Agora é hora de descobrir o quanto você está disposto a dar para conseguir a atenção de seu deus.
Em Cyclades você vai encontrar uma das melhores implementações da mecânica de leilão, mais todo o aparato do controle de área.
E o tradicional material de apoio você encontra Clicando Aqui!!!
E certo. Comentários sobre se você vai gostar ou não do jogo estão no fim do vídeo aí em cima.
Daqui para frente vou aproveitar para comentar outro ponto que merece destaque e que não cabe no vídeo: A forma como esse jogo trata sua iconografia. A questão é que, se você jogou uma vez, você consegue praticamente ler as regras nos componentes do jogo.
Isso faz tudo ficar mais fluído, mais fácil de explicar, e os jogadores tem menos dúvidas durante a partida. É o tipo de coisa que faz um jogo se destacar, e considero Cyclades um dos melhores exemplos disso.
Primeiro, Cyclades é um jogo independente de idioma (não que todo jogo precise ser), e como todo jogo que segue esse caminho, tudo parte de ícones e referências ilustradas. Basicamente se não tem como colocar a imagem do marcador em questão impressa, você tem uma imagem simplificada do elemento.
Em cima disso, o jogo começa a unir os ícones para expressar ações mais complexas. Por exemplo, na ação de Ares, você pode pagar uma moeda para levar unidades de uma ilha para outra desde que tenha barcos ligando estas duas ilhas. Nada complexo, nada de textos.
Até aí ok, vários jogos trabalham com iconografia. A coisa começa a ficar divertida quando esses ícones não explicam apenas a ação, mas começam a mostrar todo o fluxo de ações. Então quando você tem interesse em um elemento em particular fica fácil de se localizar. Por exemplo, "quero construir uma cidade estado!!!"
Opção 1: Você olha o marcador de cidade estado, e vê que ele tem as 4 construções pequenas desenhadas. Logo ela é formada por 4 construções pequenas. Daí encontra elas com seu custo no tabuleiro dos deuses. Fica fácil imaginar que juntando as 4 você consegue uma cidade estado, e já tem o custo delas.
Opção 2: Você vê o símbolo na carta de sacerdote. E lá diz que quatro sacerdotes são iguais a uma cidade estado. Legal, onde consigo um sacerdote? Com Athena, e em seguida ainda diz que posso ter mais um pelo custo de 4 moedas. Pela falta de moedas no primeiro ícone alí dá para imaginar que o primeiro sacerdote é gratuito né?
Opção 3: Achei o símbolo no mapa. Essa é mais fácil, se está no mapa consigo controlar usando tropas, tropas consigo com Ares. Mas não tenho como chegar lá sem barcos, e barcos consigo com Poseidon.
Repare que na linha de raciocínio destes exemplos a gente faz o caminho contrario da ação, parte do resultado que você quer e vai voltando até chegar nas ações que você precisa tomar para chegar neste resultado. Parece contraprodutivo mas é assim que aprendemos os jogos, precisamos de um objetivo antes de começar a construir. Se o gráfico der suporte, colocando as informações no lugar certo, o tempo que os jogadores levam para dominar o jogo, e realmente começarem a se divertir, é reduzido.
Olha um exemplo de como isso é intencional no Cyclades, a carta de Sacerdote deixa você pagar uma moeda a menos em qualquer oferenda. Você tem um ícone para isso na carta, o que é o suficiente para o jogo caminhar. Mas você também encontra o ícone de sacerdote ao lado da área de oferenda, isso possibilita fazer esse caminho inverso. Basicamente se você quer seguir uma estratégia sem gastar muitas moedas na oferenda, o jogo te lembra que é possível usar sacerdotes no lugar.
E olha eu aqui falando novamente sobre pequenos detalhes sem importância. Sem importância naaadaaa!!! Se todos os jogos trabalhassem bem esse tipo de coisa não seria necessário materiais de apoio, no máximo o setup e um resumo do fluxo da partida. É certo que vocês já ouviram um "eu não sei o que faço, quais as ações mesmo?". Basicamente esse tipo de comentário aparece quando o objetivo não está claro, e os caminhos que levam a ele não estão à mostra.
Com Cyclades eu ainda não ouvi esse tipo de comentário.
Tá, se esse tipo de texto abrir a visão de pelo menos um, acho que estou no caminho certo. O hobbie tem muito a crescer, e ainda acho que a maior parte desse crescimento vem dos "explicadores de jogos". Afinal todo grupo precisa de um para começar né. Se você já explicou Ticket to Ride pra sua mãe e tia num domingo a noite, parabéns, o assunto é com você. Entender as ferramentas que cada jogo dispõe para facilitar esse processo de aprendizagem é um passo para fazer a mesa ficar mais receptiva à toda a novidade que os jogos de tabuleiro moderno trazem. Na real isso vai bem além dos jogos de tabuleiro...
E chega. O que quero são textos pequenos para cada jogo do canal, mas a coisa sai do controle fácil rss.
Então, se curtiu a ideia do jogo e resolveu que está com vontade de testar >>>> Tábula Venatus.
Comentários e sugestões para melhorar esse trabalho todo aí de cima são sempre bem vindos...
Jcn77::
Em cima disso, o jogo começa a unir os ícones para expressar ações mais complexas. Por exemplo, na ação de Hades, você pode pagar uma moeda para levar unidades de uma ilha para outra desde que tenha barcos ligando estas duas ilhas. Nada complexo, nada de textos.
...
Opção 3: Achei o símbolo no mapa. Essa é mais fácil, se está no mapa consigo controlar usando tropas, tropas consigo com Hades. Mas não tenho como chegar lá sem barcos, e barcos consigo com Poseidon.
Muito bom! Só tenho uma pequena observação quanto ao texto: Em vez de Ares você escreveu Hades. Um mero detalhe que não interfere em nada na qualidade do texto em si.
Simao::Muito bom! Só tenho uma pequena observação quanto ao texto: Em vez de Ares você escreveu Hades. Um mero detalhe que não interfere em nada na qualidade do texto em si.
Oooopa... deus errado.
Acertei no texto, obrigado o/.