Você conhece Mac Gerdts !?!

Mac Gerdts, também conhecido como Walther M. Gerdts, é um game designer nascido em Hamburgo na Alemanha. Ele desenvolve jogos no estilo alemão e tem em seu cartel de criação, jogos como Imperial, Imperial 2030, Antike e Hamburgum - jogo esse que leva o nome de sua cidade natal.

Mac G. introduziu o conceito de Rondel. Essa mecânica foi projetada para evitar que os jogadores tomassem repetidamente a mesma ação em rápida sucessão sem pagar um custo por isso. Porém, depois que a ideia foi criada, quase tudo pode acontecer. Um bom exemplo disso é o designer Stefan Feld, que no jogo Trajan, misturou rondel com mancala. Mas não estamos aqui para falar de Stefan Feld. Quem sabe numa próxima conversa?

Voltando ao Mac Gerdts, uma coisa bem interessante é que em seus jogos, ele inclui um mecanismo para tentar manter o tempo do jogo próximo ao limite determinado ou especificado. Por exemplo, em Imperial, o jogo termina quando uma nação atinge 25 pontos no gráfico de pontuação. Já em Hamburgum, o jogo se encerra quando 6 igrejas são construídas.
No Brasil, o primeiro jogo que traz esse sistema desenvolvido por Mac Gerdts é o seu jogo imperial 2030, um jogo muito bom que além de trazer um rondel de raiz, faz com que o jogador não possa se apegar ao que controla. Isso porque durante o jogo, os países que você controle (na verdade você controla um país se tiver a maioria das ações dele) vai mudando no decorrer da partida. Bem, não vou me aprofundar no jogo, vou apenas dizer que, por ser um jogo diferente, com uma mecânica bem própria, para quem gosta de conhecer o mundo dos boardgames e suas diversificações deveria conhecê-lo.
Abaixo segue alguns jogos do Mac Gerdts:
- Concordia
- Imperial
- Imperial 2030
- Navegador
- Antike
- Transatlantic
- Hamburgum
Mas e você? Já jogou algum jogo desse designer? Gostou ou não curtiu muito?
Galera, texto curtinho e rapidinho salientando uma das principais contribuições que o Mac Gerdts, para o mundo dos board-games, Então se a galera gostou estou pensado em trazer a historia de outros grandes designers dos boardgames, então para saber se vale seguir com esse quadro, seria muito bom ter o feedback da galera.
Um grande abraço a todos.