Já faz muitos anos que eu não jogo Zombicide, mas lembro que eu não gostava de controlar mais de um personagem e na época eu fiz a seguinte regra:
Para cada zona de entrada de zumbi, antes de ativá-la, rola um dado (D6 se for uma missão original para 6 jogadores, D4 se for para 4 jogadores, e assim por diante)
Se o número rolado no dado for maior que o número de jogadores, aquela zona não é ativada.
Se o número rolado no dado for igual ou menor que o número de jogadores, aquela zona é ativada normalmente.
Ou seja, quanto mais jogadores, mais chances de ativar uma zona de entrada de zumbis.
Por exemplo, se estiver jogando em 4 pessoas em uma missão planejada para 6, sempre que rolar um 5 ou 6 em um D6, não vão entrar zumbis naquela zona.
Funcionava muito bem em 4 e 5 jogadores, ajustando probabilisticamente a quantidade de zonas ativadas em função do número de jogadores, mantendo a dificuldade original do cenário.
Em 2 e 3, apesar de as probabilidades gerais serem mantidas, às vezes ficava esquisito, porque podia acontecer de em algumas rodadas não ativar nenhuma zona, e se isso acontecer em rodadas seguidas, o tabuleiro fica meio vazio, especialmente em mapas grandes. Então tínhamos a regra de que, se acontecesse de não ativar nenhuma zona, ativávamos a zona com menos zumbis próximos a ela. Se não houvesse nenhum zumbi no tabuleiro, ou se houvesse empate entre duas zonas, ativávamos a zona com mais barulho/sobreviventes próximos a ela.
Outra possibilidade é colocar um ou mais tokens em zonas que não serão ativadas naquela rodada, bloqueando-as. A cada rodada, esses tokens avançam para a próxima zona, em sentido horário. Então a cada rodada haverá uma ou mais zonas que não serão ativadas. Se não me engano, no jogo original havia em média uma zona de entrada para cada 2 sobreviventes, então dá pra balancear bloqueando 2 zonas em partidas com 2 ou 3 jogadores, e 1 zona em partidas com 4 ou 5. O bom desse método é que é mais previsível e mais fácil de gerenciar, e o ruim é que o jogo fica mais fácil com número ímpar de jogadores do que com números pares. Há também a questão de que em alguns mapas aparecem zonas de entrada de zumbis no meio da partida, e fica complicado fazer esse balanceamento, uma vez que o objetivo é justamente aumentar a dificuldade do meio pro fim da partida.
Remover completamente da partida uma ou mais zonas de entrada eu não gostava porque mudava muito a dinâmica do cenário, mas é uma possibilidade também, conforme o Arthur comentou.