A Triton Noir, editora canadense de jogos de tabuleiro que alcançou sucesso no Kickstarter com sua adaptação para mesa da série de videogames Assassin’s Creed, encerrou suas atividades quase um ano após cancelar sua quinta e última campanha de financiamento coletivo.
O fundador da empresa, Thibaud de la Touanne, atribuiu o fechamento à “fragilidade” da indústria de jogos de tabuleiro, ao aumento inesperado dos custos de envio durante a pandemia de Covid-19 e à dificuldade de se destacar em um “mercado saturado”, em uma publicação no site da Triton Noir.
De la Touanne fundou a Triton Noir em 2014, após uma carreira de mais de 20 anos na indústria de videogames – incluindo passagens como produtor na Ubisoft, desenvolvedora de Assassin’s Creed – e viu a empresa arrecadar cerca de C$87.000 em sua campanha de estreia no Kickstarter para V-Commandos, um jogo cooperativo de tática ambientado na Segunda Guerra Mundial.
O maior sucesso da editora veio em 2018, quando o jogo cooperativo de miniaturas
Assassin's Creed: Brotherhood of Venice arrecadou quase C$1,4 milhão no Kickstarter, com mais de 6.700 apoiadores.
Campanhas seguintes para uma versão deluxe de V-Commandos – renomeado
V-Sabotage – e para uma expansão de Brotherhood of Venice levantaram mais de US$1,25 milhão combinados.
Mas, segundo de la Touanne, a empresa já havia sofrido uma série de reveses financeiros até aquele ponto, e o fracasso da quinta campanha,
Gods Heist – cancelada após 24 horas por falta de apoio, mesmo após investimentos significativos no projeto – marcou o fim da companhia.
De la Touanne declarou no Facebook: “O setor de jogos de tabuleiro é frágil, especialmente neste momento. Nosso primeiro grande contratempo veio alguns meses após o recebimento de nosso primeiro jogo,
V-Sabotage.
“Um terço do estoque foi consignado a um distribuidor francês. Embora as 1.000 caixas tenham vendido rapidamente, nunca recebemos o pagamento: o distribuidor enfrentava sérias dificuldades financeiras.
“Como resultado, perdemos um terço da produção, resultando em um prejuízo de €15.000 e uma perda líquida de US$10.000 em custos de fabricação.
“Pode não parecer muito, mas para uma empresa iniciante, num momento em que eu ainda administrava tudo sozinho e não podia me pagar um salário, foi muito difícil.”
A empresa foi novamente atingida durante a pandemia de Covid-19, quando o custo de frete de
Assassin's Creed: Brotherhood of Venice aumentou mais de seis vezes em relação à estimativa inicial.
A Triton Noir pediu uma contribuição adicional de 10% aos apoiadores para cobrir os custos, oferecendo reembolso integral a quem se recusasse – mas, apesar de conseguir entregar o jogo, o episódio gerou uma perda de mais de US$100.000, um golpe enorme considerando o sucesso do financiamento.
O aumento dos custos de envio também prejudicou os lucros da campanha de
Assassin's Creed: Brotherhood of Venice – Apocalypse , com a crise no Mar Vermelho fazendo os preços do frete marítimo dispararem ao longo de 2024.
A Triton Noir acabou ficando US$65.000 abaixo do necessário para entregar o jogo, mas optou por absorver o custo em vez de pedir mais contribuições aos apoiadores.
De la Touanne também destacou a dificuldade de se destacar em um mercado cada vez mais saturado: “Embora eu ache que demonstramos nossa capacidade de criar, desenvolver e entregar jogos aclamados pela comunidade, tivemos dificuldades em promovê-los e vendê-los.
“O mercado se tornou extremamente competitivo. Todos os anos, milhares de novos jogos são lançados, e os jogadores são bombardeados por ofertas de todos os lados. Destacar-se nesse ambiente tornou-se um verdadeiro desafio.
“Também temos princípios e valores difíceis de conciliar com o mundo empresarial hipercompetitivo de hoje. Provavelmente não fomos agressivos o suficiente em nossa comunicação (mídias sociais, newsletters, publicidade, etc.).
“Tentamos várias colaborações com agências de marketing, mas raramente obtivemos os resultados esperados.
“Da mesma forma, sempre nos recusamos a vender na Amazon por princípio. Um jogo como Assassin’s Creed poderia ter tido sucesso lá, especialmente porque seríamos os únicos a vendê-lo na plataforma.
“A maioria das nossas campanhas no Kickstarter gerou resultados abaixo das expectativas. Isso se traduziu em volumes de produção menores, o que automaticamente aumentou o custo unitário de fabricação.
“Um dos melhores exemplos é o custo de produção das caixas básicas durante nossa segunda campanha de
Assassin's Creed: Brotherhood of Venice, onde o custo quase dobrou.”
De la Touanne reconheceu que a empresa não se concentrou o suficiente no lucro, subestimando o preço da caixa básica de
Brotherhood of Venice no Kickstarter – que precisou ser mais do que dobrado para empatar as contas.
Ele acrescentou que a mentalidade da empresa de priorizar a qualidade e o lema “o jogo será lançado quando estiver pronto” também custaram caro, pois os longos períodos de desenvolvimento e pagamento de salários corroeram as finanças da companhia.
De la Touanne afirmou: “Nossa quinta campanha de financiamento coletivo, para o jogo
Gods Heist, terminou em fracasso. Ela gerou apenas um terço do valor necessário em nosso cenário mais pessimista.
“Com este projeto, tínhamos a ambição de criar um universo original, talvez ousado demais, e provavelmente falhamos em comunicar de forma eficaz o que o diferenciava de nossos jogos anteriores.
“No entanto, já havíamos investido muito e o jogo estava praticamente pronto para ser impresso, com todas as ilustrações, tiles e miniaturas finalizadas.
“Esse fracasso marcou o fim da aventura da Triton Noir.”
Nos últimos meses, de la Touanne tem trabalhado como gerente de projetos na Scorpion Masqué, editora canadense de jogos de tabuleiro pertencente ao grupo Hachette, segundo seu perfil no LinkedIn.
Ele declarou sobre a Triton Noir: “Decidi mirar alto. Coloquei tudo o que tinha nisso, me dando os meios para fazer o meu melhor, com muita liberdade. Hoje, com
Assassin's Creed: Brotherhood of Venice e
V-Sabotage, sinto que alcancei esse sonho.
“É por isso que não vejo o fim da Triton Noir como um fracasso, mas como um sucesso. Aprendi muito no campo do desenvolvimento e da publicação de jogos, mas também em um nível mais pessoal.
“Graças a uma equipe apaixonada e versátil, a Triton Noir operou por 12 anos sem investidores, permanecendo 100% independente. O estúdio chegou a ter quatro funcionários, com um catálogo de apenas dois jogos e nove expansões.
“Só isso já pode ser considerado um grande sucesso. O plano que eu tinha desde o início (combinar financiamento coletivo, loja online e distribuição) funcionou bem no geral.
“
Assassin's Creed: Brotherhood of Venice é um jogo extremamente ambicioso. Desenvolver as várias campanhas do jogo (50 missões no total) em cinco idiomas, com apenas quatro pessoas, é uma grande conquista.
“Foi um enorme desafio, enfrentado com muito menos recursos do que outros estúdios que produzem jogos desse porte.”
Outras editoras de jogos de tabuleiro que anunciaram seu fechamento neste ano incluem a FunForge (de Tokaido), a Ludonaute (de Colt Express e Living Forest) e a Final Frontier Games (de Merchants Cove e Coloma), enquanto o Flat River Group demitiu a maior parte de sua equipe e suspendeu novos projetos da editora Greater than Games (de Spirit Island).
Fonte:
https://boardgamewire.com/index.php/2025/10/07/the-board-game-sector-is-fragile-especially-at-the-moment-assassins-creed-brotherhood-of-venice-publisher-triton-noir-closes-down-after-failure-of-last-crowdfunding-campaign