afonsobe::Talvez se aventurar em terras diferentes podem ajudar a não experienciar sempre o mesmo descaso das editoras, como tem sido recorrente.
Um forte braço!
Caro
afonsobe
Os wargames tradicionais da Avalon Hill eu conheci nos anos 80, já os jogos 18XX só conheci muitos anos depois, quando me apresentaram os board games modernos.
Tanto um quanto o outro são fantásticos, porém, na minha humilde opinião ambos têm um problema que é a inadequação aos tempos modernos. Veja bem que a grande virtude dos wargames e dos 18XX é também o seu Calcanhar de Aquiles, para os jogadores atuais. Esses jogos se esforçam para dar uma experiência muito próxima do que seria a gestão tanto de uma campanha militar, quanto de uma companhia ferroviária do século XIX. Só que justamente por isso, a quantidade de regras, o detalhamento e a sofisticação acabam exigindo um tempo muito maior por parte do jogador, para ao menos entender o que acontece durante a partida. Já para dominar o jogo então, é quase uma vida de dedicação.
Eu sei que essa crítica é muito lugar comum, e até mesmo quem nunca jogou um wargame ou 18XX fala isso, mas independente disso ela tem mérito. Acresce ainda que essa linha de raciocínio exclui o fato de que tanto os wargames quanto os 18XX seguem um mesmo esqueleto padrão de estrutura (ressalvadas as especificidades e regras próprias de cada jogo, evidentemente), de modo que, uma vez que se aprenda um, fica muito mais aprender os outros. Mas mesmo assim, isso não exclui a grande complexidade de regras desses jogos, mesmo para aprender um único título.
Outro fator complicador é o tempo, mas isso não é uma exclusividade dos wargames e 18XX, porque muitos jogos 4X sofrem do mesmo mal. Basta fazer uma conta rápida de padaria. Se você só consegue reunir a galera para aquela partida épica de TI4 duas vezes por ano, em 10 anos você só terá jogado 20 partidas do jogo. Isso é muito pouco, para o tanto de dedicação que o jogo requer, para se jogar minimamente bem. Se nesses 10 anos você jogar com apenas 5 raças diferentes terá apenas 4 partidas com cada uma. Claro que as partidas são normalmente memoráveis, mas talvez justamente porque elas sejam tão poucas, a menos que se jogue praticamente apenas o TI4, que apesar dessas ressalvas é um jogaço. Outro jogo que é um verdadeiro colosso é o Gloomhaven, um dos maiores board games da história, não apenas em qualidade, mas também em tamanho da campanha. Isso me faz desconfiar fortemente de que, uma parte significativa das pessoas que compraram o jogo, não chegaram nem a finalizar a campanha regular, e muito menos ainda esgotar as suas possibilidades, rejogando a campanha com personagens diferentes.
Desse modo, os wargames e 18xx são jogos de uma outra época, menos dinâmica e menos frenética, em que faltava internet, streaming, celular e redes sociais, mas sobrava tempo para curtir os nossos hobbies.
Mas com tudo isso, e embora tanto os wargames quanto os 18xx não sejam alternativas viáveis aos jogos modernos, ainda assim ambos são experiências lúdicas muito interessantes. Portanto, vale a pena experimentar os wargames e os 18xx, nem que seja uma única vez, mesmo levando uma surra de jogadores mais experientes.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio
P.S. Parabéns pelo cenários e a versão home made que você produziu, e você acertou em cheio no motivo das minhas "férias forçadas)...