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  3. Como eu avalio jogos

Como eu avalio jogos

  • avatar
    butilheiro07/03/17 20:00
    avatar
    butilheiro
    07/03/17 20:00
    2881 mensagens MD

    Como você avalia seus jogos? Quais os critérios que você leva em consideração ao dar uma nota num jogo? Com toda certeza a resposta à essas perguntas é bem subjetiva e não existe uma correta. Cada um avalia os jogos que gosta ou que tem em sua coleção da forma que lhe for mais conveniente. Mas não é de hoje que se levanta a discussão de qual é a validade das avaliações recebidas pelos jogos e os rankings que são formados a partir dessa avaliação. Tanto aqui, no Ludopedia, quanto no BoardGameGeek, esse assunto gera bastante polêmica e levanta muitas outras questões.

    Bom, fugindo das polêmicas, quero fazer um relato de como eu faço as avaliações dos jogos e de como levo em consideração diversos fatores para chegar numa nota que acho ser mais objetiva do que o mero gostar ou não de um jogo. No meu grupo a gente sempre brinca que muitos jogos são avaliados pelo critério é legal/não é legal por muitos usuários e que isso empobrece os resultados obtidos nos rankings. Nem de longe quero dizer que meu método é o certo e muito menos que quem avalia um jogo simplesmente pelo gostei/não gostei esteja errado. Quero apenas levantar uma discussão sobre isso e sobre como o seu voto pode influenciar no ranking de um jogo bem mais do que você imagina.

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/408/f1knfb.png

    Eu costumo usar apenas uma casa decimal, mas o Rahdo gosta de 3.



    COMO SÃO FORMADOS OS RANKINGS?

    Talvez você tenha a mesma curiosidade que eu tive a certo tempo atrás: como as notas que damos nos jogos formam os rankings de sites como o Ludopedia e o BGG? A resposta à essa pergunta, como eu descobri, não é nada simples. Existem alguns bons tópicos nos dois sites explicando essas questões, mas vou tentar resumi-las de maneira objetiva. O que você tem que realmente levar em conta é que existem dois fatores principais: quanto/quais jogadores avaliaram o tal jogo e qual a nota cada um deles deu. Parece simples, mas na verdade não é. Seria muito errado criar esse ranking baseado somente dessa forma. Por exemplo, se um jogo X tivesse recebido a nota de um único jogador e avaliado como 10 e outro jogo Y tivesse a nota de 100 jogadores diferentes, com média 7,5, o jogo X seria inevitavelmente o primeiro desse ranking, certo?

    Mas, como era de se esperar, existem certos critérios para que os jogos entrem no ranking e maior parte deles tem a ver com a Média Bayesiana. "Com o que?", você pergunta... Pois é, não é algo que nós, meros mortais, ouvimos falar na escola, mas é um sistema de classificação muito usado por estatísticos, economistas, programadores e etc. Em termos bem leigos (que é o que eu sou no assunto), a Média Bayesiana é uma forma de se ter a média de um item baseado não só nele, mas em todos os itens avaliados, levando-se em conta a quantidade total deles, quantos deles tiveram avaliação e quais as notas médias dadas de forma geral.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/924/d88si9.jpg

    Não se preocupe, eu não vou tentar te explicar isso.


    Ok. Mas o que isso tem a ver com como eu avalio jogos? Bom, gosto de pontuar essas coisas para mostrar que a sua avaliação é importante para o ranking de sites como Ludopedia e Board Game Geek e que se você simplesmente der 10 pra todos os jogos dos quais gostar e 0 pros que não gostar, o ranking não vai refletir de verdade qual jogo tem características melhores ou piores do que os outros. Ou seja, se eu decido na minha avaliação que uma mecânica em um jogo funciona melhor do que a mesma mecânica do outro jogo, mas não faz o segundo jogo ruim, eu posso avaliar o primeiro com um 10 e o segundo com um 8, por exemplo. Assim nós teremos um ranking que reflete muito melhor a realidade.

    Claro que toda avaliação é subjetiva. Mesmo quando se tentar avaliar critérios muito bem definidos, eles estão sendo avaliados por alguém que tem uma certa bagagem, certas preferências e isso influencia sua avaliação. Jogadores mais casuais dificilmente irão avaliar heavy games. Jogadores de euros podem dar notas baixas para ameritrashes. Simplesmente por serem suas preferências. Meu caso não é diferente. Então, aqui abaixo você irá ver como eu tentei definir esses critérios e como eu tento avaliar comparativamente item por item sem deixar que jogos de diferentes categorias tenham notas muito diferentes simplesmente por meus gostos pessoais. Vamos lá?

    AVALIANDO JOGOS

    GRUPO 1 - DESIGN

    Sei que no mundo dos games o termo design pode ser interpretado de diversas maneiras. Por isso gosto de defini-lo da seguinte maneira: "a concepção de um produto (máquina, utensílio, mobiliário, embalagem, publicação etc.), no que se refere à sua forma física e funcionalidade". Ou seja, não considero como design a ideia do jogo apenas, mas também todo o refinamento feito em termos de arte, ilustrações, formas de jogar e etc. Nesse grupo gosto de colocar os critérios mais objetivos como qualidade da embalagem/insert, qualidade da ilustração, acabamento dos componentes como dados, cartas e peças plásticas/madeira. Em alguns casos também considero o manual (sua diagramação, facilidade de leitura e clareza). Por fim, considero a mecânica do jogo como algo fundamental em seu design: um jogo bem desenvolvido não precisa ter mecânicas inovadoras, mas as mecânicas devem funcionar bem dentro daquilo que foi proposto e serem coerentes com o jogo.

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/665/sqge1k.jpg

    Copenhagen é um jogo com inspiração em Monopoly, mas com uma baita arte.


    Em suma, dentro deste grupo eu avalio 5 critérios:

    - Design do produto;
    - Arte/ilustrações;
    - Qualidade dos componentes;
    - Qualidade do manual; e
    - Mecânicas.

    GRUPO 2 - FEELING

    Neste segundo grupo eu tento avaliar melhor o feeling do jogo, ou seja, a sensação que eles transmite não só a mim, mas a quem mais estiver na mesa jogando comigo. Pra mim, essa sensação é que vai me dar a vontade de jogar o jogo novamente ou não e também é o que irá fazer meus amigos de mesa gostarem do jogo, se sentirem desafiados ou mesmo terem aquela sensação de diversão no final da partida.

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/507/4n7pui.jpg

    Se o jogo é divertido pra você e sua família, não importa se é War, Detetive ou Terra Mystica.


    Se o jogo poderá ser jogado várias vezes sem ser repetitivo, se é um jogo em que haverá bastante interação entre os jogadores e também coloco neste grupo uma avaliação sobre a expectativa que o jogo havia criado e qual foi a sensação ao jogar (um comparativo da expectativa e a realidade). Fica assim:

    - Rejogabilidade;
    - Dificuldade;
    - Expectativa vs Realidade;
    - Interação; e
    - Diversão.

    GRUPO 3 - SORTE E TEMA

    Nesse grupo eu deixei dois critérios que são muito importante, talvez fundamentais pra mim. O primeiro deles é o fator sorte do jogo. Sei que muitos jogadores, principalmente os eurogamers, não curtem muito os jogos com esse fator muito elevado, e sempre preciso levar isso em conta quando vou levar certos jogos pra mesa com amigos. O segundo critério talvez passe pela situação oposta, já que geralmente wargamers gostam mais de jogos que aprofundam mais no tema ou que são mais imersivos. Mas acredito que hoje as mecânicas e categorias do jogos se misturaram tanto que fator sorte e tema não se excluem e não são exclusivos de um universo ou outro. Quanto mais esses dois fatores forem balanceados, mais fácil o jogo me conquistar.

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/883/pm13ap.jpg

    Todo jogo tem seu fator sorte, mas quando tudo depende dos dados muita gente faz cara feia.


    Estamos falando aqui, então, de:

    - Fator sorte; e
    - Profundidade do tema.

    Se você fez as contas, percebeu que são ao todo 12 critérios. Avaliar todos com notas de 0 a 10 e depois dividir poderia ser um método interessante de chegar ao resultado final. Mas eu vou um pouco mais longe e dou pesos diferentes a cada um desses critérios. Isso porque, como eu disse acima, valorizo muito mais algumas coisas do que outras. Mas aí entra uma subjetividade enorme da minha parte. Pra resumir, eu pego o terceiro grupo e o multiplico a soma das notas por 2, por ser o grupo que acho mais definitivo em termos de gostar ou não do jogo. O segundo grupo, eu multiplico a soma por 1,5, por achar que também há critérios mais importantes do que o aspecto visual e tátil do jogo, que estão no primeiro grupo. A única exceção é a mecânica, que multiplico por 2,5, porque é, pra mim, o critério mais importante de todos.

    A minha fórmula fica assim:

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/467/8q5lu7.png

    Claro que eu preciso de uma planilha no Excel pra gerenciar isso aí tudo...


    Para avaliar cada um dos critérios eu havia criado uma espécie de base de comparação, com o que considero o melhor e o pior de cada categoria e alguns outros que podem ser medianos em relação ao critério. Essa base era muito variável uma vez que sempre que jogo um jogo novo posso considerar que ele tem algo que é muito melhor que os demais. Então defini que haveria um norte do que fazer e o que não fazer. Por exemplo, você pode fazer um insert com a qualidade e utilidade do Quadropolis e Small World. Ou esse insert pode ser útil, mas não tão prático como o Archipelago e o Quantum (dois jogos que tinham ótimos inserts, mas que me livreis deles pois não cabiam as cartas com sleeves). Por último, o insert pode ser horrível, ou inexistente, como é o caso do Agricola, Isle of Skye e até mesmo o Euphoria. Baseado nesses nortes eu faço a avaliação desse critério (que está dentro do design do produto).

    Você não precisa fazer isso. Não precisa ter algo tão complexo assim para avaliar seus jogos. Talvez só classificar 2 itens: o jogo em si e o quanto se divertiu com ele. Assim já consegue ter um fator de balanço e conseguir controlar sua nota final não só pelo quanto gostou, mas também se as mecânicas do jogo funcionam. Imagino que devem haver milhares de maneiras diferentes para se fazer isso.

    Tente pensar na sua própria maneira de avaliar os jogos que jogou e dizer se elas são mesmo justas. Então, faça um comparativo entre os jogos, as notas que deu, e repense os resultados. Quem sabe você não muda sua nota final de alguns jogos?

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    Comentários:

  • marcosestevo
    229 mensagens MD
    avatar
    marcosestevo07/03/17 20:15
    marcosestevo » 07/03/17 20:15

    Ô loco, meu! Bom, você explicou bem direitinho. No final, sua nota ainda é subjetiva, mas você consegue explicar de onde ela veio.

    Eu tiro a nota de dentro das tripas e digo: 7,683! E pronto, tá dada a nota :)


    Mas foi uma leitura interessante!

    15
  • Fabio Baldan
    181 mensagens MD
    avatar
    Fabio Baldan07/03/17 20:19
    Fabio Baldan » 07/03/17 20:19

    Gostei! Eu já tava pensando em adotar um método parecido, vou usar como referência esse que ficou bem bacana!

    1
  • jackbezerra
    941 mensagens MD
    avatar
    jackbezerra07/03/17 20:22
    jackbezerra » 07/03/17 20:22

    Muito legal o post, butilheiro.

    Mas apesar de achar interessante sua metodologia, o que uso está nesse paragrafo:
    "Você não precisa fazer isso. Não precisa ter algo tão complexo assim para avaliar seus jogos. Talvez só classificar 2 itens: o jogo em si e o quanto se divertiu com ele. Assim já consegue ter um fator de balanço e conseguir controlar sua nota final não só pelo quanto gostou, mas também se as mecânicas do jogo funcionam. Imagino que devem haver milhares de maneiras diferentes para se fazer isso."


    É o resumo do que eu faço: quanto o jogo me divertiu? O quanto as mecânicas funcionam? E acredito que não há como, SEMPRE em casos de notas vão um quê de gosto pessoal.


    Grande abraço!

    4
  • Felipe_Z
    262 mensagens MD
    avatar
    Felipe_Z07/03/17 21:21
    Felipe_Z » 07/03/17 21:21

    Eu avalio da seguinte forma

    Diversão, arte e mecânica...e depois comparo com outros da coleção.

    O melhor da minha coleção é o Race for the Galaxy e o pior é o banco imobiliário. O restante fica nesse meio.

    É claro que meu gosto por Race for the Galaxy extrapola o bom senso.

    4
  • felipe123
    61 mensagens MD
    avatar
    felipe12307/03/17 22:06
    felipe123 » 07/03/17 22:06

    Post diferente e ao mesmo tempo muito bom!!!!! Ótima idéia abordar esse assunto!

    1
  • Fahr
    1231 mensagens MD
    avatar
    Fahr07/03/17 22:26
    Fahr » 07/03/17 22:26

    Legal ver a complexidade de suas notas rs...

    Eu já acho muito mais eficaz dar a nota com relação a diversão que o jogo traz para a pessoa, levando alguns outros pontos em consideração sim, mas essencialmente acho que o jogo de maior nota da pessoa, logicamente, deveria ser o jogo que essa pessoa mais gosta de jogar... Se usar essas matemáticas que você usa, você pode acabar dando nota relativamente alta para um jogo com caixa ótima e uma linda arte, tabuleiro lindo, componentes lindos e de ótima qualidade, manual simples e direto, fator sorte baixo, temático pra caramba, mas um jogo chato rs... Outro jogo bom que você adora e dá vontade de jogar muito mas com os outros fatores antagônicos ao anterior, levar uma nota menor... E, para mim, seria melhor eu olhar suas notas e perceber qual jogo você gosta mais de jogar. Por exemplo, você virá até minha casa jogar, seria legal eu olhar e saber os jogos que você mais curte pra decidirmos quais opções são boas para por na mesa.

    Outro ponto interessante que o Felipe_Z mencionou eu também utilizo demais que é a comparação. Alguém que só jogou 5 jogos na vida certamente dará notas diferentes daquelas que daria caso tivesse jogado 500, pois ela terá muito mais parâmetro pra dizer "este jogo realmente gostei muito, mas vou descer a nota pois ele está muito abaixo desse outro que conheci a pouco que é perfeito, meu preferido agora".

    3
  • XANDAO13BR
    908 mensagens MD
    avatar
    XANDAO13BR07/03/17 22:53
    XANDAO13BR » 07/03/17 22:53

    Um dos maiores elogios que você pode fazer a um escritor, ou alguém que procura transmitir informações pela escrita, é que mesmo não concordando com tudo que você escreve eu faço questão de ler tudo, toda vez que você escreve. Nunca é um desperdício de tempo.

    Gostei bastante, fica muito claro os critérios para a pontuação, e com isso consegue-se defender muito bem a opinião sobre o objeto de análise, e foge do lugar comum do "é minha opinião" que encerra a grande maioria das discussões aqui. As opiniões como ideias não são todas iguais, não tem o mesmo peso, e não são todas válidas por si só. Dependem, e muito, de um substrato teórico, lógico e pragmático calcados em elementos que possam não somente valer para quem emite a opinião como também valer para quem as recebe.

    2
  • btecio
    76 mensagens MD
    avatar
    btecio08/03/17 06:58
    btecio » 08/03/17 06:58

    Qual o jogo da última foto?

    2
  • fechine
    447 mensagens MD
    avatar
    fechine08/03/17 09:02
    fechine » 08/03/17 09:02

    Muito legal o post butilheiro
    Minha avaliação é mais simples, mas depende muito de re-avaliar sempre que posso todos os jogos.
    Tento refletir minha situação atual de prazer com o jogo.

    Basicamente é assim...


    Experiência de jogo!
    Primeiro me pergunto: Colo este jogo ao lado de quem na minha lista?
    Se eu gosto muito, coloco ele entre os meus tops 5, caso contrário vai para os "legais" e por fim para os "não curti muito" (sou bem legal, sempre vejo algo bom nos jogos). Aqui é um sentimento subjetivo de mecânicas, temas que mais gosto e como funcionou em mesa. Aqui, também, tiro pontos por downtime, ou partidas muito longas... por exemplo. O jogo aqui sai com nota até 8, mais ou menos.

    Visual e componentes!
    Em segundo eu rebaixo ou subo a nota de acordo com o apelo visual, componentes e arte em geral.
    Adiciono mais 2 se for tudo que eu espero ou uma fração de acordo com o que notei. Levo muito em conta o quesito arte e particularmente prefiro jogos menos abstratos.

    Faltou isto aqui!
    Agora eu reduzo algum ponto se notei algo fora da linha, algo que eu faria diferente.
    Caso eu não tenha nenhuma sugestão relevante e que eu julgaria deixar o jogo melhor, não reduzo nada.

    Ou seja, um jogo 10 tem que ter uma experiência massa, boas mecânicas e funcionar bem na mesa. Além disso precisa ser belo e ter bons componentes e por fim, não me dar a sensação de que eu poderia dar um pitaco no Design - hehehe.


    Abraços.

    3
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