Post original: https://boardgamegeek.com/thread/3407238/strike-while-the-die-is-hot
[Uma cópia de análise revestida de aço foi gentilmente fornecida pelos ferreiros da BA Games.]
O processo de recrutamento nunca foi tão árduo e fisicamente exigente. Mas quando o que está em jogo envolve se tornar o novo Mestre da Forja, vale a pena arregaçar as mangas.
A Guilda de Forja de Ravenshire está organizando um torneio para todos os mestres do ofício pesado. Se pudermos provar nossa força, astúcia e habilidade, a posição lucrativa pode estar ao nosso alcance — mantida firmemente com um martelo de ferreiro, no entanto. Hora do martelo!
Forges of Ravenshire é um jogo econômico onde os jogadores manipulam dados para reunir e processar recursos, que são então usados para criar peças de armamentos cada vez mais impressionantes. Escudos, armaduras, espadas — estes são o pão com manteiga do nosso ofício.
Ao começar com alguns recursos básicos e métodos de atualização, visaremos não apenas criar, mas também refinar nossos produtos. Nossa oficina inteira, de fato, está cheia de oportunidades para melhorias. A eficiência da produção e as taxas de conversão podem ser melhoradas para melhor servir o reino, a Guilda e futuros clientes. Novos espaços para fichas de Guilda para fortalecer nossas ações aguardam desbloqueio e os próprios tabuleiros de jogadores são essencialmente um minijogo dentro do jogo. E um minijogo muito bom, por sinal.
Embora tenha havido vários jogos sobre forjar aço — alguns até envolvendo dados, como
King's Forge — Forges of Ravenshire tem alguns ases de ferro na manga.
Os Dados São Lançados
Uma rodada no jogo consiste em várias fases interconectadas.
Começando com três dados, os jogadores os colocam no tabuleiro central, ativando uma ação e pegando um dado adjacente. Este dado adquirido é então colocado no lado esquerdo do tabuleiro do jogador, acionando uma coluna de ações de Guilda correspondentes. Elas envolvem conversões, recursos e algumas escolhas menores.
Após cada jogador ter realizado três dessas trocas de dados, passamos para a próxima fase, no lado direito do tabuleiro. Aqui, os dados obtidos anteriormente são transferidos, ativando ações em nossa oficina pessoal. Nesta fase, a produção entra em alta velocidade. Recursos como couro, madeira e minério são processados, queimados e forjados. Aprimorados e finalizados com recursos mágicos — como talismãs, mithril, gemas ou escamas de dragão — eles são usados para cumprir contratos.
Em cada fase, ações paralelas estão disponíveis, pagas com — o que mais? — outro recurso (fichas de martelo). Essas são opções de "manutenção", como obter novos contratos ou recrutar membros da Guilda.
Após quatro temporadas, o jogo termina. O jogador com mais ouro se torna o novo Mestre da Forja. E então, a forja começa de novo — mas agora com taxas melhores!
Delícias de Camada Dupla
Este jogo de dados saltitantes, com dados mudando suas "casas" três vezes por rodada, é tão cativante quanto suspeitava quando vi Forges of Ravenshire pela primeira vez.
Só rola os dados quatro vezes — uma vez no início de cada rodada. Além do início do jogo, não há garantia de que sempre terá acesso a todas as três cores de dados. A caça por recursos e espaços valiosos assume múltiplas dimensões. O que desiste, o que ganha, quais ações da Guilda acionará e como tudo isso se traduzirá na eficiência da sua oficina? Cada dado embarca em uma jornada e tanto e sua cor é tão crítica quanto seu valor. Dados verdes ativam peças verdes da Guilda e assim por diante. Vale a pena considerar desde o seu primeiro movimento qual cadeia de ações e reações está colocando em movimento.

As escolhas são ainda mais satisfatórias porque o jogo envolve todos os sentidos. Os dados são resistentes, coloridos e se encaixam bem na mão. O tabuleiro rebaixado e os tabuleiros de forja de camada dupla mantêm os dados no lugar, dando a cada coisa seu devido espaço. Há sempre algo para ajustar, um token para inserir ou remover para desbloquear novos pontos de Guilda. Embora as cores possam parecer um pouco suaves e algumas ilustrações ligeiramente simplificadas, a estética geral é agradável aos olhos. Parece caseiro, charmoso e um toque de conto de fadas — nada sugere o trabalho duro que os aspirantes a ferreiros enfrentarão.
Forjado à Perfeição
Sem sua mecânica de posicionamento de dados e movimento, Forges of Ravenshire seria apenas mais um euro sobre reunir e processar recursos para pontos. Mas graças ao uso inteligente de dados, o coração deste jogo queima com intensidade ardente.
O que amo neste jogo são suas sutilezas. À primeira vista, parece óbvio usar dados que rendem mais recursos. Mas então se lembra que o valor do dado que recebe em troca definirá suas capacidades no final da rodada. E quase sempre, são esses dados que determinam a eficiência da sua oficina. Ao longo das quatro temporadas, terá apenas 12 oportunidades para fazer as escolhas certas.
Fica constantemente dividido entre recursos regulares e mágicos, entre melhorar sua oficina e aprimorar os efeitos da Guilda, entre lidar com projetos mais simples ou mais complexos. E onde está o tempo para movimentos rancorosos contra oponentes ou disputar elogios?
Forges of Ravenshire dá aos jogadores bastante espaço para criatividade. Na superfície, não há uma estratégia vencedora óbvia — sua vitória dependerá de decisões táticas e flexibilidade quando os planos derem errado. O jogo convida você a esse mundo de escolhas por meio de regras e mecânicas relativamente simples. Não é nada difícil de aprender ou jogar. Dominá-lo em um nível competitivo... essa é outra história completamente diferente.
Cavaleiros em armadura brilhante
Forges of Ravenshire é um pacote completo: uma dose sólida de diversão, componentes bem elaborados, auxílios ao jogador (embora um tanto inconvenientemente divididos em várias cartas pequenas) e um encarte muito prático com organizadores para recursos. Se estiver procurando por algo extra, o jogo também inclui cartas de Assistente que fornecem bônus assimétricos, potencialmente direcionando sua estratégia em novas direções. Dominar este jogo a um nível que seja satisfatório para você, mas mortal para seus oponentes, é um desafio destinado a noites longas e agradáveis.
Este é apenas o segundo jogo da BA Games e o segundo criado por Sam Stockton. Entre muitas estreias e lançamentos de pequenas editoras, este é definitivamente um destaque. Há muito calor aqui, que espero que queime ainda mais em títulos futuros da BA Games.
Prós:
+ Mecânica de dados excelente e inovadora
+ Uma ampla gama de caminhos potenciais para a vitória
+ Tabuleiros de duas camadas, inserts e organizadores bem projetados
Contras:
- Uma paleta de cores um tanto opaca
- As regras carecem de alguma precisão (por exemplo, nenhuma explicação detalhada da colocação inicial dos dados no tabuleiro)
- Interação limitada do jogador além de roubar cartas ou dados
- A abundância de escolhas pode levar à paralisia de análise
https://www.gamesfanatic.pl/
Por Piotr Wojtasiak
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
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