Bora falar sobre Great Western Trail: El Paso, jogo de 2025 trazido para o Brasil pela Galápagos em 2025.
Nele, como nos outros GWTs, você está juntando seu gado para levar até uma cidade, nesse caso El Paso, para ganhar dinheiro e pontos de vitória.
El Paso é um jogo de complexidade média para baixa (2.88/5.00 no BGG), para 1 a 4 jogadores e com partidas que duram, em média, 60 a 90 minutos - aqui, em 2 jogadores, têm durado 40 minutos.
El Paso não tem um número de rodadas exatamente definido e o fim do jogo é acionado quando os jogadores passam um certo número de vezes por El Paso. Em 2 jogadores, são 9 vezes. O jogo é como o GWT normal, você anda, inicialmente, até 3 passos pela cidade e executa as ações do local que parou ou não executa nenhuma e só faz uma ação auxiliar.
Chegando em El Paso, você entrega seu gado. Apenas cartas de bois diferentes na mão são contabilizadas e a ideia é ter a maior somatória possível para ganhar mais pontos, além de liberar ações auxiliares que podem aumentar seu movimento ou quantidade de cartas na mão.
El Paso é o GWT grande, mas resumido:
O mercado de boi está sempre com cartas disponíveis, que têm a mesma pontuação (2, 3, 5 e 8 pontos, se não me engano).
O mercado de trabalhadores sempre está com todos os tipos de trabalhadores disponíveis.
As construções são “únicas”, não tem uma pra cada jogador, você marca a que fizer com o seu token.
O trem existe, mas de forma diferente, sendo uma ação a ser executada para ganhar alguns bônus.
Os trabalhadores viraram cartas, que depois de usadas vão para o seu descarte e elas têm outro uso além de serem trabalhadores.
No final, a pontuação é basicamente a mesma e vence quem tiver mais pontos.
Arte e componentes:
A arte é igual aos outros GWTs. Acho bem bonita. A caixa é condizente com tudo o que está dentro, tudo bem distinguível, mesmo o tabuleiro sendo um tecido. A iconografia é boa, como sempre.
Quanto aos componentes, tem alguns lados positivos: as cartas são de boa qualidade, os tiles de construção são como os de sempre e tem caixinhas para você guardar os componentes. Mas nem tudo são flores. Os meeples são gigantes, os cubos e discos foram substituídos por papelão, o tabuleiro de tecido não me incomoda, mas talvez possa incomodar alguém, os tabuleiros de jogador são de papel e a caixa é grande até demais para o pouco conteúdo que vem dentro.
O que achamos do jogo? Eu gostei bastante, jogamos pouco ainda, mas eu senti a essência do GWT nele. Você tem pode comprar os bois para melhorar seu deck e ir mais longe na entrega. Você tem como fazer construções (apenas 2) e ir melhorando-as para ganhar mais pontos. E tem mais ou menos o carinha do trem - eu não gostei tanto disso, porque eu adoro avançar o trem e aqui só serve para ganhar uns bônus. Eu gostei da dinâmica dos trabalhadores. Eles entram no seu baralho (depois que você utilizou) e quando você compra, eles não ficam na sua mão, vão para a sua área de trabalhadores, então não atrapalham sua mão de bois. Os trabalhadores também podem ser descartados para ganhar outros bônus (cada trabalhador tem um bônus específico), achei bem bacana.
Acho que é um bom jogo se você acha GWT muito pesado ou se quer apresentar GWT para novos jogadores, mas acha muito complicado. Ele é ótimo para abrir uma jogatina e depois jogar o GWT hahaha.
Na minha opinião, El Paso faz sentido se você não consegue jogar os irmãos mais velhos com a frequência que gostaria (meu caso) ou quer um GWT levinho ou para apresentar para novos jogadores. Agora se você joga com frequência os grandes, acho que pode não fazer sentido.
De qualquer forma, acho que vale testar no BGA (se quiser, clica aqui!).
Resumindo: gostei do jogo, é um GWT mais leve, mas senti a essência do GWT ali. Depois de jogar El Paso me dá aquele gostinho de “hmmm, agora eu quero jogar o grande”. Ele é um jogo que vai muito de acordo com seu gosto e coleção, mas vale testar.
O único ponto negativo é que acho que deram uma queda na qualidade/quantidade dos componentes, mas no preço nem tanto.
Já temos um vídeo mais completinho das nossas Primeiras Impressões no YouTube (com as opiniões da Vanessa também).
Já jogou Great Western Trail: El Paso? Conta aí o que você achou!
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Só compraria se fosse um valor mais em conta, e depois eu customizava com outros marcadores, pois de papelão ficou feio. E também muito fina a cartela individual do jogador. No mais, vi umas gameplays e nota-se que é um jogo mais rápido.
Se a Galápagos se esforçar mais um pouquinho, ela vai conseguir chegar no nível que a Estrela chegou no Herdeiros do Khan. Mas o preço continua no padrão.
Joguei uma partida de El Paso.
Não digo que desgostei do jogo e até concordo que a "essência" de GWT está presente.
No entanto eu fiquei me questionando a todo momento para quem foi feito esse jogo.
Digo isso pois quem já curte o jogo original e de alguma forma tem acesso a ele, dificilmente vai preferir deixá-lo de lado para colocar esse na mesa.
Ao mesmo tempo, jogadores mais casuais também não vão deixar de jogar algo mais rápido, dinâmico e mais direto ao ponto para se dedicar a algo que não entrega a mesma profundidade de um jogo realmente mais pesado.
Fora as outras questões que também me incomodaram um pouco nele, como mencionado no tópico. E olha que eu mesmo já não sou fã do original...
Pra encurtar a conversa, achei esse jogo bem meia boca.
Eu tive a segunda edição, e apesar de gostar do jogo achei mt demorado. Um dos jogadores detestou o jogo, sabe lá pq... Acabei trocando e me arrependi. Enfim, acho que eu iria gostar desse tbm, e acho que meu grupo aceitaria esse melhor. Por enquanto o impeditivo está sendo o preço. Quem sabe se um dia ele der uma baixada eu tenha novamente um gwt na coleção.
fantafanta:: Joguei uma partida de El Paso.
Não digo que desgostei do jogo e até concordo que a "essência" de GWT está presente.
No entanto eu fiquei me questionando a todo momento para quem foi feito esse jogo.
Digo isso pois quem já curte o jogo original e de alguma forma tem acesso a ele, dificilmente vai preferir deixá-lo de lado para colocar esse na mesa.
Ao mesmo tempo, jogadores mais casuais também não vão deixar de jogar algo mais rápido, dinâmico e mais direto ao ponto para se dedicar a algo que não entrega a mesma profundidade de um jogo realmente mais pesado.
Fora as outras questões que também me incomodaram um pouco nele, como mencionado no tópico. E olha que eu mesmo já não sou fã do original...
Pra encurtar a conversa, achei esse jogo bem meia boca.
Em tese a ideia era pegar um público novo que não jogou o original ou que não gosta da demora do original, fazendo um jogo que além de mais rápido, mais barato pra ser jogo de entrada. Porém somente os componentes são mais baratos, o jogo em si é quase o preço da segunda edição.
E isso não é culpa da Galápagos, lá fora o jogo é caro em comparativo com os outros jogos, foi um vacilo da editora original. Infelizmente vai cair em um limbo, e os interessados talvez consigam pegar em grandes promoções de queima de estoque.