Post original: https://boardgamegeek.com/thread/3453011/keep-the-miracles-coming
[O texto e as imagens mostram um protótipo – os componentes da versão final podem ser diferentes, e Artefatos e Peregrinos serão representados por miniaturas altamente detalhadas em vez de marcadores de madeira. ]
Não faz nem um ano desde o lançamento de
An Age Contrived, e o criador do jogo já está de volta com uma expansão. A expansão
An Age Contrived: Folklore & Pilgrimage nos leva de volta a um mundo de deuses competindo por seus seguidores terrestres. Desta vez, são ainda mais poderosos, e para os crentes, o desafio não é apenas um teste de fé, mas também uma peregrinação épica. Vamos dar uma olhada em como as coisas estão na hierarquia divina!
A Peregrinação de um Crítico
Sentei-me pela primeira vez para jogar An Age Contrived há quase dois anos. Ainda me lembro da excitação crescendo em cada estágio. Primeiro, quando vi o anúncio do jogo com sua impressionante divindade corvo na capa. Então, quando o designer do jogo, Chris Matthew, não apenas respondeu à minha mensagem, mas até mesmo expressou interesse em colaboração. E mais tarde ainda, quando um pacote pesado chegou à minha porta. Agora, o ciclo se repetiu quase ao pé da letra – anúncios, e-mails e um pacote dividido em "capítulos", retirado pessoalmente na SPIEL em Essen e depois entregue em duas partes pelo correio.Desta vez, sei melhor no que estou me metendo, mas a alegria e a excitação permanecem inalteradas. É uma sensação incrível acompanhar um jogo por diferentes estágios de sua jornada — do protótipo à versão final, passando pela edição polonesa e agora, sua próxima expansão. E assim como desembalar um novo jogo sempre traz uma onda de excitação, abrir um protótipo — um que ainda precisa ser apresentado ao mundo — leva essa emoção a um nível totalmente novo.

Anos de Maravilhas, Anos de Deuses
An Age Contrived é um jogo de tabuleiro estilo europeu centrado em conflitos divinos. Os jogadores assumem os papéis de deuses ligeiramente assimétricos competindo pela devoção de seus seguidores. Conforme viajam pelo mapa, eles erguem monumentos em sua homenagem, constroem pontes entre mundos e se esforçam para deixar sua marca na história...acumulando pontos. Em sua essência, é um jogo econômico, mas vários recursos exclusivos o diferenciam dos títulos mais tradicionais do gênero. O jogo usa peças sólidas de Energia de plástico (que lembram Azul) como moeda, disponíveis em quatro "sabores" diferentes. Dependendo da situação, os jogadores podem usá-las como tipos específicos ou gastá-las de forma mais flexível. A Energia forma uma economia fechada, circulando de volta — embora às vezes por meios indiretos — e se tornando disponível para reutilização. Parte dela será "congelada" em conquistas e Monumentos construídos. No entanto, é essa mesma Energia, gasta dentro de uma fascinante máquina de transmutação, que serve como a força motriz por trás de todas as nossas ações.
Além disso, o jogo conta com visuais impressionantes, um tema único e um recurso inovador — diferente de tudo visto em outros lugares — máquinas de mola metálica que, na versão Uber Deluxe, permitem que os jogadores "lançem" Energia fisicamente de seus tabuleiros individuais. Basta dizer que An Age Contrived é um jogo complexo e exigente, com muita coisa acontecendo a qualquer momento. E em breve, ainda mais coisas vão se desenrolar.
Deuses na caixa
A expansão Folklore & Pilgrimage consiste em dois módulos, como o título sugere, e também introduz dois novos personagens, não mencionados no título. Voltaremos a eles mais tarde. O mais simples dos dois módulos, Folklore, aprofunda habilmente a assimetria entre os deuses. Além de seus poderes únicos existentes vinculados às Pontes que colocam no mapa, os deuses agora ganham pequenos baralhos de cartas poderosas. Conforme andam pelo mapa, podem deixar para trás Artefatos, testamentos eternos dos milagres e intervenções divinas que acabaram de acontecer.
Este módulo é compacto — apenas uma pequena extensão do tabuleiro do jogador, um punhado de fichas e um baralho de cartas — com cada deus recebendo seis cartas de Folklore exclusivas. No início do jogo, cada deus seleciona três e descarta o resto. Então, é simplesmente uma questão de esperar o momento perfeito para atacar. Em vez de carregar um Channel Token, os jogadores agora podem preparar um Artefato, que colocarão mais tarde no mapa durante uma ação de movimento. Isso permite que joguem uma Carta de Folclore e realizem um ou até dois milagres — se o novo Artefato for colocado adjacente a um existente de outro jogador. E esses são realmente milagres — usados com sabedoria, podem catapultar um deus (e seu jogador) para o panteão das divindades mais lendárias — os vencedores.
Peregrinação dos Peregrinos
O segundo módulo traz as coisas para a realidade, ainda mais do que o jogo base. Um novo tabuleiro revela o caminho para o sagrado Monte Eldranir, onde as Peregrinações ocorrerão em breve — oferecendo não apenas crescimento espiritual para os viajantes, mas também benefícios divinos para seus deuses. Ao longo do caminho, os Peregrinos visitarão Santuários e, incidentalmente, farão um bom treino cardiovascular. Pilgrimage permite que os jogadores usem pontos de movimento para avançar por esse caminho sagrado. Em vez de erguer Monumentos no mapa principal, eles agora podem construir Santuários, ganhando benefícios imediatos, bem como objetivos ocultos na forma de Cartas de Pontuação — variadas, envolventes e fornecendo um novo senso de direção para a jogabilidade. A construção neste módulo termina de forma diferente do normal — quando um segundo token de Energia é adicionado a um Santuário por um único jogador. Com uma riqueza de cartas e Santuários, este módulo garante alta rejogabilidade, levando estratégias para territórios desconhecidos e oferecendo novas camadas de profundidade à batalha divina.

Poder na Simplicidade
Ambos os módulos se integram perfeitamente ao jogo, parecendo que sempre foram feitos para estarem lá. Eles expandem as possibilidades estratégicas sem complicar demais a jogabilidade — talvez só um pouco. Isso se reflete no livro de regras, que introduz mudanças de configuração em apenas algumas frases e, em algumas páginas ricamente ilustradas, mergulha os jogadores nos novos mundos de Folklore & Pilgrimage. Chronari possui habilidades únicas que permitem a manipulação de Energia e da máquina de transmutação. Valimod, um viajante dimensional, pode se teletransportar entre regiões, alcançando uma mobilidade incomparável, indisponível para mortais — ou mesmo outros deuses.
No jogo base, seus poderes especiais seriam limitados a três ações vinculadas a Bridge Tokens. Graças às Folklore Cards, no entanto, todos os deuses — novos e existentes — ganham maior profundidade e proeza divina. Essas habilidades continuam raras e poderosas — afinal, são milagres! Mas agora, construir uma estratégia única que utilize totalmente as habilidades de um deus parece mais gratificante do que nunca. A assimetria se torna mais nítida e impactante, permitindo movimentos espetaculares e retornos inesperados. An Age Contrived agora permite que os jogadores abracem sua divindade mais completamente — e exerçam seu verdadeiro poder.
Um Manual Divino
As Cartas Folclóricas enriquecem o conjunto de ações padrão com feitos lendários como:
- Teletransporte para qualquer Ponte
- Transferência de Energia entre regiões
- Canalização direta de Energia para um Monumento em construção
- Carregamento de até três slots na máquina de transmutação
- Troca de peças dentro da máquina, ao custo de esgotar sua Energia
- Colocação de uma ficha na Energia que dobra seu efeito e valor em pontos no final do jogo
Enquanto isso, os Scoring Cards oferecem uma fonte adicional de pontos de vitória, recompensando jogadas inteligentes e planejamento estratégico. Esses pontos podem ser substanciais, potencialmente garantindo a vitória, mas permanecem ocultos até o final.
Avante, para a Divindade!
Retornar a An Age Contrived para esta análise me lembrou da escala absoluta deste jogo. Na mesa, é enorme, impressionante, quase celestialmente colorido e intenso.
A princípio, temi que a expansão pudesse sobrecarregar essa grandeza, fazendo com que o jogo não apenas ocupasse mais espaço, mas também sobrecarregasse os jogadores com complexidade. No entanto, Folklore & Pilgrimage não é uma mutação ou um transplante artificial, é como um membro recém-descoberto, um terceiro olho sendo aberto. É uma extensão natural e lógica de An Age Contrived, fortalecendo sua estrutura central, diversificando estratégias e fortalecendo ainda mais os deuses.
Continua sendo um jogo econômico altamente não convencional, mas agora seu tema sobrenatural e divino parece ainda mais forte. Viajar pelo mapa agora tem um significado maior — além de Pontes e Monumentos, agora temos Artefatos, encorajando os jogadores a seguir os passos de outros deuses. Cartas Folclóricas agem como ases escondidos, prontas para surpreender oponentes desavisados. E Cartas de Pontuação servem como armas secretas, revelando seu verdadeiro impacto apenas no final — quando é tarde demais para outros contra-atacarem.
Peregrinação em um ritmo popular
Apesar de adicionar regras novas mínimas, o peso real da expansão está na tomada de decisões. An Age Contrived nunca foi um jogo simples — é cheio de interdependências e mecânicas sutis que exigem atenção cuidadosa. O jogo também é rico em iconografia, que é expandida pelos novos módulos. Na verdade, os símbolos nesta expansão são ainda mais intrincados e detalhados do que antes. Dito isso, todos os novos elementos são firmemente fundamentados no que os jogadores já conhecem e amam. Se tiver espaço de mesa suficiente para um tabuleiro extra (reconhecidamente menos emocionante artisticamente) e algumas cartas adicionais, adicionar esta expansão ao seu jogo será praticamente indolor.

Como um vento divino, Folklore & Pilgrimage permite que An Age Contrived realmente abra suas asas — empurrando a assimetria e a variedade estratégica ainda mais longe. Ele aprimora um elemento que antes era subdesenvolvido — viagens a pé — e atualiza o que pode ter se tornado repetitivo ao longo do tempo — os mecanismos de pontuação. Funciona da mesma forma que Tuscany com Viticulture — transformando um grande jogo em um excepcional. Com a montanha Eldranir se aproximando e melodias folclóricas saindo dos bosques, An Age Contrived agora parece uma obra-prima completa.
Pode se tornar um verdadeiro local de adoração — e um destino de peregrinação digno.
https://www.gamesfanatic.pl/
Por Piotr Wojtasiak
Traduzido*** por Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
• Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.