Há mais ou menos uma década atrás a PEPSI marcava o mundo da publicidade com a campanha: "só tem PEPSI, pode ser?". A genialidade dessa campanha estava na estratégia ousada de desistir de provar que seu produto era melhor que a da concorrente, mas assumir a similaridade com um marca líder e destacar que, mais do que ser melhor, simplesmente pode ser uma experiência diferente e igualmente satisfatória. Afinal, o que queremos com um produto é mais uma experiência de prazer do que simplesmente ter algo socialmente reconhecido como melhor?
Ok, que aquilo conhecido midiaticamente como melhor, cria uma segurança que você encontrará o prazer que procura com o produto, porém, com as informações necessárias, um produto alternativo pode se apresentar como interessante ou, talvez, até mais viável para determinado público. Nesse ponto é que o jargão da peça continuava: "o pode ser, pode ser muito bom!".
No mundo dos board games temos muito disso. Há disputas eternas sobre qual o melhor jogo entre dois jogos parecidos. Aqui não queremos entrar nesse tipo de disputa, mas, como almeja esse canal, pretendemos produzir um conteúdo colaborativo de utilidade pública.
Sabemos bem como a "cultura hype" tomou de conta desse hobby. Jogos que alcançaram uma fama, são colocados em um preço acima de um preço acessível que ele poderia ter, já que o apelo do hype faz com que o consumidor não questione o quanto ela vai custar e ele na realidade.
Aí é que vale outra inspiração da nossa cultura brasileira: o genérico. Chacotas à parte, é preciso lembrar que o medicamento genérico é uma bela política que permite acesso a medicamentos para mais pessoas. Penso que alguns jogos, seja pelo que for, podem servir como esse "genérico" no mundo do hobby. Ou seja, estão ali mais acessíveis e podem cumprir a mesma função nas suas mesas de jogo, considerando a experiência de jogo acima das características do jogo.
Assim, o crivo aqui é se perguntar: "Esse outro jogo pode fornecer uma experiência similar e tão satisfatória quanto esse outro famoso aqui?"
REGRAS DE CONSTRUÇÃO:
1. Vamos incluir o jogo mais famoso na lista e nos comentários incluir os nomes (se possível os links da ficha aqui na Ludopédia) dos jogos que "podem ser" diante desse jogo;
2. Mesmo que já tenha o jogo que você acha que "pode ser" nos comentários, comente de novo. Assim reforçará essa ideia (Planejo criar uma outra postagem com os jogos mais destacados nessa lista.
3. Eu vou optar usar o critério do preço pra inserir um jogo alternativo (quem me conhece sabe que eu gosto de provocar esse tema), mas sintam-se livres para indicar jogos parecidos ainda que não sejam, mais baratos. Sei lá, de repente você acha que vale mais a pena. Gosto de citar o preço dos boardgames nessas listas, já que os geradores de conteúdo têm uma série de limitações com relação a isso, seja por acordos com lojistas ou a desinformação de pessoas que não compram mais jogos no mercado nacional. Assim, pode ser uma utilidade pública a mais desta lista.
-
{{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
-
{{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
-
{{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
-
{{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
-
{{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
-
{{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}