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  1. Listas
  2. Desafio 100N
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Desafio 100N

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Katabrok03/02/2017 às 17:44
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Katabrok
MD

Seguindo a sugestão de Rodrigo Neves, que está fazendo um desafio similar, criei essa Lista para indicar meu progresso no Desafio 100N.

Mas que raio de desafio é esse? É jogar 100 jogos novos, isto é, jogos que nunca joguei antes. É basicamente um desafio para expandir a gama de jogos que conheço.

Farei pequenos comentários sobre os jogos, algo na linha de "primeiras impressões". Todo esse texto também está no meu blog, no qual farei uma postagem por mês. O blog é focado em game design, mas também farei postagens de board games como um todo, como esse Desafio. Nessa lista eu colocarei o link para a postagem do mês que joguei o jogo e, quem preferir, poderá ler por lá.

Recomendo esse desafio para game designers, pois é sempre bom conhecer novos jogos; e para os novatos no hobby, pois é legal conhecer uma enxurrada de jogos a fim de definir seus gostos.

https://ludopedia.com.br/show_image.php?file=/home/redomane/public_html/uploads/01/951/b4djvw.png
Blog: http://pinheirobg.com/
Facebook: https://www.facebook.com/pinheirobg/

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1 - The Oracle of Delphi 1

Ir para o jogo Katabrok 03 Feb 17, 16:46
1

Jogado em: 08/01/2017
Postado em: http://pinheirobg.com/index.php/2017/02/03/desafio-100n-2017-janeiro/
Comentários:  Estava curioso para jogar, mas com baixas expectativas. Afinal, o que danado Stefan Feld estava fazendo criando um jogo de corrida com pick-up and deliver? Duas características que eu geralmente não gosto. Terminou que o estilão do Feld fez o jogo ficar interessante, ao menos para mim. Gostei e me diverti com o puzzle envolvido em cada rodada. Fora que nesse jogo, ao contrário de Bruges, Speicherstadt e La Isla, não ficou tão difícil para daltônicos, por conta da iconografia em quase todos os lugares com cor. Tivemos a sorte de optar pelo jogo rápido, que usa apenas 8 objetivos. Se tivéssemos jogado a versão com os 12 objetivos o jogo demoraria demais e, provavelmente, a experiência teria sido ruim.

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2 - Euphoria: Construindo uma Melhor Distopia 3

Ir para o jogo Katabrok 03 Feb 17, 16:49
3

Jogado em: 15/01/2017
Postado em: http://pinheirobg.com/index.php/2017/02/03/desafio-100n-2017-janeiro/
Comentários:  Eu gosto de dice placements, a aleatoriedade dos dados com o determinismo do worker placement gera uma dinâmica interessante. Euphoria tem duas alterações interessantes na mecânica base: um dado pode ser removido do tabuleiro e ficar novamente disponível para o jogador, então existe uma interação e timing de quando alocar um dado para não precisar ficar gastando ação para recolhê-lo; e a definição de certas ações serem pelo somatório dos dados já existentes no espaço, isso possibilita uma interação a mais nas jogadas. Sendo que tirando essas ideias interessantes, vários pontos não me agradaram: o valor do dado tem um impacto pequeno na alocação (os dados altos não são tão mais forte que os baixos, dependendo do que quer são até piores), o que é estranho tendo em vista que você perde trabalhadores se tirar valores muito altos nos seus dados; tem muitos tipos de recursos diferentes, dificultando mudanças estratégicas interessantes; não é possível construir cedo, forçando uma estratégia estruturada: pegar muitos recursos, melhorá-los, pegar mais dados e só depois construir; personagens aparentemente desbalanceados; grande quantidade de sorte, seja com as cartas compradas, a rolagem de dados iguais possibilitando realizar várias ações e perder os trabalhadores. No final, temos um jogo lento por conta das várias restrições, em especial a contante perda de trabalhadores (que custam horrores para adquirir). Joguei com 5 jogadores, o que deixou o downtime grande, não foi uma experiência muito legal mas jogaria novamente por gostar do gênero.

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3 - Lords of Scotland 1

Ir para o jogo Katabrok 03 Feb 17, 16:49
1

Jogado em: 15/01/2017
Postado em: http://pinheirobg.com/index.php/2017/02/03/desafio-100n-2017-janeiro/
Comentários:  É um jogo de cartas com arte bonita e uma dinâmica de leilão. Jogamos a partida inteira de 4 jogadores com uma regra errada. Isso fez com que ativássemos poucas habilidades, que parece ser a parte mais interessante do jogo. Apesar de ter jogado errado, não estou muito interessado em jogar novamente, pois não sou muito fã de leilões.

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4 - Dungeon Twister: The Card Game 1

Ir para o jogo Katabrok 03 Feb 17, 16:50
1

Jogado em: 22/01/2017
Postado em: http://pinheirobg.com/index.php/2017/02/03/desafio-100n-2017-janeiro/
Comentários: Bastante similar a versão board game com três vantagens: mais conteúdo (vários personagens para escolher), caixa bem compacta e preço bastante acessível. Sendo que tem uma grande desvantagem: tudo ficou condensado demais, com muita informação para entender o estado do tabuleiro. O jogo gera AP naturalmente, por conta do fator sorte zero, juntando isso com a dificuldade para entender o que está acontecendo, temos a possibilidade  de um AP maior ainda. No final das contas, se for pensar em jogabilidade e diversão, prefiro a versão original.

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5 - Segundón 1

Ir para o jogo Katabrok 03 Feb 17, 16:50
1

Jogado em: 22/01/2017
Postado em: http://pinheirobg.com/index.php/2017/02/03/desafio-100n-2017-janeiro/
Comentários: Jogo se baseia em uma única ideia: chegar em segundo. Infelizmente essa ideia é destruída por todo o caos e pelo exagero, pois não basta chegar em segundo nas corridas, você precisa terminar o jogo em segundo na pontuação. Impossível de controlar, resultando em um jogo que joga por você. As decisões tem pouco impacto no resultado da corrida por conta do caos. Termina que os jogadores são expectadores da própria partida. Apesar dos pesares, rendeu algumas risadas.

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6 - Constantinopolis 0

Ir para o jogo Katabrok 03 Feb 17, 16:50
0

Jogado em: 22/01/2017
Postado em: http://pinheirobg.com/index.php/2017/02/03/desafio-100n-2017-janeiro/
Comentários: Demora muito pela quantidade de estratégia envolvida. O jogo é bem repetitivo, já que após a 4ª rodada os jogadores ficam realizando praticamente as mesmas ações (rodando sua maquininha de pontos). Algumas das construções cinza propiciam ações que combinadas com outros prédios foram chamadas de “quebradas” por alguns da mesa. A mecânica de leilão para definir a ordem dos jogadores é bem esquisita e mal elaborada. A sorte na compra das cartas de contrato pode ser irritante, em especial porque eles são de fato desbalanceados (existem contratos que possui tudo igual menos a quantidade/tipo de recursos necessários).

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7 - Loot N Run 0

Ir para o jogo Katabrok 03 Feb 17, 16:51
0

Jogado em: 28/01/2017
Postado em: http://pinheirobg.com/index.php/2017/02/03/desafio-100n-2017-janeiro/
Comentários: Jogo indolor. Basicamente é um push your luck com blefe e leitura da mesa. Vence quem fizer 30 pontos primeiro. Achei a distribuição das cartas um tanto esquisita. Em todo caso, o jogo é muito rápido para ser um problema e muito simples para que eu peça para jogá-lo novamente.

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8 - Best Treehouse Ever 0

Ir para o jogo Katabrok 03 Feb 17, 16:51
0

Jogado em: 28/01/2017
Postado em: http://pinheirobg.com/index.php/2017/02/03/desafio-100n-2017-janeiro/
Comentários: Mais um jogo tentando entrar na onda do card drafting (pega uma carta e passa uma para o amigo) como mecânica principal. Sua estrutura é bem parecida com Sushi Go, são três rodadas de pontuação sendo que o sistema de pontuação é completamente diferente. Os jogadores pontuam de acordo com as cores de tiverem na sua casa na árvore, de modo que poderá ganhar de 0 a 2 pontos por cada carta. A quantidade de pontos por carta depende do modificador, colocado pelos próprios jogadores, na respectiva cor após o drafting. No final do jogo ainda há uma pontuação extra para os jogadores que tiverem a maioria em uma determinada cor, empates são ignorados. Todo o sistema de pontuação deixa o jogo mais interessante do que os demais jogos do mesmo estilo, pois aumenta a interação e a necessidade de olhar o jogo do coleguinha.

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9 - Imperial Settlers: A Ascensão de um Império 0

Ir para o jogo Katabrok 03 Feb 17, 16:51
0

Jogado em: 28/01/2017
Postado em: http://pinheirobg.com/index.php/2017/02/03/desafio-100n-2017-janeiro/
Comentários: Imperial Settlers é um jogo de construção de combos para gerar pontos com o diferencial de ser assimétrico, isto é, os jogadores possuem cartas diferentes uns dos outros. A interação é baixa e passa uma sensação de jogo solitário. O único meio de interação é destruindo as construções do oponente mas, ainda assim, o jogador atacado não perde muita coisa (na verdade ganha até uma madeira). A pior parte é a sorte na compra das cartas, pois como é um jogo de construir combos, certas cartas funcionam melhor em conjunto com outras cartas e também existem cartas mais interessantes que outras. Eu achei a arte muito boa, mas um tanto “enganosa”, pois é um jogo extremamente mecânico e propenso à AP por conta da otimização necessária com os recursos. Apesar de todos os problemas citados, é um jogo interessante e estou curioso para conhecer as demais facções.

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10 - Quadropolis 0

Ir para o jogo Katabrok 03 Feb 17, 16:51
0

Jogado em: 29/01/2017
Postado em: http://pinheirobg.com/index.php/2017/02/03/desafio-100n-2017-janeiro/
Comentários: Jogamos com 4 jogadores na versão expert, provavelmente não foi uma boa ideia. Nessa versão existem muitos tipos de estruturas diferentes e cada uma pontua de um jeito específico. Essa quantidade de informação, junto com o aspecto quebra-cabeça de coletar as construções e colocá-las na sua cidade usando um número, criou uma experiência Excel bem chata. Não sei os outros jogadores, mas eu passei a maior parte do jogo olhando para a ficha de ajuda que descreve a pontuação de cada tipo de construção e terminei o jogo sem memorizar todas. Sendo que após essa primeira partida, ficou bem claro como proceder (focar em vez de diversificar), o que não é tão legal… Pois como tem mais tipos de construções do que jogadores, é provável que o vencedor seja aquele que investir em algo que os demais ignoraram.

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11 - Star Wars: Destiny 3

Ir para o jogo Katabrok 03 Feb 17, 16:52
3

Jogado em: 29/01/2017
Postado em: http://pinheirobg.com/index.php/2017/02/03/desafio-100n-2017-janeiro/
Comentários: Provavelmente o melhor jogo colecionável (estou incluindo os LCGs nesse bolo) da Fantasy Flight. O principal motivo são os dados, que deixam o jogo mais divertido ao remover parte da atmosfera mais “séria” presente nesses tipos de jogos competitivos. Apesar das qualidades, é um jogo com construção de decks e nunca gostei disso, fora as compras cegas. Prefiro sistemas mais fechados.

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12 - Via Nebula 1

Ir para o jogo Katabrok 01 Mar 17, 13:16
1

Jogado em: 04/02/2017
Postado em: http://pinheirobg.com/index.php/2017/03/01/desafio-100n-2017-fevereiro/
Comentários: Foi minha segunda experiência com um jogo do famoso game designer Martin Wallace e, infelizmente, ainda não posso dizer que joguei um “jogão” do autor. Pelo menos o processo está incremental, já que Via Nebula foi melhor que minha primeira experiência com Discworld: Ankh-Morpork. Jogo muito bonito, mas não faz meu estilo (muito leve e família). Os turnos são rápidos, o que para mim foi um detrimento, pois passei a jogar em modo “automático” dado a simplicidade e velocidade do jogo. Após algumas rodadas, as conexões se tornam insignificantes, já que quase todo o tabuleiro está conectado, ao menos com 4 jogadores.

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13 - Madeira 0

Ir para o jogo Katabrok 01 Mar 17, 13:17
0

Jogado em: 18/02/2017
Postado em: http://pinheirobg.com/index.php/2017/03/01/desafio-100n-2017-fevereiro/
Comentários: Jogo bem demorado, a partida que joguei com 3 jogadores durou 3 horas (sem contar explicação). Eu não sou muito fã de jogos demorados, mas eu realmente gostei de Madeira. É um jogo bastante tático e com alguns elementos estratégicos. Durante a partida meu cérebro derreteu umas duas vezes. Por enquanto é o melhor jogo da escola portuguesa que joguei. Muitas escolhas interessantes e o jogo aparenta ser balanceado, sendo um grande feito considerando a quantidade de sistemas interligados. Grata surpresa, pena ser tão longo.

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14 - Battles of Westeros 0

Ir para o jogo Katabrok 01 Mar 17, 13:18
0

Jogado em: 25/02/2017
Postado em: http://pinheirobg.com/index.php/2017/03/01/desafio-100n-2017-fevereiro/
Comentários: Esse jogo usa, em sua essência, o sistema Commands & Colors criado por Richard Borg. Eu já joguei Memoir ’44 e BattleLore (segunda edição) e, infelizmente, a versão ambientada no universo de Game of Thrones foi a pior. É como se fosse uma versão complicada do Memoir, mas não adiciona profundidade estratégica para justificar a complexidade. Diversas mecânicas adicionadas apenas nessa versão apenas pioraram a experiência, sendo a mais problemática o sistema de bandeiras e o mais inútil o sistema de moral. O único ponto positivo seria a ambientação, mas eu achei mal aproveitada.

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15 - Through The Ages: Uma Nova História da Civilização 0

Ir para o jogo Katabrok 05 Apr 17, 11:58
0

Jogado em: 01/03/2017
Postado em: http://pinheirobg.com/index.php/2017/04/05/desafio-100n-2017-marco/
Comentários: Apesar de não gostar de todos os jogos que joguei, acho o Vlaada um ótimo game designer, em especial pela sua versatilidade. Então, eu estava bem curioso em como ele abordaria um jogo de civilização. Infelizmente, o jogo não me agradou, pois apesar de ser uma versão revisada e nova, parece datado. O jogo usa um sistema de action points, o que proporciona turnos longos, deixando o downtime muito grande. Tem uma grande quantidade de detalhes que devem ser lembrados, o que atrapalha bastante o fluxo de uma primeira partida, por exemplo. Muito provavelmente não jogarei novamente, pois ao final da partida não me pareceu que fiz muita coisa. O jogo não passa nada épico, é muito seco, não cria uma história ao final da partida, é cansativo e você fica morgado esperando seu turno chegar. E olhe que nossa partida foi até rápida, apenas 4 horas e meia com 3 jogadores.

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16 - Discoveries: The Journals of Lewis & Clark 0

Ir para o jogo Katabrok 05 Apr 17, 11:59
0

Jogado em: 05/03/2017
Postado em: http://pinheirobg.com/index.php/2017/04/05/desafio-100n-2017-marco/
Comentários: O jogo tem uma pegada puxando para um puzzle, pois o jogador precisa completar umas viagens gastando os ícones corretos na ordem correta e preferencialmente cumprindo duas cartas por vez. Eu gosto disso, mas acho que o jogo se perdeu um pouco no uso dos dados, uma rolagem boa pode lhe ajudar demais, enquanto que uma rolagem ruim pode lhe atrapalhar demais. Ficou desconexo a influência da sorte em um puzzle. A parte mais interessante do jogo é adquirir os dados dos oponentes e usá-los antes que eles sejam tomados de volta.

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17 - Elysium 0

Ir para o jogo Katabrok 05 Apr 17, 12:00
0

Jogado em: 05/03/2017
Postado em: http://pinheirobg.com/index.php/2017/04/05/desafio-100n-2017-marco/
Comentários: Jogo leve com mecânicas interessantes de set collection. Você tem duas áreas no seu tableu, a parte de cima, nos quais as cartas possuem seus poderes; e a parte de baixo, chamada de Elysium, no qual suas cartas perdem o poder, mas passam a compor sets que darão pontos no final do jogo. Essa ideia de ter a carta como poder ou como ponto é bem legal, sendo que achei mal aproveitada no jogo. Os poderes não eram tão interessantes e na maioria das vezes a decisão é de enviar para o Elysium. Acho que as cartas deveriam ser bem poderosas, pois além de deixar o jogo mais dinâmico com combos diversificados, a decisão de colocar a carta no Elysium ou não seria um momento bem tenso e interessante. Gostei do jogo, infelizmente é “apenas” bom, quando poderia ser um jogão. Eu joguei o setup básico, talvez as cartas dos outros deuses deixem o jogo mais apimentado.

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18 - Sheriff of Nottingham 0

Ir para o jogo Katabrok 05 Apr 17, 12:00
0

Jogado em: 05/03/2017
Postado em: http://pinheirobg.com/index.php/2017/04/05/desafio-100n-2017-marco/
Comentários: Eu já conhecia Robin Hood, Sheriff é basicamente uma versão “modernizada” do antigo jogo do Halaban. A maioria das mudanças melhorou o entendimento do jogo, ficou mais fácil, mas isso não implica que ficou tudo melhor. Talvez regras mais livres, para o jogo fluir melhor em uma atmosfera de party game mesmo. Em todo caso, é um dos poucos jogos de blefe que eu acho interessante. Infelizmente, como a maioria dos jogos de blefe, existe uma possibilidade (relativamente grande) do jogador vencer sem mentir. Isso pra mim diminui bastante a experiência do jogo, pois jogadas seguras e fáceis. Acho que Robin Hood é melhor nesse aspecto, pois nessa nova versão é possível descartar cartas todo o turno, ficando muito mais fácil juntar vários tipos de uma mesma mercadoria.

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19 - Spectral Rails 0

Ir para o jogo Katabrok 05 Apr 17, 12:01
0

Jogado em: 12/03/2017
Postado em: http://pinheirobg.com/index.php/2017/04/05/desafio-100n-2017-marco/
Comentários: A cada jogo de pick-up and delivery que eu jogo, percebo que não sou fã da mecânica. O tema desse jogo é bem diferente, você está coletando almas com um trem. Basicamente é uma justificativa para sua linha ir se desfazendo aos poucos. A ideia é até boa, mas só perceptível após a primeira rodada do jogo, como se ela fosse uma fase de setup extra. Como as trilhas vão mudando durante a partida, o jogo vira muito tático, no qual o jogador deve otimizar suas ações de acordo com a configuração do tabuleiro naquele momento. Para quem gosta do estilo, deve ser uma boa pedida, pois é diferente da maioria dos outros jogos, da mesma mecânica, que joguei.

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20 - Código Secreto: Imagens 0

Ir para o jogo Katabrok 05 Apr 17, 12:01
0

Jogado em: 12/03/2017
Postado em: http://pinheirobg.com/index.php/2017/04/05/desafio-100n-2017-marco/
Comentários: Já tem um tempo que conheço o Codenames original, que usa texto. Nessa versão a única diferença é que em vez de texto são figuras. A ideia é boa, pois a atmosfera de Codenames: Pictures é mais de um party game. Ao contrário do Codenames original, que é quase que um party game sommelier. Não sei se é o caso de outras mesas, mas achei mais difícil criar dicas conectando muitas cartas, o máximo que vi foram dicas de 3. Enquanto que eu Codenames já vi dicas de 5. Talvez seja o fato de que joguei essa versão apenas duas vezes. Em todo caso, prefiro a versão original, mas acho essa versão também um jogão. Vlaada foi genial em criar esse sistema que pode ser implementado com outros diversos temas e modificações sem modificar a mecânica central do jogo.

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21 - Abyss 0

Ir para o jogo Katabrok 05 Apr 17, 12:02
0

Jogado em: 12/03/2017
Postado em: http://pinheirobg.com/index.php/2017/04/05/desafio-100n-2017-marco/
Comentários: Tenha visto, deste seu lançamento aqui no Brasil, o pessoal falando muito mal do Abyss. Os motivos são variados: preço, produção exagerada e até mesmo as mecânicas. Eu não sou muito fã do Bruno Cathala, juntando com as reclamações, não fui com muita expectativa. Pois não é que esse Abyss é o melhor jogo do Bruno Cathala? Tem um sistema de push-your-luck bem interessante, que apesar de não existir o bust (perder o turno por pressionar demais a sorte) há uma interação muito boa com os jogadores durante o seu turno. Achei a dinâmica do jogo muito bem bolada, não esperava mesmo. Downtime nulo. Não é um jogo excelente, mas com certeza é um bom jogo.

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22 - Istanbul 0

Ir para o jogo Katabrok 05 Apr 17, 12:03
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Jogado em: 12/03/2017
Postado em: http://pinheirobg.com/index.php/2017/04/05/desafio-100n-2017-marco/
Comentários: Que jogo rápido. Acho que a partida com 3 jogadores demorou apenas 30 minutos, talvez 40 minutos. Istanbul é basicamente uma corrida, no qual cada jogador tem que otimizar o uso de sua “pilha” de trabalhadores de acordo com a configuração do tabuleiro, que muda a cada partida. Não sou fã de jogos leves para família, que é o caso deste jogo, mas achei Istanbul bem resolvido para sua proposta. Minhas reclamações vão para o fator sorte da rolagem dos dados, rolam-se poucos dados e a variância do resultado é muito grande, pode custar a partida facilmente; e também acredito que o primeiro jogador tenha vantagem sobre os demais, mesmo com os outros jogadores começando com mais moedas. Gostei da mecânica central dos trabalhadores, mas acho que o jogo pecou em inserir os dados na obtenção de anéis e moedas. Parece que foi uma decisão forçada, para os dados não servirem apenas para mover os NPCs.

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23 - Macao 0

Ir para o jogo Katabrok 05 Apr 17, 12:03
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Jogado em: 19/03/2017
Postado em: http://pinheirobg.com/index.php/2017/04/05/desafio-100n-2017-marco/
Comentários: Tenho Macao na minha wishlist há muitos anos. A ideia de gerenciamento de recursos usando a rosa dos ventos e a aquisição de recursos com os dados me pareceu ótima, e de fato é. Entretanto, uma mecânica boa não, necessariamente, gera um bom jogo. Tirando a parte de gerenciamento de recursos, Macao falha em quase todos os outros quesitos. Jogo demorado para a profundidade estratégica que proporciona, cartas desbalanceadas nitidamente por nenhuma razão aparente, decisões extremamente táticas e com poucas possibilidades de estratégia, entregar recursos juntamente com as cartas de dobrar pontuação são extremamente poderosos, pontuação pelos aglomerados da sua cor são pouquíssimos comparado ao esforço necessário para formá-los. Em suma, um jogo de uma mecânica só. Eu até imaginei que talvez fosse meu hype pessoal que evitou que eu gostasse do jogo, mas a decisão foi unanime na mesa.

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24 - 7 Wonders Duel 1

Ir para o jogo Katabrok 05 Apr 17, 12:04
1

Jogado em: 25/03/2017
Postado em: http://pinheirobg.com/index.php/2017/04/05/desafio-100n-2017-marco/
Comentários: Eu gosto dos jogos de 2 jogadores do Cathala. Então, fazia um bom tempo que eu queria conhecer 7 Wonders Duel. Joguei, gostei, mas esperava mais. Existem três maneiras de ganhar o jogo: militarmente, chegando até o final do militar; cientificamente, coletando os 6 tipos de cartas de ciência; e por pontos, se a partida não for vencida das outras duas maneiras os pontos são contatos e vence o jogador com mais pontos. Apesar dos três caminhos de vitória, não é muito viável alterar a estratégia no meio da partida e as estratégias que encerram o jogo antes do final parecem meio brainless (não requer pensar), especialmente a militar. Assim, quando o jogador vence de um desses dois modos não parece que mereceu a vitória, mas sim que foi sorte na disposição das cartas.

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25 - Masterline 0

Ir para o jogo Katabrok 13 Apr 17, 19:06
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Jogado em: 25/03/2017
Postado em: http://pinheirobg.com/index.php/2017/04/05/desafio-100n-2017-marco/
Comentários: Jogo abstrato simples de ter 5 engrenagens da sua cor em sequência. Achei que seria infinito, mas graças às engenhocas coringas não é. Sendo que o problema do jogo também vem das engenhocas coringas, pois como elas são muitos fortes e os jogadores compram cartas do mesmo baralho, quem pegar mais coringas tem uma chance maior de vencer. Em todo caso, gostei do jogo. Rapidinho e requer algumas táticas para vencer.

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