Você está tentando entrar no castelo com suas mercadorias, mas tem um cara na porta interrogando todo mundo. Afinal de contas, as vezes aparecem algumas mercadorias que não devia estar na sacola né? Nééé??
O material de apoio para este jogo você encontra Clicando Aqui!!!
Comentários sobre pontos positivos e negativos você encontra no final do vídeo aí em cima, e agora segue alguns comentários sobre a minha experiência com este jogo.
E já digo que este se destacou por um combo de características.
Para começar, ele passa aquele ar de jogos com identidade secreta, já que você tem uma informação que você quer esconder, e no fim da rodada tem alguém querendo saber se pode ou não confiar em você.
Mas se você comparar com outros jogos sociais deste tipo, como Saboteur ou The Resistance, vai ver que aqui o foco nem é tanto o blefe, é mais a liberdade de expressão e a possibilidade de trocas (ou como gosto de chamar "A parte boa de Catan").
Você basicamente escolhe seu papel na partida ao decidir o que colocar dentro da bolsa. Se vai tentar passar despercebido, se vai tentar fazer o Xerife te acusar, ou se vai para fazer a festa mesmo e ver no que dá.
Se sua ideia estiver dando errado, a rodada não acabou, ainda tem opção de fazer um trato com o Xerife e se sair bem. Ou melhor ainda, você pode fazer um trato com o Xerife para se sair bem e fazer com que ele fique contra outra pessoa.
Não deu certo? Ok, o próximo turno começa com uma mão de cartas nova e você pode tentar novamente.
Sem contar que aqui você não é forçado ao blefe, pode literalmente chegar no Xerife dizendo que tem 3 contrabandos e se você passar ele fica com um. O jogador faz seu jogo, e o Xerife serve como um juiz. E acredite em mim, existem muitos juízes diferentes no mundo.
Para você entender o combo que estou falando, Sheriff of Nottingham é um jogo altamente social, com ar de identidades secretas, sem equipes, em que você escolhe seu papel, não é obrigado a blefar, que deixa você mudar de estratégia turno a turno, mas que no fim o que vale mesmo é a barganha (?).
Já é difícil achar um jogo com ar de identidades secretas sem equipes, Coup é o único que me veio a mente e que me passa essa impressão.
Então, sabe aquele jogo que tem seu lugar reservado porque não tem nada parecido? Então... Sheriff of Nottingham é esse tipo de jogo.
E é isso.
Se tu é de Curitiba e quer testar uma partida, bora para a Tábula Venatus!!
Opiniões e comentários sempre são bem vindos.