Tarifas elevadas continuam ameaçando a indústria de jogos de tabuleiro, apesar de uma "trégua" de 90 dias entre os EUA e a China – com editoras agora enfrentando um aumento nos preços de frete e uma disputa por espaço limitado em contêineres, à medida que empresas correm para aproveitar a janela de tarifas reduzidas.
Editoras de jogos de tabuleiro já haviam alertado sobre aumentos inevitáveis de preços em fevereiro, quando o recém-empossado presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou uma tarifa de 10% sobre produtos importados da China – onde a grande maioria dos jogos de tabuleiro é fabricada.
Desde então, toda a indústria – de editoras e fabricantes a varejistas, distribuidores e designers – tem sido afetada pela escalada da guerra comercial entre os dois países, que viu as tarifas dos EUA sobre a China chegarem a 145% em 9 de abril.
Esse valor agora foi reduzido para 30% por um período de 90 dias a partir de 14 de maio, enquanto China e EUA realizam negociações para pôr fim à guerra comercial.
Mas, apesar de Trump descrever a pausa como um “reinício total” nas relações com a China, a ainda elevada tarifa de 30% – e a provável corrida por espaço em contêineres – significa que o presidente “trocou um problema autoinfligido por outro”, disse Scott Gaeta, fundador da Renegade Game Studios, ao BoardGameWire.
Ele afirmou: “No curto prazo vamos movimentar mais produtos da China. Mas mesmo que 30% seja muito melhor, sejamos claros, viemos de um nível (145%) que era absurdo e devastador. 30% ainda é problemático, mas mais administrável.
“A interrupção causada na cadeia de suprimentos no último mês agora provavelmente levará os importadores a pagarem taxas extremamente altas para transportar essa carga, já que o mundo inteiro corre para aproveitar essa janela de 90 dias. Trocamos um problema autoinfligido por outro.
“O planejamento de longo prazo ainda não é possível. Agora esperamos para ver o que acontece em 90 dias enquanto tentamos salvar o terceiro e o quarto trimestres da melhor forma possível.”
A análise de Gaeta foi compartilhada por T Caires, diretor da editora Sky Team, da Hachette Boardgames USA, que disse ao BoardGameWire: “Essa mudança na verdade não nos ajuda tanto. Uma pausa de 90 dias não é tempo suficiente para voltarmos ao ‘normal’.
“Muitos navios cargueiros cancelaram planos de viagem e há um grande acúmulo de produtos na China – algo como dois meses de remessas para todos os setores – e a indústria de jogos de tabuleiro não tem a flexibilidade de receita para bancar as tarifas de envio que indústrias e empresas maiores conseguem pagar.”
“Estamos prevendo que isso será como após o fim dos lockdowns da COVID, quando nossos contêineres continuavam sendo retirados dos navios por empresas dispostas a pagar mais. Em 2022, um de nossos contêineres enviado da China foi retirado na Coreia do Sul por três meses, porque outra empresa aparentemente ofereceu mais, mesmo após termos reservado e embarcado o frete.”
Judah Levine, chefe de pesquisa da gigante internacional de reservas de frete Freightos Group, alertou ontem que os embarcadores estão enfrentando aumento nos preços de contêineres e possíveis atrasos, já que empresas estão tentando embarcar os produtos estocados na China durante a tarifa de 145%.
Ele disse: “Enquanto as tarifas de 145% provocaram uma queda de 35% ou mais nos volumes marítimos China-EUA desde o início de abril, é provável que vejamos uma recuperação significativa da demanda no curto prazo, à medida que embarcadores reabastecem estoques que podem ter começado a se esgotar no último mês, e já que muitos fabricantes chineses têm altos níveis de produtos acabados prontos para envio.
“E com um prazo em agosto para o possível retorno das tarifas mais altas, é provável que vejamos um reinício da antecipação de embarques, o que significa um início precoce – e provavelmente um encerramento precoce – do volume típico da alta temporada deste ano.
Ele acrescentou: “Se a demanda aumentar bruscamente, os embarcadores poderão enfrentar um período de capacidade apertada e certa escassez de equipamentos, à medida que navios e contêineres são reposicionados. Um grande aumento na demanda também significaria um grande salto no número de embarcações e volumes de contêineres chegando aos portos dos EUA nas próximas semanas.
“Considerando tudo, os embarcadores podem enfrentar aumento nas tarifas de contêineres e certa congestão e atrasos nas próximas semanas, tanto nos pontos de origem quanto nos destinos nos EUA.”
Dores de cabeça na produção
Esse risco está causando uma enorme dor de cabeça para as editoras, muitas das quais têm relações duradouras com fabricantes específicos, e necessidades específicas de produção que não são fáceis de transferir rapidamente entre fornecedores.
Anne-Marie De Witt, CEO da Fireside Games (Castle Panic), disse ao BoardGameWire: “Atrasamos a impressão do nosso segundo lançamento de 2025, Ham Helsing, porque os componentes incluem protetores de cartas e cartas transparentes. Não confiamos a fabricação desses materiais a qualquer gráfica.
“Na semana passada, enviamos solicitações de proposta para gráficas potenciais e estamos abrindo nossa caixa de entrada hoje para ver quem respondeu. Queremos agir rapidamente com esse jogo agora, assim como todas as outras editoras estão fazendo.
“O coringa agora é o custo do frete marítimo e terrestre. Com a demanda em alta saindo da China, poderíamos ver uma explosão nas tarifas que tornariam a impressão em outros países uma opção mais acessível.
“O problema é que só é possível obter cotações com uma antecedência limitada. Do momento em que encomendamos a impressão ao momento em que precisamos embarcar o produto, as tarifas podem mudar drasticamente.
“Dependendo da tarifa, talvez seja mais sábio segurar o produto até que as tarifas caiam – mas isso introduz outro elemento de incerteza. Quando as tarifas vão cair? E o que isso significa em relação às taxas de armazenamento e ao calendário de fim de ano?”
John Stacy, diretor executivo da associação comercial sem fins lucrativos The Game Manufacturers Association (GAMA), disse ao BoardGameWire que as editoras agora enfrentam o peso de “decidir às pressas se querem enviar seus produtos agora, ou esperar três meses para ver qual será a possível ‘tarifa final’”.
Ele afirmou: “Muitas vão querer ter produtos prontos para o importante cronograma de lançamentos do verão/outono ou para a temporada de compras do quarto trimestre, e enviarão esses produtos. Elas, é claro, terão que descobrir como ajustar os preços para refletir o custo adicional de 30% que não existia quando começaram a produção meses atrás.
“Aquelas que ainda não estão tão avançadas na produção terão que determinar se conseguem concluir a fabricação e o envio dentro dos próximos 90 dias, para saber qual será seu custo quando o produto chegar. Qualquer atraso ou erro de cálculo pode ter um impacto devastador se as tarifas acordadas forem superiores a 30%.
“As editoras que não conseguirem cumprir o prazo de 90 dias provavelmente esperarão para ver como tudo se desenrola antes de tomar qualquer decisão de negócio sobre novos produtos ou jogos. A incerteza é grande demais para tomar decisões sem informações suficientes.
“Quem quer jogar um jogo em que as regras mudam a cada rodada e só ficam claras quando você já está no meio da próxima?”
Dano já está feito
Embora Trump tenha saudado a pausa de 90 dias na guerra comercial que iniciou como “grande progresso”, a medida já chegou tarde demais para diversos funcionários agora desempregados de empresas da indústria de jogos de tabuleiro.
No mês passado, a editora de jogos financiados por financiamento coletivo CMON anunciou demissões e a suspensão de novos desenvolvimentos e campanhas, citando a imprevisibilidade das tarifas dos EUA.
Outras vítimas iniciais do aumento tarifário incluem a editora de Spirit Island, Greater than Games, cuja controladora Flat River Group demitiu a maior parte da equipe da subsidiária e suspendeu novos projetos.
Os donos da loja online de jogos de tabuleiro
Boardlandia anunciaram o encerramento do negócio no fim de abril, dizendo que as tarifas adicionaram “um peso insustentável” aos seus desafios financeiros existentes, enquanto alguns dias antes o presidente da editora de
Trekking the World, Underdog Games, Nick Bentley, disse que a empresa havia demitido quase toda sua equipe – ele incluído – afirmando que o dono estava “reduzindo a empresa ao mínimo possível para tentar mantê-la viva durante o tsunami tarifário”.
Price Johnson, COO da editora de
Gloomhaven, Cephalofair Games, tem lutado nas últimas semanas para aumentar a conscientização sobre os enormes problemas que as tarifas dos EUA estão causando ao hobby dos jogos de tabuleiro, com aparições de destaque na imprensa, como na CNN.
Ele escreveu sobre a mudança mais recente nas tarifas: “Antes de nos apegarmos demais à ‘pausa tarifária’ de hoje, vale lembrar que qualquer valor acima de 50% já estava causando impacto catastrófico em múltiplos setores de pequenas e médias empresas. Qualquer coisa acima de 50%, e certamente acima de 100%, era efetivamente um embargo que paralisou o comércio China < = > EUA.
“Então, onde estamos hoje? +10% mais alto do que antes do embargo efetivo começar há pouco mais de um mês, e +30% mais alto do que começamos o ano. E por 90 dias, o que até pode ser tempo suficiente para tirar produtos existentes da China, mas limita severamente nossa capacidade de planejar e executar o restante do ano, assumindo que as tarifas não subam novamente.
“Isso não é uma vitória ou um ‘acordo histórico’. Não merece elogios nem agradecimentos. Isso é, mais ou menos, o passo mínimo necessário para evitar um nível de disrupção comercial semelhante ao de uma pandemia. Nada menos do que isso, segundo economistas e especialistas da indústria.
“Nosso negócio e indústria de forma alguma foram ‘fortalecidos’. Pode-se continuar esperando menos opções para o consumidor, preços mais altos, mais demissões/licenças, e estagnação na inovação, investimento e crescimento doméstico enquanto essa guerra comercial persistir.
“Em muitos casos, o dano já foi feito. Qual fabricante vai investir localmente sabendo que a decisão foi apenas adiada por mais 90 dias?”
Ação judicial
Jamey Stegmaier, cofundador da Stonemaier Games (
Wingspan), também tem se manifestado contra o perigo e os danos das tarifas aos jogos de hobby – e há duas semanas
entrou com um processo contra a administração Trump por sua decisão de impor as tarifas “sem supervisão ou responsabilidade”.
Stegmaier, cuja empresa enfrentava uma conta inesperada de US$ 1,5 milhão com as tarifas de 145%, disse ao BoardGameWire: “Com certeza vamos seguir com o processo, que se concentra no poder constitucional do Congresso de aplicar impostos (não o Presidente).
“Um imposto como esse tem um impacto tão grande nas pequenas empresas dos EUA que merece o devido processo legal que estamos buscando com o processo.”
Ele acrescentou: “Uma redução de 145% para 30% é um progresso, mas ainda assim não considera a necessidade de um período de carência para os produtos que já estavam em produção na China antes das tarifas entrarem em vigor, incluindo 250.000 unidades feitas pela Stonemaier Games.
“100.000 dessas unidades são
Finspan e
Vantage, dois produtos que planejávamos enviar independentemente das tarifas; vamos prosseguir com o envio de 65% delas para os EUA junto com as outras unidades que estávamos planejando armazenar temporariamente na China e/ou enviar para o Canadá para armazenamento temporário.
“Ainda não sei se os 30% impactarão nossos preços nos EUA, já que os consumidores ainda precisam ver o impacto das tarifas sobre os produtos criados por pequenas empresas.”
Outros que continuam lutando publicamente contra as tarifas incluem a GAMA, que tem feito lobby por uma isenção para a indústria de jogos de tabuleiro e apoia a iniciativa global Zero Tariffs for Toys.
O diretor executivo John Stacy disse ao BoardGameWire: “Não acreditamos que a administração atual tenha autoridade legal para implementar tarifas unilaterais com base nos poderes emergenciais que estão usando para justificar a guerra comercial. Há vários processos judiciais abordando esse abuso. Apoiamos fortemente esses processos e esperamos que eles enfrentem essa questão.
“Também temos nos envolvido com membros do Congresso e suas equipes para restaurar a supervisão legislativa adequada sobre tributação e comércio. Estamos pedindo apoio a uma legislação bipartidária que corrija o rumo atual.
“Estive em DC há algumas semanas com vários executivos de associações fazendo lobby sobre essa questão. A GAMA retornará a DC duas vezes nas próximas semanas (10 a 11 de junho e 25 de junho) como parte de duas coalizões de associações e grupos de pequenas empresas.
“Estamos recrutando membros para se juntarem a nós nesses dois encontros e organizaremos contatos com membros e legisladores-chave em seus estados de origem também. Ainda há muito a fazer nessa questão e continuaremos defendendo a indústria de jogos de tabuleiro.”
Fonte:
https://boardgamewire.com/index.php/2025/05/13/board-game-publishers-brace-for-shipping-price-hike-delays-as-us-drops-tariffs-on-china-to-30-in-90-day-truce/