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  3. O Primeiro Risco no Caderno - Diário do Desenvolvedor

O Primeiro Risco no Caderno - Diário do Desenvolvedor

  • MPS Ferlet
    39 mensagens MD
    avatar
    MPS Ferlet25/09/25 12:22
    MPS Ferlet » 25/09/25 12:22

    CodeGeassEver::Não sei quais mecânicas você pode implementar, mas concordo com o colega que disse sobre ter mais de uma empresa por setor. Acho que também seria interessante ter vários setores (talvez 10?).

    Trabalhando com contabilidade, acho que seria um setor interessante de se ter, pois essas cartas poderiam interagir diretamente com absolutamente todas as outras empresas.

    Particularmente, recomendo três áreas:

    Auditoria externa - empresas responsáveis por garantir que as demonstrações contábeis de outras empresas estejam em conformidade com a lei e dar segurança aos investidores. Talvez você possa explorar empresas que não pertencem exatamente a um jogador, mas são empresas do "mercado"/"jogo" (que os benefícios e malefícios são de todos os compradores, não jogadores) em que cada pessoa pode ter uma parte (uma ação) e não controlar a empresa em si. A empresa de auditoria externa poderia ter alguma interação com essas empresas de "mercado" ou então o poder de cobrar alguma taxa de um jogador específico por "realizar a auditoria" e em troca, esse jogador ter algum tipo de benefício (um win-win, com mais vantagens para a empresa de auditoria, obviamente).

    Consultoria - basicamente responsáveis por auxiliar em diversas áreas de outra empresa: compras, elisão fiscal (não evasão), análise das demonstrações financeiras, auxílio na tomada de decisões, etc. Não sei exatamente qual mecânica poderia ser utilizada para essa empresa, mas com certeza abre um leque muito bom de possibilidades.

    Escritório contábil: é o mais conhecido e a primeira coisa que vem a mente quando alguém fala contabilidade. Empresa responsável por confeccionar as demonstrações contábeis, calcular impostos, calcular a folha de pagamento, auxiliar os administradores clientes em questões relativas a contabilidade ou legislação, etc. Também não sei que mecânica você poderia incluir nesta.

    O que você pode reparar é que as empresas de contabilidade tem algo em comum: ajudam as empresas em troca dinheiro. A grande diferença é que a auditoria externa é obrigada em lei para empresas que faturam milhões; consultoria é para aquelas que precisam de ajuda (ou seja, a própria empresa parte em busca de ajuda contábil); e escritório contábil não é obrigatório pq pode ter contabilidade interna, mas em geral é mais barato terceirizar esse trabalho (além de que é obrigatório apresentar as demonstrações contábeis).

    Enfim, parando para pensar, talvez não sei se daria para fazer empresas com isso, mas talvez mecânicas intrínsecas ao jogo, ou seja, cabe ao jogador procurar e pagar por serviços contábeis. Por exemplo, cartas de aleatoriedade como você disse, poderiam conter: empresas que não estão em regularidade contábil perdem x vantagem; ou então, empresas que valem a reais no mercado de ações devem pagar y valor para auditoria; ou o jogador contratar serviços de consultoria para, a longo prazo (ou curto prazo em menor escala), ganhar certas vantagens, prestigiando quem desde o início se importou em não só comprar a empresa, mas também cuidar dela.

    Como pode ver, tem muitas abordagens que você pode explorar quanto ao tema contabilidade (apesar de achar que talvez eu tenha tangenciado sua ideia inicial).

    Faça o que achar melhor e se achar que vale a pena inserir essa parte no seu jogo, ótimo. Se achar que não vale, ótimo também. O jogo é seu.

    Ahh... Não tangenciou nada!
    Toda ideia é válida nesse etapa inicial do projeto.
    Eu anoto tudo! Deixo a mente aberta para todos os tipos de visões. 
    Obrigado mesmo.
    Me ajudou bastante!
    Abraços.

    1
  • MPS Ferlet
    39 mensagens MD
    avatar
    MPS Ferlet25/09/25 12:58
    MPS Ferlet » 25/09/25 12:58

    Diário do Desenvolvedor #002


    E aí, pessoal! Tudo bem?
    Estou de volta com mais um capítulo da saga da criação do Magnata das Ações. 
    Primeiro, quero agradecer demais pelo engajamento no primeiro post! Ver as ideias de vocês foi sensacional e já me deu um gás ainda maior. Valeu!

    Agora, mergulhei de cabeça nos rascunhos e esbarrei nas primeiras – e mais importantes – decisões de design. E confesso: estou cheio de dúvidas. Por isso, quero botar a limpo com vocês.
    1. A Primeira Dúvida: Quantas Empresas Formam um Mercado?
    A pergunta que não quer calar: 6, 8 ou 10 empresas?

    • 6 empresas: Parece um número mais elegante, fácil de balancear e de os jogadores memorizarem. O jogo pode ficar mais rápido e direto.
    • 8 ou 10 empresas: Criaria um mercado mais complexo e realista, com mais opções de estratégia. Mas será que iria tornar o jogo muito lento ou complicado para o meu objetivo inicial?

    2. A Alma de Cada Empresa: Vantagens e Desvantagens
    Uma coisa tenho certeza: não quero empresas que sejam apenas cores diferentes. Cada uma precisa ter uma personalidade própria, traduzida em uma Vantagem e uma Desvantagem única.
    A ideia é que, ao escolher investir em uma empresa, você também esteja escolhendo um estilo de jogo. Alguma será mais agressiva, outra mais conservadora, e assim por diante.

    3. A Ideia Mais Maluca (e que pode ser genial ou terrível! kkkk): "Quem Ganha de Quem?"
    Essa veio na madrugada: e se as empresas tivessem uma relação de "superação" entre elas, tipo um pedra-papel-tesoura?
    Por exemplo: a Empresa de Mineração se beneficia quando a Empresa de Energia está em alta. Já a Empresa de Energia tem vantagem sobre a Empresa Agropecuária. E por aí vai.
    Isso criaria uma camada estratégica profunda, onde você não só investe no que é bom, mas também prevê o movimento dos outros jogadores e do mercado.
    Mas confesso que tenho medo: será que isso tornaria o jovo muito complexo e quebrado? Ou seria a cereja do bolo? (já pensou?)

    4. Empresas Bônus: Uma Variável Surpresa
    Também pensei em incluir uma ou duas "Empresas Bônus" – aquelas que não estão sempre no jogo, mas que podem aparecer aleatoriamente, trazendo um elemento de surpresa e adaptação. Será que é uma boa ideia ou isso tira o equilíbrio?



    E Agora, Preciso da Ajuda de Vocês!
    Essas são as encruzilhadas criativas em que me encontro. E não há nada melhor do que a opinião de quem ama jogos para clarear o caminho.

    O que vocês acham?
    1. Na opinião de vocês, qual o número ideal de empresas?
    2. A ideia do "pedra-papel-tesoura" entre os setores parece interessante ou desnecessariamente complicada?
    3. Empresas bônus são legais ou é melhor focar em um núcleo sólido?

    Contem tudo nos comentários! Suas opiniões vão ser cruciais para definir os próximos passos.
    Valeu, pessoal! 
    Até a próxima, que vou estar debatendo essas questões com meu café e meu caderno. kkkk


    #Diário002 #MagnataDasAções #DesignDeJogos #BoardGameDesign #Ludopedia

    1
  • CodeGeassEver
    38 mensagens MD
    avatar
    CodeGeassEver25/09/25 13:15
    CodeGeassEver » 25/09/25 13:15

    Eu tenho a sensação de que você parece muito confuso no tipo de jogo que quer criar. Você diz que quer algo leve e fácil, mas a cada momento pensa em maneiras de adicionar camadas estratégicas. Você deveria definir primeiro o que você realmente quer e a partir daí seguir. 

    Isso vai te ajudar a escolher o número de empresas, o que implementar ou não, etc.

    Eu sou mais dos jogos complexos, então iria de 10 setores com 3 empresas cada, cada empresa contendo símbolos diferentes que serviriam para o pedra papel tesoura. Ou seja, se uma carta diz que houve incêndios na Amazônia, empresas com símbolo de sustentabilidade ambiental aumentam enquanto a com símbolos de políticos caem.

    Dito isso, ainda acho que deveria definir primeiro o que vc quer e ter uma visão mais ampla do seu jogo primeiro. Que tipo de jogo será: carteado, tabuleiro estilo banco imobiliário, algo mais como um euro onde vc tenta impactar o adversário indiretamente, um players x players direto, etc.

    1
  • MPS Ferlet
    39 mensagens MD
    avatar
    MPS Ferlet25/09/25 13:53
    MPS Ferlet » 25/09/25 13:53

    CodeGeassEver::Eu tenho a sensação de que você parece muito confuso no tipo de jogo que quer criar. Você diz que quer algo leve e fácil, mas a cada momento pensa em maneiras de adicionar camadas estratégicas. Você deveria definir primeiro o que você realmente quer e a partir daí seguir. 

    Isso vai te ajudar a escolher o número de empresas, o que implementar ou não, etc.

    Eu sou mais dos jogos complexos, então iria de 10 setores com 3 empresas cada, cada empresa contendo símbolos diferentes que serviriam para o pedra papel tesoura. Ou seja, se uma carta diz que houve incêndios na Amazônia, empresas com símbolo de sustentabilidade ambiental aumentam enquanto a com símbolos de políticos caem.

    Dito isso, ainda acho que deveria definir primeiro o que vc quer e ter uma visão mais ampla do seu jogo primeiro. Que tipo de jogo será: carteado, tabuleiro estilo banco imobiliário, algo mais como um euro onde vc tenta impactar o adversário indiretamente, um players x players direto, etc.

    Tá vendo, Code, porque eu adoro trazer esses meus pensamentos e desafios para cá?
    Essa comunidade é incrível! Só ideias boas!
    Como eu disse, ter no jogo 6 empresas parece ser um número mais elegante de fácil memorização. Além de ser fácil balanceamento das Vantagens e Desvantagens.
    É que nesse processo criativo vem várias "ideias malucas" rs como essa "pedra-papel-tesoura" das empresas. Eu anoto tudo. Até mesmo fazer um sistema de "moedas que marcam a quantidade de rodadas do jogador e depois impedi-lo de fazer alguma ação", como se fosse uma Bolsa de Valores Fechada... 
    Viu só? Mais uma ideia maluca kkkk
    Obrigado pela ajuda!
    Abraços.

    0
  • pcsr42
    7 mensagens MD
    avatar
    pcsr4225/09/25 14:02
    pcsr42 » 25/09/25 14:02

    MPS Ferlet::Diário do Desenvolvedor #002


    E aí, pessoal! Tudo bem?
    Estou de volta com mais um capítulo da saga da criação do Magnata das Ações. 
    Primeiro, quero agradecer demais pelo engajamento no primeiro post! Ver as ideias de vocês foi sensacional e já me deu um gás ainda maior. Valeu!

    Agora, mergulhei de cabeça nos rascunhos e esbarrei nas primeiras – e mais importantes – decisões de design. E confesso: estou cheio de dúvidas. Por isso, quero botar a limpo com vocês.
    1. A Primeira Dúvida: Quantas Empresas Formam um Mercado?
    A pergunta que não quer calar: 6, 8 ou 10 empresas?


    • 6 empresas: Parece um número mais elegante, fácil de balancear e de os jogadores memorizarem. O jogo pode ficar mais rápido e direto.
    • 8 ou 10 empresas: Criaria um mercado mais complexo e realista, com mais opções de estratégia. Mas será que iria tornar o jogo muito lento ou complicado para o meu objetivo inicial?

    2. A Alma de Cada Empresa: Vantagens e Desvantagens
    Uma coisa tenho certeza: não quero empresas que sejam apenas cores diferentes. Cada uma precisa ter uma personalidade própria, traduzida em uma Vantagem e uma Desvantagem única.
    A ideia é que, ao escolher investir em uma empresa, você também esteja escolhendo um estilo de jogo. Alguma será mais agressiva, outra mais conservadora, e assim por diante.

    3. A Ideia Mais Maluca (e que pode ser genial ou terrível! kkkk): "Quem Ganha de Quem?"
    Essa veio na madrugada: e se as empresas tivessem uma relação de "superação" entre elas, tipo um pedra-papel-tesoura?
    Por exemplo: a Empresa de Mineração se beneficia quando a Empresa de Energia está em alta. Já a Empresa de Energia tem vantagem sobre a Empresa Agropecuária. E por aí vai.
    Isso criaria uma camada estratégica profunda, onde você não só investe no que é bom, mas também prevê o movimento dos outros jogadores e do mercado.
    Mas confesso que tenho medo: será que isso tornaria o jovo muito complexo e quebrado? Ou seria a cereja do bolo? (já pensou?)

    4. Empresas Bônus: Uma Variável Surpresa
    Também pensei em incluir uma ou duas "Empresas Bônus" – aquelas que não estão sempre no jogo, mas que podem aparecer aleatoriamente, trazendo um elemento de surpresa e adaptação. Será que é uma boa ideia ou isso tira o equilíbrio?




    E Agora, Preciso da Ajuda de Vocês!
    Essas são as encruzilhadas criativas em que me encontro. E não há nada melhor do que a opinião de quem ama jogos para clarear o caminho.

    O que vocês acham?

    1. Na opinião de vocês, qual o número ideal de empresas?
    2. A ideia do "pedra-papel-tesoura" entre os setores parece interessante ou desnecessariamente complicada?
    3. Empresas bônus são legais ou é melhor focar em um núcleo sólido?

    Contem tudo nos comentários! Suas opiniões vão ser cruciais para definir os próximos passos.
    Valeu, pessoal! 
    Até a próxima, que vou estar debatendo essas questões com meu café e meu caderno. kkkk



    #Diário002 #MagnataDasAções #DesignDeJogos #BoardGameDesign #Ludopedia

    Eu tô achando que seu jogo tá ficando meio confuso.
    Você disse que queria algo leve para jogar com seus filhos (aliás, qual a idade deles?), mas parece que você já está indo para um caminho de maior complexidade no jogo.
    Com o tema proposto, me pareceu que você faria um jogo mais voltado para gerenciamento, onde os jogadores poderiam comprar ações de várias empresas e ver quem ganha mais dinheiro no mercado.
    Esse sistema de pedra-papel-tesoura não me parece casar tão bem com o jogo que você sugeriu lá no início (ou eu que não entendi bem).

    1
  • MPS Ferlet
    39 mensagens MD
    avatar
    MPS Ferlet25/09/25 15:02
    MPS Ferlet » 25/09/25 15:02

    pcsr42::
    MPS Ferlet::Diário do Desenvolvedor #002


    E aí, pessoal! Tudo bem?
    Estou de volta com mais um capítulo da saga da criação do Magnata das Ações. 
    Primeiro, quero agradecer demais pelo engajamento no primeiro post! Ver as ideias de vocês foi sensacional e já me deu um gás ainda maior. Valeu!

    Agora, mergulhei de cabeça nos rascunhos e esbarrei nas primeiras – e mais importantes – decisões de design. E confesso: estou cheio de dúvidas. Por isso, quero botar a limpo com vocês.
    1. A Primeira Dúvida: Quantas Empresas Formam um Mercado?
    A pergunta que não quer calar: 6, 8 ou 10 empresas?



    • 6 empresas: Parece um número mais elegante, fácil de balancear e de os jogadores memorizarem. O jogo pode ficar mais rápido e direto.
    • 8 ou 10 empresas: Criaria um mercado mais complexo e realista, com mais opções de estratégia. Mas será que iria tornar o jogo muito lento ou complicado para o meu objetivo inicial?

    2. A Alma de Cada Empresa: Vantagens e Desvantagens
    Uma coisa tenho certeza: não quero empresas que sejam apenas cores diferentes. Cada uma precisa ter uma personalidade própria, traduzida em uma Vantagem e uma Desvantagem única.
    A ideia é que, ao escolher investir em uma empresa, você também esteja escolhendo um estilo de jogo. Alguma será mais agressiva, outra mais conservadora, e assim por diante.

    3. A Ideia Mais Maluca (e que pode ser genial ou terrível! kkkk): "Quem Ganha de Quem?"
    Essa veio na madrugada: e se as empresas tivessem uma relação de "superação" entre elas, tipo um pedra-papel-tesoura?
    Por exemplo: a Empresa de Mineração se beneficia quando a Empresa de Energia está em alta. Já a Empresa de Energia tem vantagem sobre a Empresa Agropecuária. E por aí vai.
    Isso criaria uma camada estratégica profunda, onde você não só investe no que é bom, mas também prevê o movimento dos outros jogadores e do mercado.
    Mas confesso que tenho medo: será que isso tornaria o jovo muito complexo e quebrado? Ou seria a cereja do bolo? (já pensou?)

    4. Empresas Bônus: Uma Variável Surpresa
    Também pensei em incluir uma ou duas "Empresas Bônus" – aquelas que não estão sempre no jogo, mas que podem aparecer aleatoriamente, trazendo um elemento de surpresa e adaptação. Será que é uma boa ideia ou isso tira o equilíbrio?





    E Agora, Preciso da Ajuda de Vocês!
    Essas são as encruzilhadas criativas em que me encontro. E não há nada melhor do que a opinião de quem ama jogos para clarear o caminho.

    O que vocês acham?


    1. Na opinião de vocês, qual o número ideal de empresas?
    2. A ideia do "pedra-papel-tesoura" entre os setores parece interessante ou desnecessariamente complicada?
    3. Empresas bônus são legais ou é melhor focar em um núcleo sólido?

    Contem tudo nos comentários! Suas opiniões vão ser cruciais para definir os próximos passos.
    Valeu, pessoal! 
    Até a próxima, que vou estar debatendo essas questões com meu café e meu caderno. kkkk




    #Diário002 #MagnataDasAções #DesignDeJogos #BoardGameDesign #Ludopedia

    Eu tô achando que seu jogo tá ficando meio confuso.
    Você disse que queria algo leve para jogar com seus filhos (aliás, qual a idade deles?), mas parece que você já está indo para um caminho de maior complexidade no jogo.
    Com o tema proposto, me pareceu que você faria um jogo mais voltado para gerenciamento, onde os jogadores poderiam comprar ações de várias empresas e ver quem ganha mais dinheiro no mercado.
    Esse sistema de pedra-papel-tesoura não me parece casar tão bem com o jogo que você sugeriu lá no início (ou eu que não entendi bem).

    Oi...
    Como eu disse: não ideias malucas quem vem na minha cabeça. Mas o core do jogo é básico. Eu gosto de lançar essas viagens para ver a reação de vocês, um potencial público.
    Isso me empolga muito! 
    Além disso, gosto da ideia de um jogo de gerenciamento e de comprar ações para ganhar dinheiro.
    Meu jogo de cabeceira é o Banco Imobiliário. Jogo desde pequeno...
    E essa viagem de "pedra-papel-tesoura" tá fora do radar. Sem chance alguma kkkkk Foi um devaneio...
    Valeu pela ajuda!
    Abraços!

    0
  • MPS Ferlet
    39 mensagens MD
    avatar
    MPS Ferlet27/09/25 22:01
    MPS Ferlet » 27/09/25 22:01

    Diário do Desenvolvedor #003


    Boa noite, pessoal! Tudo bem com vocês?

    Tô de volta com mais um capítulo da saga do Magnata das Ações. O debate sobre o número de empresas no último post foi sensacional! Por isso eu já decidi! Será 6 empresas com uma vantagem e uma desvantagem cada empresa. Tá ficando bom!
    Até agora tenho a seguinte estrutura do jogo:
    * jogo de 2 a 6 pessoas (melhor com 4) e com idade +14;
    * jogo de cartas, sem tabuleiro;
    * um dado de 6 lados;
    * algumas cartas que irão ajudar os jogador e outras que irão atrapalhar;
    * jogo de turno onde cada jogador terá apenas uma ação para fazer em seu turno (isso gera uma pressão no jogador - uma ação errada e o próximo na mesa pasa na frente);
    * dinheiro fictício (kkkk não é poker).

    Com essa base definida, cheguei na próxima grande encruzilhada do design, e é uma das mais importantes: como alguém vence o jogo? É aqui que entra o debate entre Vitória Simples vs. Vitória por Alternativas.

    Peguei como exemplo o Banco Imobiliário. No modo tradicional, a condição de vitória é única e bem clara: ser o último jogador sem falir. É um objetivo poderoso e direto, que cria uma batalha de atrito até o final.

    Mas e quando um jogo oferece mais de um caminho para a vitória? Isso pode adicionar camadas incríveis de estratégia. O jogador precisa ficar de olho não só no próprio progresso, mas também no que os outros estão fazendo, tentando bloquear seus caminhos alternativos.

    No Magnata das Ações, estou pensando em não uma, mas TRÊS condições de vitória.

    A ideia é que cada condição atraia um estilo de jogador diferente:
    * Um caminho para o estrategista paciente que gosta de acumular recursos.
    * Um caminho para o especialista focado que aposta tudo em um único setor.
    * Um caminho para o visionário arrojado que busca um objetivo de alto risco/recompensa.

    Isso evitaria que o jogo se tornasse uma "corrida de um só cavalo" e permitiria reviravoltas espetaculares até o último turno.

    E Agora, quero ler vocês!

    Essa decisão é grande demais para eu tomar sozinho. A experiência de vocês com outros jogos é inestimável.

    O que vocês preferem: um jogo com uma única condição de vitória, direta e mortal (estilo Banco Imobiliário), ou com múltiplos caminhos para vencer?

    Na opinião de vocês, qual é o número "perfeito" de condições de vitória? Três é um bom número? É muito pouco? É demais?

    Lembram de algum jogo que tenha múltiplas condições de vitória de um jeito que vocês adoraram? (ou de um jeito que odiaram?)


    Contem tudo pra mim nos comentários! Suas histórias e opiniões vão ser a bússola para essa parte importantíssima do design.

    Valeu, pessoal! Até a próxima, que vou estar analisando os feedbacks de vocês com a máxima atenção!


    #Diário003 #MagnataDasAções #CondiçõesDeVitória #DesignDeJogos #BoardGameDesign #Ludopedia

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  • MPS Ferlet
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    MPS Ferlet30/09/25 07:59
    MPS Ferlet » 30/09/25 07:59

    Diário do Desenvolvedor #004


    E aí, pessoal! Tudo na paz? Aqui é o Marco Ferlet com o Diário #004 do Magnata das Ações.

    Depois de definir que seriam 6 empresas, passei a última semana mergulhado no que mais me empolga: criar a identidade de cada uma. 
    Foi uma semana de muitos rabiscos, ideias riscadas e uns poucos "eurekas!" rsrs
    O trabalho tem sido dar personalidade a cada empresa. Isso significa definir seu setor de atuação e esboçar a filosofia por trás das suas vantagens e desvantagens.
    Quero que cada uma se comporte de um jeito único na mesa. Algumas serão apostas seguras e estáveis. Outras, voláteis e arriscadas, capazes de dar um "boom" ou quebrar a cara. E tem aquela que fica mais forte justamente quando você diversifica seus investimentos... é um quebra-cabeça delicioso (e as vezes doloroso) de montar!
    Enquanto eu finalizo esses conceitos, queria trazer uma dúvida prática e rápida para vocês. É sobre uma das empresas, a que vai representar o setor de Varejo.
    Na opinião de vocês, qual desses nomes combina mais com uma grande rede de varejo, aquela que todo mundo conhece e que tem alta liquidez?

    • A) Brasil & Cia
    • B) Império do Consumo
    • C) Varejo Fácil

    É só dar um 'A', 'B' ou 'C' nos comentários! Qualquer insight a mais sobre o que vocês esperam de uma empresa de varejo no jogo é sempre bem-vindo, é claro!
    No próximo diário, espero ter as personalidades todas definidas para compartilhar com vocês. Até lá!
    Valeu pela força!


    #Diário004 #MagnataDasAções #DesignDeJogos #BoardGameDesign #Ludopedia

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