A viagem para Holanda em Busca do Israel Perdido está chegando, e logo depois teremos Essen Spiel 25, o que é mais conteúdo ainda para compartilhar com os amigos. Tentando deixar as coisas minimamente organizadas, aqui vai um relato das jogatinas de antes de iniciar essa saga. O resto vai vindo em seguida, não sabemos como, nem quando ou em qual midia.
Acervo Jowzistico
+ Baralho Espanhol e Embaralhador (Familia Polenta)
Sério, nem sabia que existia diferenças entre esse baralho espanhol e o regular.
Press enter or click to view image in full size

Esse embaralhador é ótimo para quem esta com as mãos carcomidas de trabalho braçal e não tem mais sensibilidade nos dedos.
Jogatinas
No aniversário da Esposa, estréia do baralho Espanhol jogando o único jogo que ele parece ter sido feito para: Truco (1x, Novidade).
Press enter or click to view image in full size

É galera, vazas a milhão na coleção e eu nunca tinha jogado Truco. Okay, Presunto e amigos tentaram me ensinar na faculdade (meu Deus, isso faz 20 anos!), mas na época só tinha cabeça pra jogar Magic, então não entendi foi NADA.
Passado todo esse tempo, o maior time de truqueiros veio a meu socorro. Polenta trouxe o baralho, Cadu gastou um baralho na escola com os amigos (orgulho da família), e Willian com o conhecimento de quem tem o jogo como pilar da família.
Achei esquisito:
- sentido anti-horário quase me causou um mini-AVC
- a ordem de poder das cartas é bizarra
- ter só 3 cartas na mão da zero controle
- comprar cartas de baixo, de cima, os rituais de quem corta, quem distribui… upkeep chato de lembrar.
MAS: entendo que é um jogo que vai muito mais para a parte de apostas, blefes e mind games do que os calculos e contagens de cartas da vaza. Me diverti com os que ele fornece, com a gritaria das jogadas surpresas, e com as jogadas bem feitas em parceria.
Nota 6 Redondo: entendo o apelo de quem jogou a vida toda e leva como religião. Eu jogaria no modo party game, de preferencia quebrando a mesa da Skol com um tapão.
Algum outro jogo legal para usar o Baralho Espanhol?
Press enter or click to view image in full size

Depois rolou um Hitster, versão BR. Era gente chegando e sendo adicionada no meio da partida, parabéns e come torta, revelação de gravidez e finalização com minha derrota. Contra todas as expectativas, fui derrotado, mas culpo as musicas brasileiras e o grande peso de campeão sobre minhas costas. Sou a vergonha da profisson!
Press enter or click to view image in full size

Dias depois também teve estréia de Terra Mare/Land VS Sea (Novidade, 2x). Faziam meses que nao conseguia botar A Esposa para jogar algo mano a mano. Culpa do Bobbie Goods que sugou todo o tempo livre dela. Dessa vez eu joguei as canetinhas de lado e cheguei explicando o joguinho sem dar chance pra fuga.
Na primeira partida fomos de regras básicas como manda o manual. Aliás, que manual LEGAL! Ele tem diversas dicas de como jogar o jogo MELHOR, dicas básicas, avançadas… me parece que, como é um jogo simples, a idéia é já sair jogando bem em poucas rodadas. Foco na estratégia em vez das regras. Mas voltando, eu venci fácil, achei até meio simples, mas divertido.
Terminamos e mostrei as variantes opcionais. Por escolha dela, fomos de Montanhas e Corais. Ai o jogo mudou, veio mais uma decisão, uma auto-restrição que pode dar pontos extras para o oponente. Dessa vez ela choramingou que estava muito atrás, foi lá no final e fez 60 pontos fechando uma área inteira do mapa.
Press enter or click to view image in full size

Mais a noite, cheguei em casa e perguntei "vamos ver um episódio de Silo (série recomendadíssimo!)?" e recebi como resposta "e o joguinho?". Vocês não sabem a alegria deste que voz fala. Mas a alegria foi substituida pela dor da derrota humilhante. Adicionamos a variante das Caravelas e Carroças e ela me deu duas voltas na pontuação #chorrindo
Em seguida, pedi mais uma revanche e perdi só por 7 pontos. Ufa!
Press enter or click to view image in full size

Dias depois, mais duas partidas, agora com a presença do Rei Siri. Jogou de Terra e humilhou geral, depois jogou de agua e foi muito bem. O terceiro jogador, na variante em 3 jogadores, o Cartógrafo, é um bicho difícil de domar. Parece não ter chance de vitória, pois precisa de muito ponto dado de graça pelos outros 2 jogadores. Ele também não consegue fechar grandes territórios e explodir de pontos. Talvez tenha que jogar pentelhando os outros 2 jogadores e atrapalhando as Mega Construções, enquanto ganha pontos picadinhos aqui e ali.
Os Marcadores de Passagem (waypoints) ficaram até esquecidos durante a primeira partida com eles, mas depois foram sabiamente usados pelo Siri para ganhar pontinhos extras em pequenas áreas. Tambem são possíveis fontes de pontos (bem poucos) para o Cartógrafo. Experiente
Por hora é Sólido e Molhado 7: para 35 minutos a diversão é de qualidade! Um Carcassonne com hexágonos (hex > quadratos) e algum take that leve. Bonito demais na mesa e com regras faceis de dominar.
Press enter or click to view image in full size

Num final de noite sem sono, recebi o pedido: "me ensina um joguinho ai". Para desafogar a mini-estante da vergonha fomos de GAP (1x, Novidade) no tapete da sala mesmo. Em 2p foi o famoso jogo Nota 6 Xuxu, sem ofender, sem aquecer o coração, mas com uma sensação de ser 2 velhinhos brincando com leveza.
Press enter or click to view image in full size

Na noite de véspera da viagem, uma partidinha em 3p de Catsle Builders (1x). Foi a segunda tentativa nessa contagem de jogadores, mas foi a primeira vez que percebi que 30% do manual é dedicado a regras especias para 3 jogadores!
A Esposa dominou a partida, mas no final A Sócia fez mais que o dobro da nossa pontuação. Ela disse que é sorte no jogo, azar no amor (!).

Conteúdo oferecido por Leão Livros. Use o cupom DJOW5 para receber 5% de desconto em toda a loja.
