A varejista online de jogos de tabuleiro Boardlandia tornou-se a mais recente vítima relacionada ao setor de jogos de tabuleiro dos crescentes encargos tarifários dos EUA sobre importações chinesas, com seus proprietários anunciando o encerramento das atividades da empresa.
Tim e Karissa Fendt, que assumiram a propriedade da Boardlandia e de sua loja física homônima em 2017, disseram em comunicado que as tarifas adicionaram “um fardo insustentável” aos desafios financeiros já enfrentados pela empresa.
Eles afirmaram que, apesar de terem investido “nossas economias pessoais, nosso tempo e incontáveis horas de trabalho árduo na Boardlandia, nos esforçando para superar esses obstáculos”, as tarifas da China – atualmente em 145% – deixaram o casal sem “nenhum caminho viável” para seguir com a empresa.
Os Fendt acrescentaram que a loja física Boardlandia Appleton, que é de propriedade e operação independente e uma entidade separada da loja online, não faz parte do fechamento.
A Boardlandia foi lançada em Appleton, Wisconsin, há uma década por Tim Ceman, após três anos gerenciando o site de compras online, trocas e fórum
http://boardgametrader.com.
Karissa e Tim Fendt compraram a empresa dois anos depois e expandiram o braço online, transformando-o em uma operação popular e respeitada, competindo com grandes nomes como Game Nerdz, Cardhaus e Miniature Market.
O comunicado dos Fendt informou que o casal está comprometido a enviar quaisquer pedidos não atendidos para os quais possuam estoque necessário, mas não especificaram como tratarão reembolsos de pré-vendas ou de itens atualmente fora de estoque.
Eles acrescentaram: “Saibam que este desfecho não é o que jamais imaginamos. Não estamos nos afastando de um empreendimento próspero.
“Este fechamento é resultado direto de circunstâncias que se tornaram além do nosso controle, e também acarreta consequências financeiras pessoais significativas para nós.
“Entendemos que vocês, nossos valiosos clientes, possam ter dúvidas e até preocupações neste momento.
“Queremos assegurar que essa decisão não foi tomada de forma leviana ou com qualquer outra intenção que não seja lidar de maneira responsável com as realidades financeiras que agora enfrentamos.”
Empresas do setor de jogos de tabuleiro em toda a indústria têm corrido para se adaptar às crescentes tarifas impostas pelo presidente Trump à China, que subiram de 10% para 145% em apenas dois meses.
Editoras, designers, fabricantes, varejistas e distribuidoras têm se preparado para aumentos de preços, demissões e o possível fechamento de seus negócios devido às tarifas, por conta da enorme dependência da indústria de jogos de tabuleiro da fabricação chinesa.
Outras vítimas iniciais do aumento tarifário incluíram a editora de Spirit Island, Greater Than Games, cuja empresa-mãe, Flat River Group, demitiu a grande maioria da equipe da subsidiária e suspendeu novos projetos.
Poucos dias antes, o presidente da editora de Trekking the World, Underdog Games, Nick Bentley, afirmou que a empresa havia demitido quase toda a sua equipe – ele mesmo incluído – dizendo que o proprietário estava “reduzindo a empresa a quase nada para dar a ela a melhor chance de manter as luzes acesas durante o tsunami tarifário”.
Na semana passada, a editora de Merchants Cove e Coloma,
Final Frontier Games, revelou que estava encerrando as atividades com três projetos de financiamento coletivo no valor total de quase US$ 1,4 milhão ainda não entregues, alegando que o não pagamento da CMON por uma localização chinesa previamente acordada de um dos títulos foi o “prego final” em seu caixão.
Fonte:
https://boardgamewire.com/index.php/2025/04/23/online-board-game-seller-boardlandia-shuts-down-after-tariffs-add-unsustainable-burden-to-companys-existing-challenges/