Eu escrevi o review, gente.
E sim, ele foi com certeza vinculado ao canal e a outros lugares porque amo o jogo.
Eu adoraria dizer que fui bem claro quanto ao que faz dele um épico - mas é verdade que preferi escrever com espirito e não tanto com argumentação.
Agora, ja que parece estar em contraponto:
- assumo o epico como uma experiencia de provação narrativa em que o mundo externo - por ser tal qual é ou pelos deuses que o poe em movimento - confronta a personagem com obstaculos que precisam continuamente, reitero: num arco narrativo, ser superados.
- esse jogo simples demonstrou isso nas mesas em que o joguei ou ensinei: jogadores de xadrez, de go, de hive ou de tragedy looper, reconheceram comigo que ele pega aquelas micro decisoes agonizantes que adoramos nos abstratos ou nas deducoes 1x1 e as concentra num crescendo.
- e o senso de epico veio pra gente desse contraste: uma narrativa silenciosa em que tudo comeca leve e solto, mas vai rodada a rodada criando seus percalços, suas alianças, suas traiçoes.
O review não foi pago - mas foi sim escrito por quem ama o jogo num alto nivel tatico. Muita gente vai te contar como eh um otimo family - eu quis contar como numa mesa de quem curte muito abstratos, jogos economicos e deducao ele se tornou um jogo de peso.