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  2. Geral
  3. Scythe
  4. Quais 4x similares a scythe recomendam?

Quais 4x similares a scythe recomendam?

Scythe
  • gabriel
    1456 mensagens MD
    avatar
    gabriel25/03/25 11:51
    gabriel » 25/03/25 11:51

    brunotron::
    fabiocavinatto::
    brunotron::
    Da uma olhada no Micélio. Não parece mas ele é tanto 3X quanto Scythe.
    4X sem combate é 3X hahaha


    Não é jogo sem combate, o combate existe, mas não eh necessário para a vitoria. Jogos 4x tem essa particularidade

    Discordo. Se NAO PRECISA de combate, não é 4X.
    Scythe sempre popula o debate de 4X justamente por não precisar dele. E esse é todo o núcleo da questão. E eu concordo com ela.
    De qlqr maneira, recomendo Micélio

    Aqui eu também te desafio a dizer que o Civ de PC não é um 4x. hahahah

    1
  • fabiocavinatto
    26 mensagens MD
    avatar
    fabiocavinatto25/03/25 11:53
    fabiocavinatto » 25/03/25 11:53

    charlp::
    Legal saber que tem gente que gosta muito dele em 2p. Vocês também jogam com 2 facções cada ou normal cada um com 1? Preferem com tabuleiro modular?


    Tabuleiro modular deixa o jogo em outro nível, há  possibilidade, por exemplo, de sair com uma facção que nao atravessa lagos e nenhum dos hexágonos adjacentes a rio, forçando a usar túneis para expandir. Outro diferencial é a escassez de recursos no mapa, retirando módulos você tem recursos limitados que precisam ser disputados por outros jogadores. Fora a aleatoriedade de recursos iniciais e de movimento.

    0
  • Apoan
    373 mensagens MD
    avatar
    Apoan25/03/25 12:02
    Apoan » 25/03/25 12:02

    fabiocavinatto::
    gpierrotti::Eu gostei bastante de jogar o Revive.


    Esse eu não tinha visto falar ainda. Vou pesquisar ! Valew!

     
    Embora não seja um 4x, é uma excelente dica para 2 jogadores com sensação de exploração.
    Vai tranquilo que é sucesso.

    0
  • brunotron
    212 mensagens MD
    avatar
    brunotron25/03/25 12:05
    brunotron » 25/03/25 12:05

    gabriel::
    brunotron::
    fabiocavinatto::
    brunotron::
    Da uma olhada no Micélio. Não parece mas ele é tanto 3X quanto Scythe.
    4X sem combate é 3X hahaha


    Não é jogo sem combate, o combate existe, mas não eh necessário para a vitoria. Jogos 4x tem essa particularidade

    Discordo. Se NAO PRECISA de combate, não é 4X.
    Scythe sempre popula o debate de 4X justamente por não precisar dele. E esse é todo o núcleo da questão. E eu concordo com ela.
    De qlqr maneira, recomendo Micélio

    Aqui eu também te desafio a dizer que o Civ de PC não é um 4x. hahahah

    Nunca joguei haha
    Pra PC só me aventurei no age of empires 2 e age of mythology. E isso ha 15 anos.
    Mas se se encaixa no que eu disse, minha opinião é a mesma. Mas isso é só uma opinião que foi reduzida pra dizer um posicionamento. Não quer dizer que é a vdd. 
    De qlqr maneira, recomendo Micelio hahaha

    1
  • fabiocavinatto
    26 mensagens MD
    avatar
    fabiocavinatto25/03/25 12:05
    fabiocavinatto » 25/03/25 12:05

    Quanto a questão de rotular jogo 4x. Imaginem que é uma referência de estilo de jogo, não existe no termo 4x uma imposição de regras, ao comprar um jogo 4x há a subjetividade de que ele tenha elementos de contrução, exploração, batalha etc, mas se ficar frustrado por alguma mecanica nao estar aparente/presente, deveria ter pesquisado sobre o jogo antes de comprar.

    0
  • gtisot
    226 mensagens MD
    avatar
    gtisot25/03/25 12:05
    gtisot » 25/03/25 12:05

    iuribuscacio::
    gtisot::Brazil Imperial seria a indicação mais próxima, mas eu não gostei do jogo, então fica difícil indicar... Ele é fortemente inspirado em Scythe, e eu acho Scythe muito melhor. Mas é uma questão de gosto, já vi muita gente que não gosta de Scythe e prefere o Brazil Imperial. Talvez valha a pena testar e ver o que você acha.

    Minha sugestão mesmo é você dar uma olhada no Eclipse: Second Dawn for the Galaxy. Ele me passa uma sensação similar ao Scythe e funciona relativamente bem em 2, sem necessidade de controlar 2 facções. Assim como Scythe, há um bom elemento de gestão de recursos e evolução da civilização, e não é necessário o conflito direto pra vencer. Gosto muito de Scythe, mas acho Eclipse superior, embora um pouco mais complexo e demorado (e caro).

    Caro gtisot

    Rapaz tem algo que não ficou muito claro no seu comentário, que eu gostaria que você explicasse se não for incômodo. Você disse que no Eclipse: "há um bom elemento de gestão de recursos e evolução, e não é necessário o conflito direto para vencer". Só que isso não vai de encontro ao "Exterminar", que é parte fundamental dos jogos 4x? 

    Se no Eclipse, que é considerado um jogo 4x, o conflito direto não é fundamental para a vitória, ou seja, se o Exterminar não é uma ação tão bem trabalhada, quanto o Explorar, o Extrair e o Expandir, isso não faz dele um jogo 3x, ou 3.5x?

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio 

    Não. Para ser 4X, basta ter a possibilidade, e não a necessidade, de eliminar o adversário.
    Embora nos jogos mais atuais, um jogo ter combate, sem a possibilidade de eliminação completa do adversário, muitos jogadores e designers já consideram que esse "X" está atendido. É uma abordagem mais moderna, mas se isso atende ou não o conceito de 4X, ainda é um pouco polêmico.
    Obs: Não existe 3X, ou 3,5X. Ou um jogo é 4X, ou não é.

    2
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio25/03/25 12:13
    iuribuscacio » 25/03/25 12:13

    gabriel::
    iuribuscacio::Desse modo, das duas uma, ou nós temos de reconhecer que o CIV do PC, não é 4x, ou temos de reconhecer que o conceito de 4x é bem menos concreto e rigoroso, do que a forma como ele se aplica hoje em dia. Nessa segunda hipótese, teríamos que admitir que não existem jogos 3x, porque até mesmo os jogos em que alguma das quatro ações aparece apenas para fazer figuração, também são 4x, mas não é isso que se vê hoje em dia. 

    Eu gosto da segunda hipótese!

    Caros gabriel e gtisot 

    Meus camaradas, como eu disse antes, essa minha proposta de considerar qualquer jogo com as quatro ações, um jogo 4x, independente da relevância de cada uma, é justamente para acabar com essas discussões intermináveis se o jogo XYZ é 4x ou não. Muitas vezes, o que se discute é o quão uma das ações é relevante, o que sempre descamba para a subjetividade, inviabilizando o debate.

    Vocês veja aqui mesmo, nesse tópico. Para vocês dois e para o fabiocavinatto, o CIV e o Scythe são jogos 4x, apesar do exterminar não ser fundamental e ser possível ganhar sem o confronto direto. Já para o brunotron, nem CIV nem Scythe deveriam ser considerados 4x, porque exterminar não é tão fundamental para a vitória. Eu, da minha parte, digo que se o CIV ou o Scythe são 4x ou não, isso vai depender do rigor com que se aplica o conceito de 4x.

    Por outro lado, quando um conceito se baseia em critérios objetivos (tem as 4 ações possíveis, mas não fundamentais, ele é 4x), a discussão perde toda a razão de ser. Uma discussão muito parecida ocorre em relação a se definir quais jogos são e quais não são dungeons crawlers. Tem gente que jura de pé junto que Zombicide é dungeon crawler, do mesmo modo que tem gente que não admite isso, mas nem debaixo de porrete.

    Também é preciso considerar que, em se tratando de criações tão universais como jogos de tabuleiros, fica inviável dizer que o conceito X é assim ou assado, porque ninguém é o "dono da verdade". Se até em ciência que é objetiva, ou deveria ser, a praxe é dizer "teoria mais aceita" ao invés de "teoria mais correta", não sou eu, nem vocês e nem ninguém que vai dizer que o conceito tal deve ser assim, ou não deve ser assim. Por isso que eu apenas proponho um entendimento que, na minha humilde opinião, reflete melhor a realidade.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio
     

    1
  • brunotron
    212 mensagens MD
    avatar
    brunotron25/03/25 12:15
    brunotron » 25/03/25 12:15

    gtisot::
    iuribuscacio::
    gtisot::Brazil Imperial seria a indicação mais próxima, mas eu não gostei do jogo, então fica difícil indicar... Ele é fortemente inspirado em Scythe, e eu acho Scythe muito melhor. Mas é uma questão de gosto, já vi muita gente que não gosta de Scythe e prefere o Brazil Imperial. Talvez valha a pena testar e ver o que você acha.

    Minha sugestão mesmo é você dar uma olhada no Eclipse: Second Dawn for the Galaxy. Ele me passa uma sensação similar ao Scythe e funciona relativamente bem em 2, sem necessidade de controlar 2 facções. Assim como Scythe, há um bom elemento de gestão de recursos e evolução da civilização, e não é necessário o conflito direto pra vencer. Gosto muito de Scythe, mas acho Eclipse superior, embora um pouco mais complexo e demorado (e caro).

    Caro gtisot

    Rapaz tem algo que não ficou muito claro no seu comentário, que eu gostaria que você explicasse se não for incômodo. Você disse que no Eclipse: "há um bom elemento de gestão de recursos e evolução, e não é necessário o conflito direto para vencer". Só que isso não vai de encontro ao "Exterminar", que é parte fundamental dos jogos 4x? 

    Se no Eclipse, que é considerado um jogo 4x, o conflito direto não é fundamental para a vitória, ou seja, se o Exterminar não é uma ação tão bem trabalhada, quanto o Explorar, o Extrair e o Expandir, isso não faz dele um jogo 3x, ou 3.5x?

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio 

    Não. Para ser 4X, basta ter a possibilidade, e não a necessidade, de eliminar o adversário.
    Embora nos jogos mais atuais, um jogo ter combate, sem a possibilidade de eliminação completa do adversário, muitos jogadores e designers já consideram que esse "X" está atendido. É uma abordagem mais moderna, mas se isso atende ou não o conceito de 4X, ainda é um pouco polêmico.
    Obs: Não existe 3X, ou 3,5X. Ou um jogo é 4X, ou não é.

    Só pra apimentar o debate

    Se a modernidade permite consolidar o X do combate como eliminação ou não, a modernidade também não me permite criar uma nomenclatura mais aceitável pra lidar com isso?

    Afinal, a língua é o resultado das instituições formais e informais da sociedade. Se hoje não existe 3X  não quer dizer que amanhã não vai. Se ele é de certa maneira aceito por parte de um grupo, transforma-lo em classificação "formal" é so um resultado disso....

    4
  • Joabfast
    898 mensagens MD
    avatar
    Joabfast25/03/25 12:20
    Joabfast » 25/03/25 12:20

    charlp::
    Joabfast::.
    .



    Legal saber que tem gente que gosta muito dele em 2p. Vocês também jogam com 2 facções cada ou normal cada um com 1? Preferem com tabuleiro modular?


    Jogamos controlando 1 facção.
    Nunca tinha visto alguém jogar controlando 2 e eu nunca teria coragem de fazer isso. Deve elevar o tempo de partida.

    Se eu me sentisse solitário jogando scythe com minha esposa, eu colocaria 1 ou 2 Automas na partida, usando o app.

    1
  • fabiocavinatto
    26 mensagens MD
    avatar
    fabiocavinatto25/03/25 12:21
    fabiocavinatto » 25/03/25 12:21

    brunotron::
    Só pra apimentar o debate

    Se a modernidade permite consolidar o X do combate como eliminação ou não, a modernidade também não me permite criar uma nomenclatura mais aceitável pra lidar com isso?

    Afinal, a língua é o resultado das instituições formais e informais da sociedade. Se hoje não existe 3X  não quer dizer que amanhã não vai. Se ele é de certa maneira aceito por parte de um grupo, transforma-lo em classificação "formal" é so um resultado disso....


    Muito bem pensado, mas 3x implicaria que algum x ficaria de fora, qual x? Teria que explicar toda vez qual elemento ficou de fora, ou que tem tais 3 elementos, ficaria confuso ao determinar um gênero para um jogo.
    A não ser que fique universalmente acordado que 3x é sem combate, mas tem alguns que tem combate, mas não influencia.
    Muita variedade para ter outro termo, acaba que teremos agora debate do que é um 4x e do que é um 3x, melhor ficar com um debate só mesmo kkkkk

    2
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