Uma nova competição criada para destacar a crescente cena de design de jogos de tabuleiro no Vietnã, durante a maior feira de jogos de tabuleiro do mundo, a Spiel Essen, revelou seu primeiro vencedor entre quase 150 inscrições.
O design July, de Thinh LeHuu, inspirado no sétimo mês lunar e em seu festival do “Fantasma Faminto” na cultura vietnamita, conquistou o júri do Road to Essen — que incluía Randy Flynn, designer de Cascadia — com sua “jogabilidade inteligente, design refinado e mensagem cultural”.
Flynn afirmou que July, um jogo de cartas cooperativo em que os jogadores trabalham juntos como “guardiões dos portões” encarregados de escoltar almas teimosas de volta ao submundo, “apresentou um conjunto de mecânicas particularmente bem construído, com uma forte ligação cultural, em que o tema realmente se manifesta na própria jogabilidade”.
Ele disse: “Também acho que é um ótimo exemplo de como fazer mais com menos, já que seu único componente são cartas.”
Flynn acrescentou: “Gostei muito de explorar os melhores títulos da competição deste ano… eles variaram de um jogo composto apenas por um baralho de cartas até um jogo completo de tabuleiro com trabalhadores, recursos, cartas e fichas.
A variedade de jogabilidades foi realmente maravilhosa, e posso dizer honestamente que aprendi muito mais sobre a cultura e a história vietnamita pesquisando esses jogos e seus temas do que sabia antes de participar.”
O concurso inaugural foi organizado pela editora vietnamita Everjoy Publishing e por sua divisão global Everjoy Global, em uma tentativa de ajudar designs de criadores vietnamitas a conquistarem espaço internacionalmente.
Ionah Nguyen, cofundadora e CEO da Everjoy Global e também chefe do comitê organizador do Road to Essen, disse ao BoardGameWire que houve um aumento de 400% no número de jogos criados localmente entrando no mercado vietnamita em apenas dois anos, após um boom no jogo presencial no país no pós-Covid.
Ela afirmou que uma comunidade de criadores em rápida expansão, na qual os designers têm colaborado, compartilhado recursos e construído visibilidade, foi complementada por um crescimento significativo na distribuição de jogos de hobby em todo o país.
Escolas e bibliotecas começaram a integrar jogos de tabuleiro em seus programas como ferramentas educacionais, acrescentou ela, enquanto marcas de outros setores passaram a encomendar jogos de tabuleiro personalizados como parte de suas campanhas de marketing.
Nguyen disse: “Ainda é uma indústria jovem, mas está crescendo rapidamente. Acreditamos que os próximos três a cinco anos serão uma era definidora, que estabelecerá firmemente o Vietnã como uma força criativa em ascensão na comunidade global de jogos de tabuleiro.”
“…antes de 2015, os jogos de tabuleiro no Vietnã eram apreciados principalmente por expatriados e um pequeno círculo de entusiastas dedicados. A maioria dos jogos era importada, e havia muito pouca infraestrutura local para publicação, distribuição ou jogo organizado.
“De 2015 a 2018, no entanto, o cenário começou a mudar. Cafés como o Board Game Station e as primeiras editoras, como a Board Game VN, desempenharam um papel fundamental na localização e importação de títulos internacionais populares como Werewolf, Exploding Kittens, Catan, Dixit e Uno. Esses jogos de entrada apresentaram os jogos de tabuleiro modernos a um público vietnamita mais amplo, particularmente aos jovens urbanos.
“O verdadeiro ponto de virada veio após a pandemia de Covid-19. À medida que as pessoas procuravam formas offline e desconectadas de se conectar, os jogos de tabuleiro experimentaram um boom inesperado, especialmente entre os jogadores da Geração Z e famílias que buscavam passar mais tempo de qualidade juntas.
“Ao mesmo tempo, criadores locais começaram a reconhecer o potencial dos jogos como um meio de expressar a identidade vietnamita. Isso gerou uma nova onda de títulos originais, criados localmente, inspirados na mitologia, culinária, folclore e história do Vietnã.”
A Everjoy Publishing entrou no mercado de jogos de tabuleiro em 2022 com a aquisição da BoardGameVN, que havia sido a empresa de maior destaque no setor por mais de uma década.
Hoje, a editora é a maior do Vietnã, com quase 150 jogos em seu portfólio — seja autopublicados ou localizados.
A Everjoy foi a primeira editora vietnamita a expor na SPIEL Essen há três anos, apresentando seu jogo principal Zodiac Rush — um título que já vendeu mais de 200.000 cópias no mercado interno.
Seu design seguinte, Bunny100, tornou-se o primeiro jogo criado no Vietnã a ser exportado para a China e Cingapura, e a empresa afirmou que está trabalhando ativamente com várias editoras da Europa e dos Estados Unidos para levar mais jogos vietnamitas às mãos de jogadores internacionais.
Desejando criar uma plataforma de lançamento para que jogos de tabuleiro vietnamitas culturalmente distintos possam se expandir para os mercados globais, Nguyen disse que a Everjoy procurou a Câmara Alemã de Indústria e Comércio no Vietnã — representante oficial da SPIEL Essen e da Spielwarenmesse no país — com o conceito do Road to Essen no ano passado.
Ela afirmou: “Não falta criatividade no Vietnã. O que nos falta são pontes. Designers vietnamitas trazem perspectivas frescas e conceitos culturalmente ricos para a mesa, muitas vezes inspirados no folclore local, tradições e na vida cotidiana. Mas levar essas ideias ao palco global é um desafio.
“As maiores barreiras são acesso e recursos. Muitos designers independentes e editoras locais não têm conexões diretas com editoras ou distribuidoras internacionais. Barreiras linguísticas e desconhecimento das cadeias globais de suprimento agravam ainda mais o problema.
“Além disso, o peso financeiro de participar de feiras internacionais como a SPIEL Essen ou a Gen Con pode ser esmagador para pequenas editoras e designers independentes.
“É por isso que lançamos a competição Road to Essen. Por meio dessa iniciativa, estamos oferecendo aos designers vietnamitas mentoria, visibilidade e uma plataforma internacional.”
Ela acrescentou: “Elevar o perfil global do design de jogos vietnamita levará tempo — mas com apoio consistente, colaboração e alguns sucessos marcantes, acreditamos que o Vietnã pode se tornar uma voz criativa poderosa na indústria global de jogos de tabuleiro.”
Além do título vencedor do Road to Essen, Nguyen destacou outra inscrição culturalmente rica, Bát Linh Pháp Chiến, do designer Lại Huy Nguyên — coroado como o jogo com maior potencial de mercado.
Ela disse: “O jogo se baseia fortemente no folclore espiritual vietnamita, apresentando lendas da infância como Ông Ba Bị, Ma Lon e Ma Tóc Dài — todos reimaginados em um estilo artístico leve e cartunesco. É uma forma inteligente de transformar figuras folclóricas assustadoras em uma jogabilidade divertida e envolvente sem perder sua essência cultural.
“Além do folclore, o jogo integra elementos tradicionais vietnamitas, como a arquitetura ancestral (Nhà Thờ Họ) e costumes locais como o sorteio de fortuna (Gieo Quẻ). Estes são habilmente incorporados às mecânicas de cartas que recompensam combinações estratégicas em um formato de batalha pela sobrevivência.”
Resultados completos do Road to Essen Awards 2025:
Campeão 2025: “JULY” de Thinh LeHuu
Jogo de Tabuleiro Mais Votado: Âm Binh da equipe Thầy Cúng
Jogo de Tabuleiro com Maior Ressonância Cultural: Kẻ Chợ de Nguyễn Hoàng Quốc Quyền & Tạ Nguyệt Hương
Jogo de Tabuleiro com Melhor Design Visual: Thoải Phủ da equipe Thoải Phủ
Jogo de Tabuleiro com Conceito Mais Único: Lược Sử Việt Nam de Võ Hoàng Phúc
Jogo de Tabuleiro com Maior Engajamento e Interação: Âu Lạc da equipe 92 Prints
Jogo de Tabuleiro com Maior Potencial de Mercado: Bát Linh Pháp Chiến de Lại Huy Nguyên
Fonte:
https://boardgamewire.com/index.php/2025/09/24/theres-no-shortage-of-creativity-in-vietnam-what-we-lack-are-bridges-vietnams-blossoming-board-game-design-scene-goes-global-via-first-road-to-essen-competition