jevver2::Diego Ni::jevver2::Diego Ni::De repente alguma mecânica de descartar um tesouro pra fazer alguma coisa, como dar dano nos navios ou se livrar dos piratas fantasmas. Tematicamente podia ter algo a ver com pagar para fazer o efeito, já que usa tesouro.
Uma regra caseira aqui de casa é pagar 1 tesouro para poder descer (da mão) e utilizar uma embarcação de efeito especial (como se "comprasse" a embarcação).
Só joguei a 1 edição e não ainda a segunda. Tive a impressão que os barcos são muito fortes pra ser simplesmente baixados. Talvez se cada um pudesse começar com um na mão ou em jogo isso se equilibraria, mas creio que iria contra a proposta do jogo de ser simples e rápido de 20 min.
O que vc achou das embarcações nas partidas que jogou?
Não joguei muito, mas de cara vi que ficaria mais interessante comprar a embarcação com 1 tesouro. Mesmo assim, realmente, a sorte pode privilegiar um jogador enquanto outro passa a partida toda ou boa parte dela sem ter se deparado com uma embarcação. Neste caso, pode ser feito como você falou (cada um começando com um barco) ou, talvez mais interessante, disponibilizar "um mercado central com todas as embarcações" a se comprar por 1 tesouro (tirando da partida as embarcações que, depois de compradas, tenham sido abatidas).
Acaba de passar pela mente que ao ter uma embarcação abatida, talvez seja interessante o jogador perder também 1 tesouro "para o fundo do mar" ou todas as cartas (com exceção daquela que o vencedor do combate escolhe para si). Talvez esta regra equilibre a partida sem a necessidade de que todos tenham uma embarcação no início da partida ou que aja um mercado central com todas as embarcações, pois se tornaria tão arriscado quanto vantajoso ter uma embarcação, ou seja, continuaria precisando de 1 tesouro para comprar a embarcação que aparecesse na sua mão e ainda perderia mais 1 tesouro (ou todas as cartas) caso sua embarcação afundasse. Aliás, se perdesse todas as cartas, isso seria tão arriscado que poderia ser somente esta a alteração na regra, sem precisar pagar 1 tesouro para descer uma embarcação, isto aumentaria a estratégia e talvez o jogador até segurasse um pouco mais a embarcação na mão para não arriscar perder tudo. Vai de experimentar.
Quanto ao tempo, aí vai do gosto da turma, a minha não se importa em jogar um bom filler por bastante tempo.
E aí, pessoal. Beleza?
Então, eu sou um dos designers do Piratas! =)
Caras, entendo o que vocês falaram, mas vou explicar algumas coisas e escolhas do jogo.
1 - Tesouros como recurso
No Piratas!, uma das características mais importantes é que os tesouros, uma vez fora da pilha de compras, nunca mais saem dela. Assim, o jogo sempre está mais próximo do seu fim, com maior concentração de tesouros nas mãos dos jogadores. Sempre vai-se aumentando o risco de alguém estar muito mais perto da vitória. É por isso que não usamos o tesouro como moeda de troca para nenhuma ação do jogo. A experiência de jogar jogos de take that longos pode ser bastante frustrante e repetitiva. A nossa ideia é que os jogadores possam explorar o jogo em várias partidas curtas, não em uma partida muito longa.
2 - As embarcações
As embarcações são cartas muito fortes no Piratas!, é verdade. Elas dão habilidades bastante importantes para os jogadores que as possuírem. No entanto, elas são destrutíveis. Não é fácil destruir uma embarcação, tampouco é impossível. A ideia é que um jogador possa ter chances grandes de usar sua embarcação por, pelo menos, um turno antes de tê-la completamente destruída.
A maior parte das embarcações dão ações extras no início do turno do jogador, tendo ele que gastar uma de suas ações para descer uma embarcação, caso ele não use sua embarcação nem ao menos uma vez, ele simplesmente perdeu uma ação. Se usar uma só vez, ele compensou a perda da ação e, caso use duas vezes, ele saiu na vantagem. Mas até que ele use duas vezes o poder de seu navio, todos os outros jogadores jogarão duas vezes, e, caso o poder do navio descido seja muito forte, o jogador que porta aquele navio se torna um alvo de todos.
A ideia da embarcação é exatamente essa. Se a mesa estiver preocupada com a força de um navio de um jogador, existe sempre a possibilidade de focar naquele jogador para vencer. Por vezes, no jogo em 2 jogadores é bem mais difícil fazer isso, mas na mesa cheia isso acontece com frequência.
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Bom, é isso aí, espero que gostem do jogo e que curtam, com ou sem modificação de regras =)
Abraços,
Renato Simões