thierrydompsin::
(...) mas na minha opinião isso acaba deixando essa carta desequilibrada, porque você começa com ela e tem risco bem reduzido. No vídeo do @Romir ele explicou que deveria parar na hora.
O Romir esta certo. De fato, a tradução das regras para o Português não deixa claro essa informação que é fundamental, e a editora @
papergames ou o @
eduardocella podem confirmar o erro.
Na tradução da Papergames está escrito:
"Havendo 2 Navios de mesma cor na área do porto você perde e deve encerrar seu turno imediatamente (conforme detalhado no manual do jogo). Não havendo, após encerrar a Fase 1: Descobrir, prossiga para a Fase 2: Negociar e Contratar."
Isso não dá a entender que encerrar a Fase 1 é obrigatória. A tradução correta da parte em negrito deveria ser algo como:
"Não havendo, encerre a Fase 1: Descobrir e prossiga para a Fase 2: Negociar e Contratar."
Ou até mais simples: "Não havendo, prossiga para a Fase 2: Negociar e Contratar."
A regra correta também pode ser consulta no site do BGG (
https://boardgamegeek.com/boardgameexpansion/184025/port-royal-gambler-promo-card ) onde diz, traduzindo literalmente para o português:
"Depois disso, você é forçado a encerrar sua fase de descoberta."
As regras originais em Alemão (
https://boardgamegeek.com/image/2675782/port-royal-gambler-promo-card ) são ainda mais enfáticas, que traduzindo literalmente para o português fica:
"Se não houver navios da mesma cor no display do porto, você deve encerrar a fase de Descoberta e passar para a segunda fase. (...) Você nunca poderá continuar a fase de Descoberta após ter usado essa carta."
Acho que a Papergames poderia fazer uma postagem oficial comunicando todos que jogam esse jogo com a expansão, pois eu também acho que sempre joguei errado, pois me lembro que eu achava a carta Jogador até melhor que a carta do Governador que era mais cara, tendo o mesmo efeito quase sem risco, pois realmente o risco é bem baixo se começar com a carta Jogador e ainda poder continuar jogando. Dá uma certa raiva de ter jogado tantas partidas de forma errada, pois foram várias oportunidades (tempo e companhias disponíveis) perdidas, onde poderíamos ter nos divertido muito mais.