Imagem de Divulgação Fantasy Flight
Desde que eu entrei no mundo de Boardgames existe uma áurea mística que paira sobre Twilight Imperium, como se fosse este um jogo transcendental, experiência única, de duração infinita, que poucos terão oportunidade de ter e que sua vida nunca mais será a mesma após jogá-lo.
Admito que tinha um certo preconceito com isso. Sempre pensava que eu não queria passar 10 horas jogando uma única coisa que sei lá, na 2ª hora eu podia perceber que não era o meu estilo. Como europlayer que sou, um jogo de combate com rolagem de dados de 10 horas de duração dava até calafrios. Lembro até hoje o dia que fui ver Magnólia no cinema. Foi ali no antigo Cinema São Luiz, no Rio de Janeiro. O filme tava um saco, e eu comecei a olhar no relógio. Já tinham se passado 1h30m, comecei a ficar mais relaxado que já ia acabar, até que meu amigo me avisou que o filme tinha 3h30m. Puta merda! Era mais tempo do que eu já tinha aguentado até então.
Mas fui jogando mais jogos longos, e fui gostando, e o preconceito foi caindo até que a Galápagos anunciou a 4ª Edição no Brasil e eu entrei na hype. Não sei explicar por que, mas eu fiquei alucinado em jogar logo. Por sorte, meu grupo tinha gente suficiente com curiosidade igual a minha e estavam acostumados a jogar Mage Knight, então duração não seria problema. Consegui um jogo emprestado e foi assim que 6 noobies em Twilight Imperium se aventuraram pela primeira vez no jogo, sem saber regras, variantes ou com quais cartas estratégicas jogar.
A primeira experiencia (e a segunda também) tinha tudo para ser traumática. Começamos o jogo as 15hs em 5 jogadores (1 faltou a 1ª sessão) com previsão de terminar entre meia noite e 2 da manhã. Terminou as 8:30 do dia seguinte.
Acabamos o jogo exaustos. O durante havia sido fantástico na maior parte do tempo, mas tudo que aconteceu depois das 3 da manhã parecia apenas um borrão na nossa lembrança. Saímos da mesa com a sensação que era um jogo fantástico mas que não valia o esforço. Fomos deitar e acordamos na tarde de domingo ansiosos para jogar uma 2ª partida.
Por que isso? É o que eu espero te explicar.
A primeira coisa que tem que ser desmistificada é a complexidade do jogo. Twilight Imperium é um jogo relativamente fácil de se jogar. Mês passado jogamos com um novato contra um cara que tem mais de 150 partidas de TI e não houve diferença relevante de desempenho dos 2. Existem sim inúmeras regrinhas, exceções, FAQs e explicações que entram em situações mega específicas que talvez nem aconteçam na sua partida, mas 90% do jogo é entender seus objetivos e trabalhar no timing das suas ações.
A segunda desmistificação é que Twilight Imperium não é um jogo DE Guerra, é um jogo COM Guerra. Muita gente, acostumada com War, acha que TI vai ser um jogo de porradaria pra todo lado. Não é! É um jogo de presença bélica. Onde sua força militar serve mais para desencorajar que te ataquem do que outra coisa. O Canal Inglês Shut Up & Sit Down definiu Twilight Imperium no seu review como “um jogo de guerra, onde entrar em guerra é péssimo”. E essa definição é perfeita!
O jogador azul, mesmo tendo menos território ficou a 1 ação de vencer o jogo
TI não é tipo War. Você não vai ganhar o jogo conquistando territórios. Você vai ganhar o jogo conquistando objetivos. E muitos deles não tem nada de bélico. São objetivos como ter 2 avanços tecnológicos em 2 categorias diferentes, gastar 8 recursos, etc. E como a guerra é cara, e os recursos escassos, ou você gasta tudo se tornando uma potência bélica, ou você gasta naquilo que realmente vai te dar ponto. A primeira dica que dou a todo novato jogando comigo é: só ataque alguém, só faça guerra, se isso for o caminho essencial para que você consiga pontuar no jogo.
Tenho um amigo, que é ótimo jogador em todos os jogos e em todas as nossas 7 partidas de TI ele sempre desenvolveu a maior presença bélica no tabuleiro, e mesmo assim nunca fez mais que 5 pontos dos 10 necessários para vitória neste jogo.
TI é então, na minha opinião, um jogo de Civilização, sem tema de Civilização. Você vai expandir territorialmente, economicamente, militarmente e se desenvolver tecnologicamente. E o que ele adiciona para além disso, é a discussão política, motivo pelo qual o jogo brilha com 6 pessoas muito mais do que com qualquer outra contagem. É como se você jogasse o jogo do Senado Intergaláctico de Star Wars – A Ameaça Fantasma sem a presença do Império ou Rebeldes. Alguém é a Federação do Comércio, outros são Diplomatas e terceiros são Piratas no espaço, tendo de lidar em grupo ao mesmo tempo que todos querem ter mais poder que o outro.
E é por isso que o a política faz diferença neste jogo. Nada é definido sem negociação, sendo ela na fase de ação do jogo ou na fase política.
Nas negociações do jogo, você tem que ser capaz de formar alianças. Não dá para entrar em guerra com seus 2 vizinhos. É simplesmente muito caro manter guerra em vários fronts. Você precisa de paz (se possível, até mesmo de ambos os vizinhos) para conseguir evoluir. E aí que o jogo começa a brilhar com 6 pessoas. Num jogo de contagem menor, a negociação é pequena. Se joga em 4 e faz uma aliança com um jogador, fica fácil e quase que óbvio que os outros 2 jogadores farão aliança semelhantes. E aí será como se a aliança não trouxesse diferença ao jogo. Num jogo de 6 pessoas, há muito mais pessoas com quem negociar e nada fica tão óbvio ou automático. E aí tudo toma proporções antológicas.
Em paz com meus vizinhos posso focar em outras maneiras de pontuar
Além disso, no TI, mover uma única nave de valor de guerra baixíssimo, para próximo de um sistema natal de um jogador pode gerar consequências que alteram completamente o status quo do jogo. Uma pessoa vai dizer: é só um destroyer, só estou vindo aqui para me defender/passar/fazer qualquer outra coisa que não te atacar, e isso gera um mal estar entre aliados que pode quebrar alianças atuais, gerar outras e culminar na guerra entre antigos amigos.
E na fase política é a mesma coisa. Nesta fase (que no TI3 é uma ação de uma carta estratégica e no TI4 é uma fase separada) você tem votações de Leis que irão alterar a regra básica do jogo, seja num efeito imediato ou permanente sobre um planeta, jogador, unidade ou regra geral. Para uns é fundamental ser a favor de uma lei, para outros é fundamental ser contra, e para muitos é indiferentes. E é aí que começa a discussão. Em 6 pessoas ninguém consegue vencer sozinho, nem mesmo uma aliança com outra pessoa costuma ser suficiente para vencer. Você vai ter de ceder, pagar e convencer para não perder a votação e ser prejudicado. Ou melhor, irá se vender, receber ou ser convencido de apoiar uma causa ou lucrar com outra.
Compreendendo que é mais um jogo de civilização com política e diplomacia do que de guerra, a outra característica importante em TI é o Timing das ações. Timing em TI é tudo. É o que diferencia um bom de um mal jogador. Em Twilight Imperium existe, dentro de várias, 2 tipos de ações que são as mais comuns as pessoas fazerem: ações táticas e estratégicas. As ações táticas são a de movimentar, produzir unidades etc. Você fará elas umas 3 ou 4 vezes por rodada. A ação estratégia é a utilização de uma carta estratégica que você escolhe todo início de turno. Ela vai te dar uma ação especial, mas vai permitir que seus adversários realizem uma ação secundária mais fraca, mas que pode ser essencial para que eles se fortaleçam. E por isso, timing é tudo neste jogo.
As cartas que vão te ajudar mais no início do turno, também irão ajudar em muitos seus adversários se jogadas no início. Lançá-las logo pode estragar seus planos ou permitir que eles executem os seus. As que podem ser utilizadas mais para frente, provavelmente irão postergar uma vantagem que você gostaria de ter logo. E conseguir balancear o momento de jogar a carta para te ajudar ao máximo e ajudar ao mínimo os adversários é o desafio do jogo. Além disso, cada sistema fica travado após ser utilizado, e um descuido qualquer de timing, você pode deixar que seus adversários te ataquem sem que você possa reagir, pois já ativou um sistema e agora não pode fazer mais nada nele.
E é por isso que o jogo, mesmo jogado em 6, com vários turnos até voltar até você, não fica massante ou cansativo. Até passa rápido. Você está vendo quem se movimenta para que lado, quem precisa da sua ajuda/aliança, quem está fraco e você pode se aproveitar disso. Quando cada um vai usar sua carta e quais delas você vai utilizar o poder secundário. E isso te mantém interessado no jogo mesmo quando não é sua vez.
As minhas duas primeiras partidas de TI3 duraram 15 e 18 horas respectivamente. Acertamos algumas arestas e conseguimos reduzir para 10 a 12 horas em 6 jogadores. Esse tempo é total, do momento que começamos a escolher nossas cartas até o momento do fim de jogo. Parte deste tempo é gasto parando para comer, mas pelo menos já é possível jogar dentro de um dia normal. Pode parecer muito, mas não é. Vale a pena! Joguei uma partida de TI em 4 jogadores e durou 6 horas. Pode ter sido algo específico para aquela partida, mas saí com a impressão que o benefício de jogar com 6 em 10 horas é muito maior do que o de jogar com 4 pessoas em 6hs.
A 4ª Edição agiliza algumas coisas, mas não cheguei a notar uma agilidade tão relevante assim. Talvez tenhamos mais jogos próximos das 10 horas e menos das 12 com ele. Mas não nos preocupamos tanto com isso pois já virou uma reunião de amigos. Escolhemos o que vamos comer, chamamos todos, cozinhamos, bebemos, conversamos e jogamos. Começamos as 11 da manhã e vamos até as 21/22 quando terminamos, sentados, inevitavelmente conversando sobre o jogo.
Já de dia, após a 2a partida de TI3, de 18 horas de duração
Não é um euro que derrete o cérebro enquanto você tenta esmiuçar 2 pontos de vitória de um cubinho sobrando no seu playerboard. É um jogo interativo, estratégico sim, mas também leve de jogabilidade.
Desde setembro, quando comecei a jogar, já foram 7 partidas(4 de TI3 e 3 de TI4) e já tenho mais 2 marcadas para fevereiro. Quero colocar o jogo na mesa pelo menos 2x por mês, para na época do lançamento pela Galápagos no Brasil, eu seja capaz escrever guias não de regras mas de estratégias e raças para ajudar quem está começando. Não acho que vai ser difícil pois toda semana, em qualquer grupo que falo de TI, alguém me procura pedindo para jogar. Nenhum outro jogo causa esse efeito nas pessoas.
Twilight Imperium é, de fato, um jogo épico. Daqueles que, após uma partida, vira conversa de bar, toma o assunto nos grupos de whatsapp e te faz passar uma semana pensando nele, louco para jogar novamente. Não vai ser qualquer grupo causal de gamers que vai topar gastar 1 dia inteiro jogando. Mas se tiver a paciência e a oportunidade, é um jogo que não tem igual.
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