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  3. A Guerra dos Tronos: Board Gam...
  4. Game of Thrones Boardgame - Equilíbrio das casas

Game of Thrones Boardgame - Equilíbrio das casas

A Guerra dos Tronos: Board Game
  • NoBsElec
    200 mensagens MD
    avatar
    NoBsElec18/06/15 11:38
    NoBsElec » 18/06/15 11:38

    Luciano::
    Koppe:::Pergunta importante: em quantas pessoas vocês jogaram????? isso influencia em muito o equilibrio do jogo. Leve em consideração também que pelo posicionamento no mapa, cartas e posição nas trilhas as estratégias são diferentes. Na minha experiência por exemplo os Tyrell são uma casa forte (não chega a ser a melhor, mas não é fraca com certeza).


    Jogamos em todas configurações possíveis mas as que foram mais polêmicas foi o jogo base com 6 jogadores (acharam Tyrell muito fraco) como também os Starks. Depois na expansão Festim dos Corvos acharam os Starks muito fracos devido ao objetivo principal (Manter Winterfell e conquistar cinco ou mais regiões com fortes ou castelos).


    No meu grupo não achamos as casas desbalanceadas, ( Falando do jogo base em 6 pessoas), a questão é que cada casa joga de forma diferente, por exemplo os stark são uma casa muito defensiva e um erro que todos cometem com os starks é sai pra batalha logo de cara, starks tem que tentar aliança com baratheon ou greyjoy e ficar juntando exercito, suprimentos e influência, sem atacar muito no começo apenas o necessário, ganhei algumas vezes assim já, inclusive uma que ganhei levei para o 10 turno e ganhei pq no ultimo turno consegui 1 castelo a mais que os outros, justamente por que nesse momento eu estava mais suprido de exercito e influencia ja que não perdi muita coisa batalhando (claro que tudo depende das alianças e das suas estrategias de jogo ).
    Já os Tyrell, esses caras tem que começar o jogo juntando influência até não poder mais, o máximo que poder, geralmente se eles jogam certo juntando as influências, quando atualizar as trilhas eles ficam bem na frente dos outros, ai onde eles crescem e saem moendo, lembrando que este jogo necessita muito de alianças, então uma aliança com martell ou lanister é muito util, eles começam mais devagar mais com a estrategia certa ficam muito fortes, já ganhei assim algumas vezes também.

    Em fim cada casa tem que jogar de uma forma diferente, o problema é que todo mundo sempre joga igual com todas as casas, todas tem vantagens e desvantagens basta analisar a melhor forma de jogar com cada casa, no meu grupo agente conversou varias vezes sobre essas estrategias e cada casa vai jogar diferente.

    resumindo: 

    Stark : Foca em defesa no começo, cria exércitos, recolhe bastante influencia e segura o jogo até o momento certo de atacar, 
               lembrando, se atacar na hora errada vai ter graves problemas. (é muito importante pegar aquele mar que faz divisa com os 
               baratheon e segura-lo pois na hora certa será util dominar essas terras ali perto.
    Tyrrel: Começa o jogo juntando influência ao máximo, nesse momento evitando ataques desnecessários e tentando alianças com seus 
              vizinhos, assim que sair atualização das trilhas por ter muita influência ficara muito bem posicionado, e ai é só sair pro abate.

    1
  • Luciano
    15 mensagens MD
    avatar
    Luciano18/06/15 11:49
    Luciano » 18/06/15 11:49

    Rhedrun::No meu grupo foram 6 partidas até o momento:

    2 Partidas com 4 jogadores (jogamos com a house rule que fecha o sul completamente, tornando as áreas indisponíveis, exceto o mar):
    1 Vitórias Greyjoy
    1 Vitórias Lannister

    3 Partidas com 5 jogadores (Novamente, o castelo dos Martel, e se não me engano mais dois, fechados, além de algumas áreas sem castelos também não acessíveis):
    2 Vitórias Tyrel
    1 Vitórias Baratheon

    1 Partida com 6 jogadores:
    1 Vitórias Greyjoy

    As casas são desbalanceadas sim, e isso é a parte mais legal do jogo!! Isso faz com que, para ganhar, quem joga com uma casa fraca tem que fazer intrigas, políticas, pactos, negociações. Essa é a intenção desse jogo, essa é a beleza dele.

    Se você busca um jogo com raças equilibradas, e que não seja necessário negociações, pactos, relacionamentos políticos, A Game of Thrones não é o jogo que você quer. Não tente concertar o jogo, não critique ou busque explicações, simplesmente busque outro jogo.

    Mas se você quer experimentar o AGoT como o designer gostaria que você experimentasse, jogue com promessas, farsas, negocie os lances do trono, fiefdoms, corvo e da muralha, negocie posições no mapa, faça pactos de paz, ou mesmo alianças de ataque em conjunto. Essa eh a beleza de AGoT.

    Eu entendo quem não goste, e prefira jogos equilibrados. Se for esse o seu caso, tem muito jogo por ai com a característica de equilibrio melhor implementadas que talvez sejam boa opção pra você, mas infelizmente não com o tema do AGoT. E sinceramente, se o AGoT não fosse desbalanceado, e fosse um jogo perfeitamente equilibrado, sem a necessidade dessas negociações, pra mim teria falhado miseravelmente na implementação temática. Ainda bem que não foi o caso =)

    Eu gosto muito do jogo!!! Só que meu grupo é pequeno e dois já declararam que não jogam mais em função do equilíbrio exorbitante que, na opinião deles, existe e a qual não compartilho. As casas são assimétricas e você precisa avaliar a estratégia da casa e alinhar suas táticas conforme o desenrolar do jogo.

    1
  • paulougarcia
    14 mensagens MD
    avatar
    paulougarcia18/06/15 11:58
    paulougarcia » 18/06/15 11:58

    Luciano::
    Rhedrun::No meu grupo foram 6 partidas até o momento:

    2 Partidas com 4 jogadores (jogamos com a house rule que fecha o sul completamente, tornando as áreas indisponíveis, exceto o mar):
    1 Vitórias Greyjoy
    1 Vitórias Lannister

    3 Partidas com 5 jogadores (Novamente, o castelo dos Martel, e se não me engano mais dois, fechados, além de algumas áreas sem castelos também não acessíveis):
    2 Vitórias Tyrel
    1 Vitórias Baratheon

    1 Partida com 6 jogadores:
    1 Vitórias Greyjoy

    As casas são desbalanceadas sim, e isso é a parte mais legal do jogo!! Isso faz com que, para ganhar, quem joga com uma casa fraca tem que fazer intrigas, políticas, pactos, negociações. Essa é a intenção desse jogo, essa é a beleza dele.

    Se você busca um jogo com raças equilibradas, e que não seja necessário negociações, pactos, relacionamentos políticos, A Game of Thrones não é o jogo que você quer. Não tente concertar o jogo, não critique ou busque explicações, simplesmente busque outro jogo.

    Mas se você quer experimentar o AGoT como o designer gostaria que você experimentasse, jogue com promessas, farsas, negocie os lances do trono, fiefdoms, corvo e da muralha, negocie posições no mapa, faça pactos de paz, ou mesmo alianças de ataque em conjunto. Essa eh a beleza de AGoT.

    Eu entendo quem não goste, e prefira jogos equilibrados. Se for esse o seu caso, tem muito jogo por ai com a característica de equilibrio melhor implementadas que talvez sejam boa opção pra você, mas infelizmente não com o tema do AGoT. E sinceramente, se o AGoT não fosse desbalanceado, e fosse um jogo perfeitamente equilibrado, sem a necessidade dessas negociações, pra mim teria falhado miseravelmente na implementação temática. Ainda bem que não foi o caso =)

    Eu gosto muito do jogo!!! Só que meu grupo é pequeno e dois já declararam que não jogam mais em função do equilíbrio exorbitante que, na opinião deles, existe e a qual não compartilho. As casas são assimétricas e você precisa avaliar a estratégia da casa e alinhar suas táticas conforme o desenrolar do jogo.

    Sou do grupo do Luciano e tô pensando em comprar e dar um War de presente pra esses dois! Lá é tudo equilibrado e só muda a cor :D

    e concordo com o Rhedrun, a beleza desse jogo é poder exercitar seu maucaratismo por algumas horas...

    2
  • NoBsElec
    200 mensagens MD
    avatar
    NoBsElec18/06/15 12:05
    NoBsElec » 18/06/15 12:05

    paulougarcia::
    Luciano:::
    Rhedrun:::No meu grupo foram 6 partidas até o momento:

    2 Partidas com 4 jogadores (jogamos com a house rule que fecha o sul completamente, tornando as áreas indisponíveis, exceto o mar):
    1 Vitórias Greyjoy
    1 Vitórias Lannister

    3 Partidas com 5 jogadores (Novamente, o castelo dos Martel, e se não me engano mais dois, fechados, além de algumas áreas sem castelos também não acessíveis):
    2 Vitórias Tyrel
    1 Vitórias Baratheon

    1 Partida com 6 jogadores:
    1 Vitórias Greyjoy

    As casas são desbalanceadas sim, e isso é a parte mais legal do jogo!! Isso faz com que, para ganhar, quem joga com uma casa fraca tem que fazer intrigas, políticas, pactos, negociações. Essa é a intenção desse jogo, essa é a beleza dele.

    Se você busca um jogo com raças equilibradas, e que não seja necessário negociações, pactos, relacionamentos políticos, A Game of Thrones não é o jogo que você quer. Não tente concertar o jogo, não critique ou busque explicações, simplesmente busque outro jogo.

    Mas se você quer experimentar o AGoT como o designer gostaria que você experimentasse, jogue com promessas, farsas, negocie os lances do trono, fiefdoms, corvo e da muralha, negocie posições no mapa, faça pactos de paz, ou mesmo alianças de ataque em conjunto. Essa eh a beleza de AGoT.

    Eu entendo quem não goste, e prefira jogos equilibrados. Se for esse o seu caso, tem muito jogo por ai com a característica de equilibrio melhor implementadas que talvez sejam boa opção pra você, mas infelizmente não com o tema do AGoT. E sinceramente, se o AGoT não fosse desbalanceado, e fosse um jogo perfeitamente equilibrado, sem a necessidade dessas negociações, pra mim teria falhado miseravelmente na implementação temática. Ainda bem que não foi o caso =)


    Eu gosto muito do jogo!!! Só que meu grupo é pequeno e dois já declararam que não jogam mais em função do equilíbrio exorbitante que, na opinião deles, existe e a qual não compartilho. As casas são assimétricas e você precisa avaliar a estratégia da casa e alinhar suas táticas conforme o desenrolar do jogo.


    Sou do grupo do Luciano e tô pensando em comprar e dar um War de presente pra esses dois! Lá é tudo equilibrado e só muda a cor https://www.ludopedia.com.br/images/emoticons/grin.png

    e concordo com o Rhedrun, a beleza desse jogo é poder exercitar seu maucaratismo por algumas horas...


    Concordo plenamente, Tipo Got é um jogo que você tem que influenciar as pessoas pra ganhar, e tem que avaliar sempre a melhor forma de jogar com a sua casa, é muito diferente você jogar com os lannisters que ja saem pra porrada logo no começo do jogo, e jogar com os starks que só saem pra porrada la pelo 5 ou 6 turno (pelo menos da forma que jogo). é também não adianta pegar uma casa fazer tudo certo e ficar isolado do mundo, tem que influenciar as pessoas, tem que falar "olha o cara ali o te atacando, vais deixar assim" ou "ataca la que eu do suporte" (sqn hehe) ..... esse é o espirito do jogo.

    1
  • lgnossa
    16 mensagens MD
    avatar
    lgnossa18/06/15 12:46
    lgnossa » 18/06/15 12:46

    Jogaço, aqui em casa jogamos umas 6 vezes eu acredito, eu ganhei 3 delas, sendo duas vitórias com os Starks :), o segredo é saber jogar com a casa, a carta que devolve todas as cartas já jogadas fora é muito boa, tem de saber usá-la com sabedoria, ou seja, quando sabe q vai perder um combate, e também na hora de vencê-lo. A outra partida que venci foi com os Greyjoy, força inigualável pelo mar! :)

    Bom resumindo as partidas:

    Primeira partida - vitória Baratheon
    Segunda partida - vitória Lannister
    Terceira partida - vitória Greyjoy
    Quarta partida - vitória Tyrell
    Quinta partida - vitória Starks
    Sexta partida - vitória Starks

    Obs: Na minha opinião o jogo é balanceado, o jogo não se trata só em conflitos, mas sim estrategia na hora certa de atacar, e fazer alianças, tipo te dou isso, quero aquilo.. e por aí vai. Cada casa tem algo forte em relação as outras. Ex: encarar Greyjoy por mar, coitado do adversário! Encarar um Lannister no início de um jogo dá até pena do adversário. Pegar um Stark no meio do jogo, é bem complicado de vencê-lo, principalmente se o exercito adversário já passou por outros grandes combates...   Os Baratheons se não controlados no início ficam quase imbatíveis... Os tyrells também ainda mais se for se unir com os Martells...   Em suma, acho o que o jogo se equilibra pelo próprio jogador, se o cara for um jogador ruim, vai apanhar...  precisa ter carisma, ser estrategista, analisar os passos dos ¨aliados¨e adversários adiante..  jogaço, pra mim desequilíbrio é mimimi :)     

    3
  • Fahr
    1231 mensagens MD
    avatar
    Fahr18/06/15 14:45
    Fahr » 18/06/15 14:45

    Luciano::
    Rhedrun:::(...)

    Eu gosto muito do jogo!!! Só que meu grupo é pequeno e dois já declararam que não jogam mais em função do equilíbrio exorbitante que, na opinião deles, existe e a qual não compartilho. As casas são assimétricas e você precisa avaliar a estratégia da casa e alinhar suas táticas conforme o desenrolar do jogo.



    Deixe os dois jogadores que acham que algumas casas são muito mais fracas que outras, escolherem primeiro! Como o principal do jogo são as alianças (e traições), eles não estarão em vantagem alguma só por escolher esta ou aquela casa. E se perderem, vocês ainda podem perguntar porque eles não ganharam com as casas mais fortes...

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