Gizmos
Gizmos é um jogo, publicado pela
Galápagos, que seu objetivo é construir engenhocas (tá aí uma tradução livre do nome do jogo

) gerando combos com as reações em cadeias. Para isto é necessário utilizar os quatro tipos de energias existentes no jogo: Térmica (vermelha), Elétrica (amarela), Bateria (preta) e Atômica (Azul).
(Foto da jogatina na
AntaresBGH que nos apresentou o jogo! Valeu Fred!!!)
Ficha do jogo
- Idade: 14 +
- Duração das partidas: 40-50 min
- Número de jogadores: 2 a 4 jogadores
- Designer : Phil Walker-Harding
- Editora : Galápagos Jogos, CMON Limited
- 112 cartas 67 mm X 67 mm
Como funciona?
No setup são dispostos o recipiente de energia, as fichas de vitória, e a área com as cartas gizmos.
Cada pessoa recebe um anel de energia, o painel do jogador e a carta de gizmo inicial. O painel do jogador é dividido basicamente em 3 áreas maiores: área de melhorias, área de conversores e área de ações.
(No painel as ações estão em branco)
Antes de explicar as ações é importante apresentar a anatomia das cartas Gizmos:
(Ex: esta carta custa uma esfera vermelha e vale 1 PV no final do jogo. Quando construída é colocada na área Construir. Ativação: Toda vez que for construída uma carta amarela ela te dá uma ficha de 1 PV).
No seu turno, você pode escolher uma das 4 ações apresentadas no seu painel:
- Arquivar. Permite escolher uma carta Gizmo e colocar ao lado do painel do jogador. A quantidade de cartas arquivadas depende do limite de arquivo (área de Melhorias). Começa com valor 1, mas pode ser aumentada construindo cartas de melhorias.
- Selecionar. Permite escolher uma esfera da fila de energia. A quantidade de esferas armazenadas depende do limite do depósito, também na área de melhorias. O valor inicial de esferas que podem ser armazenadas é 5.
- Construir. Constrói uma carta gizmo da sua pasta ou da área do mostrador. Para a construção é necessário gastar a quantidade de esferas da cor indicada. Aqui é possível utilizar os conversores construídos que podem converter uma esfera em outra energia ou dobrar o valor de um esfera de determinada cor. Quando uma carta gizmo é construída, ela deve ser colocada abaixo da área correspondente do painel.
- Pesquisar. O jogador escolhe um dos 3 baralhos de nível. Saca as cartas de acordo com o número da melhoria pesquisar. O valor inicial de cartas é 3, que também pode ser aumentado construíndo melhorias. Então ele pode, escolher uma carta e executar ou a ação construir ou a arquivar.
O interessante do jogo é que, quando você realiza uma ação você pode executar todas as cartas de gizmos daquela ação em qualquer ordem. O jogo já te mostra isto na primeira rodada. Todos os jogadores começam com uma carta na ação Arquivar. Toda vez que arquivar uma carta, você pode pegar uma energia aleatória do topo do recipiente.
E isto é apenas o início. A medida que o jogo evolui você vai construindo cartas que permitem gerar uma reação em cadeia. Assim, uma ação pode ativar as cartas daquela área que pode conter gatilho para ativar outra ação e por aí vai. A restrição é que uma carta só pode ser ativada uma vez no seu turno…. Para dar uma ideia melhor, vou mostrar um exemplo:

Imagine que o jogador deseje construir a carta vermelha arquivada (1). Primeiro ele usa o conversor (2) para transformar uma esfera amarela (2) em vermelha. Assim ele terá as 3 esferas vermelha e construirá o carta. Quando colocar a carta na área Construir ele poderá executar as duas cartas que são ativadas ao construir uma carta vermelha. A primeira (3) permite que ele faça uma ação Selecionar. Ele, então pega uma esfera azul na fila de energia. Quando faz isto, ativa a carta da área Selecionar (4) e pode pegar uma energia aleatória do topo do recipiente. Por último ele executa a outra carta da área Construir (5) e pega uma ficha de ponto de vitória. Um belo combo, não?
E quando corre o final do jogo? Ao término do turno que uma pessoa possua 16 cartas gizmos na sua área de jogo ou o 4º gizmos de nível 3. Quem possuir mais pontos de vitória é o vencedor!
Considerações
Gizmos é um jogo bem bacana. Ele agradou pessoas novas no hobby e jogadores mais experientes. Em pouco tempo já jogamos muitas partidas, inclusive algumas seguidas, pois as partidas demoram, em média, entre 40 e 1 hora.
É muito divertido ir construindo os gizmos criando uma máquina que irá combar as suas ações futuras. Estes combos permitirão construir novas cartas utilizando menos ações, o que dará uma boa vantagem na partida.
Como a maioria dos jogos de “construir sua maquininha de pontos/ações” é importante saber a hora de parar a evolução e usufruir do que construiu para ganhar pontos de vitória (seja com cartas construídas ou ativadas). Você deve ficar atendo ao que os outros jogadores estão fazendo para não ser surpreendido com o final do jogo.
Quero também destacar a ação pesquisar. No início eu confesso que substimei esta ação. Depois, tarde demais na partida, percebi que é uma ação muito forte, especialmente se não tiverem cartas que te interessam na mesa. Fica ainda mais forte se for evoluída.
Quanto a produção do jogo acho que merece comentários. No geral eu gostei muito dos componentes. Contudo uns pontos que acho que poderiam ser melhores. As cartas possuem a qualidade muito boa, mas por que não foram feitas em um tamanho padrão?
Quanto ao painel dos jogadores ele é de um material de boa qualidade, mas ele é dobrável. Posso estar errado, mas me parece que pode rasgar com o tempo. Outro ponto é acomodar o jogo no insert e na caixa, não gostei muito de ficar desmontando a parte de cima do dispensador. E para tudo ser acomodado sem a caixa ficar alta, tive que colocar componentes embaixo do insert.
Apesar dos detalhes que mencionei, acho que vale muito a pena para as pessoas que gostam deste estilo de jogo. Foi uma grata surpresa que tive neste início de 2019.
Por fim, se quiserem mais detalhes, podem também conferir os vídeos do canal:
Gizmos - O que vem na caixa
Gizmos - Overview
Então é isto. Até mais!
Edson