Acho que é preciso separar sorte de aleatoriedade.
Pra mim jogos pautados na sorte são jogos onde principalmente as decisões são feitas com base na sorte. Por exemplo nos dados do War: perdeu, perdeu, ganhou, ganhou. A decisão é feita pelo dado.
Um Carcassonne por outro lado te abre um ladrilho novo por rodada, pode ser qualquer um, mas é você quem decide onde vai colocar, além de que você sabe exatamente qual o número de peças que podem te ajudar e com base nisso decide se vale a pena ou não prender um meeple ali naquela cidade, estrada, etc.
Outro jogo com aleatoriedade é 7 Wonders Duel, que em cada era retira 3 cartas modificando a disponibilidade de cartas dos diferentes benefícios. Mas nem por isso deixa de ser um jogo onde é preciso acompanhar o jogo do parceiro o tempo todo.
Mesmo um Suburbia onde os objetivos são sorteados no início possui aleatoriedade, mas zero sorte.
Enfim, acredito que Puerto Rico, Terra Mystica, Imperial 2030 (meu preferido), Barenpark, são jogos onde nem aleatoriedade existe.
Mas nem por isso um Agricola, Russian Railroads, Marco Polo, Terraformig Mars, Twilight Struggle são menos estratégicos e com a aleatoriedade ganham fazendo cada jogo ser completamente diferente do outro.