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  3. Piratas! - 2ª Edição
  4. Sua carta no Piratas!?

Sua carta no Piratas!?

Piratas! - 2ª Edição
  • avatar
    MelvinGNO20/09/17 18:59
    avatar
    MelvinGNO
    20/09/17 18:59
    16 mensagens MD

    E aí, pessoal. Tudo certo?

    A Geeks N'Orcs lançou uma ação, hoje, para que os fãs do Piratas! possam criar uma carta para ser, de fato, inserida no jogo. A ação foi feita no nosso Facebook e pode ser acessada através desse link: Link =P

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/5bc89_g4ma8b.jpg


    O texto diz o seguinte: 

    "Ontem foi o "Talk like a pirate Day", e de Piratas! nós entendemos! Por isso, resolvemos dar a oportunidade de você mostrar pra gente que também entende de pirataria.Vai funcionar assim: vocês têm até o dia 19/10 pra sugerir uma nova carta para o Piratas!. A que nós escolhermos como a melhor sugestão vai passar a ser testada, nós vamos criar uma arte pra ela e ela vai ser disponibilizada online para imprimir e jogar.
    Quem sabe ela também não vira uma carta promo?!
    E aí, qual é a sua sugestão de carta? Conta pra gente!"


    Nós também vamos aceitar as respostas aqui da Ludopedia, neste tópico, então deixa aí sua sugestão!

    Aproveita e segue a Geeks N' Orcs no Facebook, Instagram e se inscreva no nosso canal aqui na Ludopedia!

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    Comentários:

  • Diego Ni
    467 mensagens MD
    avatar
    Diego Ni20/09/17 19:41
    Diego Ni » 20/09/17 19:41

    De repente alguma mecânica de descartar um tesouro pra fazer alguma coisa, como dar dano nos navios ou se livrar dos piratas fantasmas. Tematicamente podia ter algo a ver com pagar para fazer o efeito, já que usa tesouro.

    3
  • JedoLar
    1322 mensagens MD
    avatar
    JedoLar01/03/18 15:14
    JedoLar » 01/03/18 15:14

    Diego Ni::De repente alguma mecânica de descartar um tesouro pra fazer alguma coisa, como dar dano nos navios ou se livrar dos piratas fantasmas. Tematicamente podia ter algo a ver com pagar para fazer o efeito, já que usa tesouro.


    Uma regra caseira aqui de casa é pagar 1 tesouro para poder descer (da mão) e utilizar uma embarcação de efeito especial (como se "comprasse" a embarcação).

    1
  • Diego Ni
    467 mensagens MD
    avatar
    Diego Ni02/03/18 09:39
    Diego Ni » 02/03/18 09:39

    jevver2::
    Diego Ni::De repente alguma mecânica de descartar um tesouro pra fazer alguma coisa, como dar dano nos navios ou se livrar dos piratas fantasmas. Tematicamente podia ter algo a ver com pagar para fazer o efeito, já que usa tesouro.


    Uma regra caseira aqui de casa é pagar 1 tesouro para poder descer (da mão) e utilizar uma embarcação de efeito especial (como se "comprasse" a embarcação).

    Só joguei a 1 edição e não ainda a segunda. Tive a impressão que os barcos são muito fortes pra ser simplesmente baixados. Talvez se cada um pudesse começar com um na mão ou em jogo isso se equilibraria, mas creio que iria contra a proposta do jogo de ser simples e rápido de 20 min.
    O que vc achou das embarcações nas partidas que jogou?

    1
  • JedoLar
    1322 mensagens MD
    avatar
    JedoLar02/03/18 10:45
    JedoLar » 02/03/18 10:45

    Diego Ni::
    jevver2::
    Diego Ni::De repente alguma mecânica de descartar um tesouro pra fazer alguma coisa, como dar dano nos navios ou se livrar dos piratas fantasmas. Tematicamente podia ter algo a ver com pagar para fazer o efeito, já que usa tesouro.


    Uma regra caseira aqui de casa é pagar 1 tesouro para poder descer (da mão) e utilizar uma embarcação de efeito especial (como se "comprasse" a embarcação).

    Só joguei a 1 edição e não ainda a segunda. Tive a impressão que os barcos são muito fortes pra ser simplesmente baixados. Talvez se cada um pudesse começar com um na mão ou em jogo isso se equilibraria, mas creio que iria contra a proposta do jogo de ser simples e rápido de 20 min.
    O que vc achou das embarcações nas partidas que jogou?


    Não joguei muito, mas de cara vi que ficaria mais interessante comprar a embarcação com 1 tesouro. Mesmo assim, realmente, a sorte pode privilegiar um jogador enquanto outro passa a partida toda ou boa parte dela sem ter se deparado com uma embarcação. Neste caso, pode ser feito como você falou (cada um começando com um barco) ou, talvez mais interessante, disponibilizar "um mercado central com todas as embarcações" a se comprar por 1 tesouro (tirando da partida as embarcações que, depois de compradas, tenham sido abatidas).

    Acaba de passar pela mente que ao ter uma embarcação abatida, talvez seja interessante o jogador perder também 1 tesouro "para o fundo do mar" ou todas as cartas (com exceção daquela que o vencedor do combate escolhe para si). Talvez esta regra equilibre a partida sem a necessidade de que todos tenham uma embarcação no início da partida ou que aja um mercado central com todas as embarcações, pois se tornaria tão arriscado quanto vantajoso ter uma embarcação, ou seja, continuaria precisando de 1 tesouro para comprar a embarcação que aparecesse na sua mão e ainda perderia mais 1 tesouro (ou todas as cartas) caso sua embarcação afundasse. Aliás, se perdesse todas as cartas, isso seria tão arriscado que poderia ser somente esta a alteração na regra, sem precisar pagar 1 tesouro para descer uma embarcação, isto aumentaria a estratégia e talvez o jogador até segurasse um pouco mais a embarcação na mão para não arriscar perder tudo. Vai de experimentar.

    Quanto ao tempo, aí vai do gosto da turma, a minha não se importa em jogar um bom filler por bastante tempo.

    1
  • renato_cec
    351 mensagens MD
    avatar
    renato_cec02/03/18 14:58
    renato_cec » 02/03/18 14:58

    jevver2::
    Diego Ni::
    jevver2::
    Diego Ni::De repente alguma mecânica de descartar um tesouro pra fazer alguma coisa, como dar dano nos navios ou se livrar dos piratas fantasmas. Tematicamente podia ter algo a ver com pagar para fazer o efeito, já que usa tesouro.


    Uma regra caseira aqui de casa é pagar 1 tesouro para poder descer (da mão) e utilizar uma embarcação de efeito especial (como se "comprasse" a embarcação).

    Só joguei a 1 edição e não ainda a segunda. Tive a impressão que os barcos são muito fortes pra ser simplesmente baixados. Talvez se cada um pudesse começar com um na mão ou em jogo isso se equilibraria, mas creio que iria contra a proposta do jogo de ser simples e rápido de 20 min.
    O que vc achou das embarcações nas partidas que jogou?


    Não joguei muito, mas de cara vi que ficaria mais interessante comprar a embarcação com 1 tesouro. Mesmo assim, realmente, a sorte pode privilegiar um jogador enquanto outro passa a partida toda ou boa parte dela sem ter se deparado com uma embarcação. Neste caso, pode ser feito como você falou (cada um começando com um barco) ou, talvez mais interessante, disponibilizar "um mercado central com todas as embarcações" a se comprar por 1 tesouro (tirando da partida as embarcações que, depois de compradas, tenham sido abatidas).

    Acaba de passar pela mente que ao ter uma embarcação abatida, talvez seja interessante o jogador perder também 1 tesouro "para o fundo do mar" ou todas as cartas (com exceção daquela que o vencedor do combate escolhe para si). Talvez esta regra equilibre a partida sem a necessidade de que todos tenham uma embarcação no início da partida ou que aja um mercado central com todas as embarcações, pois se tornaria tão arriscado quanto vantajoso ter uma embarcação, ou seja, continuaria precisando de 1 tesouro para comprar a embarcação que aparecesse na sua mão e ainda perderia mais 1 tesouro (ou todas as cartas) caso sua embarcação afundasse. Aliás, se perdesse todas as cartas, isso seria tão arriscado que poderia ser somente esta a alteração na regra, sem precisar pagar 1 tesouro para descer uma embarcação, isto aumentaria a estratégia e talvez o jogador até segurasse um pouco mais a embarcação na mão para não arriscar perder tudo. Vai de experimentar.

    Quanto ao tempo, aí vai do gosto da turma, a minha não se importa em jogar um bom filler por bastante tempo.


    E aí, pessoal. Beleza?

    Então, eu sou um dos designers do Piratas! =)

    Caras, entendo o que vocês falaram, mas vou explicar algumas coisas e escolhas do jogo.

    1 - Tesouros como recurso

    No Piratas!, uma das características mais importantes é que os tesouros, uma vez fora da pilha de compras, nunca mais saem dela. Assim, o jogo sempre está mais próximo do seu fim, com maior concentração de tesouros nas mãos dos jogadores. Sempre vai-se aumentando o risco de alguém estar muito mais perto da vitória. É por isso que não usamos o tesouro como moeda de troca para nenhuma ação do jogo. A experiência de jogar jogos de take that longos pode ser bastante frustrante e repetitiva. A nossa ideia é que os jogadores possam explorar o jogo em várias partidas curtas, não em uma partida muito longa.

    2 - As embarcações

    As embarcações são cartas muito fortes no Piratas!, é verdade. Elas dão habilidades bastante importantes para os jogadores que as possuírem. No entanto, elas são destrutíveis. Não é fácil destruir uma embarcação, tampouco é impossível. A ideia é que um jogador possa ter chances grandes de usar sua embarcação por, pelo menos, um turno antes de tê-la completamente destruída.

    A maior parte das embarcações dão ações extras no início do turno do jogador, tendo ele que gastar uma de suas ações para descer uma embarcação, caso ele não use sua embarcação nem ao menos uma vez, ele simplesmente perdeu uma ação. Se usar uma só vez, ele compensou a perda da ação e, caso use duas vezes, ele saiu na vantagem. Mas até que ele use duas vezes o poder de seu navio, todos os outros jogadores jogarão duas vezes, e, caso o poder do navio descido seja muito forte, o jogador que porta aquele navio se torna um alvo de todos.

    A ideia da embarcação é exatamente essa. Se a mesa estiver preocupada com a força de um navio de um jogador, existe sempre a possibilidade de focar naquele jogador para vencer. Por vezes, no jogo em 2 jogadores é bem mais difícil fazer isso, mas na mesa cheia isso acontece com frequência.

    _____

    Bom, é isso aí, espero que gostem do jogo e que curtam, com ou sem modificação de regras =)

    Abraços,
    Renato Simões

    2
  • Diego Ni
    467 mensagens MD
    avatar
    Diego Ni20/07/20 19:07
    Diego Ni » 20/07/20 19:07

    renato_cec::
    jevver2::
    Diego Ni::
    jevver2::
    Diego Ni::De repente alguma mecânica de descartar um tesouro pra fazer alguma coisa, como dar dano nos navios ou se livrar dos piratas fantasmas. Tematicamente podia ter algo a ver com pagar para fazer o efeito, já que usa tesouro.


    Uma regra caseira aqui de casa é pagar 1 tesouro para poder descer (da mão) e utilizar uma embarcação de efeito especial (como se "comprasse" a embarcação).

    Só joguei a 1 edição e não ainda a segunda. Tive a impressão que os barcos são muito fortes pra ser simplesmente baixados. Talvez se cada um pudesse começar com um na mão ou em jogo isso se equilibraria, mas creio que iria contra a proposta do jogo de ser simples e rápido de 20 min.
    O que vc achou das embarcações nas partidas que jogou?


    Não joguei muito, mas de cara vi que ficaria mais interessante comprar a embarcação com 1 tesouro. Mesmo assim, realmente, a sorte pode privilegiar um jogador enquanto outro passa a partida toda ou boa parte dela sem ter se deparado com uma embarcação. Neste caso, pode ser feito como você falou (cada um começando com um barco) ou, talvez mais interessante, disponibilizar "um mercado central com todas as embarcações" a se comprar por 1 tesouro (tirando da partida as embarcações que, depois de compradas, tenham sido abatidas).

    Acaba de passar pela mente que ao ter uma embarcação abatida, talvez seja interessante o jogador perder também 1 tesouro "para o fundo do mar" ou todas as cartas (com exceção daquela que o vencedor do combate escolhe para si). Talvez esta regra equilibre a partida sem a necessidade de que todos tenham uma embarcação no início da partida ou que aja um mercado central com todas as embarcações, pois se tornaria tão arriscado quanto vantajoso ter uma embarcação, ou seja, continuaria precisando de 1 tesouro para comprar a embarcação que aparecesse na sua mão e ainda perderia mais 1 tesouro (ou todas as cartas) caso sua embarcação afundasse. Aliás, se perdesse todas as cartas, isso seria tão arriscado que poderia ser somente esta a alteração na regra, sem precisar pagar 1 tesouro para descer uma embarcação, isto aumentaria a estratégia e talvez o jogador até segurasse um pouco mais a embarcação na mão para não arriscar perder tudo. Vai de experimentar.

    Quanto ao tempo, aí vai do gosto da turma, a minha não se importa em jogar um bom filler por bastante tempo.


    E aí, pessoal. Beleza?

    Então, eu sou um dos designers do Piratas! =)

    Caras, entendo o que vocês falaram, mas vou explicar algumas coisas e escolhas do jogo.

    1 - Tesouros como recurso

    No Piratas!, uma das características mais importantes é que os tesouros, uma vez fora da pilha de compras, nunca mais saem dela. Assim, o jogo sempre está mais próximo do seu fim, com maior concentração de tesouros nas mãos dos jogadores. Sempre vai-se aumentando o risco de alguém estar muito mais perto da vitória. É por isso que não usamos o tesouro como moeda de troca para nenhuma ação do jogo. A experiência de jogar jogos de take that longos pode ser bastante frustrante e repetitiva. A nossa ideia é que os jogadores possam explorar o jogo em várias partidas curtas, não em uma partida muito longa.

    2 - As embarcações

    As embarcações são cartas muito fortes no Piratas!, é verdade. Elas dão habilidades bastante importantes para os jogadores que as possuírem. No entanto, elas são destrutíveis. Não é fácil destruir uma embarcação, tampouco é impossível. A ideia é que um jogador possa ter chances grandes de usar sua embarcação por, pelo menos, um turno antes de tê-la completamente destruída.

    A maior parte das embarcações dão ações extras no início do turno do jogador, tendo ele que gastar uma de suas ações para descer uma embarcação, caso ele não use sua embarcação nem ao menos uma vez, ele simplesmente perdeu uma ação. Se usar uma só vez, ele compensou a perda da ação e, caso use duas vezes, ele saiu na vantagem. Mas até que ele use duas vezes o poder de seu navio, todos os outros jogadores jogarão duas vezes, e, caso o poder do navio descido seja muito forte, o jogador que porta aquele navio se torna um alvo de todos.

    A ideia da embarcação é exatamente essa. Se a mesa estiver preocupada com a força de um navio de um jogador, existe sempre a possibilidade de focar naquele jogador para vencer. Por vezes, no jogo em 2 jogadores é bem mais difícil fazer isso, mas na mesa cheia isso acontece com frequência.

    _____

    Bom, é isso aí, espero que gostem do jogo e que curtam, com ou sem modificação de regras =)

    Abraços,
    Renato Simões


    @renato_cec
    Demorei 2 anos e meio pra ler essa resposta hahaha
    Joguei nesse final de semana com os piradas da expansão, mas não com as embarcações, pois ainda estava inseguro com o balanceamento delas e pq era a primeira partida de um monte de gente que não tinha costume de jogar nada. Todos adoraram o jogo =).

    Gostei das suas explicações, e vou aproveitar pra pedir para que você comente duas coisas que pensei, que vcs ja devem ter testado:

    1-Caso haja algum desconforto com o balanceio das embarcações, já que ela se balanceia pela forma de jogar da mesa (quem tem a embarcação seria focado pelos demais pra não ficar muito forte e vencer), o que vc acha de serem necessários duas ações pra baixá-las? Levaria um turno a mais pra conseguir sair na vantagem em tê-la baixado e essa variante mexeria muito pouco com a estrutura do jogo.
    2-Os duelos de uma ação são mais arriscados, pois somente usam uma carta. Sei que as vezes pode ser estratégico ou necessário duelar com alguém assim, mas nas poucas partidas que joguei pareceu que isso acontece muito pouco. Acho que depende do perfil da mesa, quando for um pessoal que prefere ir enfraquecendo aos poucos e juntando forças, pra fazer um ataque forte e mais garantido (vai meio contra a proposta do jogo, mas tem quem "eurifique" todo jogo hahaha). Seria interessante que nos duelos de uma ação a vantagem do empate fosse do atacante? Acho que nesse jogo mais duelos = mais diversão hehehe

    Agora duas dúvidas: é permitido duelar com alguém sem usar cartas de canhão, contando somente com os piratas em jogo? (No caso 2 acima, teria-se que proibir os duelos com soma de tiro 0, ou haveriam vários duelos sem cartas na primeira rodada).
    Alguma carta sugerida nesse concurso do tópico entrou para o jogo?

    Abs!

    0
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Piratas! - 2ª Edição - Sua carta no Piratas!?
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