Bora falar sobre Come sail away!, jogo de 2023 lançado no Brasil pela Galápagos (que está virando Asmodee) em 2025.
Nele, você é o tripulante de um cruzeiro e deve organizar os passageiros de forma segura e confortável, ou seja, da forma mais eficiente possível para pontuar com base nos objetivos do jogo. Come sail away! é um jogo de complexidade baixa (2.09/5.00 no BGG), para 1 a 4 jogadores, com partidas que duram, em média, 25 minutos — aqui em casa, em 2 jogadores, têm durado 25 minutos mesmo.
Como funciona o jogo O jogo acontece ao longo de 12 rodadas. Em cada uma delas, você vai seguir 5 etapas:
Escolher uma entre duas cartas de passageiros da sua mão e pegar os meeples descritos nela.
Alocar os meeples em ordem, ou seja, na ordem indicada pela carta, seguindo da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda.
Pegar os bônus de preenchimento de cabine e da trilha de bagagem - caso existam.
Pegar a ficha bônus de preenchimento de instalação, caso ela não tenha sido preenchida em rodadas anteriores — essa etapa deve ser realizada por todos os jogadores ao mesmo tempo.
Passar a carta que não foi usada para o jogador à esquerda e comprar uma nova carta.
Nas etapas 1 a 3, todos os jogadores jogam simultaneamente. O core do jogo está na alocação dos meeples, porque você deve reproduzir exatamente a ordem da sua carta no seu tabuleiro de jogador (cruzeiro), começando em um tile qualquer e seguindo através de tiles adjacentes, sem retornar ao mesmo tile. Além disso, cada tile tem uma regra específica, que pode impedir a colocação de determinados passageiros. Se isso acontecer, o passageiro ficará insatisfeito, o que gera pontos negativos no final da partida.
Arte e componentes A arte me chama atenção — não por ser linda ou super detalhada, mas por ser diferente (eu (Vinicius) acho, pelo menos) e minimalista, eu diria. Não sei, me passa uma sensação meio nostálgica, talvez? A iconografia é bem clara e direta. Tem pouca coisa pra decorar e, uma vez que você leu as regras, já era, decorou tudo. Quanto aos componentes, são bons e os meeples são bem legais por terem formatos que condizem com a arte dos passageiros. Ou seja, não são todos genéricos no mesmo formato, o que deixa o jogo não só mais temático como inclusivo (pelo menos eu acho, não tenho muito local de fala para isso), já que tem formatos diferentes de acordo com cada cor e símbolo.
O que achamos do jogo? Eu esperava que o jogo fosse mais complexo — só por conta do tamanho da caixa (não que isso signifique algo) — mas acabou sendo bem simples e super gostoso de jogar. Quando li o manual, até cheguei a pensar: “só isso?”. Mas, ao jogar, o jogo se mostra muito mais interessante. Por mais simples que seja a alocação, a forma como os tiles estão dispostos no seu navio complica tudo. E, mesmo sendo um jogo simples, ele envolve estratégia. Não é só pegar o máximo de passageiros possíveis e sair colocando, você tem que pensar em onde colocar cada um para preencher de forma equilibrada o seu cruzeiro. E é importante valorizar o passageiro com bagagem, porque isso rende pontos e ativa efeitos que podem gerar combos no seu turno. E, como falei, também é importante saber equilibrar quando e onde colocar os passageiros: se você sair completando cômodos rapidamente, pode acabar isolando outros e perdendo pontos por isso. Uma coisa muito legal é que o jogo tem 10 tiles com 7 tipos especiais diferentes e você usa combinações diferentes a cada partida. Isso muda a forma como você vai alocar seus passageiros e traz uma ótima rejogabilidade. A gente até fez um desafio de jogar esse jogo por 5 dias seguidos pra ver se nossa opinião mudaria da primeira partida para a última. Cada vez que eu joguei, gostei mais do jogo. Na primeira partida foi meio que: “legal, mas só isso?”, mas começando a misturar os tiles ficou cada vez mais gostoso de jogar. Então sim, gostamos bastante. Ele é gostosinho de jogar, rápido, fácil de aprender, provavelmente, vai funcionar muito bem com jogadores novos e não passou a sensação de ser um jogo que vai se enjoar rápido. Ah, jogamos também em 4 jogadores e não achamos que o jogo mudou, continuou tão bom quanto em 2 jogadores e tão rápido quanto também.
Resumindo No fim, Come sail away! nos surpreendeu. A Vanessa tinha um pouco menos de expectativas que eu e tem gostado bastante. O jogo é simples, fácil de aprender, rápido, super gostoso de jogar e a gente realmente gostou bastante. Tem alta rejogabilidade e, provavelmente, vai continuar vendo bastante mesa por aqui. Sei que o preço do jogo não ajudou muito, como muitos hoje em dia, mas, se tiver a oportunidade de conhecer, vá em frente. Só não espere um jogo super complexo, com grandes estratégias ou mega combos. Ele é um jogo agradável, que passa um bom sentimento (pelo menos pra mim), que não é bobo e entrega exatamente o que promete: diversão.
Já temos vídeo no YouTube com regras, gameplay e nossas opiniões (com a participação da Vanessa também!).
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