Assim como fiz em 2018, esse começo de ano tirei um tempo para dar revisada nos meus jogos favoritos e atualizar a minha lista dos 25 "melhores". Veja, eu tenho um gosto bem fácil de discernir: gosto de euros, gosto de jogos médios e pesados, gosto de jogos com pouca interação direta (leia-se conflito) e gosto de jogos bonitos. Então "melhor" nada mais é do que uma avaliação minha dentro desse cenário. Então, trata-se de uma lista de gosto pessoal, sem querer impor regras ou dizer que você não deve jogar X ou Y. Leve em conta essa minha lista se você considera que tem um gosto parecido com o meu e pode ser que tenhamos algumas opiniões em comum.
Como a lista foi formada
Assim como a lista do ano passado, que você pode conferir clicando aqui, eu pré-selecionei alguns dos meus jogos favoritos e também aqueles que dei a melhor avaliação aqui no site (ou no BGG, já que sempre faço isso nos dois portais). Feito isto, utilizei o Board Game Ranking Engine pra elencar o que seria meu top 25 de hoje.
Em um ano deu pra perceber quanta coisa mudou. Mas também tenho que levar em conta que 2018 foi o ano em que mais conheci jogos novos (aproximadamente 120 jogos que eu nunca havia jogado antes) e que foi um ano bem atípico em questão de jogatinas (registradas, foram mais de 350, fora as de party games que não costumo registrar). Continuo tendo meus favoritos, continuo tendo designers que me conquistam com maior facilidade, mas de certa forma gosto de perceber que há algo de novo sendo feito e que isso me chama a atenção também.
Esse ano, diferente da lista do ano passado, não farei uma lista de menções honrosas, mas vou citar jogos que estavam na lista antes e que não irão aparecer aqui por um motivo ou outro:
Tigris & Euphrates - Como disse na descrição acima, cada dia mais tenho percebido que não gosto da interação direta, do ataque, e Tigris sempre foi um jogo de saber a hora certa de tirar a peça do adversário da mesa. Ainda gosto do jogo, reconheço suas enormes qualidades, mas não figura mais entre os 25 mehores pra mim.
Mare Nostrum: Empires - Outro jogo que se enquadra nessa característica, Mare Nostrum também é um jogo que gosto muito e que ainda faz parte dos poucos jogos temáticos que gosto.
Viticulture - Apesar de ser um dos favoritos da esposa e um dos poucos que veem mesa com facilidade em casa, hoje já não o vejo mais como um jogo tão inovador, depois de outros jogos terem chamado mais a minha atenção no quesito alocação de trabalhadores.
Russian Railroads - Um jogo que por muito pouco não permaneceu na lista, mas que assim como o Viti, não brilha tanto mais meus olhos pela mecânica principal.
Mexica - Outro que entra na questão do conflito direto. Ainda gosto muito do jogo, mas inclusive decide tirrá-lo da coleção pois o nível de competitividade do jogo estava causando mau estar por aqui.
Ulm - Apesar de ainda achar genial a mecânica de seleção de ações, acabei enjoando de jogar o Ulm. Um pouco por ser um jogo mais curto do que eu gostaria, um pouco porque vejo que você perde muito tempo tentando achar o combo certo de peças de ações e pouco tempo realmente fazendo ótimas jogadas.
Ticket to Ride: Europa - O único motivo pro TTR sair da lista foi porque coloquei em seu lugar o seu antecessor que acredito fazer mais sentido pelo que ele significa pra franquia.
Grand Austria Hotel - Ainda considero GAH um dos meus jogos favoritos entre os jogos dos autores italianos, mas esse ano de 2018 os caras se superaram. Mesmo que não tenham entrado na lista, Newton e Coimbra elevaram as mecânicas e praticamente todas as características que me faziam gostar de Grand Austria.
Imhotep - Ainda um masterpiece dos jogos abstratos, Imhotep acabou saindo da coleção por eu achar que o jogo tinha que oferecer um pouco mais em comparação à vários jogos novos do mesmo estilo/perfil.
7 Wonders - Um dos primeiros jogos modernos que joguei, 7 Wonders ainda é um dos favoritos da minha família (tanto que minha cópia está na casa dos meus pais). Porém, acho que o jogo perdeu um pouco do brilho ao passar desses 8/9 anos. Sem as expansões, o jogo hoje já é um pouco repetitivo pra mim e por isso ele acabou perdendo espaço pra outro
-
{{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
-
{{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
-
{{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
-
{{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
-
{{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
-
{{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}