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  1. Listas
  2. Mecânicas e Dinâmicas: Ordem de turno
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Mecânicas e Dinâmicas: Ordem de turno

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butilheiro19/03/2019 às 18:00
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butilheiro
MD

Uma das dinâmicas de jogo que me chama a atenção é como o jogo constrói a sequência de turnos, ou seja, a ordem em que os jogadores irão jogar no decorrer das rodadas. Essa dinâmica é chamada de ordem de turno. O mais comum é que os jogadores joguem um após o outro, numa sequência não definida de turnos até que o jogo acabe, como em jogos de vaza em que o primeiro jogador é sucedido pelo jogador à sua esquerda e assim sucessivamente em sentido horário. Alguns jogos interrompem o jogo a cada ciclo e muda o primeiro jogador para o próximo jogador à esquerda do primeiro, iniciando uma nova rodada, este sendo o modelo mais comum em eurogames.

Porém, muitos jogos inovam nesse sentido e apresentam alguma característica interessante que muda muitas vezes quem será o primeiro jogador, ou seja, quem irá começar a próxima rodada, mas também toda a ordem dos demais, quebrando o ritmo e dando um twist interessante no jogo. Abaixo eu listei 10 desses jogos que considero ter um elemento bacana de alteração da ordem de turno. Quem vai primeiro?

E pra você? Qual jogo tem a ordem de turno definida de maneira mais genial? Qual desses você acha mais interessante? Tem alguma house rule que muda a ordem de turno de algum jogo que você jogue? Conta aqui pra gente.

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Itens (10)

1 - Kingdomino 8

Ir para o jogo butilheiro 19 Mar 19, 17:35
8

Talvez o mais simples da lista, Kingdomino apresenta um grupo de peças que são compradas pelos jogadores para colocar em seus reinos. Essas peças são numeradas em ordem crescente de possibilidade de pontuação, ou seja, as peças mais “fortes” tem valores mais altos. A cada rodada, os jogadores escolhem suas peças em ordem e posicionam seu meeple na posição dessa peça, ou seja, criando a ordem da próxima rodada.

No jogo do aclamado designer Bruno Cathala, a dinâmica é bem simples mas permite um jogador que joga primeiro escolher uma peça forte para a próxima rodada e acabar ficando em último, equilibrando o poder de escolha com a “qualidade” da peça escolhida. Ao longo do jogo a ordem muda tantas vezes que é impossível dizer que um jogador que começou o jogo teve alguma vantagem ao final por escolher primeiro.

Vale lembrar que Kingdomino venceu o Spiel des Jahres de 2017 como melhor jogo do ano. Ideias simples geralmente levam o famoso prêmio alemão.

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2 - Yamataï 2

Ir para o jogo butilheiro 19 Mar 19, 17:36
2

Coincidentemente um jogo do mesmo designer do anterior, Yamataï tem um mecanismo muito próximo em que os jogadores escolhem ações para realizar de um mural de 5 ações disponíveis e 5 indisponíveis. As ações são numeradas de 1 a 10, mas a ordem delas é sempre aleatória. O jogador da vez escolhe qual ele irá realizar e pega pra ele a peça da ação, movendo seu marcador na trilha de iniciativa para aquele valor.

No final da rodada, as peças são devolvidas para a área das ações indisponíveis e as que estavam ali se tornam disponíveis, sendo que agora a nova ordem de turno é a da trilha de iniciativa. De forma parecida com a de Kingdomino, o jogo equilibra o poder de escolha de uma ação forte com o fato do jogador jogar mais tarde na rodada seguinte. E também permite o jogador sacrificar uma boa jogada nesse turno para ter a primeira escolha no turno seguinte, o que é bastante interessante visto que sempre serão as mesmas 10 ações todo jogo e o jogador consegue se planejar para as ações possíveis da próxima rodada.

Ah, você pode ver um review completo desse jogo clicando aqui.

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3 - Patchwork 7

Ir para o jogo butilheiro 19 Mar 19, 17:36
7

Em Patchwork os jogadores estão criando colchas de retalhos comprando peças do centro da mesa e adicionando em seus tabuleiros pessoais. Pegar peças da mesa, no entanto, tem um custo em tempo equivalente ao tamanho daquela peça. Na trilha de iniciativa do jogo, os jogadores avançam conforme a quantidade de tempo indicado na peça, sendo que quanto mais o tempo avança, mais à frente e mais perto do fim do jogo o jogador estará.

Quem joga primeiro é o jogador mais atrás nessa trilha, ou seja, o jogador que gastou menos tempo. Caso o jogador compre uma peça que o faça ultrapassar o outro jogador, é a vez do outro. Mas caso a sua jogada o faça permanecer atrás, ele continua jogando até que venha a ultrapassar o adversário. Isso inclui uma camada estratégica no jogo que é bastante interessante: como se trata de um jogo de dois jogadores, estar em posição de escolher uma peça do centro da mesa antes do seu adversário é crucial para fazer uma boa pontuação. Ao mesmo tempo em que às vezes você irá querer pegar uma peça que se encaixa perfeitamente no seu jogo, porém o fará avançar muito e diminuir sua quantidade de jogadas. Uma ótima sacada do designer alemão Uwe Rosenberg.

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4 - Fresco 5

Ir para o jogo butilheiro 19 Mar 19, 17:36
5

Acordar mais cedo e fazer as ações primeiro, porém correr o risco de perder trabalhadores mal humorados. Essa é a decisão em Fresco. A cada rodada, na ordem inversa da pontuação atual, os jogadores irão escolher uma hora para acordar, o que traz vantagens e desvantagens no jogo. Acordar mais cedo significa ir primeiro ao mercado e ter acesso a mais opções de tintas, assim como escolher primeiro como pintar o afresco da catedral. Porém também significa ter humor menor.

As fases seguintes todas são jogadas conforme a ordem em que os jogadores acordaram. Porém, se escolher acordar mais tarde, o jogador pode ganhar um trabalhador adicional, o que significa ter mais ações para realizar. Só que jogar antes em Fresco pode significar o sucesso de uma rodada bem planejada. E vai depender muito dos jogadores abrir mão de um trabalhador ou de jogar primeiro, mas ambas as estratégias funcionam.

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5 - Viticulture 7

Ir para o jogo butilheiro 19 Mar 19, 17:36
7

Similar à ideia de Fresco, em Viticulture os jogadores terão a oportunidade de escolher em que momento do dia acordar. Aqui existe outro fator determinante: acordar mais cedo não garante outro bônus senão o de ser o primeiro jogador. Quanto mais tarde o jogador acordar, mais bônus irá receber, com bônus diferentes para cada hora do dia.

A dinâmica de escolha é ainda mais interessante quando adicionada a expansão Tuscany. Com ela, os jogadores podem passar a vez numa das estações do ano para avançar rapidamente para o começo da rodada seguinte. Isso que dizer que, se o jogador passar primeiro, ele poderá escolher primeiro que hora do dia quer acordar no dia seguinte, porém ele claramente estará realizando menos ações nessa estação (o que não é exatamente ruim). A ordem de jogo segue também a ordem de acordar, mas a escolha desse momento se dá no próprio jogo, o que acho um pouco mais interessante do que ser pela ordem de pontuação.

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6 - Brass 2

Ir para o jogo butilheiro 19 Mar 19, 17:38
2

Em Brass, no jogo original e também nas suas versões mais recentes, a ordem de turno é definida de forma muito bacana com base sempre na rodada anterior. Quando os jogadores realizam suas ações e gastam dinheiro, ao invés desse dinheiro ser colocado no estoque geral, ele é deixado num espaço reservado do tabuleiro que mostra quanto cada jogador já gastou nessa rodada.

Ao final da rodada, a ordem de turno seguinte é definida pelo total gasto por cada jogador, sendo que aquele que gastou menos irá jogar primeiro e cada jogador seguinte será aquele que investiu mais, em ordem crescente. Ou seja, fazer uma grande jogada que gaste muito de sua riqueza pode o colocar na liderança do jogo, mas jogá-lo para último na ordem da rodada seguinte. Isso é bastante importante para dar equilíbrio num jogo que os espaços são apertados e todos querem acesso à praticamente os mesmo recursos.

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7 - Coimbra 2

Ir para o jogo butilheiro 19 Mar 19, 17:39
2

Em Coimbra a ordem de turno ocorre em dois momentos distintos, porém ambos interessantes. Primeiro, a ordem de jogo é definida pela quantidade de coroas que cada jogador possui no final da rodada. As coroas estão presentes tanto nas cartas que o jogador adquire quanto em outros pontos do tabuleiro e ainda em tiles de bônus que podem ser adquiridos toda rodada. Então, a cada rodada a ordem é alterada e os jogadores devolvem esses tiles para a mesa, podendo adquirir novamente na próxima rodada.

O primeiro jogador irá escolher um dado e alocar no tabuleiro de jogo em 4 diferentes locais e ali será novamente importante a ordem do turno, uma vez que cada dado será resolvido em ordem crescente ou decrescente, conforme o local associado. Então, o primeiro jogador tem a decisão de pegar um dado que o faça ser o primeiro a realizar a ação no local desejado, mas isso pode custar deixar de usar uma cor de dado desejada. É uma decisão constante e que se subdivide em afetar outras áreas do jogo. Uma mecânica bastante elegante dentro da proposta do jogo.

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8 - The Pillars of the Earth 1

Ir para o jogo butilheiro 19 Mar 19, 17:40
1

Em The Pillars of the Earth os jogadores definem sua ordem no jogo baseado numa compra às cegas de seus marcadores. A cada começo de rodada existe uma fase de decidir a ordem de turno em que cada jogador tem 3 marcadores dentro de um saco e, um por vez, os marcadores são comprados e o jogador sorteado decide se quer manter sua posição na ordem de jogo. Para manter a posição, o jogador deve pagar por ela. Então, ser o primeiro jogador tem um custo elevado, ao passo que jogar por último não tem custo algum.

Acontece que como existem 3 marcadores de cada jogador, eventualmente os espaços vão sendo ocupados e os jogadores terão que decidir em que momento vale pagar para manter sua ordem de jogar. Moedas não são um recurso fácil no jogo e não dá pra gastar sem planejar, mas é interessante também manter uma posição de ordem de turno que permita acesso à determinadas coisas no jogo mais cedo do que os outros jogadores.

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9 - Pulsar 2849 2

Ir para o jogo butilheiro 19 Mar 19, 17:40
2

De todos os jogos da lista, Pulsar 2849 tem de longe a mecânica mais matemática e só não é a mais complexa porque não envolve a negociação que está presente em Archipelago. No jogo, cada jogador comanda uma equipe de exploração em pulsares num ambiente cósmico e, a cada rodada, realizam um draft de dados dispostos no tabuleiro central. Esse draft serve para definir os dados disponíveis para realizar as ações na fase seguinte do jogo, onde irão alocar os dados em espaços de ação.

Antes de iniciar a fase de draft, o primeiro jogador atual da trilha de iniciativa irá rolar todos os dados e os posicionar conforme o número rolado num display localizado no tabuleiro. Em seguida, os jogadores devem calcular a mediada dos números rolados, ou seja, realizar uma verdadeira operação matemática para definir qual é o número mediano — algo que é inteiramente bem resolvido no manual que ajuda aos jogadores a nem precisarem calcular de verdade, bastando usar as mãos para tampar uma parte dos dados e encontrar a mediana de forma bastante funcional.

A cada dado escolhido nesse momento do draft, os jogadores irão avançar ou retroceder na trilha de iniciativa (ou numa segunda trilha que não influencia na ordem do turno) conforme a posição desse dado em relação ao marcador de mediada. Aqui entra um fator extremamente estratégico do jogo pois, por mais que o jogador não tenha interesse em ser o primeiro a jogar, caso ele deixe de investir nessa trilha ele poderá chegar num ponto em que comece a perder pontos. Ou, por outro lado, ele pode investir em jogar cada vez mais cedo, mas deixar de pegar dados importantes.

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10 - Archipelago 2

Ir para o jogo butilheiro 19 Mar 19, 17:41
2

Em Archipelago a ordem de turno é definida através de um leilão às cegas, onde os jogadores dão um lance escondendo moedas em suas mãos. Não só o vencedor, mas todos os jogadores que deram lances devem pagar o que colocaram em suas mãos, fazendo com que a decisão de investir nesse momento do jogo seja uma estratégia perigosa. Ou você dá um lance alto e vence a disputa ou arrisca um lance mais baixo, tendo que pagar mesmo se perder.

Em seguida, o jogador vencedor não só se torna o primeiro jogador da rodada como também irá definir toda a ordem do turno. Inclusive, se ele achar interessante, ele pode não se escolher como o primeiro, dependendo de condições que aconteçam na mesa. E como tudo no jogo é negociável, isso é uma das premissas do jogo, a posição de ordem do turno pode ser vendida, trocada por algo mais vantajoso, ou usada como chantagem. Essa fase é uma das diversas camadas que fazem Archipelago um jogo muito bom, mas que não funciona em qualquer mesa.

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