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  2. Ajuda Ludopedia
  3. Histórico de preços

Histórico de preços

  • cchen
    62 mensagens MD
    avatar
    cchen19/05/15 19:45
    cchen » 19/05/15 19:45

    não acho que isso iria "impor" um preço mas caso aconteça eu imagino que:

    - usuários que não acompanham os preços vão achar que o jogo está mais caro que o histórico e não vão comprar;
    - mas usuários que conhecem os preços vão comprar (se o jogo não estiver uma facada, claro);
    - os jogos que os usuários experientes compraram vão parar no histórico;
    - e assim segue até o preço se fazer sozinho. Oferta e procura.

    o histórico vai seguir a inflação, dolar, raridade do jogo e etc.
    por isso uma data de quando ele foi vendido é importante, pra saber em que momento ele foi vendido.

    0
  • andresg07
    2396 mensagens MD
    avatar
    andresg0719/05/15 19:58
    andresg07 » 19/05/15 19:58

    Acho que não tem muita utilidade, pois quem vai comprar não necessariamente vai se basear em um histórico para comprar um bem que ele deseja ter agora. Vai se basear no fato de estar disposto a pagar o valor ou não. Ou você deixaria de comprar um jogo por conta do histórico de preço? Saber que o jogo custava 10 e agora está 100 na prática não muda nada (na minha opinião claro :))

    0
  • Vizitriz
    11 mensagens MD
    avatar
    Vizitriz19/05/15 20:24
    Vizitriz » 19/05/15 20:24

    Acho uma ideia bem interessante. Acho que ninguém jamais deveria se opor ao "excesso"de informação.
    Não acredito que um gráfico desse restringiria o preço do vendedor e tão pouco impediria que os compradores viciados dessem lances "absurdos". Se tem dos querendo e só um vendendo o céu é o limite. O valor médio seria ainda regido por oferta e procurar mesmo. Eu gostaria bastante de toda forma de poder ver rapidamente uma estimativa de preço de jogos assim que clicasse neles no catálogo.

    Imagino que também não seria muito difícil implementar isso. Bom, meu voto é 100% a favor e não acho que mudará quase nada na mecânica das vendas.

    1
  • Fahr
    1231 mensagens MD
    avatar
    Fahr20/05/15 02:41
    Fahr » 20/05/15 02:41

    andresg07:: Acho que não tem muita utilidade, pois quem vai comprar não necessariamente vai se basear em um histórico para comprar um bem que ele deseja ter agora. Vai se basear no fato de estar disposto a pagar o valor ou não. Ou você deixaria de comprar um jogo por conta do histórico de preço? Saber que o jogo custava 10 e agora está 100 na prática não muda nada (na minha opinião claro https://www.ludopedia.com.br/images/emoticons/smile.png)

    A questão é que o jogo pode ter sido vendido mês passado por 10 e esse ser um preço razoável pra ele, um preço bom onde o vendedor já sai com lucro legal, pode ter outros vendedores vendendo a 10 (ou 15 ou 20) ainda no facebook, no mercado livre, em suas lojas virtuais, por email, etc... Talvez para algumas pessoas, ver este jogo por 100, fará elas procurarem melhor antes de pagar os 100.

    Eu acho totalmente válida; a questão que dizem de oferta e procura e que cada um coloca o valor que quiser no que vai vender, vão continuar a mesmíssima coisa, o que iria alterar, ou melhor dizendo, somar, é que quem vai comprar e vender podem, se quiserem, usar esses dados de alguma forma pra ponderar um preço bom para comprar ou vender =)

    1
  • andresg07
    2396 mensagens MD
    avatar
    andresg0720/05/15 09:34
    andresg07 » 20/05/15 09:34

    Entendo Fahr, mas o ponto onde quero chegar é, justifica todo esse trabalho do histórico de preço sendo que talvez nem seja um critério relevante para a maioria dos usuários?

    Precisa ver se isso fará diferença efetiva para a grande maioria das pessoas, caso contrário, talvez não justifique o trabalho.

    No meu caso, o histórico de preço não faria muita diferença porque não seria isso que me impediria de comprar um jogo que eu quero, o que me impediria por exemplo é o preço estar fora do que estou disposto a pagar ou até mesmo condições como o jogo não estar mais disponível, data de reprint, etc.

    Talvez uma enquete ajude a definir se essa ação seria relevante para a galera ou não.

    0
  • Aronnax
    198 mensagens MD
    avatar
    Aronnax20/05/15 17:10
    Aronnax » 20/05/15 17:10

    Vizitriz::Acho uma ideia bem interessante. Acho que ninguém jamais deveria se opor ao "excesso"de informação.
    Não acredito que um gráfico desse restringiria o preço do vendedor e tão pouco impediria que os compradores viciados dessem lances "absurdos". Se tem dos querendo e só um vendendo o céu é o limite. O valor médio seria ainda regido por oferta e procurar mesmo. Eu gostaria bastante de toda forma de poder ver rapidamente uma estimativa de preço de jogos assim que clicasse neles no catálogo.

    Imagino que também não seria muito difícil implementar isso. Bom, meu voto é 100% a favor e não acho que mudará quase nada na mecânica das vendas.


    Meu pensamento é o opost do seu Viztriz. Informação em excesso causa danos sim.
    Informação pode ser sinal, ou pode ser ruído. Criar um histórico de preços da Ludopedia, traria muito mais RUÍDO do que SINAL.
    Explico:
    Não existe, para a maioria dos jogos, dados suficientes para criar um histórico robusto que sirva de retrato do valor real de um jogo.

    Para criar um histórico decente creio que pelo menos os seguintes filtros e fatores deveriam ser levados em conta para:
    >>Localização do vendedor. Vendedores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, comumente conseguem preços menores, pois o comprador terá que pagar um frete maior. Alguns compradores também só optam por comprar jogos que possam pegar em mãos.
    >> Frete incluso ou não. Embora a maioria das vendas seja com frete a parte por conta do comprador, isso nem sempre é verdade.
    >> Estado do jogo. Lacrados, novos mas nunca usados, jogados apenas 1 ou 2 vezes, usados, ou avariados, tem preços diferentes.
    >>Leilão ou venda direta. Preços de leilão são muito mais voláteis. Vemos por aí uns sprints durante os ultimos minutos do leilão de jogos muito desejados.
    >> Dolár. O dolár subiu mais de 30% de um ano pra cá.
    >> Itens extras e mimos. Contém inserts personalizados, sleeves, substituição de pecas?
    >> Nome do jogo corresponde ao anúncio. Está cheio de anúncios de Zombicide Rue Morgue por 100 reais. Agora é realmente o jogo base??? Não, não é, e o filtro deveria pegar isso para não desviar para baixo o preço médio.
    >> Out of Stock. Vide zumbicide e afins, com os preços nas alturas.

    Então, sem levar pelos menos esses fatores em conta, não poderia ser criada uma curva de preços, tal como temos no Buscapé ou Bondfaro, pois levariam a conclusões equivocadas, puramente por falta de dados suficientes para compor uma curva de preços de com dados suficientes e filtráveis segundo os critérios acima e outros mais.

    Lembrando, conforme já dito acima, na página do jogo, tem o preço que os jogos disponíveis à venda no momento estão sendo comercializados. Eu particularmente, costumo dar uma garimpada nos leilões antigos e procurar os títulos que eu quero para saber o valor negociado no passado levando em conta todos os fatores acima que mencionei. Dá uma trabalho, mas desse modo, eu crio SINAL, e não RUÍDO para me basear num preço.

    0
  • Vizitriz
    11 mensagens MD
    avatar
    Vizitriz20/05/15 19:09
    Vizitriz » 20/05/15 19:09

    Não entendo porque tanta reação contrária. Caso a implementação seja árdua, o que duvido bastante, há de se ver se a aplicação do esforço vale a pena, mas a ideia é boa, viável ou não. Um histograma simples de preço é algo que até um usuário com tempo e paciência poderia facilmente elaborar em um excel.

    A questão de sinal e ruído, não concordei muito não. Fazer uma análise elaborada com todos os critérios expostos no post do Aronnax me parece mais como ruído (específica demais para ter valor estatístico e inclui ainda mais critérios subjetivos) do que um levantamento simples. Se as pessoas vão fazer barulho em cima da informação, são outros quinhentos. Se quiserem interpretar uma referência como preço tabelado, o problema é de cada um e as consequência recaem sobre eles mesmos, tudo de acordo com seu bom senso.

    Continuo achando que é uma ótima ideia, mesmo que não acredite que vá alterar a mecânica das vendas. Só de gerar uma estimativa, ainda que grosseira, me ajudaria bastante. Isso não exclui todo o estudo detalhado que o Aronnax defende, apenas te dá um ponta pé de inicial.

    4
  • Fahr
    1231 mensagens MD
    avatar
    Fahr21/05/15 06:04
    Fahr » 21/05/15 06:04

    Acho que não precisa complicar, seria uma coisa simples mesmo, simplesmente mostrar o valor dos que já foram vendidos... É um detalhe a mais só, usaria quem quisesse... Ninguém está querendo fazer algo que tente mostrar o valor que o jogo deveria ser vendido =)

    0
  • rtrind
    82 mensagens MD
    avatar
    rtrind21/05/15 14:52
    rtrind » 21/05/15 14:52

    Exemplo atual: Quero comprar um 7 wonders. Acabei de receber um aviso da ludopédia a respeito de um. Entrei pra ver e o preço é de 240 reais, já está vendido. Esse tem sleeves e mais nada. Sem dados extras, não tenho como saber:

    1) O jogo está ficando raro e este preço é comum;
    2) Este negócio foi fechado por outros métodos e o uso da ludopédia foi apenas para "oficializar" o negócio;
    3) Anomalia estatística

    Que mal um histórico básico de preços me traz? Porque eu preciso ir na internet, pesquisar em 3/4 lojas brazucas o preço médio do produto se posso chegar a uma conclusão relativamente rápida olhando o fechamento do mesmo jogo a algum tempo atrás?

    As vezes isso até beneficia o comprador. Vc vê uma curva de preços crescente e entende que o jogo está ficando mais raro e por isso, resolve comprar acima do preço de mercado antes que "seja tarde demais". Dados são dados. E pra mim todo dado pode ser lapidado em informação útil...

    Se a implementação for complicada pra algo de pouco benefício, são outros 500. E se efetivamente menos negócios forem fechados e o recurso estiver prejudicando negociações (o que acho improvável), retira-se a funcionalidade e pronto.

    []'s

    3
  • guilhermezardo0
    210 mensagens MD
    avatar
    guilhermezardo025/03/17 19:14
    guilhermezardo0 » 25/03/17 19:14

    Ressuscitando o tópico!

    Eu vejo a funcionalidade como uma vantagem tanto para o comprador quanto para o vendedor. Explico.

    Para o comprador é óbvio, é uma ferramenta que vai possibilidade a ele escapar de preços abusivos, quando ele não encontra uma comparação.

    Para o vendedor, a principal vantagem é  ter uma ferramente para saber quanto "pedir" por um jogo quando não se sabe por quanto estes jogos estão sendo vendidos no mercado nacional (jogos raros, OOP, ou jogos sem versão nacional e com pouca disponibilidade aqui na Pindorama). Isso acontece com frequência quando o vendedor vai anunciar um jogo e não há nenhum anúncio do jogo na Ludopédia e em lojas nacionais, sendo que, no caso, a única referência é, como sempre, o preço em dólar e possível frete e tributação na importação.

    0
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