Vizitriz::Acho uma ideia bem interessante. Acho que ninguém jamais deveria se opor ao "excesso"de informação.
Não acredito que um gráfico desse restringiria o preço do vendedor e tão pouco impediria que os compradores viciados dessem lances "absurdos". Se tem dos querendo e só um vendendo o céu é o limite. O valor médio seria ainda regido por oferta e procurar mesmo. Eu gostaria bastante de toda forma de poder ver rapidamente uma estimativa de preço de jogos assim que clicasse neles no catálogo.
Imagino que também não seria muito difícil implementar isso. Bom, meu voto é 100% a favor e não acho que mudará quase nada na mecânica das vendas.
Meu pensamento é o opost do seu Viztriz. Informação em excesso causa danos sim.
Informação pode ser sinal, ou pode ser ruído. Criar um histórico de preços da Ludopedia, traria muito mais RUÍDO do que SINAL.
Explico:
Não existe, para a maioria dos jogos, dados suficientes para criar um histórico robusto que sirva de retrato do valor real de um jogo.
Para criar um histórico decente creio que pelo menos os seguintes filtros e fatores deveriam ser levados em conta para:
>>Localização do vendedor. Vendedores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, comumente conseguem preços menores, pois o comprador terá que pagar um frete maior. Alguns compradores também só optam por comprar jogos que possam pegar em mãos.
>> Frete incluso ou não. Embora a maioria das vendas seja com frete a parte por conta do comprador, isso nem sempre é verdade.
>> Estado do jogo. Lacrados, novos mas nunca usados, jogados apenas 1 ou 2 vezes, usados, ou avariados, tem preços diferentes.
>>Leilão ou venda direta. Preços de leilão são muito mais voláteis. Vemos por aí uns sprints durante os ultimos minutos do leilão de jogos muito desejados.
>> Dolár. O dolár subiu mais de 30% de um ano pra cá.
>> Itens extras e mimos. Contém inserts personalizados, sleeves, substituição de pecas?
>> Nome do jogo corresponde ao anúncio. Está cheio de anúncios de Zombicide Rue Morgue por 100 reais. Agora é realmente o jogo base??? Não, não é, e o filtro deveria pegar isso para não desviar para baixo o preço médio.
>> Out of Stock. Vide zumbicide e afins, com os preços nas alturas.
Então, sem levar pelos menos esses fatores em conta, não poderia ser criada uma curva de preços, tal como temos no Buscapé ou Bondfaro, pois levariam a conclusões equivocadas, puramente por falta de dados suficientes para compor uma curva de preços de com dados suficientes e filtráveis segundo os critérios acima e outros mais.
Lembrando, conforme já dito acima, na página do jogo, tem o preço que os jogos disponíveis à venda no
momento estão sendo comercializados. Eu particularmente, costumo dar uma garimpada nos leilões antigos e procurar os títulos que eu quero para saber o valor negociado no passado levando em conta todos os fatores acima que mencionei. Dá uma trabalho, mas desse modo, eu crio SINAL, e não RUÍDO para me basear num preço.