Sven::Eu achei o seu texto, muito longo mas muito bem escrito e concordo com muitas coisas, mas no finalzinho eu li um comentário que me deixou triste ("Mas eu ganhei, é o que importa"). Tenho uns colegas de jogo que os conheço a mais de 20 anos. No entanto, um deles tem a postura de, ao jogar, cometer cafajestices só para ganhar o jogo como, por exemplo, faltar com a palavra e fazendo coisas que disse que não faria só para ganhar, porque para ele o que importa é ganhar. Quando eu era mais jovem eu suportava isso, mas como estou mais velho agora (45 anos) não tolero mais este tipo de atitude, porque jogo para me divertir e brincar e não para brigar e ficar nervoso. Desta forma, não jogo mais com ele.
Acho que devemos estimular jogar para divertir e não para ganhar a qualquer custo.
Abraço.
Acho que esse tipo de atitude faz parte de alguns jogos, como Shogun, Cosmic Encounter e war games no geral. Então depende mais de conhecer cada jogador e evitar jogar este tipo de jogo com aquele jogador, caso você não goste desse tipo de atitude.
Eu acho essa parte interessante, dependendo do jogo. Como criar uma aliança e depois quebrá-la quando for conveniente.
Já fiz isso algumas vezes quando o contexto do jogo estimula isso e com o grupo adequado.
Certos jogos até mesmo ficam um pouco sem graça sem esse tipo de atitude (Cosmic Encounter).
Mas acho que o ideal é avisar ao grupo, antes de jogar, que esse tipo de situação pode ocorrer durante o jogo.
Já até ouvi história de casal que acabou brigando porque um 'mentiu' para o outro durante uma partida de The Resistance. Porém, o blefe é essencial pra esse tipo de jogo. Seria até mesmo desleal com os outros jogadores se eles tivessem um pacto de nunca blefar um para o outro. Por isso que acho que na realidade o problema está no tipo de jogo que não é adequado para aquele tipo de jogador. Todo mundo tem pelo menos algum tipo de jogo que não gosta.
Mas concordo que vencer certamente não é mais importante que a diversão. Por isso evito jogar jogos de conflitos diretos com certos amigos. Várias vezes eu até faço ações apressadas pra manter o fluxo do jogo, que eu sei que podem não ser as melhores pra mim, pra não causar aquele downtime que deixa o jogo chato.
Talvez você possa dar uma chance a esse jogador, mas jogar apenas jogos cooperativos com ele ou jogos com menos conflitos diretos, como a maioria dos euros. A não ser que ele realmente seja o tipo de jogador que se importa muito mais com si próprio e não liga em estar estragando a 'brincadeira' dos outros.
BrunoDavi::Observação 3: se você cair numa situação de King Making (aquela hora em que você já está perdido mas sua ação determina que outro jogador vai ganhar), escolha sua esposa. Te amo, Rebeca.
Nesta situação, em que o jogo já está perdido pra mim, eu procuro me manter neutro e fazer a ação mais adequada pra mim mesmo (que me dá mais pontos) sem me preocupar com os que estão disputando pela vitória.
Assim, vence o que se saiu melhor, não o que um jogador fora da briga simplesmente quis que ganhasse.
Acho mais justo dessa forma e geralmente espero que os outros jogadores ajam assim também neste tipo de situação.