente só duas opções, ou o jogo tem rodadas pré determinadas, e ganha quem fizer mais pontos, como Agricola, desse jeito valorizando a eficiência. Ou o jogo termina quando algum atributo é alcançado como The Manhattan Project, valorizando aí a velocidade, que no caso do MP se torna o objetivo bastante temático. Vender não por ter a bomba mais forte, mas por ter a bomba primeiro.

    Para terminar acho que faltou citar Dominant Species, que é talvez o WP mais punitivo que conheço. Diferente da maioria aqui as ações não se resolvem na alocação, mas apenas depois que todos os jogadores escolheram suas ações e numa ordem específica. Então o planejamento pode ir abaixo e você pode perder várias ações porque algum jogador resolveu suas ações antes, bem frustrante, mas te leva a mais uma camada de planejamento, é sempre necessário pensar onde faz mais sentido destruir e já não investir lá, etc.

    Só pra finalizar acho que vale uma menção ao The Godfather - Império Corleone, que combina alocação de trabalhadores com controle de área criando uma situação bem interessante. Em jogos de WP ser o primeiro a jogar é sempre vantajoso, mais ações para escolher e tals. Já em jogos de controle de área, ser o último jogador é usualmente mais vantajoso, afinal definir a configuração final do tabuleiro sempre facilita puxar uma sardinha pro seu lado e controlar mais áreas no final da rodada. Essas duas condições combinadas criam uma instabilidade constante (ainda azeitada pelo take that) que te faz pensar o tempo todo nas próprias intenções e nas dos outros jogadores, as vezes é melhor começar, em outras é melhor dar a última palavra.

    Enfim, acho que me estendi, mas parabéns novamente e segue o jogo!

    Estevão Ferreira 

    2
  • E2EK1EL
    2393 mensagens MD
    avatar
    E2EK1EL17/04/19 10:37
    E2EK1EL » 17/04/19 10:37

    HUEBrutus

    Concordo que o WP seja uma "sub-mecanica" de seleção de ações, inclusive é o que está descrito no BGG.

    Na minha opinião, pra um jogo ser considerar "true WP", ele deve ter alguns conceitos:

    Tabuleiro com ações Disponíveis para todos: Geralmente um tabuleiro central com os locais de alocação.

    Marcação da Ação a ser escolhida: Quando um jogador escolhe a ação, coloca um marcador (geralmente meeples) naquele espaço.

    Bloquear/limitar esta ação para outros jogadores: Uma vez que o jogador escolheu a ação, fica indisponível para outros jogadores, ou mais custosa de alguma forma.

    Geralmente, os trabalhadores voltam para os jogadores no final da rodada.

    Alguns jogos são conhecidos como WP mas não tem algumas dessas características, como por exemplo Village ou Orléans. No BGG há várias boas discussões sobre. Então eu considero mais como Seleção de Ações mesmo.

    2
  • MarcusVss
    412 mensagens MD
    avatar
    MarcusVss22/04/19 10:03
    MarcusVss » 22/04/19 10:03

    Gostei do episódio, mas achei que no início faltou um pouco de estrutura e informação. Talvez falar quando surgiu a mecânica, qual foi o primeiro jogo (pelo que vi tem uma certa polêmica em torno disso), o que motivou o surgimento dela, etc., e explicar bem seu funcionamento e quais jogos utilizam ela de forma mais "crua" antes de partir pras "polêmicas".

    2
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