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Wizards & Co é um jogo de batalha de cartas para 2 a 4 jogadores. Vocês assumem o papel de magos rivais que enviam seus lacaios às masmorras de um poderoso, porém falecido, necromante para saquear seu tesouro de pedras preciosas. O jogo foi criado por Flaminia Brasini, Virginio Gigli, Stefano Luperto e Antonio Tinto, e conta com arte de Miguel Coimbra.

Dependendo da quantidade de jogadores, haverá dois ou mais locais de masmorra visíveis, cada um oferecendo dois artefatos e um encantamento. Cada jogador tem seu próprio baralho idêntico de 10 cartas de lacaio. No seu turno, pode jogar cartas da sua mão para um ou dois locais de masmorra, mas a sua escolha de jogar duas cartas para o mesmo local ou uma carta para cada, ou se jogar uma carta virada para cima ou para baixo, afeta se pode ou não comprar mais cartas para adicionar à sua mão. É uma mecânica simples que leva os jogadores a um dilema de decisão interessante: por um lado, jogar uma carta virada para baixo permite oportunidades de blefe e mantém seus oponentes na dúvida, mas, por outro lado, é incentivado a jogar uma carta virada para cima...

Não há batalha de fato até que as cartas de lacaios tenham sido colocadas em todas as entradas disponíveis de uma peça de masmorra. Quaisquer cartas viradas para baixo são viradas para que todas fiquem viradas para cima, e seus efeitos de texto são resolvidos um a um, no sentido horário, começando pela carta à direita da estátua do necromante da peça. Isso pode resultar na remoção de outras cartas — evitando assim o efeito delas, caso ainda não tenham sido ativadas. Os lacaios restantes são recompensados com uma gema, o jogador ativo pega a ficha de encantamento da masmorra e, em seguida, a força das cartas restantes dos jogadores é comparada — com os artefatos concedidos aos dois jogadores com os lacaios mais fortes, embora, se todos os lacaios restantes pertencerem a apenas um jogador, esse jogador possa pegar os dois artefatos.

Os jogadores pontuam no final do jogo por artefatos (3-7 pontos), encantamentos (1 ponto) e conjuntos de gemas de cores diferentes (1-12 pontos), embora algumas gemas carreguem a maldição do necromante e custem pontos negativos.

Embora Wizards & Co seja rápido e a jogabilidade seja bastante direta, ficamos positivamente surpresos com a profundidade do jogo. É melhor evitar alguns locais, pois eles contêm gemas amaldiçoadas, mas uma boa jogabilidade pode evitar efeitos negativos. Sinister Fish maximizou a rejogabilidade, oferecendo opções para diferentes combinações de cartas de lacaios. Também pode jogar com ou sem efeitos de encantamento e artefato; por exemplo, artefatos de equipamento podem ser usados em uma de suas cartas de lacaio para aumentar sua força. Verá que tudo isso contribui para a dinâmica do jogo sem adicionar complexidade indevida. Isso significa que Wizards & Co é muito jogável como um jogo família, embora pudesse ser um pouco mais acessível se houvesse um guia no verso do livro de regras que ajudasse a decodificar a iconografia das cartas e peças.
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Traduzido*** por
Marcelo GS
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