Diário do Desenvolvedor #003
Boa noite, pessoal! Tudo bem com vocês?
Tô de volta com mais um capítulo da saga do Magnata das Ações. O debate sobre o número de empresas no último post foi sensacional! Por isso eu já decidi! Será 6 empresas com uma vantagem e uma desvantagem cada empresa. Tá ficando bom!
Até agora tenho a seguinte estrutura do jogo:
* jogo de 2 a 6 pessoas (melhor com 4) e com idade +14;
* jogo de cartas, sem tabuleiro;
* um dado de 6 lados;
* algumas cartas que irão ajudar os jogador e outras que irão atrapalhar;
* jogo de turno onde cada jogador terá apenas uma ação para fazer em seu turno (isso gera uma pressão no jogador - uma ação errada e o próximo na mesa pasa na frente);
* dinheiro fictício (kkkk não é poker).
Com essa base definida, cheguei na próxima grande encruzilhada do design, e é uma das mais importantes: como alguém vence o jogo? É aqui que entra o debate entre Vitória Simples vs. Vitória por Alternativas.
Peguei como exemplo o Banco Imobiliário. No modo tradicional, a condição de vitória é única e bem clara: ser o último jogador sem falir. É um objetivo poderoso e direto, que cria uma batalha de atrito até o final.
Mas e quando um jogo oferece mais de um caminho para a vitória? Isso pode adicionar camadas incríveis de estratégia. O jogador precisa ficar de olho não só no próprio progresso, mas também no que os outros estão fazendo, tentando bloquear seus caminhos alternativos.
No Magnata das Ações, estou pensando em não uma, mas TRÊS condições de vitória.
A ideia é que cada condição atraia um estilo de jogador diferente:
* Um caminho para o estrategista paciente que gosta de acumular recursos.
* Um caminho para o especialista focado que aposta tudo em um único setor.
* Um caminho para o visionário arrojado que busca um objetivo de alto risco/recompensa.
Isso evitaria que o jogo se tornasse uma "corrida de um só cavalo" e permitiria reviravoltas espetaculares até o último turno.
E Agora, quero ler vocês!
Essa decisão é grande demais para eu tomar sozinho. A experiência de vocês com outros jogos é inestimável.
O que vocês preferem: um jogo com uma única condição de vitória, direta e mortal (estilo Banco Imobiliário), ou com múltiplos caminhos para vencer?
Na opinião de vocês, qual é o número "perfeito" de condições de vitória? Três é um bom número? É muito pouco? É demais?
Lembram de algum jogo que tenha múltiplas condições de vitória de um jeito que vocês adoraram? (ou de um jeito que odiaram?)
Contem tudo pra mim nos comentários! Suas histórias e opiniões vão ser a bússola para essa parte importantíssima do design.
Valeu, pessoal! Até a próxima, que vou estar analisando os feedbacks de vocês com a máxima atenção!
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