QuickReview é uma série do canal Deathmatch onde faremos uma análise bem resumida de jogos mais conhecidos. A intenção é fazer uma análise por tópicos, colocando em evidência aspectos bem práticos do jogo como seus componentes, mecânicas, design e etc.
Agricola: Family Edition é uma versão do aclamado jogo
Agricola, do designer alemão
Uwe Rosenberg. Lançada em 2016 pela
Mayfair Games, essa versão foi criada juntamente com a edição revisada do jogo, também lançada nesse ano, que separa em duas caixas os dois modos de jogo da versão original (de 2007). Na Family Edition foram retirados elementos como as cartas de ofícios e melhorias, mas também as cartas que marcavam as rodadas (que foram substituídas por um marcador de rodada bem tradicional), o jogo se tornou muito mais simples e amigável para jogadores ocasionais ou para quem curtia somente o modo "família" do jogo original.
Nessa versão, praticamente todos os componentes foram revisados, ficando mais bonitos e chamativos. Os discos simples de madeira viraram
meeples a caráter e recursos com visual mais realista. Também foram abandonados os recursos pedras e vegetais, simplificando a busca por recursos no que era mais interessante: animais (que agora vem por padrão como
animeeples). No lugar das cartas,
tiles representam as melhorias maiores e menores de forma bem mais prática e intuitiva, com ótima iconografia. Essas melhorias agora são colocadas como peças da sua fazenda, assim como os quartos, pastos e campos. Por sinal, não existe mais um tabuleiro do jogador, que representava seu pedaço de terra. Os
tiles estão todos soltos e você pode montar de qualquer maneira simplesmente colocando um
tile do lado do outro. Os
tiles de pasto, por exemplo, substituem as peças de madeira que simbolizavam os cercados e agora vem em diversos tamanhos, com preço definido.
Por outro lado, muito pouco mudou na mecânica do jogo. Pra quem conhece o jogo original, praticamente não há necessidade de se ler as regras. Com exceção de uma ou outra coisa (como a não punição por deixar espaços vazios ou por ter menos animais de certo tipo). Aliás, a não punição é uma das coisas que me fizeram trocar o jogo original por esta edição: qualquer animal aqui já conta como ponto, assim como todos os seus
tiles e membros da família. A contagem de pontos no final se tornou muito mais simples e direta. Se você quiser saber mais sobre a mecânica do jogo original, recomendo ler esse outro texto do canal
aqui.
Agricola: Family Edition foi feito pensando no público que preferia jogar um jogo mais leve, menos complexo, sem as cartas, o que por outro lado pode afastar os jogadores mais sérios que preferiam o jogo justamente por essa sua característica. Talvez ele lembre outra versão do jogo, a
Agricola: All Creatures Big and Small em termos de simplificação. Porém, o jogo ficou muito mais bonito e atrativo para novos jogadores e isso pode ser bem mais interessante para a
Mayfair Games e outras futuras publicadoras do jogo. A edição revisada também promete vir com várias modificações, mas essa eu não pretendo adquirir. Recomendo a
Family Edition para qualquer jogador que ainda não tenha contato com a mecânica de alocação de trabalhadores, pois, é um ótimo exemplar.