Já passamos da metade de 2025! Os primeiros meses do ano passaram voando. Algumas boas jogatinas aconteceram por aqui e espero que por aí também.
Para fazer uma avaliação do ano até agora, responderei a sete perguntas e te convido a responder as mesmas perguntas usando a seção de comentários. Se você é criador de conteúdo, sinta-se à vontade para responder criando um novo tópico. Você pode conferir a postagem do ano passando clicando aqui.
1. Qual é o seu jogo favorito de 2025?
Clank!: Catacombs
As mudanças e atualizações trazidas aqui são muito bem-vindas para aqueles que já gostam de Clank. O novo baralho de cartas está sensacional. A adição dos cubos brancos, ideia que já havia aparecido no Clank Legacy, foi incrível. Para mim, este é um jogo para quem busca mais imprevisibilidade, enquanto no primeiro jogo da série Clank você consegue se planejar melhor.
2. Qual foi o jogo mais jogado nesse ano?
Sky Team
Jogo de cooperação com comunicação bem limitada. Super rápido, cada partida leva uns 10/15 minutos. Foram 8 partidas por aqui. O fato curioso sobre esse jogo é que eu tenho um amigo que jogou comigo e simplesmente viciou. Emprestei para ele e em um único dia ele acumulou a bagatela de 17 partidas. Recomendo para quem curte jogar em 2 jogadores.
Tem uma pequena expansão disponível na gringa, será que vem para o Brasil?
3. Teve algum jogo “antigo” que você só jogou esse ano? Se sim, qual foi o melhor?
Bom, quando falo “antigo”, não estou dizendo que o jogo seja realmente velho. Na verdade, qualquer jogo lançado há pelo menos 3~4 anos já serve para responder esta pergunta.
Até o mês de julho deste ano, conheci 30 jogos novos. Dentre esses, 2 jogos mais antigos se destacaram.

Lisboa ; El Grande
Lisboa (2017) é o clássico euro pesadão, cheio de estratégia e decisões importantes. Já é o terceiro jogo Vital Lacerda que eu experimento, e ainda fico impressionado com a qualidade de produção. São jogos caros, mas os componentes são de outro nível. Apesar da quantidade de regras e da explicação ser longa, o jogo roda de forma surpreendentemente fluida.
El Grande (1995) é mais velho do que eu. Às vezes eu me pergunto: por que nunca tive acesso a um jogo desses na infância? Eu curtia jogar War, mas teria sido muito maneiro ter conhecido um jogo desses há 20 anos. Joguei essa versão com o visual mais moderno. Eu amo jogos com regras simples, mas que ao mesmo tempo oferecem um bom espaço para decisões e permitem vencer de diferentes formas. El Grande é exatamente assim!!! Recomendo demais El Grande! Se tiver a chance, jogue. Sinto que El Grande não é tão comentado no Brasil quanto deveria.
4. Qual foi a maior surpresa?
Sabe aquele jogo que você não tinha muita expectativa, mas que te surpreendeu? Pois bem, para mim foi:
Unmatched: Battle of Legends - Volume Um
Esse jogo nunca esteve no meu radar, até que o ganhei e fui aprender as regras. Li as regras e nada me chamou muita atenção. Minha opinião mudou completamente assim que a partida começou, e eu entendi que o diferencial desse jogo está exatamente na simplicidade dele. A assimetria é ótima e temos que entender bem os pontos fortes dos nossos personagens. O problema do Unmatched é que a mão coça para comprar outras caixas e expansões.
5. Qual jogo você mais deseja retirar da “estante da vergonha”?
Para quem não sabe, a “estante da vergonha” são os jogos que compramos e ainda não jogamos. O que eu mais quero tirar da minha é:
Talvez o jogo mais hypado do DOFF 2025. Jogos familiares que comportam muitos jogadores sempre fazem sucesso por aqui por dois motivos: a família da minha esposa é grande, e quando jogo com meus amigos, geralmente estamos em 5 jogadores. A proposta do jogo é ser uma corrida com elementos de memória, pareceu interessante. Você já jogou? Se sim, o que achou?
E por que ainda não joguei? Pra quem não sabe, moro na Argentina, mas comprei o jogo no Brasil. Preciso buscá-lo!
6. Houve algum jogo que te decepcionou ou ficou abaixo da sua expectativa?
Azul Duel
Sou fã da série Azul e tive os quatro primeiros jogos lançados: o original, Pavilhão de Verão, Mosaicos de Cristal e Jardins da Rainha (você pode ver um review dessas quatro versões clicando aqui). Fiquei animado e vi com bons olhos uma possível nova entrada na coleção. Como a maioria das minhas partidas são em dois jogadores, eu realmente queria ter gostado desse jogo, massssss não foi o caso.
O jogo não é ruim, só não me agradou. Ele traz alguns elementos de Azul: Jardins da Rainha, e até apresenta um leve aumento na complexidade em relação aos outros jogos da série. O problema é que esse aumento na complexidade não veio acompanhado de mais diversão. Senti que o jogo ficou desnecessariamente arrastado. Nem todo jogo precisa de uma versão Duel.
7. Qual jogo que será lançado na segunda metade do ano que você quer mais conhecer?

Vou mencionar dois jogos, um que já está em pré-venda e um outro que tem lançamento confirmado, porém sem data ainda (meu palpite é que estará disponível antes das festas de fim de ano). Endeavor: Mar Profundo vem para o Brasil pela Ludofun e me chamou a atenção pela temática. Nele, comandaremos um instituto de pesquisa dedicado ao desenvolvimento de projetos sustentáveis e à preservação do equilíbrio da vida marinha.
Landmarks é um jogo de um designer brasileiro e já estou de olho nele desde o ano passado. Curto bastante Código Secreto, Tabu e Decrypto. Quando eu vi que a ideia do jogo era combinar um jogo de palavras com um mapa, fiquei animado. Espero que seja bom e que seja divertido de jogar em grupos grandes.
__________________________________________
Menções honrosas:
- Estatísticas: Para quem gosta de estatísticas, foram 154 partidas e, aproximadamente, 95 horas de jogatina. O melhor mês foi julho, com 30 partidas. Dos 89 jogos que joguei, 30 eram novos para mim. Os três dias em que mais joguei foram terça (31%), sábado (27%) e domingo (13%). Pode parecer estranho tantas partidas às terças, mas é que agora meu grupo de jogatina quinzenal se reúne nesse dia.
Me contem nos comentários as suas respostas para as 7 perguntas. Será interessante descobrir o que vocês pensam e ver as diferentes opiniões de vocês!
__________________________________________
Caso tenha curtido o conteúdo, considere dar um like e se inscrever para fortalecer o canal. No Instagram, vocês me encontram como @hermano_brasileiro.bg