Fala Povo! Aqui é o Rafa Carvalho trazendo mais um artigo da série “Por trás do Board”, explorando como a temática de um jogo é amarrada em suas mecânicas sob um olhar voltado ao contexto histórico que inspirou o Designer, e, ao fim da análise, vamos avaliar essa amarração em uma escala que vai de 1 a 5.
E hoje trazendo um peso pesado, O Inconsciente, um jogo de Jonny Pac, Laskas, Yoma e Antonio Zax que se passa no início dos anos 1900, onde o neurologista austríaco Sigmund Freud estabeleceu uma teoria revolucionária chamada Psicanálise!
Essa teoria estava relacionada ao estudo da mente inconsciente, que Freud descreveu como um reservatório de pensamentos, memórias e desejos que foram reprimidos porque eram inaceitáveis ou perturbadores, e que influenciam o comportamento e o pensamento, mesmo que a pessoa não esteja ciente disso.
À medida que seu trabalho se consolidava, apoiadores se reuniam na residência de Freud toda quarta-feira para discutir questões como a psicologia e o simbolismo dos sonhos. Este grupo, O Clube das quartas-feiras, marcou o início do movimento psicanalítico mundial.
Em “O Inconsciente”, você é um desses membros, entre Carl Jung, Margarete Hilferding, Alfred Adler e Sabina Spilrein, e tem como objetivo desenvolver técnicas terapêuticas, tratar o maior número de pacientes, e se tornar o contemporâneo mais distinto de Freud.
Carl Jung foi um psiquiatra suíço e fundador da psicologia analítica, conhecido pelos conceitos de inconsciente coletivo, arquétipos, individuação e pelos tipos psicológicos (introversão e extroversão).
Sabina Spielrein foi uma psicanalista russa que colaborou com Jung e Freud, produziu trabalhos pioneiros sobre destruição e criatividade que anteciparam discussões sobre pulsões de vida e morte e contribuíram para a psicanálise infantil e a psicopatologia do desenvolvimento.
Margarete Hilferding foi uma das primeiras mulheres na Sociedade Psicanalítica de Viena, contribuindo para a institucionalização da prática psicanalítica e para estudos sobre psicologia feminina e análise infantil.
E por fim, Alfred Adler, médico e psicanalista austríaco, fundou a psicologia individual, introduzindo o complexo de inferioridade, a busca de superioridade e a ênfase no sentimento social e na influência da ordem de nascimento.
Em “O Inconsciente”, para melhor desenvolver seu trabalho você precisará compartilhar insights, discutir ideias com colegas e publicar teorias. E para se manter revigorado, você provavelmente precisará de muito café!
Temos então um jogo cuja temática é, por natureza, de certa forma abstrata, pois apesar de podermos situar a psicanálise dentro das ciências humanas e sociais, suas bases teóricas e métodos de investigação operam em um campo transdisciplinar que se estende da prática clínica até a filosofia e estudos culturais.
Mas e aí? Dá para se ter mecânicas bem amarradas à temática em um jogo com tantos conceitos intangíveis? Ou esse tema é só uma “skin” para “O Inconsciente”?
Para responder essa pergunta, nossa análise será dividia entre os conceitos principais do jogo, sendo: Pontos de vitória; Reputação; Publicação de Teses; Tratamento de Pacientes, Sonhos (latentes e manifestos), Pesar; Catarse; Insights; Café; Alocação de ideias e Modo Solo.
Pontos de Vitória e Reputação.
Buscaremos agora interpretar as mecânicas do jogo de uma forma mais simples, para isso vamos dar uma olhada de trás para frente, partindo dos objetivos, e então explorar os meios de alcançá-los (inclusive gosto de ensinar jogos mais complexos usando essa lógica).
Como um bom eurogame, o objetivo final do jogo é Ganhar Pontos vitória, subindo também na trilha Reputação, e aqui já vai um spoiler da temática, já que a cada ponto de reputação que você adquire, o seu professor Freud também recebe os créditos, avançando na trilha, o que vai inclusive determinar o fim da partida.
E as duas formas principais para se adquirir pontos de reputação e de vitória são tratando os pacientes em seu consultório, ou publicando teses.
Publicando Teses.
Aqui temos essa questão mais acadêmica, as teses, que para serem publicadas requerem primeiro a realização de pesquisas, representadas por cartas, validar essas pesquisas descendo-as na mesa, para então conseguir publicá-las no formato de uma tese.
Preciso também destacar que é muito legal o fato de que, após haver teses de adversários publicadas na mesa, você pode citá-las, o que é muito temático, já que a ciência é construída dessa forma.
Para realizar uma citação você retira da tese dos adversários cartas de pesquisa usando-as em suas próprias teses. Você ganha com isso, mas também o adversário citado irá ganhar.
É importante mencionar que as pesquisas e publicações de Sigmund Freud, e dos membros do "Clube das Quartas-Feiras", tiveram um impacto profundo na formação da psicologia moderna e na disseminação da psicanálise.
Em uma dessas obras, A Interpretação dos Sonhos, Freud apresenta suas teorias sobre os sonhos manifestos e sonhos latentes, argumentando que os sonhos são realizações de desejos e que sua interpretação pode revelar conteúdos internos do inconsciente.
E é com a interpretação desses sonhos que partimos para a mecânica principal do jogo, o Tratamento de Pacientes em seu consultório.
Tratando Pacientes (sonhos, pesar e catarse)
Em “O Inconsciente” você trata dois tipos de pacientes, os pacientes rotineiros e os pacientes de estudo, sendo que os rotineiros irão te dar bônus mais imediatos, enquanto os de estudo irão permitir novas formas para pontuar no final da partida.
Para realizar um tratamento você avalia seu paciente em um dos dois divãs disponíveis em seu consultório, e faz isso interpretando os seus sonhos, inicialmente tratando os sonhos manifestos, que são aqueles mais superficiais, e depois os sonhos latentes, mais profundos.
Mas como você realiza esse tratamento?
Mecanicamente é bem simples, você faz isso pagando os recursos que estão sendo pedidos na carta de sonho, mas aí vem a parte temática. Esses recursos são chamados aqui de insights, sendo divididos entre paixão, liberdade, e crescimento, olha que coisa linda!
Em uma primeira etapa do tratamento do paciente, interpretando seu sonho manifesto, você vai conseguir levar esse paciente a condição de catarse, retirando dele o pesar, representado por uma carta translúcida colocada sobre a carta do paciente.
Na psicanálise, o pesar pode ser visto como uma resposta a conflitos psíquicos não resolvidos, onde o indivíduo pode estar lidando com desejos suprimidos ou memórias dolorosas, e refere-se a uma condição emocional caracterizada por um sentimento intenso de tristeza, melancolia ou luto, frequentemente associado à perda de algo significativo, ou a perda de uma parte de si mesmo.
Já o termo catarse tem raízes na Grécia antiga e significa "purificação" ou "liberação".
Freud e outros psicanalistas utilizaram esse conceito para descrever o processo de trazer à consciência conteúdos emocionais e conflitos reprimidos, permitindo que o indivíduo experimente e processe essas emoções.
A catarse ocorre frequentemente em sessões terapêuticas, onde o paciente pode verbalizar seus sentimentos, sonhos ou experiências. Isso ajuda não apenas a aliviar a carga emocional, mas também a promover a compreensão e a integração dos conteúdos inconscientes à vida consciente do paciente.
Tematicamente, o uso de Insights para se interpretar um sonho, retirar sobre um paciente o seu pesar, levando-o a catarse, faz todo sentido, já que quando um indivíduo enfrenta suas emoções associadas ao pesar, pode ocorrer uma catarse.
Através dessa liberação emocional, o paciente pode começar a processar suas perdas e a dar significado a elas, promovendo o crescimento e a cura emocional.
Após retirar o sonho manifesto, a “cura” total do paciente fica a cargo da interpretação de seu sonho mais profundo, o sonho latente, que segundo Freud é o conteúdo inconsciente do sonho, como desejos, pensamentos e impulsos contidos.
Insights e efeitos do Café
Voltando aos recursos do jogo, os Insights, também considero temática a ação livre onde você pode manipular esses recursos em uma espécie de rondel, tornando-os mais fortes, ou movendo de um tipo para outro, na base do bom e velho café!
Claro que existe aqui uma licença poética e uma maior abstração, mas eu, sendo mineiro, tenho que concordar com esse efeito.
Freud teve sua vida dedicada ao estudo da psicanálise em Viena, onde trabalhou em diversos distritos e regiões, e suas interações com instituições acadêmicas e culturais da época, incluindo cafés, foram significativas.
Os cafés de Viena eram centros de debate e interação social, onde intelectuais, artistas e cientistas se reuniam para discutir ideias. Freud e outros pensadores frequentemente se encontravam em locais como Café Landtmann e Café Central.
Alocação de ideias
Voltando as mecânicas, como estamos avaliando uma visão de trás para frente, falta responder como conseguir seus insights, fazer pesquisas, e todo o necessário para crescer a sua reputação e do seu professor, e claro, adquirir seus pontos de vitória que valem mais do que ouro.
Você faz isso através da Velha e boa “Alocação”. Mas não é alocação de trabalhadores não! E sim alocação de ideias!
Isso mesmo, você vai alocar as suas ideias na mesa de reunião do clube das quartas-feiras.
Aqui temos essa consagrada mecânica, porém com um sistema bem legal em que o “rabicho” da ideia aponta a ação a ser realizada.
Com isso, muito do que você adquire na mesa de reunião vai alimentar seus insights, fazer com que você visite locais em Viena conseguindo também novos recursos e habilidades, e ainda levar preciosas anotações para o seu tabuleiro individual.
Após alocar suas ideias, temos também a mecânica de mover seu tinteiro no tabuleiro individual, e assim ativar as habilidades adquiridas em suas anotações, e ainda liberar novas ideias e marcadores para elevar seu limite de insights, afinal, conforme frase atribuída a Albert Einstein, “A mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original”.
Não quero me alongar demais no texto, mas daria para se falar muito mais sobre a riqueza de detalhes de como essas mecânicas se relacionam com teorias da psicanálise.
As artes também são simplesmente magníficas, e - com a mente aberta - você consegue inclusive abstrair a relação da arte com os efeitos, como por exemplo a imagem de um sonho com relação aos tipos de insights solicitados, interpretá-lo (paixão, liberdade e crescimento), o que demonstra um trabalho primoroso de pesquisa, que com certeza levou anos para ser concluído.
Preciso deixar só mais duas considerações que não podiam faltar, sobre o modo solo e expansões.
Modo Solo e Expansões
No modo solo sua disputa é contra um automa chamado Id, sendo uma das três partes da mente de acordo com a teoria de Freud (Id, Ego e Superego).
Id é a parte da mente que representa os instintos primários e desejos inconscientes. A parte que busca gratificação imediata e opera sob o princípio do prazer.
Olha que legal, como deve ser em um modo solo, a disputa é contra você mesmo, e aqui no jogo os autores conseguiram trazer isso de uma forma muito representativa com esse automa.
Já é sobre as expansões, Pesadelos e Livre associação, essas conseguem elevar o jogo em termos de temática e jogabilidade, mas não vou entrar em detalhes aqui pois caberia mais um texto somente para falar da riqueza delas, já que inclusive “livre associação” é uma teoria extremamente importante do ponto de vista da psicanálise.
Veredito
E depois de todas essas considerações, chegamos a essa tabela de pontuação com as principais mecânicas, e deixo os agradecimentos à minha amada esposa Michelle Ramalho, que é Psicanalista, e me ajudou bastante com o texto e com a pontuação final.
Para a nota final as mecânicas foram divididas entre aquelas consideradas principais, que receberam peso de 80% para a pontuação, e mecânicas secundárias (nem todas explanadas aqui para não alongar mais) com peso de 20%, chegando à nota 4,0, ou seja, é um Euro extremamente temático, mesmo partindo de um tema tão complexo e subjetivo.
Baita jogo pessoal, deixo a recomendação, e acreditem, é muito mais leve do que parece, já que as mecânicas são fluidas e bem conectadas.
Espero que tenham gostado, compartilhem, deixem seu like e comentários e até o próximo “Por trás do Board”.
Sobre o Autor: Rafael Carvalho é pai da Alyssa e da Bia, maridão da Michelle, Professor Universitário, Dr. em Gestão do Conhecimento, Board Gamer, Covileiro e RPGista das antiga. Visite o perfil no Instagram: @ludosidebg e youtube: @ludoside-bg