(Post publicado originalmente no blog Play, You Fools!)
Todos sabem que Dixit (da Libellud, com edição brasileira pela Galápagos Jogos) é um jogo acessível, descontraído e visualmente atrativo. Com as pessoas certas na mesa, pode render boas risadas e verdadeiras pérolas que serão lembradas por um bom tempo.
No entanto, um problema relatado por alguns jogadores é que o jogo vai se tornando repetitivo à medida que você vai conhecendo as cartas. Os designers do jogo compensaram, em parte, essa deficiência lançando várias expansões cheias de novas cartas com ilustrações deslumbrantes e sugestivas — o que parece uma boa solução, a princípio. Mas chega uma hora que o acréscimo de cartas à pilha não é o bastante pra aumentar o interesse pelo jogo. Além disso, tem sempre aqueles que não curtem o jogo por achá-lo bobo ou pouco desafiador. Sem falar que nem todo mundo está disposto a torrar sua grana em expansões que simplesmente adicionam cartas.
Pensando em tudo isso, trago aqui algumas variantes das regras de Dixit que podem aumentar a rejogabilidade e (quem sabe) renovar o seu interesse pelo jogo depois de algumas dezenas de partidas no modo "default".
Modo Temático
As regras normais continuam valendo, a diferença é que as dicas são baseadas em um tema específico, definido antes da partida. Isso torna o jogo mais desafiador e aumenta o replay value. Seguem algumas sugestões de temas:
- Filmes / séries;
- Sentimentos / expressões (Ex: alegria, medo, tristeza, preguiça, etc);
- Geografia: países, cidades ou pontos turísticos;
- Letras de músicas: os jogadores podem recitar a letra (modo chato) ou cantar um trecho da música (modo "pagação de mico");
- Nomes de bandas;
- Personagens conhecidos: de desenhos animados, livros ou filmes, super-heróis, vilões, etc;
- Os próprios jogadores: o narrador da vez escolhe a carta com base em uma característica de um dos outros jogadores, e então revela o nome do escolhido. Pode ser um atributo físico, um traço de personalidade ou um “causo” envolvendo a criatura pessoa. Mas só funciona bem com grupos que já tenham certa afinidade, pra zoeira correr solta!
- Profissões / hobbies (Ex: psicólogo, biólogo, programador, maratonista, escritor, etc);
- Números;
- Marcas e produtos (ex: McDonald’s, Adidas, Johnnie Walker, etc);
- Efeitos sonoros: só é permitido fazer barulhos usando a boca, mãos e/ou objetos ao alcance;
- Superpoderes (Ex: voo, teleporte, superforça, criar ilusões, etc).

O filme é "Gravidade"

O sentimento é "Espanto"
Mímica ou Efeitos Sonoros
Semelhante à variante anterior, mas ao invés de escolher um tema específico, aqui os jogadores são obrigados a usar mímicas ou reproduzir sons com a boca, mãos e/ou objetos próximos pra representar a ilustração das cartas. De resto, é tudo igual ao jogo original.
Dixit Hardcore
Pra essa variante não vamos precisar do marcador de pontos (nem dos coelhinhos de madeira da caixa básica). Em Dixit Hardcore (batizado assim por falta de um nome mais inspirado), ganha(m) aquele(s) que ficar(em) sem cartas na mão primeiro. Isso mesmo, seu objetivo é se livrar de todas as cartas da mão e forçar os outros jogadores a comprarem mais cartas da pilha.
A maior parte das regras originais ainda vale: cada jogador começa com 6 cartas aleatórias; o narrador escolhe uma carta e dá uma dica sobre ela; os demais escolhem dentre as cartas da mão aquela que melhor represente a dica dada; o narrador embaralha as cartas escolhidas e as apresenta na mesa para votação; o jogo segue em sentido horário, etc. A diferença está na resolução:
- Se todos descobrirem qual é a carta do narrador, o narrador compra uma nova carta da pilha.
- Se ninguém descobrir qual a carta correta, TODOS compram uma carta da pilha.
- Nos demais casos, apenas quem não adivinhou qual era a carta do narrador compra uma nova carta.
No final do turno, se alguém estiver sem cartas na mão, é o vencedor. Caso contrário, o jogo segue normalmente.
Dá pra jogar sem a caixa básica, só com uma expansão, e até com mais de 6 jogadores! Basta improvisar fichas de votação ou fazer votação aberta.
Dixit Storytelling (for real)
Esta variação torna Dixit um verdadeiro Storytelling Game colaborativo. Os jogadores devem compor pequenas histórias através das cartas, seguindo uma estrutura básica predeterminada. Ou seja, aqui todos são narradores (e editores!) de uma mesma história. Na sua vez de jogar, o jogador adiciona uma carta e também um trecho à história (que tenha a ver com a arte da carta). Os demais jogadores atuam como editores, avaliando se a sua adição faz sentido dentro da história. Caso a maioria desaprove a nova carta/trecho, ela é descartada e o jogador puxa uma nova carta.
Regras da Narrativa:
1. O narrador inicial escolhe uma dentre as cartas em sua mão, coloca-a aberta na mesa e começa a narrativa com “Era uma vez [descrição da 1ª carta]…“;
2. O jogador à sua esquerda deve então selecionar uma carta que possa dar continuidade à história. Ele revela a carta escolhida, repete o trecho recitado pelo narrador anterior e acrescenta “…Um dia, [descrição da 2ª carta]…“;
3. O terceiro jogador também escolhe uma carta, revela-a, repete o que os narradores já disseram e acrescenta “…Mas [descrição da 3ª carta]“;
4. O quarto narrador tem o papel de encerrar a narrativa. Ele escolhe uma carta, repete toda a história até aqui e finaliza dizendo “…Então, [descrição da 4ª carta]“.
Ou seja, a narrativa deve seguir essa estrutura: “Era uma vez [descrição da carta #1]. Um belo dia [descrição da carta #2], mas/porém/todavia [descrição da carta #3]. Então, [descrição da carta #4]”. Vocês também podem criar seu próprio formato de narrativa. Aliás, façam isso!
Era uma vez [uma garota desocupada que vivia na praia]. Um dia [ela foi atacada por um monstro marinho e fugiu desesperada], mas [acabou escorregando e caindo num bueiro aberto]. Então [ela foi devorada pelo monstro e virou um fantasma do mato. Praia nunca mais.]
Regras da Edição e Pontuação:
- Pra evitar que a história fique sem pé nem cabeça, cada trecho deve passar pelo crivo dos editores! Quando um narrador adiciona sua carta à história, os demais jogadores agem como editores, votando por aprová-la ou descartá-la da narrativa.
- Se pelo menos um dos jogadores concordar que a carta (e a descrição) adicionada contribui para a composição da narrativa, o narrador que a colocou ganha 1 ponto e compra uma nova carta da pilha.
- Por outro lado, se ninguém aceitar a carta, ela é descartada e o jogador não pontua (mas ainda compra uma carta da pilha). O narrador à sua esquerda deve prosseguir contando a história.
- Ao fim de cada narrativa, verificam-se os pontos. Se algum jogador tiver chegado a 10 ou mais pontos, o jogo se encerra. Quem tiver mais pontos, vence. Mas se ninguém atingiu a pontuação requerida, uma nova narrativa deve começar, desta vez partindo do jogador à esquerda de quem começou a última narrativa.
Combinando com outros jogos
Esta não seria uma variante das regras, mas uma sugestão de como aproveitar as cartas do Dixit pra modificar e/ou reforçar a rejogabilidade de outros jogos.
Dixit + Mysterium
Um deles é o Mysterium (também da Libellud). A ideia é substituir as Cartas de Visões do Mysterium pelas cartas de Dixit. Você também pode embaralhar e usar todas juntas, já que possuem o mesmo tamanho e estilo de arte — apenas o verso é diferente, o que não atrapalha a jogabilidade.
Dixit + Codenames
Essa sugestão promete levar o Codenames (jogo de dedução de Vlaada Chvátil) a outro nível! Consiste em substituir as Cartas de Codinomes pelas cartas de Dixit. O que acaba aumentando a complexidade do jogo, pois exige um maior nível de atenção e abstração dos jogadores pra elaborar e interpretar as pistas.
Vários grupos já testaram essa combinação por aí. Talvez isso tenha motivado a Czech Games Edition a publicar uma versão de Codenames com imagens, o Codenames: Pictures.
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Enfim, estas foram as minhas sugestões de adaptações nas regras e novos usos para as cartas de Dixit. Tenho algumas outras variações na manga, que posso apresentar em um post futuro. Comente sobre o que achou dessas variantes e deixe aqui seu feedback depois de testar alguma delas. E se você já utiliza uma regra alternativa (diferente das descritas acima), conte pra nós!