E vamos para o segundo jogo do “quadro” de Primeiras Impressões!
Great Western Trail: Argentina!
Primeiro de tudo, já tenho que deixar claro para você que Great Western Trail é meu (Vinicius) top 1 (ou pelo menos era até agora (spoiler?)), então a chance de eu gostar ou odiar é grande!
Great Western Trail: Argentina tem o mesmo estilo de arte da segunda edição do GWT. Os tabuleiros têm camadas e, falando em camadas, foi colocado um “buraco” no tile para 2 ou 3 jogadores que você usa para cobrir a quantidade de movimentos que você pode dar no tabuleiro individual. Isso me deixou muito feliz, porque com qualquer empurrão as peças voavam kkkkk.
Vamos para a primeira pergunta que todo mundo deve estar se fazendo:
“Mas muda tanto assim para valer a pena?”
E a resposta é: Sim, muda bem!
Para você que já jogou GWT, a base é a mesma: andar no mapa, fazer construções, comprar gado e chegar com a mão o mais diversificada possível no fim da rota.
“Então, quais são as grandes mudanças?”
Que bom que perguntou!
A primeira coisa que podemos falar é sobre o tabuleiro individual, onde temos um novo “trabalhador”, que é o fazendeiro. Basicamente, os foras da lei (ou índios se você tem a primeira versão) foram substituídos por fazendeiros e você pode usá-los como pontos, para objetivos ou colocá-los no seu tabuleiro de jogador para ganhar bônus.
Porém, esses fazendeiros têm uma premissa diferente dos antigos foras da lei. A premissa é que eles precisam da sua ajuda - achoooo que - para arar o campo e para ajudá-lo você deve utilizar a força do seu gado (cartas de gado agora tem força, veja no canto esquerdo inferior da imagem). Você descarta X cartas de gado para ajudar o fazendeiro e ficar com ele.
“Mas essa é a grande mudança?”
Não não, acho que essa é a menor.
A grande mudança é que a rota do trem está invertida. Antes você começava no lado direito e agora no esquerdo.
Brincadeira
, mas é verdade que mudou kkkk isso me deixou um pouco confuso kkkk.
A grande mudança mesmo é que toda a rota de cidades é de certa forma variável. Agora, existem 3 grandes cidades para você enviar o gado de barco. Maaas, não é simplesmente chegar e entregar o gado na cidade 14 e pronto… Depois das primeiras rodadas, os barcos da primeira cidade vão partir e você só conseguirá enviar seu gado pra lá de outras formas. Logo, é bom se planejar para não perder o barco (porque sim, os barcos vão embora. Eles são tiles que serão substituídos por outros depois de partirem).
Além de enviar seu gado para a cidade, você terá que usar a primeira ação em Buenos Aires para alocá-lo. Isso pode te dar pontos, dinheiro ou ambos… Mas isso tem um custo em forma de trigo. E quem pode te ajudar com trigo? Fazendeiros!
Fotinhos para deixar mais claro:






(Clica nelas que aumenta! E desculpa, ficaram de lado não sei porque
)
Acho que essa é a principal mudança. Não sei se parece pouco ou muito nesse texto, mas jogando me deixou muito feliz e, em 2 jogatinas, eu acho que ele tem tudo pra ser superior ao primeiro GWT.
Para mim, esse esquema de barcos deixou o lado estratégico maior e você tem como acelerar algumas idas até Buenos Aires para enviar seu gado antes que seus rivais consigam colocar os deles lá.
Minhas primeiras impressões são ótimas, fiquei bem feliz com as mudanças e com certeza esse jogo entrará para minha coleção!
E ah, saiu a expansão do GWT 1, Trilhas para o Norte, que eu desisti de comprar para esperar o Argentina hahaha, porque temos a impressão de que ele será deixado um pouco de lado (e porque achei salgado o preço da expansão também kkkk).
E aí, já jogou GWT Argentina? O que achou?
Não jogou? O que espera? O texto te ajudou?
Comenta aqui embaixo!