eduspaula:: Pode sim, inclusive já ganhei bastante ponto assim nas últimas rodadas. Não tinha muito o que fazer com os animais que já tinha comprado e vi que tinha para comprar alguns que eu já tinha o padrão. Você pode comprar e posicionar.
Só um detalhe. No meu entendimento, o manual fala que você deve primeiro posicionar pelo menos 1 das 3 peças que você comprou antes de poder fazer as demais ações.
Ex do que entendo que pode ser feito: Compra 1 água e 2 pedras -> Posiciona 1 água, depois pode posicionar animais ou comprar cartas de animais e depois posicionar as 2 pedras, por exemplo.
Ex do que entendo que não pode ser feito: Compra 1 água e 2 pedras -> Antes de posicionar a água ou a pedra, compra um animal e/ou vai posicionando os cubos, depois posiciona as 3 pedras.
São poucos os casos que isso faz diferença, mas pela leitura do manual acredito que deve ser feito dessa forma.
Pegar peças e posicionar é considerada uma única ação, então realmente
caso você compre as peças você deve posicionar ao menos uma para fazer as demais ações.
Porém na prática isso acaba não fazendo diferença já que
"Pegar peças e posicionar" não precisa ser a sua primeira ação. Então por mais que se seguirmos estritamente as regras você não possa:
1. Comprar peças > fazer outras ações > posicionar peças.
Você pode simplesmente
2. Fazer outras ações > comprar peças > posicionar peças.
E na prática ambas jogadas resultariam no mesmo pq não faz diferença o momento que você compra as peças, o que faz diferença é o momento que você as posiciona:
1.
Comprar peças > fazer outras ações > posicionar peças.
2. Fazer outras ações >
comprar peças > posicionar peças