Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Listas
  2. Lista Colaborativa: Jogos de Tabuleiros em contextos (Psico)Educativos.
305
4
3
0
Compartilhar

Lista Colaborativa: Jogos de Tabuleiros em contextos (Psico)Educativos.

avatar
RenanCito31/10/2024 às 11:30
avatar
RenanCito
MD

Olá pessoal,

Já faz um tempo que tenho criado uma série aqui no canal sobre as adaptações que fazemos de jogos para uso em contextos educativos (no meu caso, em contextos psicoeducativos). Minha intenção inicial era criar uma lista-fórum, mas as listas aqui têm uma quantidade limitada de caracteres. Por isso, estou criando esta lista para compilar os jogos que adaptei para esse tipo de uso e que mencionei em duas postagens anteriores (Usos de Jogos de Tabuleiros em contextos psicoeducativos e outros contextos; Parte 2: Jogos de Tabuleiros em contextos psicoeducativos e outros contextos.)

Aqui, espero que, além de discutir mais sobre a adaptação desses jogos ou avaliar outras formas de adaptá-los, vocês possam citar outros jogos que adaptaram ou usaram nesses contextos. Assim, podemos nos ajudar mutuamente, ampliando a utilidade dos jogos que temos em nossas coleções.

Tem algum jogo que você já usou em uma aula, adaptou para uma dinâmica em um grupo de trabalho ou para uma reflexão em uma data comemorativa? Poste aqui e explique como foi!

3 comentário(s) Comentar

Canal

Veja Também

Jogo Justo

Veja Também

O que esperar dos preços dos jogos: análise de um hobbista interessado no tema.
Maiores pechinchas que consegui comprando jogos: essas até o Julius aprovaria!
Fazendo uma coleção com jogos baratos em 2025: lista colaborativa
Fazendo uma coleção com jogos baratos em 2024: lista colaborativa
Jogos Baratos em 2021

Itens (13)

1 - Dixit: Odyssey 2

Ir para o jogo RenanCito 31 Oct 24, 11:04
2

Indico a versão Odissey porque comporta bem mais pessoas, sendo mais versátil para uso tanto em pequenos, como em grandes grupos.
Não é um jogo que está sempre na mesa nas jogatinas de lazer, mas, graças a esses outros contextos, é um dos jogos mais usados da minha coleção.

Dixit Tematico

Basta usar as regras normais, mas limitando as dicas a serem ditas à um tema. Uso muito após a apresentação de um tema, em seguida jogamos o jogo com base nesse tema. Na última vez que fiz isso, por exemplo, o tema era masculinidade. Foi muito bom para fazer emergir as representações sociais sobre o masculino em adolescentes. E, de forma muito natural, surgiram falas sobre feminismo, machismo, patriarcado etc., e o melhor, fugindo das acusações de ideologização porque os temas aqui estão emergindo do próprio grupo.

0 comentário(s) Comentar

2 - ito 2

Ir para o jogo RenanCito 31 Oct 24, 11:06
2

Nesse jogo, os participantes têm que por dicas de um tema em uma escala de 0 a 100. Aqui a adaptação é bem simples. Basta sugerir um tema a ser trabalhado no lugar dos temas propostos no manual do jogo, uma adaptação até sugerida no manual.
A caixa indica o jogo para 8 pessoas, mas utileizei ele com sucesso com um grupo de 18 adolescente, fazendo duplas ou trios com cada cor.
Criei uma tensãozinha falando não que o jogo era cooperativo, mas deles todos contra mim. Eles se empolgaram bastante. 
Iniciei com uma rodada teste para apresentar as regras com algo simples: comida ruim/comida boa. Depois fui para o tema, que no caso, era altruísmo com o foco nas festividades de São Francisco na comunidade. Daí pedi que dessem dicas de coisas que indispensáveis na vida/não consegue viver sem. Daí puxei uma discussão sobre projeto de vida, trabalho para a comunidade e realização pessoal e comunitária.
Fui muito bom mesmo!

0 comentário(s) Comentar

3 - Jenga 0

Ir para o jogo RenanCito 31 Oct 24, 11:00
0

Esse talvez seja o jogo que mais usei de formas diferentes. Para a minha surpresa, alguns dos usos que eu dei a esse jogo depois encontrei como uma versão do jogo. Caso consiga achar, vou compartilhar essas versões. 
Vamos a listas das formas que usei o jogo:

1.1 O que destrói, o que constrói?

Foco: comportamentos, sentimento e atitudes positivas e negativas.
Você cria uma metáfora da torre do Jenga com a comunidade, o grupo ou a turma. Em seguida, os participantes são convidados em compartilhar algum sentimento, comportamento ou atitude que destrói a comunidade ou grupo ao retirar a peça de Jenga. Ao colocar a peça retirada no topo, o participante deve dizer um comportamento, sentimento ou atitude que faz frente àquele que destrói ou que ajuda a construir a comunidade ou grupo.
Para gerar mais engajamento, você pode fazer uma brincadeira "mística" dizendo que aquilo que fizer a torre cair, é aquilo que a comunidade ou o grupo mais tem que estar atenta.

1.2 O que destrói o colega?

Aqui é uma variação que fiz focado na forma que os comportamentos e atitudes afetam alguém. Isso pode ser especialmente interessante ao abordar temas como bullying.
Para essa versão uso uma variante do Jenga que tenho com peças maiores, mas já usei com o jenga tradicional. 
Faz-se uma torre de Jenga um pouco menor e a usa como um banquinho. Pede-se para que um dos participantes (ou pode ser o professor) sente-se na torre. A partir daí, os participantes vão falando coisas que destroem os outros e vão tirando peças até que a pessoa caia. Então, pode se refletir como essas coisas ditas, assim como no jogo, vão desequilibrando as pessoas.

1.3 O que destrói o colega? Em equipes

Trata-se da mesma dinâmica anterior, porém, com duas torres e com as pessoas se dividindo em equipes. 
Pela minha experiência isso promove bem mais engajamento dos participantes.

0 comentário(s) Comentar

4 - Jenga Maker 0

Ir para o jogo RenanCito 31 Oct 24, 11:03
0

No jogo tradicional os jogadores se dividem em duplas onde um terá o projeto em mãos (carta) e o outro tem que montar a estrutura da carta sem vê-la, somente com as instruções do companheiro. Usando essa versão abordar qualquer tema que envolva diferenças, limitações físicas ou problemas de comunicação.

0 comentário(s) Comentar

5 - TEAM3: Edição Verde 0

Ir para o jogo RenanCito 31 Oct 24, 11:03
0

Estou indicando aqui o Team3 junto do Jenga Maker porque os dois jogos têm propostas bem parecidas e dá pra jogar cada um dos dois jogos com a caixa do outro. Acredito que dê pra fazer a dinâmica com ambos os jogos ou com outros jogos de construção de padrão, apesar de não ter testado isso (Tuki, Bloco Louco, etc.)

0 comentário(s) Comentar

6 - Stella: Universo Dixit 0

Ir para o jogo RenanCito 31 Oct 24, 11:04
0

Variação de Dixit, porém com as dicas dadas pelo próprio jogo. 
Aqui vai mais da quantidade de pessoas e da capacidade do grupo de absorver mais algumas regras, mas o princípio é o mesmo: captar representações sociais a partir das cartas. O que fiz em um grupo foi trocar as cartas de dica que vêm no jogo por palavras dadas pelos participantes a partir de um tema específico.
Não tenho o jogo - ainda- , usei o meu Dixit Odissey usando folhas com uma matriz desenhada para substituir os cartões dos jogadores.

0 comentário(s) Comentar

7 - Clube Detetive 0

Ir para o jogo RenanCito 31 Oct 24, 11:05
0

Infelizmente, nunca lançado no Brasil, mas é possível adaptar o Dixit para ter esse jogo dentro. Basta comprar alguns livrinhos e imprimir alguns cartões com os números para as votações. Daí, é só usar os cartões de votação do Dixit para votar nesse jogo, mas entregando para quem você acha que é o impostor. Para compreender melhor, veja o manual de regras em português de Portugal disponível na página do jogo (Regras Clube Detetive).
O Clube Detetive já usei em uma reunião de final de ano de uma equipe. Usando uma metáfora daquela pessoa que faltou muito ou que ficou desconectada do que aconteceu com a equipe no ano. Daí, orientei que as dicas se referissem a momentos marcantes da equipe ao longo do ano.

0 comentário(s) Comentar

8 - Sintonia 0

Ir para o jogo RenanCito 31 Oct 24, 11:05
0

Esse é um jogo bem único. Com ele você consegue ter percepções dos jogadores a partir de cartas de dualidades dadas pelo jogo (coisa boa/coisa ruim; fácil de fazer/difícil de fazer; etc.). 
Como usei? Assim como outros jogos nessa lista, pedi que as pessoas dessem dicas de acordo com um tema: sobre coisas que as pessoas veem ou vivem no bairro, por exemplo. No entanto, precisa de alguns cuidados para lidar com dois problemas para que a dinâmica rode bem com o jogo em um grupo psicoeducativo.
O primeiro problema é a compreensão das regras. Há muitos relatos nos fóruns de dificuldades dos jogadores compreenderem o jogo. Aqui vale a regra básica de qualquer jogo: é preciso compreender bem as regras e a pessoa que vai explicar tem que ser bem didática. Na minha experiência, as pessoas sempre entendem bem depois da primeira ou segunda rodada. Por isso, não perca muito tempo na explicação. Tendo dito tudo didaticamente, convide logo as pessoas para uma rodada teste. A tentativa de compreender esse jogo que é bem fora da caixinha dos jogos tradicionais pode cansar as pessoas e desvinculá-las da dinâmica proposta.
Outro problema, é a dificuldade de algumas pessoas de darem a dica diante do termômetro da dualidade. Tipo (é tão bom que é ruim/é tão ruim que é bom). Diante disso, faça uma triagem das cartas antes do uso com o grupo, já separando cartas que façam sentido para o tema e facilitem as dicas dos participantes.
Um ponto fundamental nas minhas experiências com esse jogo em grupos psicoeducativos, é ter ajudantes (que pode ser o próprio facilitador do grupo) ajudando a pessoa a pensar suas dicas. Na hora de dar a dica, pegue o termômetro do jogo, vá para um cantinho com a pessoa que vai dar a dica e pergunte para ela: "e aí, o que você está pensando?" e ajude coma dica. Com interlocutores, as pessoas chegam bem mais rápido ao que querem dizer.
Acreditem, já usei algumas vezes com grupo de crianças (11 a 14 anos) ou adolescentes (na faixa de 15 a 18 anos), inclusive com grupos de mais de 25 pessoas. Foi sucesso! Um tesouro por poder usar o jogo mesmo com tantas pessoas.

0 comentário(s) Comentar

9 - Downforce 0

Ir para o jogo RenanCito 31 Oct 24, 11:05
0

Esse é um jogo bem família envolvendo uma dinâmica bem acessível, corrida. Muitas pessoas dizem que o jogo é de aposta e não corrida. Ok, vence quem tem mais dinheiro, e o dinheiro vem da corrida e das apostas. No entanto, quem joga algumas vezes esse jogo vai perceber que é quase impossível ganhar sem que pelo menos alguns dos seus carros não se deem bem na corrida. A maior inovação em relação aos jogos de corrida normais, vai ser a movimentação pelas cartas, onde você move tanto o seu carro como os dos adversários.

Adaptação: Corrida da Vida

Usei o jogo como um Jogo da Vida com um grupo de mais ou menos 15 adolescentes de 11 a 14 anos. Foi um sucesso. Como fiz?
1. O jogo é para 6 pessoas, como excedeu esse limite, fizemos duplas onde os participantes teriam que decidir suas táticas em conjunto. Não atrapalhou em nada. Até trouxe mais aquela ideia de equipe de corrida.
2. Usei o modo "Jogo para Iniciantes" que tem no final do manual, mas não adotei todas as cinco simplificações de regras desse modo, somente fiz a alteração de não distribuir todas as cartas no início do jogo. Cada jogador fica com uma mão de três cartas e vai repondo a medida que as usa. Isso ajuda na elaboração da tática para crianças e funcionou bem.
3. Por fim, para introduzir um tema a ser conversado no jogo, basicamente fiz um esquema estilo Jogo da Vida, algo que muita gente faz por aí criando um tabuleiro com casas de eventos e usando um dado para movimentação. O que foi mais como um Mario Kart. Peguei uns tokens que tinha de outro jogo e pus filas de caixinhas com marcas de boas e ruins embaixo e distribuí em pontos da pista. Ao passar por essas caixas, o jogador tem que parar e receber a consequência. As consequências eram comportamentos de colegas que incomodam e comportamentos que alegram. Fiz isso como roda de conversa antes do jogo e coloquei em duas sacolas. Dependendo do resultado da caixinha na pista, se sorteava um desses comportamentos junto de um bonus ou onus na corrida (duas casas para trás; avance duas casas; etc.). Dica: não coloquei benefícios de mais de duas casas para não criar discrepâncias e alterar demais a dinâmica certamente bem testada pelos designers.

0 comentário(s) Comentar

10 - Entre Linhas 0

Ir para o jogo RenanCito 31 Oct 24, 11:06
0

Usei no mesmo sentido do Ito. Senti que não é tão eficiente quanto no sentido de promover uma consciência sobre um assunto, uma vez que aqui não se mede a sua relação com o tema tão claramente promovida pela gradação, mas só uma associação entre dois conceitos.
Enfim. Nesse jogo, precisei criar cartinhas com palavras relacioandas à um tema que iria trabalhar. Em outro caso, pedi para os próprios participantes do grupo criarem palavras sobre um tema (fica mais interessante para eles,mas acrescenta mais um tanto de tempo na atividade). Daí é só usar as cardas de letras, números e coordenadas para relaciona-las e se inicia uma discussão sobre o tema. Vai bem como fechamento de uma roda de conversa usando palavras-chave da conversa no jogo como forma de consolidação de um tema.

0 comentário(s) Comentar

11 - Time's Up! Party 0

Ir para o jogo RenanCito 31 Oct 24, 11:07
0

Esse é bem intuitivo de usar em grupos. Já o usava bem antes dele chegar no mercado brasileiro, conhecia como Jogo do Chapéu. Assim, nem precisa do jogo para usar em contextos formativos, até porque ele é basicamente um mtemporizador (coisa que qualquer celular tem hoje em dia) e as cartas que os participantes vão ter que adivinhar nas três fases: dicas, uma palavra e mímica. Uso ele mais como um leve momento lúdico e como fixação de um tema debatido no grupo. Peço as pessoas escreverem palavras que resumiram o tema, ou resumem o que foi o grupo de tgrabalho no ano, etc.; coloca tudo num pote, pega o cronômetro do celular e está tudo pronto para a atividade.

0 comentário(s) Comentar

12 - Telestrations 0

Ir para o jogo RenanCito 31 Oct 24, 11:07
0

Assim como o Time's Up, já usava esse nesses contextos antes mesmo de ser lançado no Brasil, especialmente usando os celulares dos participantes com o site com a versão digital do jogo, o Gartic Phone (sim, é mesmo jogo, não sei como é a questão dos direitos autorais aí, com certeza alguém está copiando alguém).
Como os dois últimos jogos desta lista, ele não aprofunda tanto o tema, mas pode ser um bom quebra-gela inicial sobre um tema ou uma ótima consolidação após um debate. Para adaptar basta pedir para os participantes darem um tema ao desenho ou palavra inicial.
Atente que facilmente a atividade com esse jogo pode fugir do tema e levar mais tempo do que o esperado, por isso não indico para o momento principal de abordagem de um tema.

0 comentário(s) Comentar

13 - Telma (3ª edição) 0

Ir para o jogo RenanCito 31 Oct 24, 11:07
0

Se você quer gargalhadas e caos, esse é o jogo ideal! Gosto demais! É um excelente quebra-gelo, ou uma grande forma de terminar um grupo em alto astral. Já usei como dispositivo principal para abordar o tema bullying, com o cuidado de ter uma fala antes sobre o quão ruim é isso e pedindo que os próprios participantes dêem nome para si mesmos. Também usei como forma de consolidar um tema ou ainda como avaliação do trabalho de uma equipe de trabalho durante o ano em uma confreternização. Basta usar disparadores, como: "Que nome resumiria a atividade de Fulano no grupo esse ano?", etc.

0 comentário(s) Comentar
Adicionar Jogo
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.