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  3. The Climbers
  4. BG Review: The Climbers – Um épico em 40 minutos

BG Review: The Climbers – Um épico em 40 minutos

The Climbers
  • avatar
    Wild Joker23/08/18 17:30
    avatar
    Wild Joker
    23/08/18 17:30
    1004 mensagens MD

    BOARD GAME REVIEW: The Climbers – Um épico em 40 minutos
    Por Renato Iazul

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/d3843_mg23u1.jpg

    Diante de Vocês há uma grande estrutura de blocos coloridos e ordenadamente empilhados. Seu objetivo é simples: subir até o nível mais alto possível. Chegar lá será mais desafiador do que vocês imaginam, e somente um alpinista conseguirá chegar ao topo. Quem de vocês será o vencedor?

    Para ajudar na sua escalada, você pode mover e girar os blocos. Escadas podem ser usadas para escalar grandes alturas. Seu Disco de Bloqueio evita que outros jogadores usem um bloco específico. Use suas ferramentas com sabedoria e no momento certo para realizar os melhores movimentos possíveis em sua aventura rumo ao topo!

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/01db9_mg23u1.png

    Não se deixe enganar pelas cores vibrantes e pelo jeitão de brinquedo de peças faltantes, The Climbers é um épico.
    É sabido que se reconhece um grande herói trágico pelas profecias que lhe dão em nascimento, coroando-lhe ao início humilde toda sorte de expectativas épicas. E nada resume melhor The Climbers, primeiro design de Holger Lanz, que a linha americana que o ressuscitou de um morno lançamento alemão, quase uma década antes.

    Nomeada em 2017 pela editora Capstone Games de ‘Simply Complex’ (Simplesmente Complexos), a linha da qual Climbers foi o primeiro lançamento profetizava “jogos de tabuleiro com atrativa presença de mesa, poucas regras e profunda jogabilidade em menos de uma hora de partida”.
    Profecia cumprida: The Climbers encontra lugar nas mesas de crianças competitivas e de jogadores experientes sem distingui-los nas regras, simples de se aprender mas difíceis de se dominar.



    Mecânicas
    – Colocação de Peças;
    – Tabuleiro Modular;
    – Movimento de Área;



    Presença de mesa.
    Desde o momento em que deixa sua justa e precisa caixa, The Climbers ergue-se na mesa como uma obra de arte interativa, demandando atenção não apenas dos até cinco jogadores, desafiados a escalar a estrutura em constante movimento, mas também de qualquer passante previsivelmente seduzido pelas ricas cores e pela sensação de robustez que as peças passam.



    http://boardgamessp.com.br/wp-content/uploads/2018/08/BGSP-1.jpg


    Poucas regras.
    Tais quais o minimalismo narrativo com que o tema se apresenta – cada jogador um metafórico escalador de uma estrutura semovente a qual deve continuamente subir sem, contudo, desrespeitar espaço alheio – são as próprias regras do jogo, por empréstimo, minimalistas.

    Não que sejam assim tão poucas, mas todas elas fruto de umas poucas diretrizes comuns: há que se subir – quanto puderes – há que se erguer caminhos – com qualquer bloco livre – há que se chegar – mais alto e antes que qualquer outro.


    Mas chegar Onde?
    Antes de saberem suas próprias cores, os jogadores montam ao redor de duas torres neutras, e de forma a evitar que qualquer cor prevaleça, uma estrutura de blocos coloridos adjacentes e sobrepostos entre si.



    http://boardgamessp.com.br/wp-content/uploads/2018/08/BGSP-4.jpg


    Munidos os Heróis.
    Turno a turno, cada jogador escala a estrutura de blocos, respeitados os limites que o próprio corpo e a trajetória os impõem: tendo todos o exato mesmo tamanho, só podem subir aos degraus que não lhes superem a própria altura; tendo cada qual uma cor diferente, só podem pisar nos blocos cuja face seja da própria cor ou do neutro branco.



    Apresentam-se os Obstáculos.
    Mas tal qual dispõe os jogadores de itens de uso único – podendo por duas vezes no jogo erguerem-se muito além do topo de suas cabeças, e por uma barrarem seus perseguidores; podem, a cada turno, mover um, e apenas um, dos blocos da estrutura, se livre de qualquer outra peça ou peão, para auxiliar na sua escalada ou retardar a de outros jogadores.



    http://boardgamessp.com.br/wp-content/uploads/2018/08/BGSP-7.jpg

    Entram os Aliados.
    E nessa dança contínua de escaladores que rumam ao topo, ao passo que constroem esse próprio topo a que buscam alcançar, surge, enfim, o verdadeiro The Climbers.
    Não o jogo bem humorado e risonho que se tira da caixa e que toma os primeiros 10 minutos da partida com seus blocos coloridos e sua aparente aleatoriedade e abundância; mas um segundo que, tomando de assalto ao primeiro com o sóbrio silêncio de uma mesa antes em gargalhada, carrega o título de épico.


    Profunda jogabilidade.
    Pouco a pouco, com os jogadores movendo os blocos de forma a ajudá-los a subir, a estrutura como um todo vai se tornando mais verticalizada, com cada vez mais blocos bloqueados por estarem empilhados uns sobre os outros. Isso vai mudando o tom do jogo que, antes uma festa de blocos disponíveis, começa a cobrar dos jogadores um uso econômico e estratégico dos poucos blocos livres.

    As risadas e brincadeiras começam a rarear, dando lugar a olhares atentos e apreensivos de quem precisa decidir exatamente como e quando consumir seus escassos recursos.
    Não sem razão. A má gestão dos blocos demanda seu preço: subir tarde demais te deixará isolado e sem ferramentas, mas subir cedo demais colocará os outros jogadores contra você; não impedir seus adversários dará a eles meios de te ultrapassar, mas blocos utilizados para bloqueá-los são oportunidades perdidas de consolidar sua própria posição e podem, em poucos turnos, salvar esses mesmos adversários da escassez generalizada.


    http://boardgamessp.com.br/wp-content/uploads/2018/08/BGSP-10.jpg
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/9037e_mg23u1.jpg

    Mas nem tudo são sombras. Se por um lado a segunda metade de The Climbers oferece amplas oportunidades de bloqueio num cenário de apreensiva escassez, é também nesse momento que surgem as mais orgânicas e curiosas alianças no jogo.
    Isso porque, para evitar o fim do jogo e com ele a vitória do jogador que se encontra mais alto nessa rodada, basta que um único peão suba um nível – fazendo com que pretendentes à vitória, em segundo ou terceiro lugar mas com esperanças de tornarem-se o primeiro, auxiliem os jogadores abaixo a subir.

    É cada jogador, portanto, constante rival daqueles logo acima ou abaixo e constante aliado daqueles mais distantemente acima ou abaixo; dando a tonalidade narrativa de traições e salvações que se revezam entre os jogadores numa mesma partida.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/74aa3_mg23u1.jpg


    E é essa tessitura de narrativas duais, em que os jogadores ora se ajudam e ora se atacam, sem muita segurança de que isso não lhes custará a vitória; em que uma mesa ora gargalha, ora silencia com os mesmos eventos; em que todos ora são crianças levianamente movendo blocos, ora são matemáticos em cálculos impossíveis de possibilidades; que faz de The Climbers um épico.

    Mas talvez você discorde de tudo isso. Talvez sua mesa nunca se ataque ou nunca se ajude, talvez você jogue com seus filhos rindo do começo ao fim ou talvez você ache o jogo só mais um abstrato sem qualquer senso de conquista. Ainda assim, tudo isso se dará em menos de uma hora.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/297a7_mg23u1.jpg

    Menos de uma hora de partida.
    E o mais épico talvez seja justamente isso: seja qual for sua experiência com o jogo, ele será rápido. Prolongado por jogadores que analisam cada jogada ou apressado por quem busca um aperitivo entre jogos, ele sempre vai te oferecer algo mais rápido do que você conseguiria em outros jogos de igual calibre tático.

    Tendo uma horinha e uma mesa de dispostos escaladores, não deixe de apreciá-lo.

    Dicas de degustação:
    1.
    Quanto mais jogadores, melhor.
    2. Busque uma mesa com espaço para os jogadores a circundarem.
    3. Combine antes que partida vocês vão jogar: super rápida sem muita análise ou duelo de mentes enxadristas.
    4. Fotos. Só elas vão poder recontar a glória que existe em chegar ao topo que você mesmo galgou.

    Ficha do jogo
    Jogadores: 2 a 5 jogadores
    Idade: +8 anos.
    Duração: 45 minutos.
    Tipo: Caixa Base
    Fabricante/Desenvolvedora: Mamute Jogos
    Idioma: Português.
    Preço médio: Dia 20/08 você irá saber!

    5
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    Comentários:

  • RMaia8
    2264 mensagens MD
    avatar
    RMaia823/08/18 17:53
    RMaia8 » 23/08/18 17:53

    Eu fui a um evento em que os caras estavam demonstrando esse jogo. Só de olhar pra ele minha resposta foi uma só pro convite dos caras: "nem pensar!". Não sei sobre a versão final, mas a que lá estava era feia, tosca, com cara de mal acabada... parecia um brinquedo de madeira daquelas feirinhas artesanais de praia.

    Definitivamente não é pra mim. Talvez a comparação não faça NENHUM sentido, mas prefiro jogar Santorini, Dragon Castle, Jenga... qualquer jogo de empilhar, mas com esse visual, tô fora. E na boa, ninguém que estava jogando parecia se divertir muuuuuito não.

    Nota 6.9 no BGG, 1.9 de complexidade, tudo que eu descrevi acima... tudo parece antagônico a "um épico", na minha opinião.   :'(

    2
  • Wild Joker
    1004 mensagens MD
    avatar
    Wild Joker23/08/18 18:21
    Wild Joker » 23/08/18 18:21

    RMaia8::Eu fui a um evento em que os caras estavam demonstrando esse jogo. Só de olhar pra ele minha resposta foi uma só pro convite dos caras: "nem pensar!". Não sei sobre a versão final, mas a que lá estava era feia, tosca, com cara de mal acabada... parecia um brinquedo de madeira daquelas feirinhas artesanais de praia.

    Definitivamente não é pra mim. Talvez a comparação não faça NENHUM sentido, mas prefiro jogar Santorini, Dragon Castle, Jenga... qualquer jogo de empilhar, mas com esse visual, tô fora. E na boa, ninguém que estava jogando parecia se divertir muuuuuito não.

    Nota 6.9 no BGG, 1.9 de complexidade, tudo que eu descrevi acima... tudo parece antagônico a "um épico", na minha opinião.   :'(


    Nossa, que coisa... Por aqui o jogo é unanimidade, extremamente bem aceito e muito divertido.
    A qualidade e excelente, muito bem acabado e com peças muito bonitas.

    Nem parece que é o mesmo jogo. Será?

    2
  • RMaia8
    2264 mensagens MD
    avatar
    RMaia823/08/18 20:21
    RMaia8 » 23/08/18 20:21

    Wild Joker::
    RMaia8::Eu fui a um evento em que os caras estavam demonstrando esse jogo. Só de olhar pra ele minha resposta foi uma só pro convite dos caras: "nem pensar!". Não sei sobre a versão final, mas a que lá estava era feia, tosca, com cara de mal acabada... parecia um brinquedo de madeira daquelas feirinhas artesanais de praia.

    Definitivamente não é pra mim. Talvez a comparação não faça NENHUM sentido, mas prefiro jogar Santorini, Dragon Castle, Jenga... qualquer jogo de empilhar, mas com esse visual, tô fora. E na boa, ninguém que estava jogando parecia se divertir muuuuuito não.

    Nota 6.9 no BGG, 1.9 de complexidade, tudo que eu descrevi acima... tudo parece antagônico a "um épico", na minha opinião.   :'(


    Nossa, que coisa... Por aqui o jogo é unanimidade, extremamente bem aceito e muito divertido.
    A qualidade e excelente, muito bem acabado e com peças muito bonitas.

    Nem parece que é o mesmo jogo. Será?

    E tem como confundir com essas cores tão marcantes?
    As fotos do seu post são da cópia que vc comenta ser "muito bem acabada"?
    Cara, gosto é gosto, muito pessoal... de repente a sua turma curte jogos super leves, mas mesmo considerando isso eu não chamaria JAMAIS de épico.
    Anyway, parabéns pelo post, muito informativo. Só tem que ficar claro que esse não é um "gamer's game", e sim um family-super-light-game.

    0
  • Wild Joker
    1004 mensagens MD
    avatar
    Wild Joker23/08/18 21:28
    Wild Joker » 23/08/18 21:28

    Sim, essa é uma cópia já desgastada pelo tempo e que mostra sinais de que foi muito bem aproveitada.

    Somos o maior evento mensal de jogos de tabuleiro do Brasil, reunimos em média 250-300 pessoas tendo nosso recorde batido no mês passado com quase 400 pessoas.
    Por ele passam muitos gamers, famílias, crianças e curiosos e quando eu digo que a grande maioria curtiu, não estou dando opinião, estou apresentando fatos comprovados durante o evento.

    E é claro que gosto é gosto e obviamente muitos não são iguais e é justamente isso, essa diversidade que faz do nosso (pelo menos o meu) hobbie, muito rico, abrangente e acolhedor.

    O Review foi escrito por um gamer de primeira, e dono dessa "cópia desgastada" bem respeitado por aqui, experiente e apaixonado pelo hobbie.
    E perceba, é um Review, cujo intuito é falar sobre o jogo colocando sua impressão pessoal.

    Se pra ele é um jogo épico, quem sou eu pra questionar?

    3
  • pablogbo
    753 mensagens MD
    avatar
    pablogbo24/08/18 02:15
    pablogbo » 24/08/18 02:15

    Calma abiguinho, vc e sua opinião está contemplada no post:

    "Mas talvez você discorde de tudo isso. Talvez sua mesa nunca se ataque ou nunca se ajude, talvez você jogue com seus filhos rindo do começo ao fim ou talvez você ache o jogo só mais um abstrato sem qualquer senso de conquista. Ainda assim, tudo isso se dará em menos de uma hora".

    1
  • Wild Joker
    1004 mensagens MD
    avatar
    Wild Joker24/08/18 02:46
    Wild Joker » 24/08/18 02:46


    pablogbo::Calma abiguinho, vc e sua opinião está contemplada no post:

    "Mas talvez você discorde de tudo isso. Talvez sua mesa nunca se ataque ou nunca se ajude, talvez você jogue com seus filhos rindo do começo ao fim ou talvez você ache o jogo só mais um abstrato sem qualquer senso de conquista. Ainda assim, tudo isso se dará em menos de uma hora".

    ;)

    0
  • E2EK1EL
    2393 mensagens MD
    avatar
    E2EK1EL24/08/18 09:15
    E2EK1EL » 24/08/18 09:15

    Eu estava achando que era um jogo novo.

    O jogo é de 2008, 10 anos... tá bem mal rankeado no BGG.

    Acho que vou ficar na segunda opção: "só mais um abstrato sem qualquer senso de conquista."


    Parabéns pelo review, foi bem esclarecedor, para os dois lados.

    2
  • edeodato
    1301 mensagens MD
    avatar
    edeodato24/08/18 09:36
    edeodato » 24/08/18 09:36

    Bem, vou tentar ver o review da seguinte forma: quem escreveu realmente adora esse jogo. Não vejo problema no jogo favorito dele ser esse, ou Munchkin, ou qualquer outro que eu julgo ruim.

    Mas, estranha o fato de um canal que pouco produz sobre reviews falar tão epicamente do jogo de um dos seus patrocinadores (sim, só ver no post seguinte). E por isso entendo a peteca levantada pelo pessoal.

    Tenho cada vez mais policiado os reviews aqui da Ludo e não me importado com eles na escolha de qualquer jogo pelo simples motivo de serem sempre, e repito sempre, reviews super positivos. Esse hobby é maravilhoso e não produz jogos ruins lançados no Brasil nunca.

    Acho que não dá pra criticar a opinião de quem escreveu, mas, poderia apenas ter dito com mais firmeza que o jogo é bastante simples e bastante criticado lá fora (coisas que já foram colocadas no texto mas como se fossem culpa de quem joga).

    Eu não me importo com quem adora Munchkin, mas você não consegue dizer que é um jogo complexo, ou que alguns vão achar apenas um jogo de cartas de sacanear a mesa.

    No mais, fico feliz com mais um lançamento no Brasil, mesmo não sendo nem de perto o jogo que eu gostaria da Capstone Games.

    Abraços

    4
  • RMaia8
    2264 mensagens MD
    avatar
    RMaia824/08/18 09:48
    RMaia8 » 24/08/18 09:48

    Wild Joker::Sim, essa é uma cópia já desgastada pelo tempo e que mostra sinais de que foi muito bem aproveitada.

    Somos o maior evento mensal de jogos de tabuleiro do Brasil, reunimos em média 250-300 pessoas tendo nosso recorde batido no mês passado com quase 400 pessoas.
    Por ele passam muitos gamers, famílias, crianças e curiosos e quando eu digo que a grande maioria curtiu, não estou dando opinião, estou apresentando fatos comprovados durante o evento.

    E é claro que gosto é gosto e obviamente muitos não são iguais e é justamente isso, essa diversidade que faz do nosso (pelo menos o meu) hobbie, muito rico, abrangente e acolhedor.

    O Review foi escrito por um gamer de primeira, e dono dessa "cópia desgastada" bem respeitado por aqui, experiente e apaixonado pelo hobbie.
    E perceba, é um Review, cujo intuito é falar sobre o jogo colocando sua impressão pessoal.

    Se pra ele é um jogo épico, quem sou eu pra questionar?

    Vou respeitosamente discordar de vc (de novo): não tem experiência no mundo que torne alguém "inquestionável".
    Talvez o jogo seja super divertido mesmo, mas é "jogo de evento", casual, pra quem tá passando achar "bonitinho", sentar e sair jogando. Pode ser filler, ou family, ou party game. Minha principal discordância é: não consigo acreditar que um "gamer de primeira, muito experiente..." chame esse jogo de épico. Talvez seja questão de pura semântica, talvez seja pra dar aquela força pro lançamento do jogo por aqui, mas "épico"?!?!?! Por favor!
    Como bem disse o @norDicoBR, épico é Gloomhaven, é Through the Ages, é Twilight Imperium... não pela duração, mas pela complexidade, profundidade em camadas, etc.
    Veja o que a wikipedia diz sobre o conceito de épico, e que parece fazer bastante sentido na minha opinião... e veja se vc - não o seu amigo super experiente - acha que esse jogo realmente é um épico...
    "...  onde a história se centra em personagens heroicos, e a ação tem lugar em grande escala, tal como na poesia épica. Os épicos neste sentido são representações majestosas capazes de capturar lutas espantosas, tais como histórias de guerra, aventuras, e outros esforços de grande envergadura ao longo de extensos períodos de tempo."


    Questione sempre.   ;)

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