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  4. Lisboa - O melhor jogo que ficou esquecido em 2017

Lisboa - O melhor jogo que ficou esquecido em 2017

Lisboa
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    Lpporto01/02/18 09:00
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    Lpporto
    01/02/18 09:00
    889 mensagens MD

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/9f761_t39pst.png

    Final do ano, todo canal, escrito, áudio ou visual faz sua lista de retrospectiva. Melhores e piores jogos, melhores editoras, melhor jogo de designer nacional, etc. Mas por um azar, em 2017, um dos melhores jogos do ano foi lançado aos 49 do segundo tempo, na última semana de dezembro, quando todo canal já tinha feito sua lista.

    E Lisboa já chegou causando, embora não por um bom motivo. Nos primeiros dias do lançamento, tudo que se falava era dos erros de produção. Quem entrou no kickstarter do jogo e já estava frustrado com o atraso, se frustou mais ao saber que as cartas não teriam acabamento em linho nem a 3ª camada do playerboard. E não parou por aí. Inúmeras cópias foram entregue com tokens/playboards descolando, variações em tonalidades das cartas, erro no corte entre outros. E por mais que a Mandala tenha feito, a princípio, uma reposição rápida, muita gente ficou chateado com razão.

    Mas eu não fui um desses. Nem apoiei o projeto no Kickstarter. Até tinha achado interessante na época, mas Vital Lacerda nunca foi dos meus autores favoritos. Curto os jogos dele mas não chegam a me empolgar. No final, eu acho que eles tem uma complexidade que é maior do que necessária para que eu curta o jogo ao máximo. É como se eu quisesse que seus jogos sofressem uma revisão final para editar e reduzir coisas que estão lá em excesso. Mas isso faz parte do meu gosto pessoal, não de um problema do autor. EU, prefiro aqueles onde as regras e mecânicas são simples e a estratégia complicada e no caso do Vital, tudo é complicado. 

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/6c3b4_t39pst.jpg

    Erros de Impressão e variação de cores não foram poucos

    Mas aí jogo chegou e eu achei ele lindo. Me apaixonei pela arte dele. Mesmo com as ausências de alguns acabamentos, eu achei que era uma produção que valia o preço. E olha que como europlayer, em geral, não usando feijãozinho para marcar algo eu já estou satisfeito. O tema também me interessou. Como eu morei em Portugal, vi com meus olhos a Lisboa reconstruída, havia uma relação sentimental com o jogo. E tudo que eu pensava era em como me convencer que eu queria um jogo de um autor que eu nem curtia tanto. E nessas horas, se não tem justificativa a gente inventa, não é mesmo? Então comprei! E passei a rezar para Padim Pe. Cícero pra que o jogo fosse bom! E ele me atendeu. Lisboa é que ele é espetacular! 

    Um dos motivos pelo qual eu curto jogos com mecânicas e escolhas simples é que eu consigo visualizar toda a estratégia na minha mente de forma linear desde o início. E isso me permite tomar as decisões táticas de forma confortável. Ainda que eu tenha muitas opções, eu consigo traçar um caminho que será competitivo no jogo. Em um jogo com variáveis em excesso, me deixa cansado e sem paciência para analisar todas. No final eu opto por ignorar alguns elementos e focar no restante. E aqui Lisboa já começou a me ganhar. 

    Usando o Gallerist como exemplo, outro jogo Vital lançado no Brasil, toda aquela escolha do dos tiles de pontuação do lado direito do tabuleiro, foram completamente ignoradas por mim nos primeiros jogos. Eu cheguei a me esquecer delas na metade da primeira partida. Só quando alguém ativou aquele espaço pela 1a vez que eu me lembrei que ele existia, e até pedi para me relembrarem para que servia. Já Lisboa, pro nível do Vital Lacerda, é um jogo extremamente direto na sua proposta. São cerca de 10 ações como variáveis. O restante é trabalhar timing e ordem em fazê-las. Por isso, embora não dê pra dizer que ele tenha regras elegantes, Lisboa é tão elegante quanto um jogo de Vital Lacerda consegue ser.

    E apesar de ser mais simples e direto na mecânica, Lisboa não é, nem de longe, um jogo simples de se dominar. Isso me lembra até um pouco Great Western Trail, onde você fica 50 minutos explicando todas as regras para no final, a escolha do jogador se resumir a andar 2 ou 3 tiles. Fazer a ação X ou a Y. E essa é a beleza de Lisboa. Ele é altamente complexo dentro da sua simplicidade. 

    Para dar ideia da simplicidade da mecânica geral , em cada rodada, você vai jogar uma carta da sua mão, no seu portfólio (playerboard) para ganhar os bônus do topo e rodapé da carta e fazer mais uma ação extra(influenciar nobre/vender produto) OU jogá-la na corte, para ganhar o bônus do meio da carta. No final, você repõe sua mão com uma das cartas abertas na mesa (uma de cada tipo). Mecanicamente, é só isso, embora, é claro, existam milhares de variáveis por traz.

    As ações como já ditas, são apenas 10. Nove delas são ações dos nobres (3 para cada) e uma ação de venda de mercadoria. Mas embora sejam poucas, como você se prepara para fazê-las no tempo certo, e de maneira que ajuda pouco seu adversário, faz toda diferença. Por exemplo, um jogador pode, se cumprir alguns pré-requisitos, segui-lo e realizar a mesma ação que você em uma menor potência. Cabe a você, não apenas perceber o que quer fazer, mas em que momento fazer, para que os demais se beneficiem o mínimo possível disto. Se seus adversários conseguirem sempre seguir suas ações, eles estarão fazendo mais coisas por rodada que você e provavelmente eles vão te vencer. 

    E tudo ainda faz sentido no tema como se espera do Lacerda. No construtor real você vai para construir, desenvolver projetos arquitetônicos ou contratar assistentes que depois serão utilizados nos prédios que você inaugurar. No primeiro ministro você vai para financiar construções de navios, produção de produtos ou conseguir decretos que aumentam o valor dos seus estabelecimentos comerciais. E no rei você vai para obter influencia sobre a igreja, inaugurar prédios públicos ou pegar favores para ir nos outros nobres uma outra vez no futuro. Esta integração com o tema, característica do Vital Lacerda,  ajuda demais para explicar e entender o jogo. Em geral eu sou um daqueles jogadores que mata o tema, que explica um jogo dizendo que uma ação produz cubo marrom e a outra produz amarelo, sem se preocupar com o que aquilo significa. Mas em Lisboa não. Eu falo da cidade, falo do nome dos personagens, por que cada ação que ele faz está relacionado com aquela figura histórica e tudo, absolutamente tudo, faz sentido. 

    A minha impressão é que Lisboa é a evolução do autor. O jogo que ele trouxe tudo que ele aprendeu em outros jogos, tudo aquilo que ele sabe que funciona e é importante e colocou no jogo. Tudo o que está lá, precisa estar e nada a mais. Ele, talvez pela primeira vez, soube fazer um jogo altamente temático, sem ter que criar 47 mecanismos para isso. E justamente ao ser complexo, dentro do simples, que Lacerda demonstra ter alcançado um outro nível. 

    Quem joga, vê claramente elementos que ele já testou em outros jogos, mas que parecem funcionar melhor em Lisboa. No início do post eu falei dos tokens de pontuação de final de jogo do Gallerist. Como aquilo é confuso e facilmente esquecível nos primeiros jogos. Em Lisboa o mesmo mecanismo, em outra forma, está lá. São os decretos do Marquês de Pombal. Mas aqui, é muito mais fácil você relacionar isso com suas ações e pensar em como eles irão te ajudar mais na estratégia que você pretende traçar. 

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/c1f5f_t39pst.jpg

    Cartas de Decreto definem pontuação no final do jogo

    A ação extra que alguém pode fazer na vez do adversário é outro exemplo. Quando em Gallerist isso é feito ao expulsar um pessoa de um local, aqui o jogador precisa ativamente buscar um favor real para aproveitar a ação de um adversário. Deixa de ser um poder passivo e passa a ser uma estratégia e planejamento do jogador. 

    Outra coisa que adorei no jogo é que embora seja um jogo onde tudo que você faz depende das cartas, muito pouco se depende da sorte ou até mesmo da aleatoriedade. Em geral, a qualidade da sua mão em muito pouco ou nada interfere no jogo. Podem até haver algumas cartas levemente melhores que outras, mas ficar limitado por cartas ruins na mão é quase impossível. Isso por que todo tipo de carta está disponível para você a maior parte do tempo e cabe apenas a você manter uma mão que te dá flexibilidade.

    Lisboa não é, no entanto, um jogo sem problemas. O primeiro deles é, que em 4 jogadores pode ter um alto downtime. As vezes os jogadores se perdem seguindo a visita ao nobre de outro jogador e quando terminam a ação ninguém nem lembra mais de quem é a vez. Existe até um meeple específico para marcar isso e não deixar os jogadores se confundirem na ordem. E é justamente por isso que eu acho que o jogo brilha com 3 pessoas. É como se o 4º jogador não incrementasse na competitividade do jogo, apenas no tempo. Mas isso é uma característica que vejo também em Great Western Trail, meu outro jogo preferido de 2017.

    Outra questão é o tempo de explicação. Assim como GWT, o Lisboa demora para explicar. E por ser menos iconográfico que o GWT, talvez demore um pouquinho mais para as pessoas jogarem sem perguntar mais nada.

    É uma pena portanto, que o lançamento deste jogo tenha acontecido tão tarde. E é uma pena maior ainda que nos primeiros 30 dias falamos mais dos erros da produção nacional do que da qualidade deste jogo. Mas se você curte jogos com estratégias mais desafiadoras, mesmo que não seja um amante de Vital Lacerda (como eu não sou), você precisa experimentar Lisboa. Se nada disso servir, pelo menos você estará conhecendo um pouco mais da história de Portugal e jogando aquele que talvez seja, o jogo mais bonito de todos os tempos!

    *******************
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    Comentários:

  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal01/02/18 10:53
    Ovatsug Rednal » 01/02/18 10:53

    eu joguei apenas uma vez e adorei o jogo. achei bacana demais, não vejo a hora de jogar de novo. única coisa que eu mudaria (e penso seriamente em fazer uma house rule sobre) é quanto a questão dos decretos. estava pensando em fazer como na maioria dos jogos e já deixar "X" abertos (tipo 2 ou 3 pra cada jogador, independente de quem compre), pois não acho legal nessa de "compra um, entra um" vir um objetivo já pronto com vários pontos de mão beijada pra outros jogadores. além de que aumentaria um pouco a rejogabilidade da partida já que em cada uma o que pontuaria no final seria diferente.

    0
  • Lpporto
    889 mensagens MD
    avatar
    Lpporto01/02/18 11:00
    Lpporto » 01/02/18 11:00

    Ovatsug Rednal::eu joguei apenas uma vez e adorei o jogo. achei bacana demais, não vejo a hora de jogar de novo. única coisa que eu mudaria (e penso seriamente em fazer uma house rule sobre) é quanto a questão dos decretos. estava pensando em fazer como na maioria dos jogos e já deixar "X" abertos (tipo 2 ou 3 pra cada jogador, independente de quem compre), pois não acho legal nessa de "compra um, entra um" vir um objetivo já pronto com vários pontos de mão beijada pra outros jogadores. além de que aumentaria um pouco a rejogabilidade da partida já que em cada uma o que pontuaria no final seria diferente.

    Como assim já deixar X abertos? Pq no jogo se joga sempre com 8 abertos e vc compra um daqueles. Vc diz a reposição? Dar a sorte de vir um já cumprido? Nesse caso não entendi sua proposta de house rule
    Em geral os objetivos não são exatamente tarefas a cumprir né. Eles são pontos por algo. É possível que alguém se beneficie mais por algo que saiu ali do que outros, mas nas minhas partidas nunca foi relevante a ponto de alguém fazer muito mais pontos. Todo mundo termina o jogo com uns 6 a 8 objetivos e faz uma qtde de pontos próxima. 

    0
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal01/02/18 11:23
    Ovatsug Rednal » 01/02/18 11:23

    Lpporto::
    Ovatsug Rednal::eu joguei apenas uma vez e adorei o jogo. achei bacana demais, não vejo a hora de jogar de novo. única coisa que eu mudaria (e penso seriamente em fazer uma house rule sobre) é quanto a questão dos decretos. estava pensando em fazer como na maioria dos jogos e já deixar "X" abertos (tipo 2 ou 3 pra cada jogador, independente de quem compre), pois não acho legal nessa de "compra um, entra um" vir um objetivo já pronto com vários pontos de mão beijada pra outros jogadores. além de que aumentaria um pouco a rejogabilidade da partida já que em cada uma o que pontuaria no final seria diferente.

    Como assim já deixar X abertos? Pq no jogo se joga sempre com 8 abertos e vc compra um daqueles. Vc diz a reposição? Dar a sorte de vir um já cumprido? Nesse caso não entendi sua proposta de house rule
    Em geral os objetivos não são exatamente tarefas a cumprir né. Eles são pontos por algo. É possível que alguém se beneficie mais por algo que saiu ali do que outros, mas nas minhas partidas nunca foi relevante a ponto de alguém fazer muito mais pontos. Todo mundo termina o jogo com uns 6 a 8 objetivos e faz uma qtde de pontos próxima. 

    sim, estava falando em relação a reposição. sei que a maioria ali pontua pouco, mas pode acontecer de virar algum "já pronto". mas é só uma ideia mesmo.

    0
  • RafaelG76
    791 mensagens MD
    avatar
    RafaelG7601/02/18 11:56
    RafaelG76 » 01/02/18 11:56

    Lisboa chegou para mim em janeiro deste ano. Adorei o jogo, gostei muito mais do que The Gallerist, o único que eu tinha do Vital na coleção. 
    Como sou fão do Vital, gosto do tipo de design que ele faz, ainda quero muito ter Vinhos e Kanban.

    0
  • Fabio_Mhfd
    189 mensagens MD
    avatar
    Fabio_Mhfd01/02/18 12:05
    Fabio_Mhfd » 01/02/18 12:05

    Muito bom o texto  parabéns. Consegui jogar o Lisboa apenas esse ano mas as 3 partidas com certeza colocaram ele entre um dos melhores do ano passado e estou pensando que ele entrou direto no meu top 10.

    1
  • Lpporto
    889 mensagens MD
    avatar
    Lpporto01/02/18 12:44
    Lpporto » 01/02/18 12:44

    Fabio_Mhfd::Muito bom o texto  parabéns. Consegui jogar o Lisboa apenas esse ano mas as 3 partidas com certeza colocaram ele entre um dos melhores do ano passado e estou pensando que ele entrou direto no meu top 10.


    Aqui em casa tb. Acho que ele desbancou o In the Year of the Dragon Ali em 10o lugar

    0
  • viniciusjf
    2685 mensagens MD
    avatar
    viniciusjf01/02/18 12:58
    viniciusjf » 01/02/18 12:58

    A resenha do colega também me deixou animado com o jogo, gosto muito do The Gallerist, mas é de fato um jogo muito "prolixo".
    O problema do Lisboa é o preço, não que não valha, mas como valor absoluto é bem alto.

    1
  • Igor Campos
    8 mensagens MD
    avatar
    Igor Campos01/02/18 13:37
    Igor Campos » 01/02/18 13:37

    Excelente resenha! Eu também acho que os decretos são a parte menos interessante do jogo, acho que talvez tivesse que ter menos decretos disponíveis. Sei que ter muitos deixa o jogo menos aleatório, mais aberto, mas muitas vezes eu vi jogadores no final do jogo pegando decretos já "feitos" (que já dava 3, 4, 5 pontos) sendo que eles n necessariamente trabalharam por aqueles pontos..

    Mas no geral, que jogo excelente. Gosto muito da interação construtiva dele, onde normalmente a interação sua com os outros é benéfica para todos. Vc tem que cuidar para não acabar ajudando mais o amigo que a si próprio. O jogo é lindo e a minha cópia não apresentou erros graves na produção, só algumas variações, leves, na tonalidade de algumas cartas, mas q no fundo, na partida, ninguém percebe e não afeta nada na jogabilidade. Quanto ao 3o nível, coloquei aquelas bolinhas de silicone q protege vidros (da menor que achei) e funcionou perfeitamente.

    1
  • Lpporto
    889 mensagens MD
    avatar
    Lpporto01/02/18 14:41
    Lpporto » 01/02/18 14:41

    Igor Campos::Excelente resenha! Eu também acho que os decretos são a parte menos interessante do jogo, acho que talvez tivesse que ter menos decretos disponíveis. Sei que ter muitos deixa o jogo menos aleatório, mais aberto, mas muitas vezes eu vi jogadores no final do jogo pegando decretos já "feitos" (que já dava 3, 4, 5 pontos) sendo que eles n necessariamente trabalharam por aqueles pontos..

    Mas no geral, que jogo excelente. Gosto muito da interação construtiva dele, onde normalmente a interação sua com os outros é benéfica para todos. Vc tem que cuidar para não acabar ajudando mais o amigo que a si próprio. O jogo é lindo e a minha cópia não apresentou erros graves na produção, só algumas variações, leves, na tonalidade de algumas cartas, mas q no fundo, na partida, ninguém percebe e não afeta nada na jogabilidade. Quanto ao 3o nível, coloquei aquelas bolinhas de silicone q protege vidros (da menor que achei) e funcionou perfeitamente.


    Igor, eu não tenho problema nenhum com os decretos por alguns motivos relacionado ao jogo.

    Primeiro, pq nada é gratis. Todo decreto já feito te dá algo que você já construiu, você já investiu naquilo. 
    Segundo que não gera, na minha opinião, desequilíbrio. São tantos decretos que algum vai lhe servir, bem como os demais jogadores.
    Terceiro e mais importante pra mim, ele cadencia e equilibra a importância do Marques de Pombal. Ele, sem aquela ação, seria o mais fraco dos nobres. Você iria nos outros no início e pouco no Marques
    Quarto, por que tematicamente funciona muito bem. Você, por tirar entulho, coloca um marcador lá e depois vai no Primeiro Ministro para tentar, com base em tudo oq vc já fez pela cidade, em toda influencia que tem, pedir algum benefício do governo para aquela região q vc está. É como se vc pedisse um benefício fiscal, isenção de iptu, algum incentivo q faz sua localidade valer mais q o normal
    Quinto pq dá uma camada interessante de planejamento no jogo. Vc vai pegar decretos no início e investir naquilo ou arriscar fazer e torcer pra sair algo? E como vc se planeja para ir no marques e ao mesmo tempo, para não deixar os demais te seguirem no marques. É o momento q vc constroi casas onde há bonus de decreto ou vc joga cartas de contrato com decretos para não permitir a visita dos adversários.

    Tudo isso eu acho bem legal. 


    viniciusjf::A resenha do colega também me deixou animado com o jogo, gosto muito do The Gallerist, mas é de fato um jogo muito "prolixo".
    O problema do Lisboa é o preço, não que não valha, mas como valor absoluto é bem alto.


    Pois é, pensa que é uma versão KS, com playerboard em 2 níveis, marcadores de madeira customizados etc hahahahahahaha

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