A gigante de publicação e distribuição de jogos de tabuleiro Asmodee lançou uma marca dedicada ao público infantil enquanto se prepara para lançar uma linha de versões reimaginadas, mais simples e curtas, de alguns de seus títulos mais populares.
O primeiro jogo da Asmodee Kids será
My First Unlock, ainda neste mês, seguido por
Splendor Kids em outubro e
Dixit Kids em janeiro do próximo ano.
Todos os três títulos em que essas versões infantis se baseiam têm sido grandes sucessos de vendas ao longo dos anos:
Dixit já ultrapassou 12 milhões de cópias vendidas, enquanto
Splendor atingiu a marca de três milhões no ano passado.
A Asmodee afirmou que os títulos adaptados dentro da linha Asmodee Kids foram projetados para um máximo de 30 minutos de jogo, destacando que todos foram desenvolvidos em colaboração com especialistas em desenvolvimento infantil e testados em escolas e “ambientes comunitários”.
O CEO da empresa, Thomas Koegler, declarou: “Jogos de tabuleiro são mais do que apenas entretenimento. E, embora mantenhamos a diversão no centro da experiência — porque é isso que as crianças procuram — eles também ajudam a desenvolver foco, adaptabilidade e habilidades emocionais. Asmodee Kids significa que crianças e pais podem aproveitar juntos nossos jogos mais icônicos.”
Versões anteriores de títulos da Asmodee voltadas para crianças incluem Catan Junior, lançado em 2012, e as edições dos mapas dos EUA e da Europa de Ticket to Ride: First Journey, de 2016 e 2017, respectivamente.
O lançamento da Asmodee Kids dá continuidade à estratégia da empresa de colocar o nome Asmodee em destaque em todo o seu vasto portfólio de jogos, em vez de priorizar a identidade de seus mais de 20 estúdios, como Fantasy Flight Games, Lookout Games e Days of Wonder.
A Asmodee apresentou uma nova identidade de marca em junho deste ano, coincidindo com seu 30º aniversário e após a separação de seu antigo proprietário, o Embracer Group, em fevereiro.
Na época, Koegler disse: “Na Asmodee, temos como missão criar experiências significativas e compartilhadas por meio de nossos jogos para celebrar todos os jogadores. Durante nossa trajetória de 30 anos na indústria de jogos de tabuleiro, nossa marca nem sempre foi visível para os próprios jogadores. Com essa evolução, queremos mudar isso — tornando a Asmodee um nome reconhecido, confiável, amado e buscado por jogadores em todo o mundo.”
Esse rebranding foi estendido também para a vasta operação global de distribuição da empresa, com a VR Distribution, que cobre Austrália e Nova Zelândia, e a brasileira Galápagos passando a operar sob o nome Asmodee.
Isso coloca ambas em linha com outras 20 operações locais da Asmodee espalhadas pela Europa, Américas e Ásia.
A Galápagos foi adquirida pela Asmodee em 2018, enquanto a VR Distribution se juntou ao grupo em outubro de 2022 — uma das últimas grandes aquisições antes do fim de uma longa fase de fusões e aquisições sob diferentes controladoras de private equity e o Embracer.
A Asmodee revelou, em novembro passado, que estava se preparando para retomar o ritmo acelerado de expansão iniciado após ser comprada pela Eurazeo, em 2014, período no qual cresceu de uma operação francesa especializada para um peso-pesado global em publicação e distribuição.
A empresa informou que identificou mais de 20 alvos de aquisição em potencial, num movimento semelhante à sua década de compras, que incluiu estúdios como Catan Studio e Z-Man Games, além de diversas distribuidoras ao redor do mundo.
A primeira jogada dessa nova estratégia foi revelada em junho, quando adquiriu Zombicide, a principal franquia da CMON, editora de jogos em dificuldades financeiras — uma série que já arrecadou mais de US$ 40 milhões no Kickstarter desde seu lançamento em 2012.
No mês passado, a empresa apresentou fortes resultados trimestrais, com as vendas líquidas do primeiro trimestre subindo 32% em relação ao ano anterior, alcançando €349 milhões.
Apesar disso, a Asmodee registrou um prejuízo de €1,6 milhão no mesmo período, pressionada por custos maiores de transporte e marketing, royalties mais elevados para licenciadores e despesas ligadas em parte à transformação em uma empresa de capital aberto independente.
Fonte:
https://boardgamewire.com/index.php/2025/09/09/asmodee-to-adapt-its-most-iconic-games-into-shorter-child-friendly-versions-with-launch-of-kids-focused-brand