Olá pessoal, feliz 2018! Estamos começando um novo ano e, com ele, muitos novos projetos, novas ideias para o canal. Pra começar com o pé direito, apresento a você o GIRO, nossa tentativa semanal de te manter atualizado com todas novidades da semana em formato de texto. A ideia é fazer um resumão do que de mais interessante rolou no mundo dos board games no período. Conto com a participação (e ajuda) de vocês enviando links e material que vocês gostariam de ver por aqui! 
Essa primeira semana de 2018 já começou bastante agitada, com muitas novidades saindo pelo Brasil e lá fora. Tem coisa nova no Kickstarter, tem editora brasileira anunciando jogo novo e editora gringa anunciando 10 jogos de uma vez só. Mas a notícia que mais abalou nossos corações foi a da Stonemaier Games. Vamos dar um giro?
SCYTHE: THE RISE OF FENRIS
Já aguardada para este ano, a terceira e última expansão para o Scythe foi finalmente revelada: Scythe: The Rise of Fenris, numa menção à mitologia nórdica e à queda da Asgard, ou, no que o ilustrador Jakub Rozalski chamou de a queda do velho a e ascensão do novo. Nessa expansão, o designer Jamey Stegmaier trabalhou com Ryan Lopez DeVinaspre para criar um modo campanha com 8 episódios em que os jogadores terão que abrir caixas e revelar segredos, no melhor estilo de um legacy game, mas sem ser permanente. Ou seja, a campanha poderá ser "resetada" e jogada novamente, sem alterações nos tabuleiros e cartas do jogo.
Os componentes, que estão divididos em 11 diferentes módulos, poderão ainda ser utilizados separadamente, permitindo aos jogadores criar novos cenários e jogar com as modificações que quiserem, sendo que uma delas permitirá aos jogadores introduzir o modo cooperativo no universo de Scythe. Ainda não foram revelados mais detalhes, mas o lançamento do jogo é esperado para o começo do segundo semestre de 2018.

Arte da capa da expansão divulgada no primeiro dia do ano.
DIJON JOGOS
Depois do sucesso da campanha de
Os Incríveis Parques de Miss Liz, a editora brasileira
Dijon Jogos já prepara seus lançamentos para 2018:
Cosmos e
Heróis de San Villano. O anúncio foi feito pelo
Facebook da editora também essa semana.
Em
Cosmos, os jogadores controlam planetas em busca de se firmar como um local que pode gerar vida, melhorando suas condições climáticas e buscando um lugar ao sol (HÁ!). Para isso, eles irão construir seus baralhos e jogar cartas de ação, no melhor esquema
card driven, para mudar suas características como rotação, velocidade, buscar elementos químicos e modificar sua atmosfera. A premissa do jogo está bem bacana.
Arte divulgada pela editora no anúncio dos jogos.
Já em
Heróis de San Villano, os jogadores serão heróis, ou melhor, super-heróis de uma cidade dominada por um grande e lendário vilão que deu seu nome à ela. O jogo é de alocação de trabalhadores, com
take-that e, pela descrição divulgada essa semana, até
jokempô. Tudo para recrutar novos heróis, combater os inimigos e livrar a cidade da vilania.
Os dois jogos também devem ganhar campanhas de financiamento coletivo esse ano, mas ainda vão passear por eventos pelo Brasil antes disso. Agora é só aguardar mais informações.
BLUE ORANGE
A editora Blue Orange começou 2018 com tudo! Depois dos sucessos de
Kingdomino e sua continuação,
Queendomino, a editora (que também lançou
New York 1901, outro que está chegando ao Brasil) anunciou nada menos do que 10 jogos para este ano. Entre eles os destaques são
Brain Connect,
Happy Bunny e
Maki Stack, que tem o apelo menos infantil que os demais. Os jogos ainda não tem cadastro no
Ludopedia e, mesmo no
BoardGameGeek ainda há pouca informação sobre eles, mas você pode conferir a lista completa
aqui.
KICKSTARTER
A semana não foi muito movimentada para os fãs de campanhas de financiamento coletivo, mas pelos duas nos chamaram a atenção:
Spirits of the Forest e
Black Hole Council.
Spirits of the Forest é uma "continuação" (pelo menos é como a editora tem vendido) para o jogo
Tao Long: The Way of the Dragon, também se passando num mundo espiritual e com características de jogo abstrato. O jogo está com produção absurda e, em apenas 3 dias, já fez quase 1000% da meta de 20 mil euros. No jogo, somos um dos quatro elementos que regem a natureza (água, fogo, terra e ar - os mesmos presente em
Tao Long) e precisamos juntar espíritos da floresta. Jogam 1 a 4 jogadores (fiquei bastante curioso sobre o modo solo) e a partida dura 20 minutos. Você pode ver detalhes da campanha clicando
aqui.
Imagem de divulgação do jogo.
Black Hole Council é o novo jogo do designer
Don Eskridge, que talvez você não associe, mas é o nome por trás do
The Resistance, um dos jogos festivos mais aclamados. No jogo, para 4 a 8 jogadores, assumimos os papéis de membros de um concilio intergalático que vão negociar e decidir o futuro dos planetas. As mecânicas lembram o jogo anterior do autor, com dedução, negociação e votação. Mas, ao invés de jogarem em equipes, os jogadores agora tem seus próprios objetivos e devem persuadir os demais membros a votarem a favor de suas agendas. A campanha pode ser acessada
aqui.
Imagem de divulgação com componentes do jogo.
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E aí, curtiu nosso giro pela semana dos
board games? Espero que sim. Deixe seus comentários aqui pra gente e ajude o nosso giro da semana que vem compartilhando notícias e coisas que vocês acharam interessantes!