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Como pode esperar pelo título e pela arte da caixa,
Terminus é tematicamente um jogo ferroviário, mas, embora esteja de fato colocando trilhos e construindo uma rede de linhas de metrô, o cerne do jogo é otimizar seu gerenciamento de recursos, porque este é um jogo em que dinheiro e recursos são escassos.
Ações, incluindo seu acesso a recursos, são determinadas pela posição do seu meeple em um rondel, e a partida é jogada em três rodadas, cada uma composta de três circuitos completos do rondel. Diferente da maioria dos jogos de rondel, Terminus oferece aos jogadores uma escolha de ação completamente livre: pode mover seu meeple para frente em quantos lugares quiser - mas mover-se muito para frente significa que completará mais rapidamente seus três circuitos para a rodada e, portanto, inevitavelmente, realizará menos ações. E - diferente, por exemplo, de
Vale dos Moinhos - neste jogo há apenas um pequeno bônus (1 moeda) por ser o primeiro a completar uma rodada.
Os jogadores precisam coletar recursos no rondel para colocarem trilhos e construir paradas, mas os recursos estão em um mercado dinâmico onde o preço que paga é determinado pela oferta e demanda. A colocação de trilhos parecerá familiar para qualquer um que tenha jogado o tema similar
On the Underground ou mesmo o tema aviário
Fly-A-Way, que também pode vincular às paradas de outros jogadores.
Há objetivos de projeto e agenda que pode reivindicar para adicionar à sua pontuação, e cada jogo oferecerá cartas de desenvolvimento específicas. Reivindicar uma delas lhe dá uma habilidade especial - na verdade, uma versão aprimorada de uma das ações de rondel - embora outros jogadores possam fazer uso delas também se construírem uma parada adjacente.

Terminus é um euro pesado onde precisa planejar cuidadosamente e sinergizar suas ações se quiser se sair bem. Se não planejar e/ou ler bem o tabuleiro, pode acabar sem dinheiro ou permissões para fazer uma ação eficaz, o que pode significar um turno desperdiçado. O jogo é notavelmente mais pesado do que os outros títulos da Inside Up até o momento, mas é acessível porque se beneficia de um livro de regras claro e bem apresentado que significa que os jogadores podem começar a jogar relativamente rápido sem ter que assimilar uma sobrecarga pesada de regras iniciais. Dito isso, a necessidade de planejar com antecedência e ainda responder à dinâmica do tabuleiro e do mercado significa que este provavelmente não é um jogo para jogar com aqueles que são excessivamente propensos à Paralisia de Análise.

Embora seja um jogo muito competitivo, descobrimos em nossas partidas no Board's Eye View que a interação entre os jogadores muitas vezes parecia semi-cooperativa: é claro que houve ocasiões em que as ações de um jogador atrapalharam os planos de outro, mas houve muitas outras situações em que os jogadores fizeram uso de paradas e desenvolvimentos que outros haviam estabelecido.
Há uma opção solo, mas Terminus é principalmente para 2-5 jogadores, e mesmo o jogo de dois jogadores envolve a adição de um bot. O jogo provavelmente está no seu melhor nível interativo com quatro jogadores, embora, pela nossa experiência, deva esperar que a maioria dos jogos dure cerca de 3 horas.
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Traduzido*** por
Marcelo GS
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